Nao quero te Perder Devido a Distancia
Eu não queria mais
sentir as profundezas
desse abismo, é mais
que poesia, é minha
alma em perigo, cada
rabisco é um "help!"
Um grito!
TRAÇOS
Você se foi mas os teus traços aqui ficaram. Não esqueço dos teus abraços, do calor do teu corpo, da maciez da tua pele. Os teus traços ficaram mesmo depois da tua partida. Fecho os olhos e lembro dos teus beijos doces e ardentes. Entro em meu quarto e sinto o teu cheiro exalando por todos os cantos. Você se foi mas os teus traços ficaram marcados.
Não existem atalhos na estrada da vida, lute e percorra seu caminho superando as barreiras com dignidade e amor.
Hoje o meu coração passou o dia apertado, triste e solitário. Há algum tempo que não nos falamos. Ao descer a escadaria do prédio me deparei com você, fiquei anestesiado, sem reação, fui incapaz de dizer pelo menos um Oi. Talvez, se eu não tentasse me esconder, fingir que não amo você ou quem sabe, se você não fosse tão fria ao ponto de ignorar as minhas mensagens e ligações, eu teria tido a coragem de falar “Olá, boa noite, tudo bem com você?” Mas o medo falou mais alto e me fez sair correndo pelo corredor, com a sensação de que fui um idiota, um brinquedo para o teu ego, alguém que a tua vaidade usou e abusou, fez o que bem quis e descartou. Ah, como sou feliz ao lembrar que me entreguei a você, que dei o melhor de mim, que te amei como nunca amei alguém antes, que vivemos momentos maravilhosos, mas ao mesmo tempo sou infeliz, pois fui abandonado como se nunca tivesse significado nada para você.
Quando você já não busca a aprovação de qualquer meio social presente, mas de Aristóteles, de Dante, de Sto. Tomás, de Shakespeare e de Leibniz, você sabe que dela não resultará provavelmente nenhum benefício exterior, mas apenas a aquisição daquela consistência íntima, daquela sinceridade profunda que lhe permitirá ser de fato 'alguém', não aos olhos dos outros, mas da comunidade supratemporal do conhecimento, ainda que ao preço de tornar-se relativamente incompreensível aos contemporâneos. A partir desse momento você está habilitado a dizer como Dom Quijote: 'Yo sé quien soy' – e a opinião dos circunstantes não pode afetar em nada aquilo que você apreendeu mediante vivência espiritual direta, solitária, sem mais testemunha ou interlocutor além da comunidade dos sábios mortos. Quando Sto. Tomás de Aquino recomendava 'Tem sempre diante de ti o olhar dos mestres', ele sabia o quanto a integração da alma no diálogo supratemporal pode custar em solidão de espírito, mas também sabia que essa solidão é o único terreno onde germina o desejo de conhecer a Deus (a não ser, é claro, que o próprio Deus decida falar com você por outros meios).
E ela olhou para o espelho pela ultima vez, antes de congelar seu coração, pois sabia que o amor não ia voltar.
Se for fazer algo, não avise ou ameace. Apenas seja inteligente e faça. Avisar ou ameaçar vai fazer com que a pessoa se prepare e o que seria horrível, acaba sendo apenas ruim.
Ter medo é algo natural e aceitável; todavia nossas ações não podem ser determinadas por um único sentimento.
A briga por herança é algo que destrói tudo. Começa pelo caráter. Pais não deveriam deixar nada para filhos.
Não é só muita dor que promove ensinamentos, muito dinheiro também a diferença é que a dor ensina mais rápido porque faz chorar imediatamente, já o dinheiro faz rir por um longo tempo, daí o motivo para que ele demore a cumprir o seu papel de professor na vida daqueles que não o vê como um aprendizado.
(...) Voltar a ouvir as músicas dos anos 80 não tem como não ser saudosista, não me refiro a nostalgia, mesmo porque as mesmas não se confundem, falo de uma uma mistura de filosofia e religiosidade, falo de princípios, costumes, hábitos e gostos rejeitado pela sociedade contemporânea, falo de sentimento baseado nas características da alma, falo da saudade dos bons tempos, de boas amizades, da escola na roça, das brincadeiras quando ainda não tinham o objetivo de magoar, ferir, denegrir, em fim... falo da essência humana enquanto pessoa...
O que já não está bom, pode piorar, sim. Nessas horas, ao invés de reclamarmos, é preciso refletir sobre qual a contribuição nós mesmos demos para que as coisas chegassem onde chegaram. Não será uma surpresa se identificada uma participação maior do que imaginada por parte de quem se diz a vítima da situação.
"Se o tamanho da sua força fosse igual a sua vontade as coisas não seriam pequenas como um grão de mostarda.
Não se iluda! Dignidade, apreço, respeito, sentimentos nobres... é para todos, mas poucos realmente tem.
Helda Almeida (17/11/2018)
Sem dor não há cura; sem quedas não há virtude no levantar; sem dificuldades não há superação; sem erros não há aprendizado. Diante de qualquer processo, sempre existirá a matéria em seu estado bruto e lapidado, entretanto, ela continuará sendo o que sempre lhe caracterizou, não importa as fases que a mesma tenha que passar.
