Andrey Barros de Souza

Encontrados 21 pensamentos de Andrey Barros de Souza

Os sentimentos são significativamente influenciados pelas circunstâncias recentes.


Não passam de fotografias de um momento, capturas de uma realidade descontextualizada para quem precisa tomar decisões que mudem o rumo de uma vida.


Não tomem decisões isoladas no tempo. Tragam à memória as narrativas que os trouxeram até aqui, aquilo que o coração de vocês escreveu em seu amor.

A dor é uma lembrança de algo que insistimos em querer esquecer: a vida é dura, cíclica, complexa e incerta...


Caminharei por suas flores e espinhos

Inserida por AndreyBarrosdeSouza

O amor é mais importante que certas conquistas. Ser amado é a maior de todas elas.

Vivemos em busca do inacessível. Somos espectadores de esperanças. Alguns sonhos caminham conosco todos os dias, mas infelizmente não nos é possível acordar.


Somos espectadores de ilusões, vivendo presos a destinos que não escolhemos embarcar.


Narrativas escritas para nunca serem contadas, silêncios mais altos do que aparentam ser. Afetos que caminham mas que nunca chegam ao seu destino.


Uma vida dentro de mim que não pode ser vivida, uma alegria que vai e volta, uma dor que não pode ter um fim, porque nunca teve um verdadeiro começo — só a intenção dele.


Um afeto arriscado demais, mas que continua, em busca do inacessível.


Um passado sempre presente.


Mistura de emoções, uma narrativa envolvente: raiva, alegria, medo, dor, rejeição e aceitação


Oportunidades nem um pouco oportunas, pois já escolhi.


...


Enfim, histórias que só podem existir na ficção do meu coração.


É um lugar onde parte de mim reside, mas não decide. Talvez seja melhor assim.

Parte de nossa identidade reside na relação com o outro, na sua aceitação e feedback emocional positivo.


Quando finalmente agi em direção a isso, pude finalmente ser "curado".


Um passado não mais tão presente.

Percebi que aceitar as coisas como elas são não diminui mais a dor delas como antes.


Percebi que mesmo curado, ainda sou suscetível a doença.


A dor é cíclica.

Inserida por AndreyBarrosdeSouza

Estou a uma experiência relacional de distância da mudança de minha crença nuclear.

Pareço triste, mas na verdade estou consciente. Por isso me entristeço.


Mas não para sempre.

Inserida por AndreyBarrosdeSouza

"Todo um conjunto de pensamentos se torna hipóteses que precisam ser submetidas ao teste de realidade."


Existe uma tendência interna de me fazer continuar sendo o que sou, protegendo-me em minhas fortalezas de certezas acumuladas ao longo do tempo.


...




Mas o segredo está justamente nisso:


Teste —> Resultado —> Perspectiva


O segredo para minha saúde existencial é "conservar-se transformando-se" — não permanecendo em minha identidade rígida, que me apego desesperadamente para tentar sobreviver.


É justamente ir até o novo e desconhecido, mas transformador.

Penso que os outros vão me julgar, mas na verdade eu já estou me julgando.


O olhar do outro pode ser na verdade o meu olhar.


Do heterossuporte para o autossuporte.


Não busque lá fora o que deve ser encontrado aqui dentro. Não busque se sentir completo nos outros de todas as formas.


O que importa é o que eu penso, o que eu quero, o que eu julgo, e não o outro.


Sair de mim mesmo. Não há outro caminho. O que eu espero de bom, melhora ou mudança não vai me invadir, me atingir.


Preciso ter a experiência para viver melhor, para amar a mim mesmo.


As trocas são fundamentais.


Conversas


Quanto mais experiências, melhor.


Sem rigidez, me expor.


.
..
...


Os sentimentos, pensamentos, reações, sensações que eu tenho é justamente por permanecer sendo quem eu sou.


Se eu mudar, talvez a dor (meus problemas, o que enfrento diariamente) não aconteça mais.

"Toda consciência é consciência de alguma coisa. Não sendo apenas uma consciência cognitiva, mas uma sabedoria organísmica que possui o potencial de nos transformar — se agirmos alinhados com os princípios aprendidos."




"Não sei" indica algo que se está consciente, mas que não quer ou não pode lidar no momento. Não há como não estar consciente de algo.


Tudo está interconectado. Não existe fala solta, sem contexto.


Sempre há uma mensagem por trás, que revela a experiência, as sensações, os pensamentos e comportamentos do sujeito.


É preciso retirar os bloqueios internos que impedem a viabilização do nosso processo terapêutico, o qual só poderá ocorrer seguindo algumas condições. Por isso a importância do AUTOCONHECIMENTO.

Se negligencio minhas experiências, não supro minhas necessidades.


Se não passo pelo "processo de me permitir sentir ou viver algo", adoeço.


