Nao tenho o Direito de Magoar Ninguem

Cerca de 703843 frases e pensamentos: Nao tenho o Direito de Magoar Ninguem

Meu amor mora no Direito

Inserida por Aldir2023

⁠Só os fotógrafos têm o direito de duvidar. Quando vamos a todas essas regiões do mundo, enfrentando todos os problemas e desafios que você pode imaginar, nos perguntamos: sobre ética, legitimidade, segurança. E cabe a nós encontrar a resposta, sozinhos.

Sebastião Salgado
Y-Jean Mun-Delsalle. Sebastião Salgado: “Já Tive Vergonha de Ser Fotógrafo e Fazer Parte da Espécie Humana”. Forbes, 22 mai. 2025.
...Mais
Inserida por pensador

Existem indivíduos que se acham no direito de estabelecer o que é bom e o que é ruim, e agem assim como se fossem uma espécie de "Deus".

⁠Qualquer pessoa de bem deveria ter o direito de sonhar que algum dia o Brasil terá um governo decente, capaz de atuar com base em princípios, na defesa da liberdade, sob o império da Lei (controlada por pessoas sábias e distantes da política enquanto na função) e, principalmente, com uma administração profissional.

Quase sempre andar com o direito é viver solitário.

Inserida por Aldir2023

⁠O livro As Misérias do Processo Penal é fundamental para compreender o Direito Penal — saber como se constrói a punição do crime. Fala da toga, seu primeiro capítulo, e o último, Além do Direito.
É uma explicação do sistema judiciário — nos ensina que o magistrado deve ser um historiador, para analisar todo o processo. Os advogados de defesa e acusação devem produzir suas histórias, para saber quem ganhará ou perderá. A miséria do processo começa nesses atos, que condenarão ou não um homem. Esse homem pode ser inocente ou culpado. A miséria se dá desde o início do processo, ao tentar culpar o inocente. Quando é o culpado, ele só tem a perder — tiram sua humanização, o deixam moribundo. Mesmo após pagar pelos seus crimes, a sociedade é racional, e nunca o aceitará de volta.
Quando é condenado, há três formas de punição: a liberdade é o fim do processo; a morte, a incompetência do processo; e a pena capital, que mostra o problema que os legisladores criam — por não elaborarem projetos que transformem a sociedade por meios que a tornem mais amorosa. O crime, ou a delinquência, é a falta de amor social e próprio.
A prisão é o início do fim da dignidade do homem. Ela encerra o processo penal, mas tira a dignidade de viver em sociedade.

Inserida por TarinMichael

⁠As redes sociais deram o direito de fala a legiões de imbecis que antes falavam só no bar, depois de um copo de vinho, sem prejudicar a coletividade. Eles eram imediatamente calados, mas agora têm o mesmo direito de palavra que um Prêmio Nobel.

Umberto Eco

Nota: Trecho de discurso dado em junho de 2015, ao receber o título de Doutor Honoris Causa.

Inserida por JorgeGuerraPires

⁠Eu só sei amar direito. Nasci com esse defeito no coração.

Maria Bethânia

Nota: Trecho da música Barulho.

Inserida por pensador

⁠Na verdade, minha vida e meu trabalho se confundem, nem eu mesmo sei direito quando estou trabalhando ou não.

Chico Buarque
Terro, Paulo. Chico Buarque: 'Nem acredito que vá ficar velho um dia'; relembre a entrevista do cantor à Rolling Stone. Rolling Stone, 19 jun. 2024.
...Mais
Inserida por pensador

⁠Um truque de mestre no direito é a diferença ativa e o conhecimento da diferença entre dolo e malícia. Prima facie, malícia no âmbito jurídico não é ser do mal. Dito isto, malicia é a esperteza, a finalidade, a justificativa do ato. O ato praticado por si já é dolo. Diferenças nas peças e que diferem, porque é através de, talvez experiência ou aprofundamento, no fim da lide. Como principialista que sou, afiro todo o valor no principio perante a lei. Sem fundamento nem a lei expressa existiria.

O fundamento são os princípios. E eu sempre vou abrir aspas para engrandecer os princípios.

Então, dolo eventual: fiz, desmedindo as consequências. Dolo: eu fiz. Um caso diferente e de bem comum: eu, prefeito da cidade, fiz uma ponte para que caminhões passem sobre o rio, gerando rapidez tanto para se trazer insumos como para escoar a produção, acarretando numa maior produção e maior geração de empregos, assim mais habitação, mais impostos, mais dinheiro para investir em escolas. No caso a malícia aparece: dinheiro para investir em escolas. E ponto.

Certa agilidade, até ao pensar, quando colocada no papel da petição, vai mostrar ao juízo um diferencial enorme em relação ao dolo. Em lei penal existem agravantes diante do motivo do ato. Aí que, no direito civil, devemos nos desprender pois ao mostrar, o que não é fácil a malícia. Temos chances reais de vitória. Porque feito está. Comprovando a motivação, além de abrir o leque de casos contenciosos extravasarem o âmbito objeto da ação, é praticamente imposto uma penalidade extra ao patrono, que terá que se defender de dois quesitos. Assim para tal com as nulidades, que servem para além da chamar a ação ao feito, tornam oportunidades de rebatê-las em âmbito adverso e mais aprofundado da própria relação. Ou seja. Ao captar o motivo real, logicamente, sob provas, o delineamento ao juízo é totalmente diferente.

