Nao me Peca pra te Esquecer
Quem não procura sua Paz Interior?
Toda e qualquer pessoa gostaria e muito de encontrá-la.
Osculos e amplexos
Marcial
PAZ INTERIOR É NOSSA ETERNA BUSCA
Marcial Salaverry
Com plena e total certeza, o objetivo de todo e qualquer ser vivente é poder encontrar e desfrutar de sua Paz Interior.
Masm como, e o que será essa tal Paz Interior? Não, não estou me referindo a ir para alguma cidade do interior e lá encontrar a paz. Sem dúvida alguma, numa cidade pequena é mais fácil encontrar uma certa paz para se viver, pois longe da agitação das cidades grandes, que sempre induz ao stress, sempre se pode viver com alguma tranquilidade a mais. Poderemos ter mais paz em nosso viver, mas talvez não seja a nossa Paz Interior.
Para bem entender o que poderá ser a tal da Paz Interior, vamos nos socorrer na sabedoria de meu um tanto ausente guru, o sábio L’Inconnu, que nos deixou a seguinte e mui sábia mensagem:
"A Paz Interior entrará à medida em que a Inveja, a Cobiça, a Maldade, o Orgulho, o Egoísmo, forem saindo de sua alma."
Sem qualquer sombra de dúvida, uma indiscutível verdade, e vamos estudá-la por partes.
A Inveja, sem dúvida, é algo que induz a sentimentos mesquinhos. Existe uma boa inveja, ou seja, quando admiramos uma pessoa que consegue grandes êxitos, ou que tem aquilo que muita gente chama de "sorte na vida", mas que na realidade é vontade e capacidade. Esse tipo de inveja, pode fazer com que nos esforcemos para tentar conseguir coisas parecidas.
A inveja negativa é aquela que nos faz desejar que essa pessoa perca aquilo que conseguiu, ou pior ainda, quando cobiçamos de tal maneira isso ou aquilo, que não hesitamos em procurar tirar dessa pessoa aquilo que ela conseguiu por méritos próprios, usando para tanto até recursos ilícitos, nos auto justificando com a célebre e maldosa frase: "o fim justifica os meios..."
Claro que não é por aí. Se quisermos chegar ao nível de quem está acima, devemos nos empenhar ao máximo para subir, ao invés de procurar trazê-lo para baixo.
A inveja e a cobiça andam de mãos dadas. É a mesma negatividade de sentimentos. Não se deve cobiçar o que outras pessoas tem. Devemos sempre ter nossos objetivos na vida, e lutarmos por eles.
A Maldade, é uma gama de coisas ruins. Quem tem a maldade dentro de seu espírito, deve procurar fazer uma reavaliação de sua vida, pois algo terá que mudar. Basicamente é aquele célebre pensamento: "quero que fulano se dane...". Por que desejar o mal para alguém? O que ganhamos, desejando que alguém "se dane"? Em que nos beneficiará ver a desgraça de outra pessoa? Apenas para termos o sádico prazer de ver alguém se dar mal na vida? Se é alguém que vive de maldades, de uma maneira ou outra ele será punido. Se é algum inimigo seu, penso que será melhor desejar que ele seja bem feliz e se dê bem na vida, pois quanto melhor estiver, menos maldades irá tentar arquitetar.
Pensamentos mesquinhos nunca nos fazem bem. E desejar o mal para alguém, seja quem for, sempre será um pensamento mesquinho. Podemos pedir punição para quem comete crimes. Sejam crimes contra a pessoa, ou contra uma coletividade, como certos desmandos politicos. Isso é outra coisa. Castigar quem cometeu alguma atrocidade, ou agiu irresponsavelmente, é simplesmente dar-lhe uma lição de como se deve viver. Não o elegendo outra vez, por exemplo.
Orgulho e Egoísmo também andam de mãos dadas. São sentimentos quase correlatos. Impedem que olhemos com simpatia as pessoas que nos cercam. Seja por nos julgarmos superiores, seja porque só conseguimos pensar em nós, esquecendo-nos de que, na realidade, existe uma interdependência. Vivemos em uma sociedade globalizada, em que todos dependem de todos. O que seria dos sábios, dos milionários, se não existissem os pedreiros, os coletores de lixo, os serviçais domésticos? Cada qual em sua função, deve ser respeitado, desde que faça sua parte com correção e honestidade. Desde o mais humilde gari, até o mais alto mandatário da uma Nação. E muitas vezes encontramos pessoas de melhores princípios nas classes mais humildes, assim como pessoas irresponsáveis e de maus principios ocupando altos cargos politicos...
