Necessidades
Enquanto a igreja estiver inerte as necessidades do mundo em termos físicos e espirituais, verá a estrutura sócio-cultural desmoronar bem diante dos seus olhos.
Somente aquele capaz de sacrificar seus desejos para satisfazer as necessidades de outros é que está pronto para alcançar a sabedoria.
O amor possui a força que prover às tais necessidades do coração, propagando os recursos suficientes para com minha avidez;
O Senhor é bom pra mim
Providente em minhas necessidades
O Senhor é compassivo e paciente
Ensina-me com afinco e doçura.
Sua mão me corrige e me acaricia
Sua voz me exorta e me consola
Abrilhanta com doces aromas meus caminhos
Alegra-se com os meus progressos.
Se caio me ergue e lava-me as feridas
Conduz-me pela estrada acidentada
O Senhor é meu Pai e educa-me com amor
Ele vive eternamente em meu coração.
Senhor, tu és meu refúgio
Socorro sempre presente na angústia e na dor
Tu és o meu amparo e minha referência
Terra firme na imensidão de minhas dúvidas.
Senhor, és minha luz da manhã
Luzeiro que me revela o caminho entre as trevas
És minha certeza do que não posso ver
Consolo para as muitas tribulações deste mundo.
Senhor, sustenta-me com teu braço forte
Ergue minha cabeça diante de meus inimigos
Confirma as obras de minhas mãos
E torna irrepreensíveis os meus planos.
Senhor, emana de mim ações sem mácula
Transforma-me à medida que necessitem de mim
Aqueça-me com teus carinhos tão suaves
Capacita-me à medida que me eleges.
By Danielle Oliveira.
"Lembre-se de que caridade não é somente atender às necessidades físicas dos pobres e desvalidos. É, principalmente, atender às necessidades das almas pobres e desvalidas de orientação na vida, por isso, embora sabendo que estes meninos são órfãos e carentes, não me eximo de repreendê-los, corrigi-los, elogiá-los se o merecerem, é minha tarefa guiá-los. Procuro conhecer-lhes as almas e suprir essas necessidades. Tremo quado noto a ganância, o egoísmo, a soberba nestes caracteres infantis, assusta-me ver que almas tão cedo já manifestam esses pendores, mas peço a Deus força e inspiração para corrigi-los, evitando que se percam. Lembre: se as necessidades da alma independem da condição social ou econômica. (...)não perca sua crença por desacreditar nos homens que a representam. Confie em Deus. Ele não o decepcionará. Homens e cargos são transitórios, muitos passarão por ti, por isso segue com Ele, que é eterno. Faz Dele o guia de teus passos e andarás bem."
"Pensamos ser perfeito tudo aquilo que supre nossas carências e necessidades, e quando não precisamos mais dessa perfeição, culpamos a mesma por não ser mais útil, quando a mais errada fora nossa percepção ao acreditar que algo pode ser perfeito quando queremos ou precisamos."
Tento fazer muito para o meu próximo e as pequenas porções que suprem as minhas necessidades são os lenitivos que minha alma recebe em forma de reconhecimento por estar vendo, respirando, caminhando e com mais um dia de vida!
Descobri o segredo da felicidade. E isso tem conseguido absorver todas as necessidades que antes tinha. Ande sempre ao lado de uma meta de vida, pois ela te afasta do que te faz mal e te aproxima de você mesmo.
Quando vimos ao mundo, vivemos de modo direto e sem constrangimento as nossas necessidades físicas e psíquicas. Se não nos dão leite, choramos e gritamos. Fazemo- lo também quando as fraldas estão molhadas. E exprimimos diretamente o nosso desejo de contato físico e de calor humano. Freud chama a este "princípio de prazer" “id”. Quando somos bebês somos quase apenas “id”. - Continua! - O “id” está presente em nós durante toda a vida, mas pouco a pouco aprendemos a controlar os nossos desejos e a adequar-nos às circunstâncias. Aprendemos a adaptar as pulsões instintivas ao "princípio de realidade". Freud diz que construímos um eu (ou ego) que tem esta função reguladora. Mesmo se desejamos algo, não podemos simplesmente pôr-nos a gritar até que os nossos desejos ou necessidades sejam satisfeitos.
As convenções morais do mundo externo parecem ter penetrado em nós e terem-se tornado parte de nós. A isso chama Freud “super-ego”. - Queria dizer consciência? - Num passo, Freud diz efetivamente que o Superego se coloca perante o Eu como consciência moral. Mas aquilo que importa a Freud é que em primeiro lugar o superego nos dá sinal de si quando temos desejos "indecorosos" ou "inconvenientes", principalmente se se trata de desejos eróticos ou sexuais
As pessoas esperam que as outras supram suas necessidades e não que completem suas lagunas. Isso é uma fatalidade no ato de relacionar-se.
Na maioria dos casamentos com filhos há uma inquietação econômica feroz. As necessidades são reiteradas e insciáveis. Igualmente a adversidade. Só Deus pode ajudar.
E ajuda, quando pensamos que estão esgotadas todas as possibilidades.
- Relacionados
- Sobre Necessidades Humanas
