Igualdade Filosofo Grego
Aprender grego aportuguesado é bom saber como: pneumoultramicroscopicossilicovulcaniótico, que não é comida e teobromo, que é comida.
Falar em hebraico ou grego para neófitos ou candidatos ao batismo só tem um efeito: mostrar que o conhecimento do professor está acima do entendimento para a salvação.
Imagine Adão culpando a Eva em grego por ter sido tentada pela Serpente, falando com ela em hebraico: é uma aberração, diria o povo, caindo também em tentação em diversas línguas.
Não importa se a sua Bíblia está em hebraico, grego, aramaico ou na sua língua materna; para compreender sua mensagem espiritual, é necessária comunhão diária com o Espírito Santo.
Hermenêutica, Homilética, Exegese e Eisegese.
- Hermenêutica: Do grego “hermeneutike” que, por sua vez, deriva do verbo grego “hermeneuo” e transmite o significado de “elucidar; explicar; interpretar; traduzir”.
É a disciplina que lida com os princípios de interpretação. Ela é considerada a ciência da interpretação ou a arte da interpretação. O objetivo é a interpretação e a compreensão clara dos textos Bíblicos.
- Homilética: Do Grego "homilos", que significa, multidão assembleia do povo, derivando assim outro termo, "homilia" ou pequeno discurso do verbo "omileu" conversar.
É a disciplina que se ocupa com a preparação e o discurso, sendo a arte de falar em público, expor e explicando com a finalidade de convencer os ouvintes.
Na homilética são usados a eloquência, que é a elegância no falar, entonação da voz, que deve ser audível e clara para os ouvintes, observando as pontuações e acentuações. Outra regra da homilética é a postura, fisionomia e indumentária do orador.
- Exegese: Do grego "eksegéomai", termo este formado pela preposição "eks", do interior para fora, de dentro e pelo verbo "geomai", conduzir, guiar. Etimologicamente, este termo significa: “interpretação; exposição; explicação”.
Assim, a exegese bíblica é a disciplina ou processo de expor a mensagem do texto bíblico; de “extrair ou conduzir para fora” a informação expressa e verdadeira na revelação divina dentro da Escritura. Por conseguinte, a exegese vem de “dentro da Bíblia para fora” e nunca ao contrário.
- Eisegese: Do grego "eisigisis" e da preposição grega "egeomai", “conduzir, guiar”. Dessa forma, a palavra eisegese significa “trazer de fora para dentro a interpretação de um texto.”
A eisegese é uma interpretação peculiar, subjetiva e tendenciosa de um texto bíblico que vem de “fora para dentro”, que contrabandeia para dentro do texto das Escrituras Sagradas as crenças, ideias e práticas particulares do intérprete. A eisegese, portanto, é o inverso da exegese, pois enquanto a exegese “tira para fora” o que já está no texto da Bíblia, a eisegese “coloca para dentro” o que não está nas Escrituras. São os famosos malabarismos bíblicos que alguns heterodoxos fazem descaradamente; e também os irritantes palpites e achismos dos rasos na doutrina bíblica.
A eisegese é uma prática muito utilizada pelo diabo e pelos falsos mestres e profetas (Gn 2.16-17; 3.1; Sl 91.11; Mt 4.5-6).
Dito tudo isto, devemos ter em mente que a Escritura deve ser interpretada respeitando os contextos anteriores e posteriores e a sinoticidade bíblica. Lembre-se também que a Escritura é auto-interpretativa; pois, um versículo não interpreta um capítulo, um capítulo não interpreta um livro e um livro não interpreta toda a Escritura.
Pense nisso e ótimo fim de semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
O deus soberano dos calvinistas nada mais é que uma espécie do semideus mitológico grego Hercules, com onisciência, onipotência e onipresença. Ele é um deus confuso, impessoal e esquizofrênico que, não se pode confiar, mas apenas desconfiar. Em diversas passagens das Escrituras esse deus calvinista diz que se é salvo pela fé..., que deseja salvar a todos..., que devemos nos arrepender..., mas na sua vontade secreta tudo isso não é bem assim, sendo a eleição um capricho divino. Assim, por mais que os “teólogos” calvinistas mais lúcidos dessa doutrina heterodoxa se esforcem por diminuir as implicações do horrível determinismo e fatalismo que essa doutrina desemboca, acabam se contradizendo no decorrer de suas falas e escritos.
Presciência no grego é proginosko, que significa saber de antemão no sentido de pré-conhecer. Assim, quando o calvinista tenta distorcer a palavra proginosko, dizendo que ela significa determinar antecipadamente ou preordenar, ele está tentando fazer um malabarismo desesperado, a fim de conformar sua doutrina herética a Escritura.
A palavra "logos" no grego usada em João 1.1 significa razão. Se não há razão, há contradição. A contradição consiste na negação de si mesmo. Ou seja, algo não pode ser verdadeiro e falso ao mesmo tempo. Isso é contradição, e se é contraditório é sem sentido, e não existente. John Wesley dizia o seguinte: O verdadeiro conhecimento de Deus está acima da razão, mas não contra a razão.
Meraki é uma das palavras mais importantes do dicionário grego e poderia substituir muitas palavras justamente pelo fato de dizer que você deve se doar em tudo o que for fazer se entregando de corpo e alma tanto na vida profissional quanto pessoal.
“... Professores ideais são aqueles que se transformam em pontes e que convidam os alunos a cruzá-la, depois de ter facilitado sua passagem, com alegria e colapso, incentivando-os a criar pontes
a partir de suas próprias atitudes...!"
Quem faz o destino é você. Se quer algo, dê quantos passos forem necessários sem derrubar o próximo. Corra atrás e seus objetivos serão sempre alcançados. Quem exige demais e espera muito da vida sem se mover, acaba nela sem nada. Objetivos existem para serem cumpridos!
"Boa tarde Pensadores Poiēticos! "Por que gastar tempo no desenvolvimento das inúteis potencialidades do ser, na educação dos sentidos para os prazeres inúteis, insignificante do ponto de vista econômico, se os corpos acabam transformados em unidades de produção? O que é um profissional? É um corpo, outrora portador de sentidos, que se transformou em ferramenta, utilidade. Este corpo, portador de sentidos foi afetado pelo âmbitos da pós-modernidade de modo que, viramos nômades psíquicos causando, inevitavelmente, a fragmentação da razão humana". Filósofo Severiano em: "Onde está o interruptor?""
Não se preocupe Com sua parte Física Se Preocupe com sua parte emocional
Quando Voçê se preocupa Com sua parte Emocional Voçê Também está Se preocupando Com a sua parte Física