Não é Falácia nem Falatório

Cerca de 146 frases e pensamentos: Não é Falácia nem Falatório

O Homem é manipulador de suas ideias, escondidas na falácia do seu meio social...

Inserida por PoetaFernandoMatos

⁠A Felicidade está no café da manhã, nem sempre no almoço e a certeza dessa falácia, no jantar. O loop recomeça em um Novo Amanhecer.

Inserida por PoetaFernandoMatos

⁠"Uma ideia sem fundamento não passa de uma falácia ostentada por uma mente vazia."

Inserida por incognitasigma

⁠A falácia teológica calvinista é no mínimo bizarra; pois nela Deus decreta o pecado de Adão, e por causa do pecado de Adão todos nascem destinados ao inferno, e então o deus calvinista em um surto de “bondade” sorteia alguns para serem salvos do próprio decreto de pecado que ele decretou. Eu tenho certeza que o diabo morre de inveja desse plano.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠O calvinismo é igual a falácia da identidade de gênero - ele se sente o Evangelho, mas é uma heresia.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠A falácia calvinista da livre-agência não passa de um disfarce para que eles façam seus malabarismos bíblicos sem serem questionados. Assim, seja livre-arbítrio, livre-agência, arbítrio liberto, agência moral livre ou qualquer outro nome dado, o resultado continua o mesmo: Se o homem não pode crer, escolher, decidir, pensar e raciocinar, então como ele pode ser considerado responsável por não crer? Negar o livre-arbítrio humano é tornar vãos os méritos, deméritos, advertências e exortações descritos fartamente em toda a Escritura.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠O Mal Não é Substância
Dizer que Deus criou o mal é uma falácia non sequitur.
Deus criou todas as coisas (substâncias). E o mal não é substância! O mal (moral/pecado) consiste na deficiência da ação, é sempre causado pela deficiência do agente. Em Deus, porém não há nenhuma deficiência, pois Ele é a suma perfeição. O mal consistente na deficiência da ação, ou causado por deficiência do agente, não se reduz a Deus como a sua causa. Portanto, aquilo que Deus abomina ele não pode cometer, seria uma incoerência com seu próprio caráter.
Aquilo que Deus abomina ele não pode cometer, seria uma incoerência com seu próprio caráter (Sl 5.4; Sl 101.3).
1º Jo 3:4. Todo aquele que pratica o pecado transgride (ação) a Lei; de fato, o pecado é a transgressão (ação) da Lei. A Bíblia também afirma que Deus fez somente criaturas boas. Ao final de quase todos os dias da Criação, ela diz: “Deus viu que ficou bom” (Gn 1.4, 10, 12, 18, 21, 25). E, quanto ao último dia, declara: “Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom” (v. 31). Salomão acrescenta: “Assim, cheguei a esta conclusão: Deus fez os homens justos” (Ec 7.29).
As Escrituras nos dizem explicitamente que “tudo o que Deus criou é bom” (1º Tm 4.4). E um Deus absolutamente bom não pode fazer uma coisa má. Somente uma criatura e uma criação perfeita podem vir das mãos de um Criador Perfeito. O autor de Eclesiastes declara: Eis o que tão somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias (Eclesiastes 7.29).
E o texto de João 1.3: Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
Regra básica de interpretação bíblica: Toda palavra deve ser interpretada no seu contexto. Segundo o contexto de João, quando diz “todas as coisas” à palavra é restrita, referente à criação do mundo, cosmo, nosso planeta terra. Portanto, Deus não pode ser o criador do mal, pois automaticamente faria Deus mal!
Gn 1.31 diz que tudo que Deus criou “era muito bom”; Salmos 5.4: Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade, nem contigo habitará o mal; Tiago 1.3 fala que ai daquele que fala que Deus tentou; Habacuque 1.3 diz que seus olhos são puros que não pode comtemplar o mal; Deuteronômio 32.4 diz que Deus é justo e Nele não há injustiça; 1ª João 1.5 diz que Deus é luz e Nele não há trevas, sendo que o texto grego é enfático nisso.
Portanto o texto no capitulo de João é uma referência a toda a criação.
Mas você diz: o mal está no cosmo! Sim! Mas não faz parte dele!
Deus criou todas as coisas?
R= sim!
Deus criou o mal?
R= Não?
Então Deus não criou todas as coisas!?
Vamos ajustar essas duas verdades!
Deus criou todas as coisas! Mas o mal existe, e Deus não o criou! Logo entendemos que o mal não existe como realidade na existência! Isto é, ele passa existir como uma "sub-existência" na realidade.
Ex.: Temos um prédio, que foi completamente construído por um arquiteto. Mas automaticamente que ele passa a existir ele produz uma sombra. E essa sombra não foi criada, mas devido à existência do prédio ela passa a existir como uma sub-existência na realidade. Então o mal só existe como sub-existência por causa do bem! Esse exemplo do prédio mostra o arquiteto como sendo o criador de sua obra sem ser o originador da causa que veio após a ela!
Agora o texto de Isaías 45.7: Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas.
Falácia da ambiguidade de alguns fatalistas; pois confundem mal moral (pecado) com mal de pena (calamidade).
O texto de Isaías 45.7, a palavra traduzida como mal רָ֑ע/rā e refere-se ao castigo à nossa pecaminosidade.
O mal retratado no texto é uma referência ao mal de pena (calamidade), e isto pode ser pública, tal como guerra, seca, peste, terremoto, etc.; ou pessoal, tal como doenças e mortes na família, infelicidade, desgraça, dano, aflição, etc..., tudo isto em consequência do pecado do homem e do julgamento de Deus sobre ele. Essa é uma palavra polissêmica, tendo o sentido de acordo com cada contexto que ela é empregada. No original hebraico essa expressão denota mal para quem recebe a ação, e não para quem executa a ação! Isto é, o indivíduo que recebe o juízo de Deus, interpreta isso como mal, mas para Deus isso é uma ação de justiça!
Outra coisa, o autor do livro tem uma visão monoteísta, sem a ideia de um ser antagônico chamado satanás ou diabo enfim... No A.T. tudo era aplicado a Deus, por causa da ausência de uma figura antagônica!
E o texto de Colossenses 1.17: E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas SUBSISTEM por ele.
Em colossenses 1.17 fala das coisas existindo em Deus! Em nem um momento o texto fala que todas essas coisas (mal) são originadas por ele! Isso é falar além do texto, tudo existe nele, mas não significa que tudo que existe nele foi originado por ele!
Outra coisa: Qual o sentido de Deus decretar ou impulsionar a vontade de alguém pecar se o homem já é pecador por natureza? O homem peca porque é pecador, porque já nasce em pecado e já tem vontade de pecar! Deus não precisa dar esse impulso volitivo a ele. Isso vai contra Tg 1.13 e 1ª Jo 2.16: Tudo aquilo que pertence a este mundo não vem do Pai, mas sim do mundo; ou seja: a cobiça humana, os maus desejos dos nossos olhos e a arrogância da vida.
Esse texto de 1ª Jo 2.16 é "οὐκ ἔστιν ἐκ τοῦ πατρός/ouk ek tou patros"; sendo a preposição "έκ" em sua definição etimológica o significado "de fora, de entre, de, sugerindo de dentro para". A Origem dessa preposição primária denota (o ponto de onde a ação ou movimento procede), do coração caído do homem.
Até Agostinho dizia que o mal não foi criado por um ser divino, mas acontece quando o bem se ausenta, e ai o mal se apresenta; não como entidade, mas como ausência de bem.
Pense nisso! No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠É tolice pensar que se pode vencer o tolo em uma conversa, é mais sábio correr da sua falácia em quanto se pode.

