Mario Sergio Cortella (1954) é um dos grandes pensadores brasileiros do nosso tempo. Selecionamos, abaixo, 35 frases e textos para você se inspirar e refletir também!

Retrato de Cortella dando uma conferência, em 2012.
Retrato de Cortella dando uma conferência, em 2012.

Mario Sergio Cortella: frases geniais do autor

Filósofo, escritor, professor universitário de teologia e palestrante, ele tem marcado o panorama brasileiro com suas reflexões repletas de questionamentos, sabedoria e espírito crítico.

Gente que não tem dúvida só é capaz de repetir.

Cuidado com gente que não tem dúvida. Gente que não tem dúvida não é capaz de inovar, de reinventar, não é capaz de fazer de outro modo. Gente que não tem dúvida só é capaz de repetir.

É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal.

É impossível falar em ética se nós não falamos em liberdade. Quem não é livre não pode evidentemente ser julgado do ponto de vista da ética.

É um fraco que teme aquele que não é igual e se sente ameaçado por ele.

Frases sábias de Mario Sergio Cortella sobre a vida

Alguns dos livros mais famosos de Cortella, como Não nascemos prontos! Provocações filosóficas (2006), Por que Fazemos o que Fazemos? (2016) e A sorte segue a coragem! (2018) trazem ensinamentos e lições de vida que você pode conhecer, para viver de um jeito mais consciente.

Na vida, nós devemos ter raízes, e não âncoras. Raiz alimenta, âncora imobiliza.

Na vida, nós devemos ter raízes, e não âncoras. Raiz alimenta, âncora imobiliza. Quem tem âncoras vive apenas a nostalgia e não a saudade. Nostalgia é uma lembrança que dói, saudade é uma lembrança que alegra.

A tragédia não é quando um homem morre. A tragédia é o que morre dentro de um homem quando ele está vivo.

Sim, sem dinheiro não se vive, mas só com dinheiro não se vive.

Não é a morte que me importa, porque ela é um fato. O que me importa é o que eu faço da minha vida enquanto minha morte não acontece, para que essa vida não seja banal, superficial, fútil, pequena.

Que tal uma mensagem de Mario Sergio Cortella para inspirar o seu dia?

Além de ser escritor e palestrante, o filósofo também tem uma forte presença online, através do seu canal no YouTube, o Canal do Cortella.

minha liberdade não acaba quando começa a do outro, ela acaba quando acaba a do outro.

Volto ao ponto: minha liberdade não acaba quando começa a do outro, ela acaba quando acaba a do outro.

O autor costuma publicar vídeos nos quais fala diretamente com o seu público e comenta os mais diversos acontecimentos da atualidade.

Está procurando uma mensagem especial de Mario Cortella para trazer inspiração? Confira aquelas que nós selecionamos para você.

Coragem é preparo e não mera disposição eufórica.

Estar satisfeito consigo mesmo é considerar-se terminado e constrangido ao possível da condição do momento.

A tristeza do rio é não poder parar. Se você pode, aproveite.

Agir conforme aquilo que se fala, alinhar discurso e prática, além de ser uma postura ética, é um sinal de autenticidade.

Frases de motivação de Mario Sergio Cortella que vão energizar você

Naqueles dias em que bate o desânimo, nada melhor do que ler algumas palavras de coragem. Se vierem de alguém muito inteligente, melhor ainda!

Mudar é complicado, mas se acomodar é perecer.

Mudar é complicado, mas se acomodar é perecer.

Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta e vai se fazendo.

O impossível não é um fato: é uma opinião.

Tem que ter esperança ativa. Aquela que é do verbo esperançar, não do verbo esperar. O verbo esperar é aquele que aguarda, enquanto o verbo esperançar é aquele que busca, que procura, que vai atrás.

A motivação é uma porta que se abre por dentro.

Frases de Mario Sergio Cortela sobre educação e conhecimento

Enquanto filósofo e professor, Cortella tem focado a sua atenção em questões primordiais como o ensino, a educação e o conhecimento.

Como sabemos, os espaços escolares e universitários trazem (ou deveriam trazer) ferramentas que nos ensinem a pensar livremente.

O conhecimento serve para encantar as pessoas, não para humilhá-las.

O conhecimento serve para encantar as pessoas, não para humilhá-las.

Elogie em público e corrija em particular. Um sábio orienta sem ofender, e ensina sem humilhar.

O autor também deixa evidente que o conhecimento deve ser algo que nós partilhamos para empoderar e capacitar as outras pessoas, nunca para diminui-las.