Provar a malícia é árduo, mas extremamente compensador. Mas para isso devemos nos desvencilhar que o dolo apenas é suficiente e termos completa distinção entre dolo e malícia. E porque tanto trabalho? Resposta lógica: há advogadoseadvogados.

Inserida por fdespontin

"⁠ Os corações já são dEle de fato pois por mérito conquistou o direito de obter de volta pela redenção o que já era Seu pela criação, a saber, toda raça humana, porém somente aqueles que reconhecem Jesus como o vencedor o aceitarão como Salvador." Justificação para Principiantes, pág 156.

Inserida por Vitor_Hugo_Cruz

⁠Por que cargas d'águas você acha que tem o direito?
De afogar tudo aquilo que eu sinto em meu peito
Você só vai ter o respeito que quer na realidade
No dia em que você souber respeitar a minha vontade

⁠Cada criança com deficiência tem o direito de aprender a ler e escrever com autonomia, respeito e pertencimento, por meio da acessibilidade e do uso intencional da tecnologia assistiva.

Inserida por claudiamistreli

⁠A ideia de que "todos têm o direito de dar palpite" serve como justificativa para o desprezo pelas ciências sociais.

Inserida por FilipePierre

⁠Liberdade é poder exercer direito ir e vir, encontrando as coisas como as deixou.

Inserida por regismeireles

O direito deu a ti direitos de ser quem és.
As qualidades lhe enriquecem!
Estouros, confetes...
És uma bela alma e, ainda que escolham duvidar, ela irá de lhes mostrar quem é está mulher.
Que não nasceu de grande árvore
mas de ti colhem-se frutos.
Seja você quem é!
A filha do alcançar que és.
Olha onde está "forma de flor".
Perto de algum lugar e,
que lugar Lis! Lugar onde seu triunfar é notório.
Farei-te cartas e cartazes, além de quadros expondo- te lá no altar de conquistas. "Bravo, bravo!"
Olha onde ela está: assina papéis, esbaja risos, mostra quem é. Representação das femininas demonstrando a mil e todas que chegarão aonde os olhos alcançarão o querer e onde as lutas levarão à vitória.

autor: Wesley Nabuco
para: Desa. Lisbete.

Inserida por WesleyNabuco

É fato,tato,nato,raso,claro,feito,trato feito,tudo que é de direito,doí no peito,sente só sem o zinho, apenas só, o jeito e como me deito,me esquivo disso ,daquilo, o que me resta, isso tudo,o resto, resto do mundo,o escuro clareia o meu mundo,esconde quem some e acha quem some, sempre dividindo sem subtrair,sempre decidindo onde cair e com quem cair,se for cair caia em pé mesmo que quebre suas pernas, andará com suas próprias mãos.

Inserida por WesleyNabuco

⁠ME DEI AO DIREITO DE RESPOSTA

Em uma das muitas vezes em que estivemos em reunião híbrida da campanha da Iolanda Silva, Walmir comentou e fez vários elogios em relação ao trabalho que eu faço na internet, mas disse que eu estaria disponível para fazer todo esse trabalho para a campanha da Iolanda Silva. Neste dia, também estavam presentes o Mardônio e outros companheiros. Na hora, eu interrompi, porque é de conhecimento de todos que, até o presente momento, eu tenho um contrato com a Escola Nacional de Formação Política do PT, através da Fundação Perseu Abramo. Estou preso a este contrato, que consegui justamente por meio de membros deste grupo que me indicaram, do qual serei eternamente grato, considerando o período de extrema dificuldade financeira em que eu estava passando. Por uma questão de ética, resolvi não me envolver publicamente em nenhuma das campanhas.

Agora, é óbvio que todos sabem que a campanha com a qual eu mais me identifico é exatamente a da Iolanda Silva, sem contar é fato que por inúmeras vezes foi por mim repetido que a minha preferência de voto sempre foi e sempre será por mulheres, devem ter se cansado de ouvir isso por tanta de tantas vezes dos quais repeti. Não é seu Walmir? Sei o quanto o senhor se lembra perfeitamente disso. Sou Feminista. Basta olhar toda a minha trajetória aqui; estou sempre envolvido com as pessoas que estão junto com a Iolanda Silva. Se alguém tem alguma dúvida em relação ao sentimento e carinho que tenho por essa campanha, saiba que isso é realmente estressante. Eu interrompi o Walmir na live e expliquei tudo isso para ele; todos que estavam presentes viram. Tanto é que eu disse: não estou contra a campanha, eu não entrei na campanha.