Inserida por Luizdavi

⁠Dizer que a falta de resposta para algo se deve a criação de Deus é conhecido como falácia de falsa equivalência.

Esse apontanento é uma crítica a filosofia religiosa que argumenta a divindade de Deus como causa para a existência de tudo que é consciente ou inconsciente, físico ou metafísico...

Inserida por Diogovianaloureiro

⁠"Nunca desista",
é a falácia do tonto.
"Com pontaria, insista",
é quem baila até o pronto.

Inserida por kikoarquer

⁠"Se nós conseguimos, todos podem conseguir"

Uma verdadeira falácia!

Exceções à regra só provam a grande desigualdade social e racial brasileira oriundas basicamente dos processos históricos ligados à escravidão.

Inserida por I004145959

⁠Você conhece uma falácia que empolga o púlpito de uma igreja evangélica, ao ouvir um preletor transformar um texto literal em metáfora. Sempre sai uma pregação considerada "revelação" do Céu. Estes erros grotescos e mal tratos com as Escrituras Sagradas, por muitos populistas nas congregações são aplaudidos como uma "revelação na Palavra".

Inserida por israellopess

⁠A maior prova de que deuses não existem, não é a falácia de que dizem ser impossível provar que ele não existe, uma vez que se faz na cabeça de uma maioria. Portanto, são esses que devem provar a existência, porque são os que estão dizendo. Não cabendo tais alegações formuladas por terceiros, ser provado por quem não criaram, inventaram e fundamentaram o argumento com suas alegações extraordinárias. Se EXISTISSE ninguém precisaria CRÊ para acreditar, bastaria vê para SABER

Inserida por Marc7Carl6Rod9

Jornalismo independente é uma falácia muito utilizada por revistas, jornais ou similares para coagir e extorquir dinheiro das pessoas ingênuas.

Inserida por LicinioFM

ALÉM-DE-MIM... (BARTOLOMEU ASSIS SOUZA)

Inabalável!
Deve ser minha fé, um rochedo
Jamais uma fé manca
Traçada pelo destino

Buscar sempre o além-de mim...
Por mais que um "deus" vazio se apresente
Pois a vida segue o transitório
Sem mapas, trilhas, pegadas

Na vida tudo é transitório
Como num trivial velório
Cheio de preceitos e falatórios
Será que o morto ouvirá as lamúrias?

ISBN: 978-85-4160-632-5

Inserida por bmdfbas

Quanto maior a boca, maior o caminho para o sucesso.

Inserida por JaksonTrindade

"Em terra de gente falsa,quem age com sinceridade, sai sempre como: a errada, infantil,estúpida,
grossa,mal-educada e a estressada da situação. Infelizmente,por mais que você aja corretamente e sempre sendo verdadeira,você sempre irá receber esses adjetivos."

---Olívia Profeta---

Inserida por OliviaProfeta

⁠Quer pagar micos, causar ou passar por transtornos aleatórios?
É simples: não fale aleatoriamente.

Inserida por William-Shakespeare

⁠Quem fala besteiras e semeia bobagens, ouve verdades e colhe espinhos.

Inserida por William-Shakespeare

⁠Falar bobagens é uma qualidade incorrigível e típica dos tolos.

Inserida por William-Shakespeare