Toda emoção busca ser processada. Ela possui um destino. Ela busca ser satisfeita, sentida, vivida, presenciada, compartilhada.


Será que estamos permitindo isso?


É justamente isso que busca o nosso corpo: a autorregulação organísmica.

Tudo que é repetitivo pode não ser saudável, porque se contradiz com a capacidade criativa de mudança que o ser humano possui.


Não é bom tentar manter uma personalidade rígida. É preciso flexibilidade, para as mais variadas situações. Reinvente-se, seja dinâmico.


...




A compreensão de uma situação (ou uma reação específica) não deve* ser generalizada de forma inadequada / desadaptativa. Isso pode me adoecer.

As pessoas atribuem a fatores externos sua falta de competência ou desconhecimento.


A ignorância é o verdadeiro inimigo, que nos limita a vivermos repetidamente aprisionados aos mesmos problemas.

Há uma linha tênue entre a mentira e a verdade.

Multidimensionalidade, vários aspectos que precisam ser considerados.


Vários objetivos a serem atingidos.


Lacunas de informação, aprendizado e atitudes


"Não é pra dar certo agora, é pra te movimentar. E com o tempo, o seu movimento trará os resultados que você espera."




O processo não fica mais fácil. Não desista.

A complexidade das minhas crenças perpetua-se à medida que não as ressignifico e submeto ao teste da realidade.


Sou um complexo de complexos em um processo de (re) existência constante, um universo que vai além da finitude do corpo.


Um incansável e infinito Devir.

Se me derem o ar da hostilidade, ventania será para fortalecer os meus pulmões.


Se lançarem sobre mim a terra do desprezo, sobre ela caminharei.


Se, como fogo, suas atitudes quiserem me abrasar, meus sonhos às cinzas não se submeterão.


Se me derem águas de ingratidão, por meio delas navegarei até meu porto seguro.


E se não me derem mais NADA, então tudo eu construirei.






Sim, Poeta serei.




...




Se quiserem minha voz silenciar, minh'alma rugirá em resistência.


Sim, em (re) existência lutarei — até que cale a voz de meus opressores e inimigos.




...




E, por fim, se forem insensíveis e indiferentes, então a DIFERENÇA me tornarei. Minha sensibilidade não mais me atrapalhará.


Como águia, meu voo subirei até que não os veja mais por perto.

Não ajudo mais.


Eu me amo e me valorizo. E me esforço bastante.


Se eles não me valorizam, não me terão. Não terão o meu esforço. Não serei demovido.


Elas não merecem passar pela minha consciência ou afetos.


E Eu não preciso provar nada para o meu eu rígido, que quer segurança e controle.


...


A amizade deles é circunstancial e encontra-se em espectros de interesse. Quando eu agrado.


Quando minha ações agradam aos seus interesses. As pessoas são interesseiras e se aproveitam da facilidade ou utilidade que proporciono.


Não é inteligente eu esperar demais do meio. Em forma (maneira / detalhes) ou em capacidade.


O meu processo é bom, confio nele. Meus aprendizados não necessariamente precisam me adoecer.


É só eu lidar melhor com eles.


Isso não precisa acontecer da forma que eu espero agora. Eu aceito o tempo necessário para processar e incorporar tudo isso.


Está tudo bem em sofrer. Estou literalmente passando por esse caminho e transmutando. É um processo gradual.

Inserida por AndreyBarrosdeSouza

Situações inacabadas pedem fechamento. Elas ficam vivas dentro de nós.


O inacabado não permite uma figura diferente.


...




Paradoxalmente: nada na minha vida se repete.


Esperança e atitude, nobre coração.

Luta de todo dia. Luta do dia todo.


...




Todos os dias me vejo diante de um impasse:




- Esforço mental infinito que muda de forma, não se sustenta.


- A irregularidade de meus bons hábitos.


- Figuras não resolvidas, dor, crenças e sonhos que me martirizam.


- Uma raiva contra o que me incomoda, que me consome


- Pressões e responsabilidades de uma vida que não consigo mais viver sem me cansar.


- Um desejo que quer a minha morte


- Minha tentativa de equilibrar o conciliável com o inconciliável


- Meu esforço por um grande sonho futuro. Minha esperança por uma vida melhor


- Uma fé sem sabor


- Minha tentativa de descansar e diminuir meu desgaste, mesmo com as engrenagens não parando de girar.


- Minha tentativa adoecida de me proteger


- Um amor que talvez aumentará minha responsabilidade. Uma dúvida que questiona como ficará minha sanidade.


- Um fraco consolo de que está tudo bem, que a vida é assim mesmo e que Deus me ajudará.






E as vezes, tudo isso junto e misturado.






Seria isso uma profunda Poesia de Trincheira, antes da tão sonhada vitória final? Quem sabe...

Inserida por AndreyBarrosdeSouza