Poemas em latim

“Renata,
Do latim Renatus,

Que significa renascer
E só quem não a conhece é capaz de dizer,
Que esse dom ela não há de ter.

Não há como contradizer
A cada amanhecer,
Renata tem o dom de reviver.
É feito a fênix que vem das cinzas ressurgir
Renata até quando não quer consegue para a vida emergir.

Renata é de uma beleza singular
Tem um sorriso espontâneo que é capaz de encantar.
E quer saber de uma verdade?
Ela é toda autenticidade.
Doa a quem doer
Ela é só sinceridade.

Mas eis aqui um alerta:
Se ela se aborrecer
Sai de baixo, meu amigo, o chão vai estremecer.
Mas uma certeza eu tenho,
O coração bom ela nunca vai deixar de ter.

Dia desses conheci Renata
E venho dizer que sou muito grata
Pois foi um prazer conhecer
E ouso dizer
Que em sua vida quero permanecer

Ao universo eu faço uma prece
Que Renata continue a viver
E que ela possa sempre florescer
Nos trazendo a alegria
Com toda essa energia
Que apenas num olhar, por inteiro me contagia.

Inserida por jskcarvalho

Qual o significado de fé?
Fé: s.f (do Latim fides) [XIII/XV] “confiança; crédito; convicção religiosa; crença; certeza; esperança; asseveração”.

Inserida por ProfessorMarcos

A palavra respeito vem do latim como consideração, atenção, asilo, acolhida, refúgio. Não é capaz disso? Tente.

Inserida por swamipaatrashankara

Aluno (do latim alumnus, alumnié) ou discente é o indivíduo que recebe formação e instrução de um ou vários professores ou mestres para adquirir ou ampliar seus conhecimentos, geralmente nas áreas intelectuais!

Inserida por profeborto

Ego, em latim, significa eu;
Não tem como eu viver sem o ego, pois ego sou eu;
O ego que eu não aceito em mim é o EU que eu não aceito SER.

Inserida por reflexao_compar

O efeito placebo, que segundo o dicionário quer dizer: "Um placebo (do latim placebo, que significa "agradarei" é um fármaco, terapia ou procedimento inerte, que apresenta, no entanto, efeitos terapêuticos devido aos efeitos psicológicos da crença do paciente de que ele está a ser tratado." Pelo que entendi, a grosso modo, determinados medicamentos que são ministrados, sem no entanto terem qualquer principio ativo, "um faz de conta", pra ajudar a diminuir a dependência a determinada medicamentos controlados, ou pra testar uma nova formula, que uma vez o indivíduo acreditando nos seus "efeitos", que só existira na cabeça dele começara a apresentar realmente melhora, se cura, sem saber, acreditando. Nada mais que a fé em pratica, acreditar no que não vê, o que Jesus sempre frisou, após alguns milagres: "Tua fé te salvou" ."Tua Fé... Preste atenção, tua fé te salvou!" \o/ É científico isso, pratico. . A gente tem mais facilidade em acreditar, a imaginar o pior, a ter pensamentos negativos, sermos impressionáveis, temer as coisas ruins, sofrer por antecedência. Inconscientemente, pensamos assim, o bom já tá no lucro, não inspira preocupação. Se tivéssemos essa mesma facilidade em acreditar que iríamos alcançar êxito, melhorar. Dai as doenças de fundo emocional, "da cabeça", os estresses, mas difíceis de sarar.

Inserida por Fg7r85

⁠As Aparições de Maria Santíssima são dons (do latim donu = presente) e sinais concretos de Deus entre nós.

Inserida por wander_venerio

EDUCAÇÃO do Latim ⁠EDUCARE, significa “instruir” e também “criar”. Palavra composta por EX, “fora”, e DUCERE, “guiar, conduzir, liderar”. O ato de EDUCAR é criar ferramentas para que uma pessoa enxergue além de si mesma, guiar a pessoa a conhecer as coisas do mundo.

Inserida por rogeriojoaquim

ENSINAR palavra com origem no Latim INSIGNARE, “gravar, colocar uma marca em”, de IN, “em”, mais SIGNUM, “marca, sinal”. O Professor só deixa sua marca quando o aluno aprende como aprender!

