Inteira
Podemos passar a vida inteira fazendo o bem aqueles próximos a nós, mas nunca espere de seu sangue uma gratidão... Raras pessoas conseguem ser sensitivas e empáticas, assim evitando a perda precoce de pessoas boas em suas vidas!
Reclamar por que você não conseguiu ser o primeiro é muita perda de tempo, pois a vida inteira é feita de segundos.
Somos engandos a vida inteira: Que somos os melhores ou que somos os piores.
A idade chega e faz falta cada segundo que gastamos tentando cumprir ou descumprir a expectativa alheia.
Existem seres que passam uma vida inteira comparando o passado com o presente e ai não vivem nem la, nem cá!
É possível que uma amizade entre duas pessoas dure uma vida inteira, sobretudo se ambos forem capazes de renunciar o amor próprio por tanto tempo.
Folia da vida
A vida é uma folia
uma alegria tão passageira
eu vou cantar a noite inteira
o sol não vai aparecer.
Não vou deixar você partir
pois com você quero curtir
a liberdade de um novo dia
Vem, vamos brincar
aproveitar o bom da vida
o que passou deixar pra lá
não pense mais em despedida.
Da minha janela, olho a lua. Está inteira, clara, e sempre me encanta, mas o que mais me espanta é o fato de que ela não tem luz própria. Como pode algo tão brilhante ser apenas um reflexo, uma ilusão de luz? Ela se mostra em sua plenitude, mas não é sua a chama que a torna visível. A luz que vemos, tão intensa e bela, vem do sol, distante e silencioso. E, mesmo assim, a lua reflete, com tamanha força, essa luz emprestada, como se fosse sua. Como pode uma ilusão ser tão real? Como algo que não emite, mas apenas reflete, pode ter tanto poder sobre os nossos olhos e pensamentos?
Isso me leva a pensar em outras coisas que, assim como a lua, existem apenas na ilusão que construímos sobre elas. A gravidade, por exemplo. Nós sentimos, nos afetamos, mas não podemos tocá-la, como se fosse uma presença invisível que nos mantém ancorados à Terra, mas, no fundo, não a vemos. E o tempo? Ele passa, nos arrasta com sua corrente invisível, e vivemos sobre a ideia de que ele é linear e certeiro, mas, na verdade, não passa de uma construção mental, uma convenção que decidimos acreditar para dar sentido à nossa existência.
A verdade, muitas vezes, é uma construção. A própria realidade, o que chamamos de “real”, não é senão um jogo de percepções e interpretações que aceitamos, até mesmo nos convencendo de que o irreal é, de fato, real. Como uma miragem no deserto, ou um sonho que, ao acordarmos, parece mais real do que o próprio mundo em que vivemos. E, ainda assim, acreditamos. Abraçamos a ilusão porque ela nos oferece sentido, segurança, uma sensação de pertencimento ao que não compreendemos completamente. E, talvez, seja isso o mais misterioso de tudo: nossa capacidade de acreditar no intangível, de fazer da ilusão uma verdade irrefutável.
Perceba como minha alma almeja ter uma companhia que não me vê apenas como objeto. Eu sou inteira, sou plena, sou intensa. No amor... Me entrego de corpo e alma.
Caso você acerte a vida inteira;
Provavelmente, poucos irão perceber.
Mas caso você venha errar, jamais
irão se esquecer.
Precisamos dos outros
a vida inteira!
Tratá-los bem é preciso,
é preferível sermos queridos
e amados.
A VIÚVA NEGRA.
Uma noite inteira na camauma vida inteira para ama-la vestia-se de viúva negrapara devorar suas presas.
Solitária saciava-se comos próprios dedos na camaduas fendas uma chave uma
venda para cegar suas vítimas.
Sobre as mãos um chicote para atiçar o corpo,na outrapossuía um terço onde
confessava seus pecados.
Chamava-se de viúva negrapor que matava o desejosde todos que ó possuíasaciava-se da sua vontade de mulher.
Um grande artista, trilha sonora de uma geração inteira, em suas mãos a escrita dos pensamentos de muitos nós, a sua voz ecoava nossos pensamentos, das suas frases de amor, até as critícas à política nacional, enfim... Estranho ler sobre sua morte, parece que algo do meu passado se vai junto com ele. Luto, Chorão.
Teu sorriso
Te quero por inteira comigo,
Eu já sou todinho teu...
Andarei nos teus pensamentos
Até que me abras o teu coração...
Além da minha amada
Não há quem eu queira
Que me conduzas ao amor
Latente de minh’alma....
Deixai ascendente este amor
Por quanto tempo for,
O tempo é incapaz de apagar meu amor...
Um dia no teu riso
É eterno nos meus pensamentos,
Eu que passei feito luz por teus olhos
Sem que retivesse no teu sorriso.
Mas o amor que lhe tenho
Te faz morada eterna em meu coração.
Edney Valentim Araújo
Uma estação
Uma vida inteira
Pra te amar...
Ou pra chorar a tua ausência
Toda a vida que ainda há...
Não temos passado...
Amemo-nos hoje,
Importa que o futuro nos encontre
Sempre juntos no amanhã e depois.
Passam-se os anos,
Uma estação após a outra vem...
Flores nascem, crescem e morrem,
Só meu amor por ti insiste não perecer....
Tudo se forma e se transforma,
Sorrisos e lágrimas...
Nada se perde,
Apenas transborda o cálice do meu amor.
Um dia após outro,
É só mais um dia...
E outro dia
Sem você.
Edney Valentim Araújo
1994 / 1996
💡 Mudanças reais começam com uma boa ideia — repetida com consistência.
No canal do Pensador no WhatsApp, você recebe diariamente um lembrete de que é possível evoluir, um hábito por vez.
Quero receber