Monólogos impactantes para treinar expressão e sentimento

MONÓLOGOS DE UM MISERÁVEL


Capítulo III: Perguntem à Sociedade


A sociedade grita; os facínoras respondem.


Por mais que o homem finja lutar pela paz, pela justiça, por uma ordem mundial: o caos persiste. Não é intermitente. É contínuo. Não se trata de um acidente: é o alimento da espécie.


O ser humano fortalece-se na destruição do outro.


Nutre-se do sofrimento alheio, expande-se na dor do semelhante e só se percebe vivo quando rebaixa outro ser humano.


As guerras são inevitáveis: civis, mundiais, familiares, mentais. Sempre haverá guerra.


A desigualdade não é uma falha do sistema: é o seu motor.


Não há projeto de sociedade justa, porque não há desejo genuíno de justiça, apenas ambição disfarçada.


O humanismo é uma bela mentira.
Uma ideia que pressupõe que o ser humano é capaz de humanidade. Não é.
Ele deseja poder. Fala de amor, mas anseia dominar. Prega igualdade, mas, em silêncio, aspira à superioridade. Reclama liberdade, mas apenas a sua. E a dos outros? O humanismo fracassou porque jamais teve fundamento real. Hoje, não passa de um ornamento filosófico destinado a encobrir o egoísmo coletivo.


Um governo busca subjugar outro.
Um “amigo” tenta controlar o outro.
Um marido trai. Uma esposa engana.
Uma criança assiste à morte de alguém amado e, desde cedo, aprende que o mundo é um matadouro de afetos.
Um motorista provoca um acidente. A polícia ignora.


Onde está o humanismo aqui? Onde reside o amor ao próximo?


A misantropia não é escolha. É consequência.


É a única resposta lúcida diante da decomposição social. É o reconhecimento de que a crueldade humana é natural, inevitável — funcional à própria engrenagem da civilização. E os deuses do nosso tempo — potências econômicas, impérios tecnológicos, elites globais já delineiam o futuro com frieza clínica: selecionarão os “tipos humanos” que lhes são úteis e eliminarão, sem hesitação, os excedentes, os descartáveis.


A matança será limpa. Administrativa. Legal.


A hipocrisia, outrora vício, tornou-se virtude social. Confunde-se, inclusive, com inteligência. O mundo não se importa com o que você é: apenas com o que possui, com o que produz, com o que pode oferecer.


O ser humano é, por natureza, invejoso, ciumento, malicioso.


Se necessário, sacrificará o vizinho, o colega, o irmão ou o amigo para preservar os seus. Mas “os seus” são sempre os mais fortes: os filhos dos chefes, os aliados dos líderes, os protegidos dos impérios.


E os outros?


Camponeses, serventes, pedreiros, pescadores; mártires anônimos.
Esquecidos. Sepultados com honras simbólicas e desprezo real. Seus filhos perpetuarão a condição de servidão no mesmo sistema que os consumiu.


Eis a sociedade. Eis a civilização.


Um vasto teatro imundo, onde o “social” não passa de máscara e o “humano”, de pretexto.


O verdadeiro homem nobre é aquele que renuncia.


Que se afasta dos vícios do convívio.
Que prefere a solidão à farsa da amizade.
A amizade, como toda relação humana, funda-se no interesse. É uma barganha travestida de afeto. Quem oferece amizade, em alguma medida, pretende adquirir algo.


E a confiança?


Nicolau Maquiavel já disse o suficiente:


“A confiança é a ponte mais curta para a traição.”


Ser social é ser predador;
Ser social é ser oportunista;
Ser social é ser imoral;
Por isso, sou misantropo.


Por isso, adoto o anti-humanismo. Eis a minha identidade. O meu estado natural.
A convivência humana é uma farsa sustentada por egos famintos: uma comédia grotesca de vaidades e disputas vazias.


A sociedade cultiva a mediocridade, pune o pensamento profundo e sufoca qualquer impulso de interioridade.


Se existe alguma forma de redenção — e disso duvido — ela reside no afastamento da massa, na solidão deliberada, na renúncia ao convívio.

MONÓLOGOS DE UM MISERÁVEL




Cap. IV: Como São Chamados: Monstro ou Deus?


Todo ser humano carrega um monstro dentro de si.


Um monstro invisível aos olhos alheios, mas dolorosamente perceptível às emoções de quem o abriga. Nenhum instrumento é capaz de detectá-lo. Ele habita os recantos mais obscuros da alma, nutrindo os desejos mais vis e orientando as ações mais destrutivas.


Chamam-no de “deus”, mas esse deus não cria mundos, não concede vida, não oferece consolo. Apenas consome. Apenas destrói. Reina soberano sobre o caos interior de cada indivíduo.


Esse monstro manifesta-se por meio de conflitos, ódios, exclusões, cobiças, luxúrias, ciúmes, invejas e desprezos.
Não pede licença. Impõe-se.


E, em troca, oferece algo: a promessa de auxiliar-nos na realização de nossas ambições desde que entreguemos a consciência em sacrifício.


A inveja, por exemplo, não se limita a corroer; ela propõe um pacto. Sugere o caminho mais curto para a ruína daquele que mais se destaca.


A “deusa inveja” apodera-se do coração humano e o converte em predador.
Nada permanece fora de alcance: matar, trair, manipular, sacrificar os próprios aliados; tudo em nome da autopreservação, tudo em nome de si mesmo.


O ser humano criou deuses, fetiches, sistemas de crença, na tentativa de dominar a si próprio — e fracassou.


Agora, essas entidades imaginárias conduzem a sua ruína.


Todos querem parecer heróis. Todos querem ser vistos.


Mas ninguém admite agir movido pela vaidade. O elogio é uma droga que inflama o ego; a vergonha, uma coleira que aprisiona a vontade. Ambos são grilhões.
No início, todos tentam resistir ao monstro que os habita. Logo, porém, percebem que esse monstro constitui a própria essência. E rendem-se. A emoção prevalece. A razão cede. Resta, então, a obstinação cega — destrutiva.


Não se deve mudar ninguém. Cada ser escolhe o que é: ou o que merece ser.


Assim, o monstro nasce da escolha livre daquilo que se decide ser.


O ser humano é um resíduo. Uma aberração ambulante. A sua existência é uma sentença: uma enfermidade. E, por isso, está condenado ao sofrimento. Nada o salvará: nenhum deus, nenhum amor, nenhuma sociedade.


O mesmo miserável que se viu ameaçado pelos seus semelhantes criou a polícia para se proteger. E a polícia — essa encarnação da lei — tornou-se, hoje, um dos seus mais cruéis inimigos. Finge proteger enquanto reprime. Finge servir enquanto saqueia.


O mesmo desgraçado elegeu um governo para guiá-lo e protegê-lo. E agora rasteja sob o peso daquilo que criou. O poder que ergueu o esmaga. O monstro que alimentou o devora.


E agora ele vive...


Reclamando;
Mendigando dignidade;
Carregando uma existência miserável, hostil e inútil.


O ser humano é incapaz de aprender com o próprio erro.


Repete, repete e repete — como um tolo fascinado pelo próprio fim, governado pelos monstros (ou deuses) que ele mesmo engendrou.

Não importa o dia da semana, meu monólogo do momento é " rítmo de férias".

Monólogo do amor com *"M"*

Madrugada morna, meu motivo, murmuro melodias macias.
Manhã majestosa, maravilha minha, meu mundo.
Miras-me, magnetizas, meu mel, minha musa.
Meu menino, minha menina, maravilho-me: moves montanhas, modificas marés.
Momentos mornos, maroto mistério, mantém-me.
Mordoce mensageiro, madrugaste minh'alma, mergulhei-me.
Marulhar manso, manto morno, me embalas.
Menciono mil milagres: minh’alma memoriza, memoriza.
Murmúrio materno, melodia manifesta, marcha mansa.
Meu mimo, meu mito, minha morada, me amas?
Manhã, me abraça, me ampara, me alegra, me ama.
Mereço maravilhar-me: mereces meu mundo.
Meu madrigal matinal, minha magia, meu momento.
Minh’alma, meu murmúrio: manhã magnífica, meu amor.

Sobre o vazio (monólogo)


Eu não sei se aquilo que acho que preciso é realmente o que preciso… mas existe algo em mim que insiste que eu devo procurar.


Engraçado… como alguém procura por algo que nem sabe o que é?


Talvez eu esteja apenas correndo atrás de um vazio sem nome. Talvez eu esteja destinado à frustração. Ainda assim… ficar parado parece pior.


Então eu procuro.


Não porque eu saiba onde encontrar respostas, mas porque alguma coisa dentro de mim se recusa a aceitar que isso seja tudo.


Talvez eu não encontre nada.
Talvez eu encontre exatamente aquilo que precisava.
Talvez o vazio finalmente se preencha.
Talvez ele se torne ainda maior.


Ou talvez, no fim de tudo, eu perceba que nunca precisei procurar coisa alguma… porque aquilo que eu buscava já estava comigo desde o início.


E talvez seja isso que mais me assusta.


Não o vazio…
mas passar a vida inteira procurando algo sem perceber que já o carregava dentro de mim.

