Poemas em latim

Virtude

"Virtude (latim virtus) é uma qualidade moral particular.

Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem;

Revela mais do que uma simples característica ou uma aptidão para uma determinada ação boa trata-se de uma verdadeira inclinação.

Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie, quer pessoalmente, quer coletivamente.

A virtude, no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem.

Segundo Aristóteles, é uma disposição adquirida de fazer o bem, e elas se aperfeiçoam com o hábito." (Fonte Wikipédia)


Quando em nossos caminhos, deparamos com pessoas que:

Abdicam de seu tempo por uma causa nobre...

Abdicam de seu patrimônio particular para construir um sonho...

Abdicam do lazer, dos filhos, família, livros e varias outras coisas, que para os simples mortais são indispensáveis...

Quando em sua vida, você encontrar uma pessoa capaz de abrir mão de valores rotulados como vitais para a sobrevivência...

Trate de admirá-la, pois você encontrou em seu caminho uma pessoa virtuosa...

Que nada mais é que pessoa capaz de mudar o mundo com os seus gestos...

"Quisera que entre as outras 29... Tivessem 29 virtuosos...

Com certeza, o azul anil de nosso céu seria mais limpo e digno no futuro..."

QUAL É O PREÇO DA LIBERDADE

Liberdade tem origem na palavra em latim, LIBER (livre), tem a mesma origem do Grego ELEÚTHEROS, que também significa “livre”. Mas o que é realmente ser livre? O que realmente significa liberdade?

Às vezes deparamos com situações em que perguntamos a nós mesmo qual é o preço da liberdade. A questão é se somos realmente livres, ou se estamos ligados de alguma forma a um sistema interdependente onde cada um é livre até um dado ponto especifico.

Liberdade é poder escolher a melhor forma de viver sem ultrapassar os limites estabelecidos pela lei. Mas se estes limites existem, será que de fatos estamos livres?
Não existe liberdade na sociedade, nós apenas temos a possibilidade de escolher entre algumas das coisas pelas quais não somos punidos juridicamente.

A liberdade não esta em ser ou fazer, mas é em sentir os nossos próprios sonhos, desejos e formas de viver que supostamente avaliamos como o certo. Os nossos pensamentos que nos deixam livre, a liberdade de expressão, a vontade de falar aquilo que é nosso, é interno, é sadio.

Devemos buscar a liberdade com o conhecimento, nada mais digno de conhecer as leis que regem o mundo e lutar por aquilo que conhecemos profundamente, em ser livre para manifestar suas ideias, seus pensamentos, sua forma de ver o mundo, sua forma de avaliar cada gesto e ato e saber exatamente aquilo que esta fazendo.

O preço da liberdade é a vida, seus bens materiais, sua família, é por de lado seus ideais, suas vontades pessoais, seus sentimentos, sua visão de mundo limitada.

Não existe liberdade de fato, a liberdade está apenas na força desta palavra. O mundo não nos deixa ser livres, estamos a mercê de opiniões tarjadas pela sociedade falha, por um sistema corrupto, e por relações que visam apenas interesses particulares. Nós não pensamos no próximo, apenas avaliamos o melhor para nós mesmos e deixamos que o tempo se encarregue de fazer o resto.

É como disse Barão Montesquieu: “Liberdade é o direito de fazer tudo àquilo que a lei permite”.

A palavra "respeito" significa "olhar novamente”, ou do latim respicere que significa “olhar para trás”, olhar além da primeira impressão e estar disposto a ver o que não está óbvio. Nós mesmos precisamos de respeito para limpar nossos egos. Quando estamos dispostos a olhar para uma nova luz, sem julgamento, adquirimos uma maior confiança e coragem em nossas vidas. Aprendemos a aceitar nossas limitações e ficamos dispostos a ampliar nossos horizontes e limites para viver a vida mais completamente. Respeito para com os outros no aprendizado é fundamental. Quando vemos as pessoas sob uma nova luz, damos a elas o espaço que precisam para crescer e não as limitamos pelas nossas expectativas ou julgamentos.

⁠Convocado ou não, Deus estará presente.

Frase original em latim: VOCATUS ATQUE NON VOCATUS DEUS ADERIT.

⁠"Metum" em latim quer significa: "Alarme" ou ainda seja, o medo te coloca em estado de alerta o que é bem diferente do pensamento de algumas pessoas que afirmam que medo é falta de coragem. Posso te afirmar que medo não é em momento algum ausência de coragem.
É coragem apesar de...