Inserida por rogeriojoaquim

APRENDER tem origem No Latim AD, “junto” mais PREHENDER, relacionando com o ato de “trazer para junto de si”. Só é aprendizagem quando toma para si um determinado pensamento, com ou sem a mediação do Professor.

Inserida por rogeriojoaquim

⁠Do latim, o homo sapiens ( ser humano ) se torna bobo quando engana a si mesmo.

Inserida por NetoCosta

"Descobri que a palavra “Saudade” provém do latim "solitáte", que expressa solidão. Não que solidão me completasse, mas sempre servia de ombro amigo quando tua ausência se desfazia em ecos pelos cantos da memória. Por muito pensar, levei-me a ideia de que saudade não se encaixa em solidão, saudade é mais do que isso. Saudade é ver uma miragem ao final de uma estrada deserta, é andar de braços dados com um espectro de esperança errônea, é se enganar pela milésima vez caminhando no sentido contrário do tempo. Saudade então seria a dosagem contra a amnésia, o passo estreito em direção a lugar algum, é fatiar os anos para que nunca corrompa a lembrança boa. Porque o ser humano se alimenta de lembranças o tempo todo, calcula em quantidade de abraços o que não pôde expressar em horas vividas, entende? O ser humano é o único animal estranho que sofre para se sentir bem, que perde um ano para regressar dois, que se encontra em pegadas menores as quais costuma dar. Solidão é marcha lenta, solidão estende os solstícios e depreda qualquer tipo de sentimento crônico disposto a retornar. Ou que adormecera ali. Solidão é aprender a dançar sozinho, beber sozinho, sonhar avulso. Você não entende a diferença, tampouco compreende que uma estrela na imensidão do céu não se sente sozinha por atrair todo o brilho para si, você não entende que dentre mil e uma estrelas do céu aquela constelação ao qual você sempre encontrava nas noites quentes de Maio ainda estava ali, e nem se preocupa se a mais brilhante estrela estiver na ponta do seu nariz. Saudade é isso. É deparar-se com si mesmo em detalhes jamais vistos por quem isola a alma, é se importar com a nuvem dispersa lá no canto do horizonte, entretanto a mais bonita já admirada, nunca notada. Saudade é sentir o choque da solidão do outro e mesmo assim aceitar este feito como sinal de fraqueza e entrega. Solidão é olhar para os lados e descobrir que a saudade continua batendo à porta, não a sua porta, mas sim a de outro. Solidão é uma saudade definitiva, é ter a coragem que encará-la em cada esquina e descobrir que a solidão de quem antes lhe dava força ainda lhe traz saudade. Solidão é sentir saudade da covardia do outro, do desprezo do outro e diante disso ainda relevar as particularidades que só você atinava e ainda se sentir bem com tudo isso. Saudade é a sua armadura contra as ações de um destino cruel e pertinente. É pior do que solidão, é mil vezes mais temido do que as mais variadas formas de tortura. Saudade é a incerteza do que poderia ter sido ou do que pode um dia ser, é enrolar o fim em camadas de expectativas e aceitar como presente. Solidão sempre será a convicção da perda, do que foi e deixou de ser. Talvez eu prefira caminhar com a solidão, sabe, ao menos não preciso ansiar com o teu fantasma em cada beira de estrada. A solidão condiz com a antítese da nossa saudade, enfim, uma vez que eu comprovava a solidão quando estava ao teu lado e tu te davas conta da saudade quando me via ao longe."

Inserida por AmandaSeguezzi

O eu. Se analisarmos uma palavra que se diz constantemente em latim: “alter ego” e que quer dizer “o outro eu”, poderemos compreender melhor o que levou o ser humano a se interrogar sobre a primeira questão, “quem sou eu?”. Em resumo o alter ego define bem o comportamento que levou a humanidade a se exprimir sobre o seu Eu e que na verdade nada mais era do que “o outro eu” que estava como adormecido dentro do primeiro ser humano.

Inserida por israelwest

A religião não serve para absolutamente nada, ela vem do latim "religare": ligar o homem a Deus, o homem não poder ir a Deus, não mesmo. É simplesmente Deus quem vem ao homem: e isso acontece através de Cristo. Isso significa que cada um de nós não precisamos de religiões seja ela qual for. Precisamos sim, de Jesus Cristo: Deus vindo ao homem através de Jesus Cristo.

Inserida por FranciscoWallas

O que é perdão?
Latim perdonare, de per-, “total, completo”, mais donare, “dar, entregar, doar”.
Ou
Uma perda muito grande?