Deus não quer apenas monólogo, Ele deseja diálogo.⁠

COISAS DE MIM,DE VOCÊ, DE NÓS .
Tenho conversado muito comigo mesmo,
falando sozinho ,monólogo de voz.
Eu falo, eu xingo,eu reclamo eu agradeço...
eu converso muito,mesmo estando a sós !
Me pergunto e respondo,
ouço ,falo e as vezes fico em silêncio,
mas tenho uma única preocupação:
eu silenciar ,não mais comigo conversar,
e não ouvir mais minha voz !

Preso em monólogos, rótulos, vou pra rua
e a vida nos cobrando respostas sem dar as perguntas.verdades são nuas e cruas.

Rotina ofuscando a retina que ainda brilha,
mas o brilho também é resistência, conduta e disciplina

.
Medos batem no peito como tambores,
e a coragem nasce no compasso,

Moldando amores e dores.

Cada cicatriz eu transformo em poesia,

Verso que ecoa, ferida que nos guia.



Caminhando sozinho por dentro dos meus pensamentos,
às vezes lento, mas sempre em movimento,

observo o tempo sempre correndo.
Acelerado, paro e conto até três, me acalmo,
mesmo no caos, busco a paz que torna alvo.

Buscando sempre a paz que me livra dos alarmes falsos.



Respiro fundo, guardo a brisa fria no peito,
mesmo em campo pequeno, chuto a bola meu jeito.

A cada batida, minhas rimas são espadas estilo esgrima,
a cada corte machuca, porém, também ensina.
Não desistir, persistir,
se seu sonho é grande você também precisa evoluir.

No ringue da vida não existe plateia,
suor no rosto é chama que clareia.
Cada queda ensina, cada dor constrói,
quem luta de verdade jamais se corrói.

Minha voz ergue muros, derruba mentiras vazias,
bloqueando sombras que iludem almas frias.
Cá entre nós, nunca estamos a sós,
quem ontem me ignorou, hoje implora minha voz.

Olho nos olhos, não fujo da briga,
verdade é flecha, mentira fadiga.
Quem hoje aponta, amanhã admira,
quem fecha a porta, um dia suplica a saída.

Eu não paro, eu insisto,
cada rima é fogo, cada verso é grito.
Do silêncio eu faço poesia,
das feridas sangram minha energia.

A solidão é o palco onde você finalmente ensaia o monólogo da sua própria existência.

A existência somente se revela plenamente quando deixa de ser monólogo e se transforma em encontro entre consciências que aceitam não possuir uma à outra.

... a tarefa de viver
não se trata de um monólogo
isolado, mas de um ação participativa
em que, na condição de 'emissores', vivemos
e partilhamos aquilo que já alcançamos — e,
ocupando o papel de 'receptores',sorvemos
saberes e princípios que por
agora nos faltam!

Ensurdecida de palavras, sou monólogo perpétuo.

Inserida por elizabeth08

Oração não é monólogo. É diálogo.

Inserida por felipeguilherme

PAPO SÉRIO:
"Minha conversa com Deus é um monólogo."

Inserida por MCAVICCHIOLI

Sôfrego, torno a anexar a mim esse monólogo rebelde, essa aceitação ingênua de quem não sabe que viver é, constantemente, construir, não derrubar. De quem não sabe que esse prolongado construir implica em erros, e saber viver implica em não valorizar esses erros, ou suavizá-los, distorcê-los ou mesmo eliminá-los para que o restante da construção não seja abalado. Basta uma pausa, um pensamento mais prolongado para que tudo caia por terra. Recomeçar é doloroso. Faz-se necessário investigar novas verdades, adequar novos valores econceitos. Não cabe reconstruir duas vezes a mesma vida numa única existência. Por isso me esquivo, deslizo por entre as chamas do pequeno fogo, porque elas queimam. Queimar também destrói

Inserida por juliasiqueira

O monologo, é um dialogo entre o Id e o Super Ego: EU nao me meto...

Inserida por isacesario

Monólogo?

- Vai acabar?
- Vai! Tudo!
- Continue...

Inserida por FrancismarPLeal

Não existe diálogo com Deus, existe apenas o monólogo com a nossa consciência.

Inserida por oriebirsocram

Me sinto bem quando escrevo.Não vejo um monólogo,mas sim um diálogo entre os pensamentos de um eu-lírico e suas palavras.

Inserida por CynthyaDias

O monólogo etnocêntrico pode, pois, seguir um caminho lógico mais ou menos assim: [...] Eles só podem estar errados ou tudo que sei está errado. [...] O grupo do "eu" faz, então, sua visão a única possível ou, mais discretamente se for o caso, a melhor, a natural, a superior, a certa.

Inserida por anacarolinastamato