Moralidade
Os humanos prosperam em condições que a moralidade condena.
Nossa missão é coletiva. Se unirmos nossas forças com ética, moralidade e um espírito de fraternidade, podemos transformar o mundo em um lugar mais limpo, saudável e vibrante. A hora de agir é agora! O futuro do planeta está nas nossas mãos, e juntos, podemos fazer o impossível se tornar realidade. Vamos cuidar da nossa casa, porque o que fazemos pelo planeta, fazemos por nós mesmos.
04/10/2024
Toda civilização que negligência a fé, a moralidade e a espiritualidade, acaba um dia incivilizada.
O hipócrita vive se gabando da sua moralidade e apontando os erros dos outros. Mas ele tem os pés de barro e o telhado de vidro.
"Se dependesse da nossa santidade, obediência, disciplina espiritual, moralidade ou boas ações para sermos salvos, teria um lugar garantido para todos os seres humanos no inferno. Graças a Deus que por amor dá a salvação gratuitamente para todos que crerem em Jesus Cristo"
"A condição socioeconômica não é um indicativo de moralidade ou civilidade; o que se percebe como 'desrespeito' é muitas vezes a expressão de um sistema que impõe a precariedade e a competição como normas sociais."
A moralidade autêntica nasce da compreensão do bem, não da coerção religiosa. Obedecer sob a ameaça do inferno ou a promessa do céu não é virtude, é condicionamento.
“Pequeno discurso sobre o entendimento de Moralidade, tanto à luz da Filosofia quanto à luz da Teologia
Porque nem sempre quem comete um mal deixa de ser uma Pessoa boa, tanto quanto quem, também, prática um ato de Bondade torna-se um ser humano bom. E demonstro: digamos que um Psicopata, num dia qualquer, resolva ajudar alguém. Impedindo, por exemplo, uma Pessoa de morrer! É certo que praticou, naquele instante, um ato bom. Mas aquele ator bom não o tornará um ser humano bom. São coisas distintas. Algumas práticas do bem poderão nunca modificar sua pérfida natureza e ele continuar sendo um indivíduo extremamente mal. Mas um indivíduo mal, que apenas pode fazer o bem. Da mesma forma, o contrário disso também se verifica em certos indivíduos bons. Pois é possível um indivíduo justo e bom, praticar alguns atos de crueldade, falhas morais, sem se tornar um indivíduo de natureza má! O Rei Davi é um exemplo disso. Segundo o Texto Bíblico, era "um homem conforme o coraçao de Deus". Mas que assassinou um soldado justo, por ter adquirido de forma ilícita, sua Esposa. Cometeu uns dos piores crimes contra a lei moral de Deus ( o adultério e o assassinato). Embora fosse punido por isso, Deus o perdoou e em nenhum outro momento é dito que deixou de ser um justo e bom, bem como também "um homem conforme o coraçao de Deus". Ora, diz seu Filho, o poderoso Rei Salomão: "Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque".
Às 10h57 in 25.04.2024”
A moralidade pode ser tanto reativa ao estabelecer limites quanto proativa ao promover atitudes positivas.
A imoralidade do ser imoral está na própria moralidade carnal, fato consumado assim como a razão está para ordem.
"A ética e a moralidade são os alicerces invisíveis que sustentam uma sociedade justa e harmoniosa, guiando nossas ações para o bem coletivo e inspirando um futuro onde a integridade e o respeito prevaleçam.
31/05/2024
O cristianismo frequentemente promove uma visão universal da moralidade, na qual os valores pessoais devem ser aplicados à sociedade como um todo. Isso dificulta a separação entre ética privada (como uma pessoa vive sua vida) e justiça pública (como a sociedade regula comportamentos).
A moralidade tem sido historicamente moldada por narrativas religiosas, que oferecem uma estrutura de certo e errado fundamentada em crenças metafísicas. No entanto, em um mundo cada vez mais plural e secular, a necessidade de um sistema moral desvinculado de dogmas sagrados é evidente. Como exploramos extensivamente nesse livro, uma moral baseado em figuras externas, crenças metafísicas, focam em agradar uma entidade fora dessa realidade. Isso coloca humanos como segundo plano, nos forçado sofrimento desnecessário para tentar agrada uma entidade metafísica (Deus de Abraão), que nem sabemos se existe, ou mesmo que se importa caso exista (Deus Eric).
A.C. Grayling destaca que a moralidade ateísta, ao contrário das alegações frequentes de seus críticos religiosos, não é relativa ou frouxa. Pelo contrário, ela se baseia em um conjunto claro de princípios que são essenciais para o funcionamento harmonioso da sociedade e para o bem-estar de todos. Em sua visão, existem regras que devem ser mantidas, mas elas não derivam de submissão a uma autoridade divina ou do medo da punição eterna. Em vez disso, essas regras emergem da razão, da empatia e de uma compreensão profunda das necessidades humanas.
- Relacionados
- A Moralidade em Nietzsche