Inserida por ItamarRoter

INFINITO AO MEU REDOR
INFINITO- do latim – infinitu
Que não tem limites, nem medida, inumerável, muito grande em extensão, em duração.
Em intensidade. O absoluto, o eterno.
Estas definições exprimem o que hoje estou sentindo...
Não tem limites a felicidade, a alegria e satisfação que me encontro.
Hoje sinto tudo muito intenso e extenso em todos os sentidos, mas leve, livre e solto. Sem peso.
É como se meu corpo e mente estivessem muito grandes, sem medidas, cheio de ideias das coisas infinitas... Sensação de voar no espaço... de liberdade. De estar plena, de estar em paz. A paz é infinita assim como o amor, a amizade, a alegria, a sensação de missão cumprida... Mas não o fim, nem o começo...O infinito. Porque assim é a vida, o viver, o experimentar, o explorar, o aproveitar.
Hoje muitas vezes me perguntaram qual era a sensação de estar aposentada e, eu respondia:
É tudo muito intenso e infinito... Infinito ao meu redor!

Inserida por Maykira

Sono (do latim somnu, com o mesmo significado) é um estado ordinário de consciência, complementar ao da vigília (ou estado desperto), em que há repouso normal e periódico, caracterizado, tanto no ser humano como nos outros animais superiores, pela suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária.

Venho através deste simples e pequeno texto defender a classe de 'dorminhocos', injustamente taxados de preguiçosos, inúteis, emprestáveis.. e mais alguns nomes carinhosos. Eis aqui minha sincera e humilde defesa..

E existe algum estado, melhor do que o inoperante? (hehe )
Esquecer de todos os seus problemas, nem que seja por miseras horas. É dormindo que nos conhecemos melhor, é sonhando que nos descobrimos, nossos desejos escondidos no subconsciente são materializados através do sonho.

Uma boa noite de sono, revigora, revitaliza, reanima. É dormindo que nos preparamos psicologicamente para um novo dia que vai surgir, nunca estivemos tão sozinhos, e nunca tão bem acompanhados.
Sua companhia é você mesmo, e a única fonte de problema e preocupação acaba quando o relógio desperta.

Você pode fazer o que bem entender, quando quiser, como quiser. Sem se preocupar quem esta te observando ou quais serão as consequências...

Você descansa o corpo, a mente, a alma.

"Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Más há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isso não tem importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado. (William Shakespeare)

Eu até poderia escrever mais, só que de repente me deu um sono...

Inserida por juNiicolau

O Silêncio (Latim: silentium) sugere reflexão sobre si mesmo permitindo a clareza da meditação sobre a própria essência.

Inserida por AyrtonRodrigues

O que é Real?

Real deriva-se da palavra REI, que no latim deriva do vocábulo REX, que por sua vez, deriva do prefixo REG- na língua indo-européia, que significa "ANDAR EM LINHA RETA".

Rectus, no latim, significa também "direito".

Dessa forma, REAL nada mais é que caminhar em direção ao que é direito, correto. Não o que achamos que seja o correto, mas o que simplesmente o é.

Viver na realidade é viver dentro do que é certo.
Enxergar o real é saber distinguir o caminho reto no meio dos sinuosos e talvez mais prazerosos.
Perceber a realidade é perceber, mesmo que intuitivamente, formas mais verdadeiras para se viver.

Inserida por wavante

Viaja comigo?

Viajar é preciso...
Venha comigo!

Viajar, do latim, viaticum,
significa de um lugar para outro se deslocar...

Eu amo viajar...

Aqui estar... depois estar... em outro lugar.
Por um dia... por uma semana... por mais tempo...
se tempo eu tiver... mais tempo viajando quero estar.

O mundo percorrer...
Todos os lugares do mundo conhecer...
ao vivo e em cores em todos os lugares estar...

Mas se presente eu não puder estar...
Sobre lugares vou ler... sobre tudo vou aprender...
Com os cliques de quem viajou por lugares aos quais não consegui chegar...
meus olhos irão se deliciar...
Junto seja lá com quem for eu vou viajar...

De uma maneira ou de outra
Na viagem da vida... eu vou viajar... e viajar...

Vamos comigo, caro amig@?

Inserida por RosangelaCalza

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp