Memória
Quando você veio até mim, espontaneamente,
Oferecendo-me na infância sorrisos inocentes,
Bolas de beijos roubados, bijuterias de amores
Emprestados, trocas de palavras secretas e me
Acenando para salas antigas, aí ficaram minhas
Memórias ofuscadas, no decorrer dos meus dias.
Gosto muito de não registrar os acontecimentos da minha vida (não escrevo diários, não tiro muitas fotos) para poder recriá-los mais tarde nas minhas ficções com toda a liberdade, sem me preocupar com como realmente aconteceram, mas como me lembro deles. Eu realmente não me importo com a realidade dos eventos, mas como os vivi ou os senti.
A composição da água é parte oxigênio, parte hidrogênio, dizem, mas não sabem que é também parte memória. Cada pequeno evento em bilhões de anos ficou gravado em mim, desde os ruídos das arqueias flutuando solitárias em um mundo muito antigo até a primeira vez que um submarino tripulado chegou ao ponto mais fundo do oceano.
Mãe
Mãe é mão estendida por entre o tempo.
Cantiga que ressoa no ir e vir do percurso.
Acalanto que fica na vivência erguida.
Braço estendido para além do sim e do não.
Embora se cresça em tamanho e fazeres,
Mãe é farta em entremear escolhas,
Deixando-nos o amar sem punição,
Que nos faz ser em cada acolhida.
Mãe é terra que em nós frutifica,
Tornando-nos sementes de superação.
É voz que fica na memória sentida,
Tramada de ternura no balbuciar da vida.
Mãe é ventre que embala o que nasce.
Que do pão se reparte mesmo que falte,
Como fermento de amor que sempre fica.
Mãe é palavra maior, que se entrelaça no coração.
Escolha do fundo da alma ou vontade temporária? A primeira é forte, duradoura e faz tanto sentido que te enche de forças para realizá-la. Já a segunda, de tão superficial que és, acaba se esvaindo da memória.
Vamos voltar atrás, para antes da escuridão. De volta aos sonhos, aos tempos em que você já esteve nesta terra.
Ele se perguntava que porcentagem da arte mundial era mantida em cofres de bancos e coisas do gênero. Como livros não lidos e música não escutada... Afinal, importava que a arte ficasse invisível?
As cicatrizes ficaram para sempre. E arrogância também. Por que não estou falando sobre a baía? Porque já se sabe que os bons e os humildes não têm história...
Ele costumava dizer que seu pai era o sol depois que o sol se foi e, todos esses anos depois, ainda acho que essa é a melhor descrição que já ouvi.
Na areia da praia, numa noite prazerosa,
apreciando uma bela paisagem,
a Lua se mostra encantadora,
nem dá vontade de ir embora,
este momento deixará saudade,
certamente, irei guardá-lo na memória.
Nós escolhemos o que lembrar e o que esquecer o tempo todo.
Uma boa parte do que a sociedade chama de cultura é memória!
Internalizada
Que eu esteja dentro!
Só dentro posso eternizar.
Só dentro posso deixar o melhor de mim.
Que eu esteja dentro!
Em cada lembrança sua,
Em cada boa história pra contar,
Em cada memória leve de se guardar.
Que eu esteja dentro!
Internalizada!
Eternizada!
Sintetizada!
Que eu esteja dentro em harmonia, paz, amor e muitas boas lembranças!
Dizem que cultivamos flores na alma,
em jardins de pedras
e, nos nossos dias mais tristes,
quando a tristeza quiser fazer morada no nosso coração,
quando perdermos a vontade ou a paixão e até mesmo o interesse pela vida,
então poderemos recorrer àquelas flores,
porque somos o reflexo daquilo que trazemos na alma.
Uma história prazerosa escancarada de memórias e sentimentos. A intensidade não foi falha ou loucura. Foi coragem de acertar, errar, amar, sonhar e de viver.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp