Mercado de Trabalho
Menos melhor que ter que estudar para não ser ninguém, é para se garantir no mercado de trabalho que não pode garantir alguém.
“Por conta da quantidade de profissionais disponíveis no mercado, as empresas têm sido exigentes cobrando cada vez mais qualidades e habilidades. E no mercado de bens e serviços serão escolhidos àqueles que tenham se preparado para produzir.“
"Com a velocidade assustadora das inovações, as práticas do mercado estão se renovando cada vez mais rápido. É imprescindível acompanhar as mudanças na sua área de atuação para se manter competitivo. Não importa o tempo de estrada, sempre haverá o que aprender."
Já não é segredo para ninguém que são inúmeras as barreiras que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho, em ambientes sociais e por aí vai. E seria diferente na política? Claro que não! Meu início de mandato parlamentar todos os dias me lembra que ver uma mulher jovem eleita deputada federal é desconcertante para muita gente.
O mercado tem espaço para todo mundo. Só quem não tem espaço é o crítico que não tem talento para nada a não ser para criticar o trabalho dos outros.
Quando você entende como o mercado funciona para as pessoas e age conforme a isso, surpreendentemente as pessoas passam a admirar o seu trabalho.
Para guiar nossas habilidades em direção a um propósito que vá além das meras exigências do mercado, é importante identificar aspectos essenciais, qualidades ou potencialidades de nossa identidade que possam ser aplicados de forma benéfica e significativa fora de nós mesmos.
Se o mercado fosse um jogo, em que posição do ranking você estaria ao vender seu perfil para as empresas?
Essa comparação tem mais camadas do que parece. Em uma entrevista de emprego, por exemplo, seu desempenho não depende só de você, mas também do nível dos outros candidatos que estão ali.
Se você atende aos requisitos mínimos da vaga e está se especializando, mesmo que aos poucos, é como começar no modo casual de um jogo. O objetivo nesse início não é vencer, mas aprender, ganhar experiência e melhorar suas habilidades.
No fim da partida, talvez você fique em quinto lugar. Mas com o tempo, ao repetir o processo e evoluir, começa a subir: quarto lugar, terceiro, às vezes até mantém o segundo lugar com consistência. Chega uma hora em que você começa a aparecer em primeiro no ranking.
Mas aqui vem um ponto importante: mesmo estando em primeiro no ranking, às vezes você perde a partida. E isso não te torna pior só mostra que o jogo é dinâmico e que sempre há algo novo a aprender ou alguém ainda mais preparado naquele momento.
Em algumas partidas, você pode até voltar para o quarto lugar, porque o nível dos jogadores aumentou, e isso é normal. Faz parte do jogo.
O que importa é continuar se aprimorando, ir além dos requisitos mínimos. Porque quem continua jogando, aprendendo e se aperfeiçoando, uma hora alcança o topo. Pode demorar, mas acontece. Acredite em si mesmo.
A arte deve ser mais direcionada como uma plataforma profissional geradora de trabalho criativo, uma modalidade expressiva, cultural, identitária e educativa do que como uma área muito prospera de investimentos com ganhos astronômicos do mercado econômico e financeiro
Em obras de arte equivoca se muito quem avalia a importância e o expresso valor de um trabalho mediante o tamanho e o peso, desprezando o verdadeiro julgo primo pela criatividade e a qualidade.
Alguns profissionais pensam que pedir ajuda no trabalho pode fazê-los parecer fracos, mas é importante reconhecer que ninguém sabe tudo e que é normal pedir ajuda.
Seu trabalho como gerente é ser um relógio; como líder, uma bússola e como empreendedor, um canivete suíço.
Meninos e meninas comprados e vendidos por notas na escola, para agradar professores manipuladores; ensinados assim, se venderão facilmente por coisas piores, no mercado de trabalho, para agradar patrões exploradores. '... Assim também podereis vós fazer o bem, estando tão habituados à prática do mal?' — Jr. 13:23.
Quem compra arte no Brasil geralmente não sabe e nem está preocupado com o preço exato da arroba do boi.
Cada momento que deixamos de ser notado representa poucas chances de visibilidade da marca pessoal no mercado de trabalho.
Conclui o curso de história na universidade federal do Piauí. Eba... Muita alegria e satisfação. E o que fazer agora? Cadê os concursos publicos? Onde estão as possibilidades para que o aluno formado possa desenvolver suas potencialidades? Muitas vezes o formado está fadado ao mercado de trabalho em lojas, mercados, industrias, justamente por falta de oportunidades dadas pelo governo. Poucos professores já formados em história trabalham em inúmeras escolas em diversos horários. Seria um inchaço de formandos em história?
A nota final do aluno em recuperação não pode superar a do melhor aluno da sala. E o histórico escolar de ambos tem valor diferente? Maiores notas, maior prestigio e melhores oportunidades reais no mercado de trabalho. E a justiça é cega porque não quer ver...
As constantes disputas entre os desiguais, as concorrências desleais e as falta de oportunidades profissionais fazem no meio social de qualquer parte, uma geração de frágeis mais submissos, infelizes e frustrados que de vitoriosos.