Igualdade Filosofo Grego
Passemos revista aos instintos e virtudes do filósofo, instinto de dúvida, de negação, de expectativa, analítico, aventureiro, investigador, experimentador, comparativo, compensador de imparcialidade, objetivo, sine irae et studio; não foi isto por muito tempo contrário a todas as exigências da moral e da consciência?
O filósofo está aberto à dúvida, está sempre em marcha; o porto a que chega é apenas a etapa de uma viagem sem fim, e é preciso estar sempre pronto para zarpar de novo.
Se você nunca saiu de casa, você não é um filósofo.
Filosofar exige mais do que ler livros ou frequentar uma universidade. Um verdadeiro filósofo não pode se limitar à segurança do próprio lar, da sua bolha social ou da aprovação familiar.
A filosofia nasce da observação direta da sociedade, da experiência vivida e da reflexão sobre o que se vê e sente.
Um filósofo precisa se aventurar pelo desconhecido, aprender a se adaptar, isolar-se quando necessário, chocar-se com diferentes realidades e questionar o mundo ao seu redor, com desejo de libertar o ser humano da ignorância e da alienação.
Como alguém poderia filosofar sobre a sociedade apenas com base no que leu?
Sem experiência própria, sem embates reais, sem uma visão crítica construída na prática, a filosofia se torna apenas repetição de ideias alheias e não uma busca genuína por conhecimento.
Ser filósofo não é escolha,ser filósofo não é apenas um titulo.
um sábio filósofo chamado Platão uma vez disse: "De todos os animais selvagens, o homem jovem é o mais difícil de domar". Mas, acredito eu, que ele esteja errado, o homem adulto é muito mais difícil de domar.
A verdadeira função do filósofo é ser sensível ao máximo de indagações, para a certa altura, o suprassensível responder com o mínimo de dúvidas
Todas as vezes que um filósofo procurou enxergar a verdade como veio ao mundo, as luzes da razão eram imediatamente apagadas para que ela pudesse se recompor
Na vida, disse o filósofo:'Não há vento favorável para aquele que não sabe para onde vai.' Quando sabemos onde queremos chegar, temos objetivos claros e bem definidos na vida, e assim não estaremos à mercê das circunstâncias, como se fôssemos um barco à deriva no mar.
A sabedoria do filósofo Heráclito nos diz que "quem não sabe escutar,não sabe falar". O exercício da escuta precisa ser praticado nas relações pessoais e profissionais. Quanto mais você for capaz de ouvir melhor irá se expressar publicamente. Para fazer uma boa palestra ou ministrar uma aula não é necessário falar muito. Pessoas que muito falam não costumam lembrar do que dizem ou falam coisas que não devem ser ditas em público.
"Filósofo é aquele que vive em constante busca do saber,e ao ser questionado sobre os mais diversos assuntos, busca interpretar ainda mais a questão em pauta. Por isso a filosofia é tão importante.
Ensinar a importância do pensamento como fonte do conhecimento é o maior objetivo de cada profissional de filosofia".
O lugar do Filósofo é no Público!
Clínica é lugar do Terapeuta, seja Psicólogo ou Médico!
O Filósofo tem Discípulos, enquanto o Terapeuta tem Pacientes!
Um certo filósofo, Fiódor Dostoievski disse: "Tenho de proclamar a minha incredulidade. Para mim não há nada de mais elevado que a ideia da inexistência de Deus. O homem inventou Deus para poder viver sem se matar." A última frase significa, em comparação com a segunda: "Muitos dentre os homens estão tão intensamente apegados aos seus desejos e vícios, que se sendo condenados por Deus pelas suas práticas pecaminosas, não podendo fazê-las de tal forma; que por elas se matariam. Mas, para isso, afirmam que Deus não existe; e criam seu próprio 'Deus', que os permitem fazer as suas perversidades, assim que não se matassem por elas, pela mesma intensidades que estão ligados em seus corações. A ideia ao praticarem seus atos, que não serão condenados ao 'normalizarem' entre si; os levar a ideia que Deus não existe, mas sendo estás as suas ilusões que alimentam, por loucura, ignorância ou arrogância. A incredulidade que o filosofo proclamou, é justamente ver os homens do seu tempo contemporâneo serem exatamente assim, que pelas suas normas agiam como se fossem natural, e por um entendimento que não deveriam se arrependerem por não haver condenação, ao negar a existência de Deus... Mas a justiça nunca tarda.
