Juventude Eterna
“Toda a alegria e a ilusão pungente da juventude tornam-se durante a velhice, um belo livro de memórias”
A juventude não é a idade da reflexão; embora alguns jovens fujam da regra, os demais precisam de ajuda para chegar a considerações sérias.
Que a vida leve minha juventude, a beleza, o frescor da pele, o brilho dos olhos, a agilidade, mas não a essência, a sensibilidade, a capacidade que tenho de enxergar a vida com esse olhar encantado.
Depois que a beleza da juventude é sobrepujada pelo tempo, a gratidão mútua os tornam ainda mais unidos por dividirem uma vida a dois.
Não deixe o vigor da juventude te convencer que você não é passível de tempos difíceis ou de situações irremediáveis. Use-o para estimular a inteligência e compreender que é exatamente no tempo mais vigoroso da vida que nossas iniciativas de prevenção serão mais valiosas. E isso não tem a ver só com saúde física: tem também a ver com a saúde psíquica, mental, emocional, energética e espiritual.
De tanto forçar o corpo a seguir um padrão de vaidade intenso na juventude, a geração que teme envelhecer, acaba por envelhecer mais rápido. Quando o tônus vital é estimulado demais a ‘preservar a aparência sempre jovem’, momento chega em que ele se esvai, e deste ponto em diante, todo tratamento estético so causará decepção.
“A proliferação desestruturada da juventude leva a ruína a integridade do estado.”
Giovane Silva Santos
Se o tempo
Envelhecer-te o corpo
Guarda na alma a tua juventude
E no coração a tua infância
Só envelhece quem quer
A juventude tenta escapar ilesa, por muito conscienciosa que seja no modo como interpreta a sua fuga, ainda assim traz na testa a marca de Caim, a marca de quem traiu o irmão.
Capitu deve ter sido morena, formosa na sua juventude, gostava de ser vista e admirada, pra isso, se insinuava com gestos e olhares dissimulados, mas insegura, precisava retribuir, pra confirmar que era observada. Quando a beleza resplandece naturalmente, não precisa ser acompanhada de gestos e movimentos, nem troca de olhares, só não pode deixar de ser notada, como um perfume que se inala, ainda que se desvie o olhar noutra direção ou mantenha os olhos cerrados.
FASES DA VIDA
Em criança aprendi, na adolescência questionei, na juventude idealizei sonhos e muitos se realizaram na
maturidade.
Hoje vivo um presente com orgulho de um passado, que Deus me privilegiou com a graça
de ter usufruído de todas as fases anteriores.
Cada etapa foi programada por Deus, com sua importância e beleza.
Entretanto, coube-me a missão de saber administrar cada uma delas com harmonia, dentro dos
bons costumes e sem ferir a dignidade das pessoas.
Envelhecer com qualidade é mais uma questão de estado de espírito pessoal, do que as rugas e os cabelos brancos que adquiri ou mesmo atribuir números à idade.
Não me sinto envelhecido. Apenas amadureci para ter tempo de recordar, refletir e passar a limpo tudo que
vivi e continuo aprendendo com a vida.
Como um bom vinho vou- me ajeitando na garrafa e, quando aberto, tocar na
alma das pessoas que me consideram e que sempre tiveram apreço por mim.
Tudo isso é muito natural. São as realidades da vida. Esta é a minha vida!!
É um pouco do que sou e que lhes ofereço neste dia do meu ANIVERSÁRIO.
"Na vida aprendi lições valiosas; aprendi que a beleza e juventude são vaidades passageiras; aprendi que dinheiro compra quase tudo; aprendi que família é algo extremamente complicado; aprendi que amigo de verdade é raro e pra vida toda...aprendi que temos que amar hoje, viver hoje, sorrir hoje, lutar hoje pois o ontem se foi e o amanhã ainda não existe, aprendi que nem toda boca que se diz amar, ama de verdade; aprendi o que é amor na mais bela história não ilustrada, que amar é mais que palavra falada, ou mais que canções entoadas...aprendi que palavras são como folhas ao vento e como facas que cortam, que podem te fazer sorrir, chorar ou se irritar...aprendi no entanto que por mais poderosas que sejam as palavras, FALAR, ATÉ PAPAGAIO FALA!!!🦜🦜🦜
O casal tem como aliança afetiva a frustração da vida. Ela encontra em Paco a juventude perdida, sepultada pela solidão de tantos anos no estrangeiro. A trilha sonora Vapor Barato, composição de Macalé (década de 1970), na voz de Gal Costa, reforça e veste com harmonia a metáfora amorosa vivenciada pelo casal
para quem nada resta apenas o amor
Que água leva maquiagem
Tempo leva juventude
Mágoas nem sempre são passagens
Ainda mais se a gente se ilude
Hoje só quero a pureza
Disso comigo
Verdade de olhares sinceros
Onde posso encontrar abrigo