Eu fotografo todas as personalidades e atores políticos envolvidos na campanha do Vinícius Castelo para a Prefeitura de Olinda. Se vocês observarem o meu Instagram, encontrarão fotos com diferentes candidatos e candidatas de vários partidos políticos. Portanto, não vejo todo esse alvoroço em relação àquela foto replicada no Instagram, no TikTok e em outras redes sociais. Assim como tantas outras, foi tirada por uma pessoa do grupo deles e postada no perfil do Instagram da campanha deles; eu apenas compartilhei o conteúdo que já estava na rede. Então, não entendo todo esse barulho em torno de algo que já havia sido explicado, inclusive em uma live com a presença do próprio Walmir, que está sempre criando alguma discordância dentro do grupo.

Isso começou ontem, e nós, mais antigos, já vimos esse filme antes, na campanha de conselheiros tutelares. As pessoas se incomodam quando ficamos neutros por questões de ética profissional. Entrei para o grupo dos independentes achando que éramos, de fato, independentes e que, dentro dessa independência, a escolha pela neutralidade também seria respeitada. Mas parece que a independência à qual o grupo se refere é uma "independência dependente". Isso foge completamente ao que eu entendo por independência dentro de um grupo que se diz independente, onde todos possam ter sua independência, inclusive a neutralidade.

O carinho que tenho por Iolanda Silva vai muito além de campanha, pelo menos da minha parte e por muitos companheiros e companheiras aqui vai além de uma campanha. Campanhas vêm e vão, mas as amizades se fortalecem em nome da independência, da democracia, do afeto e do respeito que temos uns pelos outros. Campanhas vão e voltam; estou há 40 anos fazendo política em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e, agora, na política local, em menos de 10 anos aqui em Olinda. Tenho toda uma bagagem de conhecimento dos vários "PTs" que existem dentro do PT. Tenho consciência dos fatos e de como eles, de fato, não acontecem a cada campanha em que participamos.

Mas, sendo nós independentes, e principalmente eu, estando fora da campanha da Iolanda Silva ou de qualquer outro candidato ou candidata a vereador, achei que SERIA INDEPENDENTE NA MINHA ESCOLHA DE NEUTRALIDADE de forma pública, e não entendo por que essa neutralidade não é respeitada por alguns membros dos grupos, especialmente aqueles que se dizem independentes. Walmir, presta atenção, se liga, que na política nem tudo gira em torno daquilo que a gente quer; as coisas acontecem de acordo com as possibilidades de trabalho de cada pessoa, envolvida na coordenação ou não.

Não podemos generalizar e exigir que todos façam o que nós queremos. Além disso, é fato que todo e qualquer assunto relacionado à campanha tem que ser conversado com a Dona Iolanda Silva. A partir da conversa que tiverem com ela, aí sim, cada pessoa da coordenação tem o direito de se expressar, respeitando o processo hierárquico dentro da campanha. Mas, antes de falar em público ou em grupo, isso deve ser debatido de forma particular e privada com Iolanda Silva, mais uma vez respeitando o processo hierárquico dentro da campanha. Só a partir daí saberemos qual postura tomar, porque, sem querer, muitos de nós acabamos sendo tomados como inimigos, malfeitores, traidores, gerando uma onda desnecessária num movimento tão bonito como está sendo a campanha da Iolanda Silva, feito com carinhos de várias mãos. Isso acaba gerando conflitos desnecessários e desviando o foco principal: "a campanha da Iolanda Silva".

Além disso, é fato que estou sendo julgado, pré-julgado. Tenho maior carinho, consideração e respeito por esse povo que está aqui, por essa galera que me acompanha, me abraçou e me acolheu. ANTES DE ME JULGAREM, RELEMBREM A MINHA HISTÓRIA COM O GRUPO, E AINDA ASSIM, EU SEMPRE FUI INDEPENDENTE.

Fernando Kabral
Tô com Vini

Inserida por fernando_kabral

Combate a agressão à mulher,
incentivo a denúncia do agressor e
o direito da mulher de seguir em frente e ser feliz.

(Dia internacional da mulher, homenagem.)

Mulher ferida.

Vi no olhar um grito sufocado,
e a dor da alma,
maior que a do olho marcado.

Se isto é amor,
amor é sofrer,
este tipo de dor,
já não quer mais viver.

Foi um sonho que se despedaçou,
foi um lar que ruiu,
foi a dar que sobrou,
do amor que não viu.

Mas de novo levanta,
a vida é bem mais,
denuncia o agressor,
renuncia sua dor,
e segue em paz.

Autor: Cícero Marcos

Inserida por Ciceromarcos

Arte

Poemas são palavras e presságios,
pardais perdidos sem direito a ninho.
Poemas casam nuvens e favelas
e se escondem depois no próprio umbigo.
Poemas são tilápias e besouros,
ar e água à beira de anzóis e riscos.
São begônias e petúnias,
isopor ou mármore nas colunas,
rosas decepadas pelas hélices
de vôos amarrados ao chão.
Cinza do que foi orvalho,
poema é carta fora do baralho,
milharal pegando fogo
pelo berro do espantalho.