Nascer sabendo é uma limitação porque obriga a apenas repetir e, nunca, a criar, inovar, refazer, modificar. Quanto mais se nasce pronto, mais refém do que já se sabe e, portanto, do passado; aprender sempre é o que mais impede que nos tornemos prisioneiros de situações que, por serem inéditas, não saberíamos enfrentar.

A expressão mais inteligente, mais forte que existe para criar renovação, reinvenção, inovar a vida, inovar a capacidade e reforçar é a expressão: “NÃO SEI”. É a expressão que inaugura o novo.

Se a educação não for provocativa, não constrói, não se cria, não se inventa, só se repete.

Frases de Cortella sobre o amor e as relações humanas

Pensar o ser humano é também, inevitavelmente, pensar as suas relações com os outros, já que somos seres sociais por natureza. Para explorarmos e melhorarmos os modos como interagimos com os outros, é necessária uma reflexão constante.

Uma pessoa que seja capaz de amar é aquela que recusa aquilo que faz mal.

Uma pessoa que seja capaz de amar é aquela que recusa aquilo que faz mal.

Chamo atenção para o verbo "importar", que significa portar para dentro, trazer para dentro. Quando eu vivo apenas a "exportação" - quando só coloco para fora e nada recebo para dentro - crio a possibilidade de me desapegar.

A passagem de cada um pela vida deve contribuir para que, ao final, o mundo não esteja pior do que era antes. As pessoas são lembradas pelo comportamento que têm no trabalho, com os amigos, na família.

Os verdadeiros amigos veem seus erros e te advertem. Os falsos amigos veem do mesmo modo os teus erros e os apontam aos outros.

Frases e reflexões de Mario Sergio Cortella sobre o trabalho

Na sociedade atual, uma grande parte da nossa vida gira em torno do trabalho. Isso não significa, no entanto, que precisamos abrir mão do nosso descanso e muito menos dos nossos sonhos.

Nas suas reflexões, o autor sublinha que é importante termos momentos de pausa e que nunca é tarde demais para mudarmos de caminho, se não estivermos satisfeitos.

Cansaço se cura descansando. Estresse só se cura se houver mudança de rota.

Cansaço resulta de um esforço intenso e estresse resulta de um esforço para o qual você não vê sentido. Cansaço se cura descansando. Estresse só se cura se houver mudança de rota.

Quando o modelo de vida leva a um esgotamento, é fundamental questionar se vale a pena continuar no mesmo caminho.

Por que eu preciso morar em grandes cidades, viver desesperado dentro de um carro para lá e para cá, restringir imensamente o meu tempo de convivência com as pessoas de quem eu gosto, reduzir o meu ócio criativo para ficar num lugar onde vão me oferecer apenas e tão-somente dinheiro?

Reconhecimento é a melhor forma de estimular alguém.

Textos de Mario Sergio Cortella que você precisa conhecer

Algumas linhas de pensamento não podem se resumir a apenas uma frase. Confira os trechos de textos de Mario Sergio Cortella para você ler, compartilhar e, quem sabe, até mudar a sua vida.

Nós só sentimos a felicidade porque ela não é contínua.

A felicidade é sempre episódica. Você sentir a vida vibrando, seja num abraço, seja na realização de uma obra, seja numa situação, por exemplo, em que seu time vence, seja porque algo que você fez deu certo, seja porque você ouviu algo que você queria ouvir. É claro que aquilo não tem perenidade, aliás, a felicidade se marcada pela perenidade seria impossível. Afinal de contas nós só temos a noção de felicidade pela carência. Se eu tivesse a felicidade como algo contínuo, eu não a perceberia. Nós só sentimos a felicidade porque ela não é contínua.

Quem estudou latim se lembra que a palavra "feliz" é felix, que significa também "fértil". Felicidade é sinônimo de fertilidade. Fertilidade não é apenas gerar outras pessoas. Fertilidade é impedir que a vida cesse na sua múltipla condição. Fertilidade é dificultar a desertificação dos nossos sonhos. Fertilidade é fazer com que não haja a esterilização do nosso futuro. Ser feliz é sentir-se fértil.

Um jovem diz: eu quero fazer o que eu gosto. Eu também. Só um imbecil gostaria de fazer o que não gosta. Todo mundo gosta de fazer o que gosta. No entanto, para fazer o que gosta é preciso que dê passos não tão agradáveis no cotidiano.

Há um ditado chinês que diz que, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando um pão, ao se encontrarem, eles trocam os pães; cada um vai embora com um. Porém, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando uma idéia, ao se encontrarem, trocam as idéias; cada um vai embora com duas.
Quem sabe, é esse mesmo o sentido do nosso fazer: repartir idéias, para todos terem pão...