⁠PROFESSOR é uma palavra derivada do Latim: PROFESSUS, “aquele que declara em público”, do verbo PROFITARE, “declarar publicamente, emitir seu parecer perante todos”, formado por PRO, “à frente”, mais FATERI, “reconhecer, confessar”. Ele não é detentor do conhecimento, apenas expressa o que conhece e orienta seus alunos na busca de novos conhecimento.

⁠Do latim proba, de probare (demonstrar, reconhecer, formar juízo de valor, entende-se, assim, no sentido jurídico, a demonstração, que se faz, pelos meios legais, da existência ou veracidade de um fato material ou de um ato jurídico, em virtude da qual se conclui pela existência do fato ou do ato demonstrado.
A prova consiste, pois, na demonstração da existência ou da veracidade daquilo que se alega como fundamento do direito que se defende ou que se contesta.
E, nesta razão, no sentido processual, designa também os meios, indicados em lei, para realização dessa demonstração, isto é, a soma de meios para constituição da própria prova, ou seja, para conclusão ou produção da certeza.
A prova pode fundar-se na afirmação ou na negação de fatos, sobre que se pretende tenha nascido ou originado direito. Assim, orienta-se na afirmação positiva ou na afirmação negativa do fato contestado, de cuja demonstração decorrerá a certeza da afirmação.
A prova, por isso, constitui, em matéria processual, a própria alma do processo ou a luz, que vem esclarecer a dúvida a respeito dos direitos disputados.
Mas, tomada num duplo sentido, objetivo e subjetivo, não se mostra somente a demonstração material, revelada pelo conjunto de meios utilizados para a demonstração da existência dos fatos (sentido objetivo), como também a própria certeza ou convicção a respeito da veracidade da afirmação feita (sentido subjetivo).
E, assim sendo, juridicamente compreendida, a prova é a própria convicção acerca da existência dos fatos alegados, nos quais se fundam os próprios direitos, objetos da discussão ou do litígio.
Em consequência, somente há prova quando, pela demonstração, se produz uma luz suficiente para achar a verdade, ou quando os elementos componentes da demonstração estabeleceram uma força suficiente para produzir a certeza ou convicção.
A força da prova objetiva ou da prova material produzindo a prova subjetiva ou convicção, é que forma integralmente a prova jurídica, gerando os efeitos pretendidos, isto é, os de estabelecer uma demonstração inequívoca acerca dos fatos alegados ou afirmados.
Nesta acepção, incluem-se, especialmente, as provas propriamente ditas, decorrentes da materialidade de fatos, de que se formou a certeza. São as provas diretas, preparadas pelos próprios interessados ou demonstradas por eles, no que diferem das provas indiretas, constituídas pelos indícios e presunções.

Coragem é uma palavra derivada do latim, coraticum, que significa coração. Por isso, coragem é muito mais que valentia, coragem é a capacidade de suportar a dor, enfrentar o medo e as dificuldades e buscar no fundo do coração a força necessária que precisamos para atravessar os desertos da vida.

O eu. Se analisarmos uma palavra que se diz constantemente em latim: “alter ego” e que quer dizer “o outro eu”, poderemos compreender melhor o que levou o ser humano a se interrogar sobre a primeira questão, “quem sou eu?”. Em resumo o alter ego define bem o comportamento que levou a humanidade a se exprimir sobre o seu Eu e que na verdade nada mais era do que “o outro eu” que estava como adormecido dentro do primeiro ser humano.