"Um certo filósofo chamado Nietzsche, disse: "Torna-te quem tu és." Aquilo que temos, é o que temos dentro de nós mesmos; o que nos faz ser alguma coisa; mas pra sermos exteriormente aquilo que está num nosso interior; requer sabemos que sendo outras coisas naquilo que não somos interiomente; com certeza não levará a nada. Mas aquele que resolve desenvolver o que se é por dentro, dá maneira que e não outrora, será reconhecido e obterá êxito dos seus feitos, tornando-se aquilo que és, não em algo que não se encaixe e seja."
"O que vem primeiro não é aquilo que queremos ser; mas o que somos."
Tenho me deparado a discussão de se um filósofo deve ou não ter formação acadêmica. O fato é que uma formação acadêmica pode ser importante, mas não define se alguém é ou não filósolo. Mas creio que a discussão não deveria ser essa, e sim, a da importância de termos mais filósofos nos tempos atuais, incentivando as pessoas à questionarem, pensarem racionalmente, buscarem por respostas, serem mais éticas, etc.
FRASES FILÓSOFO NILO DEYSON
“Nenhuma das formas de pensamento organizado, por mais severa e punidora contra os elementos da verdade última tida por absoluta, nenhuma poderá ter o lugar de princípio universal sem ter oposição em escala. Nilo Deyson Monteiro Pessanha “
“ Africanos e Asiáticos, em religião, sistemas políticos e culturais, jamais deveriam ser postos a distância das pesquisas dos alunos do oriente, pois são importantes civilizações e a educação da Europa, deveria ser uma espécie de gabarito para países de 4° mundo como os que acham ter uma boa educação. Nilo Deyson Monteiro Pessanha “
“ O amor é um perigo se a paixão inicial criou raízes de controle sobre o outro e incertezas sobre a maneira de administrar uma relação de confiança. Nilo Deyson Monteiro Pessanha “
“ Estados permanentes só servem para evitar que o medo do inevitável movimento do tempo das coisas, logo ao detectar o conservadorismo, desconfie da santidade. Nilo Deyson Monteiro Pessanha “
“ Fui criança livre, de pé descalço e joelhos ralados, também livre fui adolescente, como um vento estive em lugares onde meu coração me mandava, mas agora adulto, ah, agora madura, resolvi voltar a ser criança e não me importam sonhos nem submissão, apenas imaginação. Nilo Deyson Monteiro Pessanha “
“ Louco mundo de loucos homens que matam por dinheiro, poder, território, religião, política e agora, adultos infantilizados querem ter, ser, mandar. Todos loucos, alucinados e imbecis. Pronto, sirva-me um café porque o mundo acabou e eles são fracos no intelecto. Nilo Deyson Monteiro Pessanha “
“ O que seria sua verdade se ela é uma mentira fora de você? O que vai fazer com a verdade do outro que sua ótica vê por falsa verdade? Quantos 30 livros você leu neste último ano para ter certeza desta sua fantástica alucinação de um mundo real? Nilo Deyson Monteiro Pessanha “
“ Chore muito, fique triste e reflita: Toda essa vida só serve se for para não precisar ser, mas sim, somente viver. Nilo Deyson Monteiro Pessanha “
Como um filósofo que analisa há décadas o mundo, compreendo que o transtorno narcisista é uma disfunção inerente ao ser humano que já é mau, no entanto, isso é intensificado ainda mais pela sociedade capitalista liberal e pelo Imperialismo, por meio do individualismo burguês. Sendo assim, é algo que devemos aceitar que existe, já que as únicas formas do mesmo ser extirpado completamente seria uma sociedade sem classes, com um Transumanismo aplicado totalmente numa sociedade do comunismo, ou através de um apocalipse cristão. Portanto, não tenham ilusões.
Educação não é coisa do Estado! Educação é coisa do Filósofo e Peripatético!
O Estado molda o Homem para serviço público! O Filósofo desperta a potencialidade do Homem!
Mas meu caro Filósofo, afinal quem é DEUS?
- Meu discípulo, encerre a pessoa de DEUS em uma única palavra: DEUS!
- Como assim, Filósofo?
-Você querendo qualificar DEUS com palavras, estarás apenas diminuindo-O.
DEUS não é bom, DEUS é DEUS!
-Ainda não entendi...
-Não são palavras ou títulos que O qualificam, entendeu?
Mas, contudo, se o adjetivo é dar a qualidade ao sujeito, o sujeito e os adjetivos de DEUS se encerram apenas em uma só palavra: DEUS!!!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp