Nao Vim para Satisfazer suas Expectativas
"Fazer por amor e fazer com expectativas de recompensa são dois modos de realizar uma ação. Contudo, somente o primeiro traz verdadeira paz, pois a vida é permeada de ingratidão."
O maior engano do amor é projetar seus sonhos, expectativas e desejos na pessoa amada e à partir disso enxergá-lá como gostaria que fosse e não como, de fato, é.
Meu mal é por expectativas de mais nas pessoas e por isso na maioria das vezes demonstro desinteresse total pois quando sou diferente "sou apenas mais 1"
Você chegou e nada sei ao seu respeito, me trouxe expectativas, assim como os outros me trouxeram.
Ainda não consigo te sentir, não sei que música toca seu coração, só consigo ouvir o que os meus pensamentos falam sobre a sua chegada, e que algo você vai mudar em mim.
Vou te dizer tenho um pedacinho de cada um de vocês, ora vivo em cada mundo que ambos construíram para mim.
Difícil saber de quem mais gosto, hoje admirei o de 19, e ontem me deslumbrei com o de 24.
Seja bem-vindo 30+.
Quando você alimenta expectativas
e elas são concretizadas em parte,
você já recebeu a recompensa.
Livro: 365 Frases Inéditas Reflexivas & Motivacionais
A inutilidade pode nos libertar das expectativas externas ligadas à utilidade, proporcionando uma sensação de liberdade.
Nossa utilidade muitas vezes está condicionada a algo ou alguém, o que limita nossa liberdade.
marco na agenda
um futuro incerto
desejando que aconteça
conforme esperado.
expectativas derrubadas,
a realidade
é a verdade
que abraça o presente.
A responsabilidade pelos nossos sentimentos e expectativas, ao que parece, recai sempre sobre nós mesmos.Porém,uma sabia reflexão sugere que, para evitar essas dores, precisamos de mais autoconsciência e menos dependência emocional de outros.
"A vida é curta demais para ser vivida de acordo com as expectativas dos outros. Viva para ser feliz, não para impressionar.”
Roberto Ikeda
Expectativas, meu amor, nascem no espaço das palavras que jamais ousamos dizer; elas se escondem nos gestos que faltaram e nas histórias que ficaram sem pontuação. São sonhos que o coração escreve, mas que nunca foram lidos pelo outro. Entre o frio do cérebro e o calor do coração, reside o silêncio, onde mora a esperança de que alguém saiba, sem nunca termos contado.
Desgaste Emocional
O manipulador age de forma a frustrar as expectativas da vítima, seja se atrasando constantemente ou descumprindo pequenas promessas. Com o tempo, isso gera um desgaste emocional, pois a vítima se vê sempre decepcionada e começa a duvidar se seu tempo e energia têm valor para o outro.
Você é responsável pelas expectativas que você cria
Crie tudo, menos expectativas. Acho que todos sabemos disso, e é o que gosto de fazer para deixar a minha vida mais leve. Mas, recentemente, estava lendo um outro ponto de vista e lembrei de uma conversa antiga: também somos responsáveis pelas expectativas que geramos nas outras pessoas.
Uns anos atrás, minha psicóloga me disse que eu criava dependência afetiva nas pessoas e, depois, por não gostar dessa responsabilidade, cortava o vínculo. Na minha mente, eu tinha certeza de que a outra pessoa estava errada, mas, ao perceber que fazia isso com várias pessoas ao meu redor e que isso as prejudicava, mudei o meu comportamento.
Hoje, ao ler sobre o assunto, me inspirei para escrever esta reflexão. Acredito que muitas pessoas gostam de terceirizar a culpa – é normal –, mas pensar sobre isso pode ser muito importante para você.
Esse assunto é interessante por dois pontos de vista:
Ao entender que as pessoas criam, sim, expectativas nos outros – de propósito ou não –, você aprende a se proteger. Como tudo na psicologia, tirar algo do subconsciente e trazer para o consciente muda a forma de lidar com a situação.
Você pode fazer como eu fiz e parar de perder pessoas legais da sua vida.
Quando você percebe esse padrão, o próximo passo é agir. Não adianta só reconhecer o problema; é preciso mudar a forma como você se relaciona com as pessoas e com as expectativas que você gera.
E sabe o que é mais interessante? Quando você assume a responsabilidade pelas expectativas que cria, tanto em você quanto nos outros, as relações ficam mais leves e honestas. Isso não significa que você nunca mais vai errar, mas significa que vai errar menos e, principalmente, terá consciência para corrigir.
Então, reflita sobre o motivo por trás de gerar expectativas nos outros: Te gera dopamina? Você busca validação ou autoestima? Tem necessidade de controle? Carência emocional? Fuga da própria realidade? Busca por novidade e excitação?
Reflexões como essas mudam o jogo, e lembre, se o problema está em todos, na verdade o problema está em você.
Seja intencional com as suas atitudes e consciente com os seus vínculos. É assim que construímos relações mais saudáveis e evitamos o peso desnecessário de frustrações – tanto as nossas quanto as dos outros.
Ah, a necessidade de aceitação, as expectativas, as comparações e a ilusão de segurança fazem MAL e destroem qualquer estrada deixando destroços e não caminhos.
Todas as vezes que colocamos nossas expectativas em pessoas, nos frustramos e nos decepcionamos. Mas, quando depositamos nossa esperança no amor, na graça e na bondade de Deus, Ele renova nossas forças e nos torna plenos Nele.
"Pessoas verdadeiras encaram os fatos como eles são. Nem sempre correspondem às expectativas, mas enfrentar com honestidade é sempre a melhor escolha".
Começamos um ano cheio de expectativas, um ano novo,
E estamos vivendo alguns dias do seu mês segundo...
Que seus sonhos, suas metas, não sejam nunca um estorvo,
Sejam novas possibilidades, novas alegrias, no seu mundo...