Inserida por israelwest

"Descobri que a palavra “Saudade” provém do latim "solitáte", que expressa solidão. Não que solidão me completasse, mas sempre servia de ombro amigo quando tua ausência se desfazia em ecos pelos cantos da memória. Por muito pensar, levei-me a ideia de que saudade não se encaixa em solidão, saudade é mais do que isso. Saudade é ver uma miragem ao final de uma estrada deserta, é andar de braços dados com um espectro de esperança errônea, é se enganar pela milésima vez caminhando no sentido contrário do tempo. Saudade então seria a dosagem contra a amnésia, o passo estreito em direção a lugar algum, é fatiar os anos para que nunca corrompa a lembrança boa. Porque o ser humano se alimenta de lembranças o tempo todo, calcula em quantidade de abraços o que não pôde expressar em horas vividas, entende? O ser humano é o único animal estranho que sofre para se sentir bem, que perde um ano para regressar dois, que se encontra em pegadas menores as quais costuma dar. Solidão é marcha lenta, solidão estende os solstícios e depreda qualquer tipo de sentimento crônico disposto a retornar. Ou que adormecera ali. Solidão é aprender a dançar sozinho, beber sozinho, sonhar avulso. Você não entende a diferença, tampouco compreende que uma estrela na imensidão do céu não se sente sozinha por atrair todo o brilho para si, você não entende que dentre mil e uma estrelas do céu aquela constelação ao qual você sempre encontrava nas noites quentes de Maio ainda estava ali, e nem se preocupa se a mais brilhante estrela estiver na ponta do seu nariz. Saudade é isso. É deparar-se com si mesmo em detalhes jamais vistos por quem isola a alma, é se importar com a nuvem dispersa lá no canto do horizonte, entretanto a mais bonita já admirada, nunca notada. Saudade é sentir o choque da solidão do outro e mesmo assim aceitar este feito como sinal de fraqueza e entrega. Solidão é olhar para os lados e descobrir que a saudade continua batendo à porta, não a sua porta, mas sim a de outro. Solidão é uma saudade definitiva, é ter a coragem que encará-la em cada esquina e descobrir que a solidão de quem antes lhe dava força ainda lhe traz saudade. Solidão é sentir saudade da covardia do outro, do desprezo do outro e diante disso ainda relevar as particularidades que só você atinava e ainda se sentir bem com tudo isso. Saudade é a sua armadura contra as ações de um destino cruel e pertinente. É pior do que solidão, é mil vezes mais temido do que as mais variadas formas de tortura. Saudade é a incerteza do que poderia ter sido ou do que pode um dia ser, é enrolar o fim em camadas de expectativas e aceitar como presente. Solidão sempre será a convicção da perda, do que foi e deixou de ser. Talvez eu prefira caminhar com a solidão, sabe, ao menos não preciso ansiar com o teu fantasma em cada beira de estrada. A solidão condiz com a antítese da nossa saudade, enfim, uma vez que eu comprovava a solidão quando estava ao teu lado e tu te davas conta da saudade quando me via ao longe."

Inserida por AmandaSeguezzi

Sabe porque a bíblia chama o Amor de Caridade ?

Pois bem .... caridade tem origem do latim CARITAS = estima; afeto
e do latim CARUS = de alto valor; caro, digno de apreço; querido, agradável.
Caridade é um sentimento ou uma ação altruísta (Altruísmo é um tipo de comportamento encontrado nos seres humanos e outros seres vivos, em que as ações de um indivíduo beneficiam outrem) de ajuda a alguém sem busca de qualquer recompensa. entendeu?
"O amor é um estima, um afeto , tem alto valor , é caro, digno de apreço , é agradável.
O amor beneficia o próximo sem buscar recompensa.
O amor é um cavalo selvagem que precisa ser domado para trazer benefícios ..."

Inserida por willianmsa13

Ciência: Esta palavra vem do latim “Scientia”, que significa conhecimento. Podemos dizer que ciência é o conjunto de conhecimentos que a humanidade vem acumulando com o passar dos séculos. Graças à escrita estes saberes humanos podem ser somados a novos e não se perdem no tempo. Ao contrário da fé, que não necessita de provas, de ver e ouvir, a ciência só pode descobrir qualquer coisa através dos sentidos sensoriais (visão, audição, paladar, tato e olfato) do próprio ser humano. A ciência precisa de provas e vive delas.

Inserida por DIONISIOFH

Fé: Esta palavra vem do latim “fides”, que significa fidelidade, ou seja, crer em algo sem ter prova alguma disso exceto a certeza de que quem te disse não está mentindo. A fé é conceituada por alguns autores como o conjunto de crenças religiosas que uma certa pessoa possui, é aquilo no que ela crê. Segundo a Bíblia, a fé não se baseia naquilo que a pessoa vê, mas trata-se de uma convicção interior de coisas invisíveis e de coisas que acredita que ocorreu no passado ou que irá ocorrer no futuro.“Fé é acreditar em coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem, independentemente daquilo que vemos, ou ouvimos”segundo Hebreus 11:1.

Inserida por DIONISIOFH

A palavra virtude em latim (virtus, tutis) significa energia, poder, influência, o que mostra que na essência o ser humano é pura virtude, e o vício uma privação e ataque à própria estrutura - sendo essa razão de grande bem-estar quando se pratica o bem. O leitor tem que perceber que só a conduta virtuosa traz felicidade.