Enfim, para que se consiga a tão propalada e desejada Paz Interior, basta nos lembrarmos de alguns sentimentos chamados Solidariedade, Fraternidade, Humildade, Carinho, Amor, Perdão, Compreensão...
Basta que façamos a troca em nossa alma. Basta que nos deixemos dominar por bons pensamentos, como um certo Alguém que disse uma vez:
"Perdoai-os Pai... Eles não sabem o que fazem..."
E com essa idéia em nosso espírito, vamos nos dar as mãos, num círculo imaginário, desejando-nos mutuamente UM LINDO DIA.
"Para obter a Paz Interior,
troque a frustração, a dor,
por muito carinho e amor...
Marcial Salaverry"
As vezes não entendemos o agir de Deus,
E existem ns perguntas,
Muitas vezes nossa petição é justa,
Porém a maneia a qual tentamos obtê-la,
Não o é;
Por isso que não recebemos,
Costumava pensar as vezes, que não recebíamos,
Por não estarmos aptos, ou talvez não era hora,
Talvez não fosse a vontade de Deus, etc....
Mas ao observar um texto em Êxodo 17:01...07;
Cheguei a seguinte conclusão,
Nosso sentimento, e a maneira com a qual tentamos obter,
É que está errada,
É preciso haver uma transformação interior,
Pois neste texto a necessidade era justa,
Mas a maneira com a qual eles tentaram,
Conseguir foi errônea.
Tudo porque o interior ainda precisava,
Ser transformado.
Estamos classificando Deus ao mesmo nível que nós.
Por isso não o reverenciamos, não o percebemos.
Queremos diminui-lo;
Acredite, fazemos isso o tempo todo, mesmo que inconscientemente.
Quando “O” classifico aos meus padrões, o diminuo.
Como poderia “ELE” revelar-se; se eu o limito!
Ahhh!!! Poderia alguém limitar a Deus?
É... não posso alterá-lo.
Pois Deus não muda.
Porém se não o conheço,
Como poderia eu pedir, ou permitir que Ele se revele.
Como poderei saber quem ele é;
Se não dou abertura.
Como poderia Ele revelar-se a mim.
Em tudo vejo;
Que Deus é perfeito;
E eu...brincando de ser o deus de minha vida.
A mim, não bastam bonitas palavras, tão pouco sorrisos ou abraços fraternos, o que é relevante mesmo, são as pessoas do teu convívio e suas respectivas atitudes. Porque, no mais das vezes, os iguais sempre se completam.
Não é porque seu caminhar pode está mais lento que os de outros que isso te faz menor ou menos merecedor. Tire essa alusão da sua cabeça, cada uma tem seu tempo. E você está atrás do seu, isso é importante. Você é importante, respeite seu processo
[...] Sei que exagero quando falo de amor, mas é tão melhor falar de amor que de dor, pois amor não machuca, não maltrata, não te faz sofrer. Mas se por acaso não for assim que o vê, então não é amor o que sente, é dissabor, vai ser difícil me ler.
Ricardo F.
Caminho hoje sem pressa, sem destino, não almejo lugar algum, apenas busco um porto seguro dentro de mim mesmo, e, caso eu encontre, isso já terá feito toda a minha existência valer a pena. As vezes me disperso de mim mesmo, pra fugir da confusão, do barulho, da auto critica e quando olho para trás e me vejo de longe, na maioria das vezes não tenho o menor desejo de voltar.
E no final, quando o teu corpo não mais existir e, você tiver que conviver apenas com a tua alma e com o retrato explícito das tuas ações, quando os teus quatro dedos estiverem apontados para ti mesmo, você sentirá o amargo sabor das tuas lágrimas...
Tragédia? Cada um tem a sua, mas, a maior tragédia de todas é ter que sorrir para quem não merece nem tapa na cara.
Entenda que follow em suas redes sociais não significa amizade. Assim comi likes não são afeto, saiba filtrar e entender que só porque alguém não te segue de volta, não quer dizer que ela não goste de você ou coisa do tipo. E que sim, vocês pode ter uma relação fora das redes. Talvez vocês só não compartilham dos mesmo interesses na rede e a vida é feita disso.
Se não estás sozinho, não se permita sentir e tão pouco sentirem que estão só, pois não existe vazio maior que o proporcionado pela falsa presença.
Não se permita ficar mal, muito menos consumir isso.
Siga páginas e pessoas que te remetam o bem estar. Não se sabote, entenda que o que já se foi, era por que tinha que ir.
Se você não é grato por aquilo que você já tem, quem garante que será grato por aquilo que você quer.
Não pense em transformar o mundo, faça a sua parte apenas que já estará contribuindo para um mundo melhor.
