Lições
A vida é uma excelente professora que às vezes nos dá duras lições. Só não aprende com ela quem não quer.
A escolha é nossa.
Podemos tirar lições de tudo e através de todos, aprendendo com alguns o que não devemos fazer e com outros o que devemos fazer.
Dos maiores erros podem se tirar as maiores lições, das maiores lutas as melhores vitórias e das maiores dificuldades as maiores conquistas.
Lições do Covid-19
Estado mínimo, não funciona
Iniciativa privada, não atende o interesse coletivo
No capitalismo, o lucro está acima da vida
A solidariedade é a base do bem estar comum
Não devemos eleger dementes
A vida sempre nos dá lições, tentando nos ensinar a viver...
Se as aprendemos ou não, é problema nosso, porque depende
de nosso livre arbítrio, aprender algo que pode ser a solução
para muitos problemas, mas muitas vezes, talvez por ignorancia,
ou por mera teimosia, nos recusamos a entender, muitas vezes até mesmo
colocando a vida em risco...
Ósculos e amplexos,
Marcial
ALGUMAS COISAS QUE A VIDA TENTA NOS ENSINAR
Marcial Salaverry
Durante toda nossa vida, a vida tenta nos ensinar a bem viver, e podemos considerar interessantes as lições que ela nos dá, eis que as recebemos diariamente, e se as aproveitamos ou não, é questão de discernimento próprio. Apenas temos que saber enxergar o que muitas vezes nos baila diante dos olhos.
Um certo garoto, que como eu, gostava de analisar as diversas facetas que a vida nos proporciona, um certo Gorki, disse certa vez que "A sabedoria da vida é sempre mais profunda e ampla do que a sabedoria dos homens."
Realmente são sábias palavras, pois se soubermos aproveitar e interpretar as lições que a vida nos oferece, se soubermos que fontes de conhecimento buscar, se tivermos a capacidade de saber separar o joio do trigo, conseguiremos formar um cabedal de conhecimentos que nenhuma escola, nenhuma faculdade é capaz de nos transmitir.
À medida que vamos vivendo, sempre iremos nos defrontando com situações que vão exigir soluções, e muitas decisões teremos que tomar. E se as tomarmos de maneira errada, poderemos sofrer consequencias altamente danosas. E haja ponderação, para saber por qual rumo seguir, sem perder o prumo da vida.
Falando assim, de aproveitar as lições que a vida nos oferece, não estou dizendo que devemos fugir dos bancos escolares e ir para debaixo de uma árvore meditar, pois é preciso considerar que temos que aprender com os professores o que eles tem para nos ensinar, temos que aprender com os mais experientes, para captar o que eles tem para nos passar, temos enfim, que buscar conhecimentos nas fontes que tivermos à mão, para podermos, aí sim, usar nosso tirocínio, fazer a média, e ver bem que caminho seguir, sendo lógico que devemos sempre aproveitar a experiência daqueles que já passaram pela vida. Afinal, "o diabo sabe por ser diabo, mas mais sabe ainda, por ser velho..."
Por menos que seja, sempre alguém tem algo para nos transmitir, e esse algo não pode, e não deve ser desprezado. Sempre precisamos estar com os sentidos em alerta, pois durante toda a nossa vida, estaremos aprendendo alguma coisa. Nunca nos poderemos julgar auto suficientes, e que nada mais precisamos aprender pois conhecemos tudo. Pensar dessa maneira, é mostrar que nada sabemos, e precisamos aprender o que é humildade, como diz um sábio ditado: "tudo o que sei, é que nada sei..."
Devemos sim, saber analisar e muito ponderar, principalmente se estivermos diante de um erro grosseiro, pois ao vermos o que outros fizeram de errado, claro é que devemos evitar esse caminho, entendendo que devemos saber aprender com as virtudes e com os erros alheios. As virtudes, os bons ensinamentos, saber aproveitá-los, saber adequá-los às nossas necessidades, mas quanto aos erros, é bom saber observar e evitar erros alheios, pois não vale a pena repeti-los.
Enfim, Gorki sabia o que dizia. A sabedoria da vida, está em saber aproveitar a sabedoria dos homens. Não devemos seguir cegamente os ensinamentos que recebemos, já que, sendo transmitidos por pessoas, é passível de erros. Devemos, isto sim, aproveitar os ensinamentos recebidos em benefício de nossa vida. Eis aí o verdadeiro conceito de sabedoria, na minha opinião. Se está certo, ou não, depende do julgamento pessoal de cada um, o aproveitamento ou não do que foi dito.
Claro que isto se aplica também ao que escrevo, que certamente não são verdades absolutas, nem pretendo assim apresentá-las, e nem poderiam ser, pois também posso cometer erros, e os cometo certamente, por ser algo inerente à condição de ser humano. Por conseguinte, pesem na balança, e vejam o que pode ser aproveitado. Com o que não estiverem de acordo, discordem. O que lhes puder ser útil, aproveitem. Mas, queiram-me bem, que não custa nada. E se custar, podem pagar, que poderá valer a pena (pelo menos para mim..).
Aproveitando conhecimentos adquiridos, cheguei à conclusão de que com bom humor, alegria de espírito e muita positividade, é mais gostoso viver, e espero que todos aproveitem essa lição, e, assim, tenhamos todos UM LINDO DIA, que poderemos repetir ad perpetuam durante nossa vida...
Uma das lições mais complexas de aprender nesta vida é deixar de esperar dos outros os que eles não têm ou não querem nos propagar…
Cada um dá aquilo que tem a oferecer...
Jamais espere muito das pessoas...
Espere somente de você mesmo...
Busque oferecer mais de você para o próximo, mas para aqueles que mereçam de fato…
Não desperdice seu tempo com pessoas que não sabem valorizar as suas atitudes e ações…
E principalmente seus sentimentos...
Viva simplesmente a dor e o prazer de ser você mesmo, com amor e empatia…
Se realize com o que é, e com o que tem…
Viva cada dia, melhor que ontem…
Vivendo o presente sem padecer pela ansiedade do amanhã…
Pensando em você o tempo todo…
Sim!
Não é egoísmo, e sim amor-próprio…
Nunca procure a sua felicidade na outra pessoa...
Afinal ela só pode estar em um lugar…
Dentro de você...
Não busque ninguém que irá lhe salvar dosseus medos e frustrações…
Seu único salvador é você mesmo...
“Jesus disse: conhece-se a árvore boa ou má, pelos frutos” Cada um dá aquilo que têm, não podemos esperar maçãs, de um limoeiro, assim como o monge não esperou carinho do escorpião”
Não mude sua essência se alguém te faz algum mal, o que tem a ser feito é tomar precauções a respeito…
Não se trata de querer aplauso, elogios, reconhecimento ou reciprocidade…
Diariamente, devemos acordar para fazer e dar o nosso melhor de si, sem esperar por nada em troca…
Porém, quando a mão que ajudamos a conduzir em algum momento pelo melhor caminho que tanto almejamos é a mesma que nos maltrata…
Alguns buscam e sonham com a felicidade…
Eu crio e vivo a minha a todo o instante…
"Por detrás das aparências de algo que acontece, muitas vezes estão lições que, se olhadas com os olhos de saber ver, a criatura muito lucra para o seu espírito, para a sua evolução. É sempre recomendado à criatura ter paciência com o que acontece de inesperado, com o que acontece quando não projetado, porque muitas vezes aquele acontecimento sacode o espírito e fá-lo despertar para aquele assunto que estava obscuro, e muita Luz poderá penetrar em seu espírito, para ele meditar sobre o que lhe aconteceu de mal."
O passado nos oferece lembranças, lições e experiências; o presente exige nossa total dedicação ao momento vivido e o futuro se molda a partir de ambos. Permita-se viver cada instante com mais clareza, valorizando o agora enquanto aprende e projeta o amanhã.
As lições de uma mãe é como uma linha de ferro, segue fazendo muito barulho, mas sempre nos leva ao destino certo.
O fundo do poço ensinará lições que a mais alta montanha jamais conseguiria, pois é com problemas difíceis que se fazem pessoas fortes.
Os filhos erram e aprendem com os erros, lembram das lições e se arrependem, e por fim reconhecem as verdades ensinadas por seus pais.
Tem gente que se preocupa tanto com o destino que se esquece das valiosas lições que se aprende durante a viagem.
"Até a fase ruim é boa para a nossa evolução, o fundo do poço te ensina lições que o topo da montanha jamais conseguiria te ensinar".
Lições da Páscoa:
1) Ensina que houve a morte do Cordeiro;
2) Ensina a morte daqueles por quem o Cordeiro morreu.
3) Ensina que não há vida se não morrermos com Jesus em Sua morte.
Dito isto, todo aquele que teve um encontro real com o Cordeiro de Deus, sabe que na morte de Jesus ele também morreu com Ele, para poder viver com Ele e para Ele.
Se eu não morri com Jesus em Sua morte, significa que eu não tive um encontro real com o Cordeiro de Deus; mas isso não mudará o fato de Jesus ter morrido por mim independente da minha recusa em negar minha vida por Ele.
Assim, todos que celebram a Páscoa, devem ter a consciência de que Cristo morreu por ele, e ele deve se considerar morto para esse mundo caído. Agora a sua vida deve ser na fé do Filho de Deus.
Infelizmente, na Páscoa progressista ou dos chocolates, o horror da cruz foi esquecido, e ninguém quer morrer; mas quase todos querem mesmo é viver e viver bem, segundo o curso desse mundo caído.
Observem Jesus em Mateus 16.24-25: Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Este também é o ensino do Apóstolo Paulo o tempo todo, à exaustão (Rm 6.3-11; 2° Co 5.14-17; Gl 2.20-24; Fl 1.20-22; Cl 3.1-11). Porque Paulo insiste nesse tema? Porque a nossa cura é morrermos! Só a nossa morte pode nos salvar dos nossos pecados e nos qualificar para vida eterna. Estar morto em Cristo é estar vivo para vida; seja a terrena ou eterna!
Assim, o período pascoal é um chamado para que os redimidos se afeiçoem com Jesus na Sua morte, a fim de obterem a ressurreição e um modo de vida humilde, santo, simples e bondoso, como o de Jesus. Assim, viva como morto para o mundo (sistema que jaz no maligno) e morto para todo mundo (para os caprichos, perseguições, orgulhos, implicâncias, politicagens dos homens, etc...)!
A verdadeira Páscoa, segundo o Evangelho e Paulo, deve ser todos os dias até que Ele nos chame ou retorne em glória para buscar Sua Igreja.
Pense nisso e ótima Páscoa!
No Amor do Cordeiro de Deus, Marcelo Rissma.
Às vezes as lições nos chegam de forma tão surpreendente que temos de concordar com o filósofo Sócrates: "só sei que nada sei".
Existem pessoas que florescem
lições importantes na nossa vida,
porque elas deixam as sementes
preciosas de seus legados!
- Relacionados
- Frases de Lições
- Frases inteligentes com lições inspiradoras e motivacionais
- Frases para invejosos que são verdadeiras lições de moral
- Frases de funk que trazem lições de vida e superação
- 107 frases de marketing que são grandes lições profissionais
- A vida é feita de fases (frases sobre as lições de cada etapa)
- Pensamentos de Heraclito: principais ideias e lições
