Mensagem Espírita sobre o Tempo
Cada vez que vejo meu passado, percebo o quanto desperdiço do meu presente. Afinal, vejo que não aproveitava o que era bom! E vejo também que continuo não aproveitando!
Não deixe que o problema de uma só coisa estrague todo o seu dia. A vida é curta já que a morte vem em grande parte das vezes sem nenhum aviso prévio, onde tudo pode acabar como num passe de mágica. Não se pode é claro ignorar um problema. E não se pode mais ainda viver em função dele.
De repente tudo muda, o tempo, a vida e nós também mudamos.
Ontem, o dia amanheceu radiante, algumas horas depois o sol dourado, deu lugar para o céu cinzento, para a chuva e o frio. E assim, é a vida!! Então seja feliz hoje, amanhã, tudo pode mudar!
O tempo é implacável, mas só através dele a gente aprende o valor das pessoas. Saudades do tempo que não volta.
No meu tempo os nadas nadavam, faltavam às aulas só para mergulhar no mar, os tudos estudavam, faltavam ao mar só para poderem se empenhar. No meu tempo não havia tempo para meios. E eu meio que era um “meio”, um meio termo sem meios, que não nadava, não estudava e não se importava. Com nada.
No meu tempo os nadas nadavam, faltavam às aulas só para mergulhar no mar, os tudos estudavam, faltavam ao mar só para poderem se empenhar. No meu tempo não havia tempo para meios. E eu meio que era um “meio”, um meio termo sem meios, que não nadava, não estudava e não se importava. Com nada.
Muitas vezes, elevamos o pensamento até a reflexão. E ela nos alcança em lugares improváveis, até. Certa vez, estava eu em um ônibus vazio, avistei dois casais. Um era formado por dois jovens que pareciam ter brigado, e o outro era de dois idosos que pareciam estar juntos a décadas. Notava-se ali a voracidade do tempo. A beleza efêmera e passageira, em mãos um pouquinho enrugadas e cuidadosas que seguravam uma a outra, se dispuseram assim por todos os anos de suas vidas. Os jovens notaram aquilo, se olharam e mantiveram silêncio. E mesmo assim a mensagem parecia ter alcançado o coração.
As coisas de momento passam, mas sempre terminariam ali, como aquele casal de idosos que ainda se namoravam como na primeira vez.
RODEIO DO TEMPO
Sinto o vento áspero que repousa em mim
Na noite do cerrado, entre o céu e o chão
Bafejado do horizonte, imbuído na emoção
Desfolhando a poesia enroladas em cetim
Sinto o solfejo do inverno de julho, então
Me cubro com a brisa de sonho carmim
Corrompendo o fado, e erguendo jardim
Criando quimeras no alquebrado coração
Meu corpo é alado tal ficção de folhetim
Dessangrando nas saudades de paixão
Suspirando os reveses deixados no fim
Fecho os olhos e me vejo na imensidão
Da captura, breve, tal ledices de festim
Deste rodeio do tempo, cheios de ilusão
© Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
2017, junho
Cerrado goiano
Nada tem domínio sobre a vida; antes de ser necessidade pela vida passar pela morte; portanto o tempo da morte é o sinal da vida.
Sempre existe um porto seguro, um abraço acolhedor e um sorriso encantador. Menos euforia e mais paciência, tudo no seu tempo!
Talvez quem sabe seja minha hora, ou não.
E se tudo tivesse um tempo marcado, ia ser ruim porque tem coisas que eu queria estender
Ter mais tempo aproveitando é ser mais feliz
Quem sabe poderá ser assim.
O tempo parece brinca comigo escolhendo o que eu nunca quis
Tentando me fazer dúvida que realmente posso ser feliz, não sei se fico alegre ou triste, que creio ou não que o tempo existir
Mas independente do que aconteça o tempo sempre estará aqui, em quanto eu serei mais um que apenas vai curtir até que o tempo da minha vida chegue ao fim
Todo amor requer amor, de amar. Não vejo outra forma de amar, sem amor. Idas e vindas não se harmonizam com este sentimento que prega o ficar, o compartilhar, o comungar vidas. O tempo passa e o amor passa com ele de mãos dadas. É assim que funciona: todo amor requer amar, de amor.
A juventude é o tempo de recebermos, a idade adulta de melhorarmos, e a velhice de gastarmos; uma juventude negligente leva a uma idade adulta ignorante e ambas levam a uma velhice vazia.
Não culpe o tempo se quando ele te esperou você resolveu andar, agora que ele está andando, você parou nele! (Yuri Feitosa Barreto)
Se não acreditamos que temos o necessário para atingir o nosso objetivo, não faremos o que é necessário para atingi-lo. (Yuri Feitosa Barreto)
- Relacionados
- 37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias
- Mensagem Espírita sobre a Amizade
- 63 frases sobre o tempo para aproveitar cada momento
- Frases sobre processo para compreender o tempo certo das coisas
- Frases sobre Efemeridade do Tempo
- Tempo Amor Impossível
- O tempo cura tudo: 43 frases que mostram que ele sara as feridas