Inserida por Fraseskeppe

“Renata,
Do latim Renatus,

Que significa renascer
E só quem não a conhece é capaz de dizer,
Que esse dom ela não há de ter.

Não há como contradizer
A cada amanhecer,
Renata tem o dom de reviver.
É feito a fênix que vem das cinzas ressurgir
Renata até quando não quer consegue para a vida emergir.

Renata é de uma beleza singular
Tem um sorriso espontâneo que é capaz de encantar.
E quer saber de uma verdade?
Ela é toda autenticidade.
Doa a quem doer
Ela é só sinceridade.

Mas eis aqui um alerta:
Se ela se aborrecer
Sai de baixo, meu amigo, o chão vai estremecer.
Mas uma certeza eu tenho,
O coração bom ela nunca vai deixar de ter.

Dia desses conheci Renata
E venho dizer que sou muito grata
Pois foi um prazer conhecer
E ouso dizer
Que em sua vida quero permanecer

Ao universo eu faço uma prece
Que Renata continue a viver
E que ela possa sempre florescer
Nos trazendo a alegria
Com toda essa energia
Que apenas num olhar, por inteiro me contagia.

Inserida por jskcarvalho

O que é Real?

Real deriva-se da palavra REI, que no latim deriva do vocábulo REX, que por sua vez, deriva do prefixo REG- na língua indo-européia, que significa "ANDAR EM LINHA RETA".

Rectus, no latim, significa também "direito".

Dessa forma, REAL nada mais é que caminhar em direção ao que é direito, correto. Não o que achamos que seja o correto, mas o que simplesmente o é.

Viver na realidade é viver dentro do que é certo.
Enxergar o real é saber distinguir o caminho reto no meio dos sinuosos e talvez mais prazerosos.
Perceber a realidade é perceber, mesmo que intuitivamente, formas mais verdadeiras para se viver.

Inserida por wavante

A palavra respeito vem do latim como consideração, atenção, asilo, acolhida, refúgio. Não é capaz disso? Tente.

Inserida por swamipaatrashankara

Viaja comigo?

Viajar é preciso...
Venha comigo!

Viajar, do latim, viaticum,
significa de um lugar para outro se deslocar...

Eu amo viajar...

Aqui estar... depois estar... em outro lugar.
Por um dia... por uma semana... por mais tempo...
se tempo eu tiver... mais tempo viajando quero estar.

O mundo percorrer...
Todos os lugares do mundo conhecer...
ao vivo e em cores em todos os lugares estar...

Mas se presente eu não puder estar...
Sobre lugares vou ler... sobre tudo vou aprender...
Com os cliques de quem viajou por lugares aos quais não consegui chegar...
meus olhos irão se deliciar...
Junto seja lá com quem for eu vou viajar...

De uma maneira ou de outra
Na viagem da vida... eu vou viajar... e viajar...

Vamos comigo, caro amig@?

Inserida por RosangelaCalza

Hj, se tivesse que dizer alguma coisa, seria ...(*)

A palavra reticência provém do latim reticere (calar alguma coisa), formada mediante tacere precedida do prefixo "re-", que neste caso tem o sentido de retrair-se para dentro.O verbo latino tacere significava "calar", permanecer em silêncio, e deu lugar ao verbo francês taire. Em nossa língua, derivam-se de tacere palavras como tácito e taciturno, além de reticência, uma figura retórica que consiste em deixar incompleta uma frase, dando a entender, no entanto, o sentido do que não se diz e, às vezes, muito mais.

Inserida por Jade.M

INFINITO AO MEU REDOR
INFINITO- do latim – infinitu
Que não tem limites, nem medida, inumerável, muito grande em extensão, em duração.
Em intensidade. O absoluto, o eterno.
Estas definições exprimem o que hoje estou sentindo...
Não tem limites a felicidade, a alegria e satisfação que me encontro.
Hoje sinto tudo muito intenso e extenso em todos os sentidos, mas leve, livre e solto. Sem peso.
É como se meu corpo e mente estivessem muito grandes, sem medidas, cheio de ideias das coisas infinitas... Sensação de voar no espaço... de liberdade. De estar plena, de estar em paz. A paz é infinita assim como o amor, a amizade, a alegria, a sensação de missão cumprida... Mas não o fim, nem o começo...O infinito. Porque assim é a vida, o viver, o experimentar, o explorar, o aproveitar.
Hoje muitas vezes me perguntaram qual era a sensação de estar aposentada e, eu respondia:
É tudo muito intenso e infinito... Infinito ao meu redor!

Inserida por Maykira