Ideia de Estado
Semana passada, fiz uma viagem ao interior de outro estado,
passei por um campo coberto de girrasois amarelos.
- Parecem milhões de carinhas sorrindo para quem passa pela auto-estrada.
Esta chegando o carnaval, sabe o que é carnaval?
Carnaval é uma festa onde o Estado disponibiliza:
Ambulâncias para socorrer bêbados, Viaturas para dar suporte aos valentões, Caminhões pipas cheio de água para refrescar, pessoas suadas e fedendo. Mas quando aquela Velhinha do bairro passa mal, não tem ambulâncias ! Quando invadem sua casa não tem viaturas ! E o nordeste morrendo de sede!.
..."A determinação é o estado da mente que torna o homem imbatível e que faz até o impossível acontecer"... - Ricardo Fischer -.
Escrever liberta e alivia, pois coloca o ser humano num estado de êxtase passageiro, pois confere a alma amargurada o poder de dividir seus sentimentos com o desconhecido.
"Imagine um cego com uma bússola. A constituição norteia os interesses basilares de um Estado Democrático de Direito, mas, semelhante a ilustração, precisamos de líderes que enxerguem as necessidades de cada um de nós que compomos esta nação morta em suas vergonhas com olhar de indignação e não solidariedade." Fato este me permite concluir que: "Não precisaríamos de assistência social, solidariedade, se o Estado fizesse aquilo que tem como obrigação primordial: Saúde, Educação, Dignidade da pessoa".
A democracia brasileira é aprisionada pelo o sistema capitalismo ou você serve ao estado ou você é engolindo por ele... "Esse sistema é um vampiro".
A finalidade do Estado é a liberdade num Estado democrático, o que menos se tem a temer é o absurdo, pois é quase impossível que a maioria dos homens unidos em um todo, se esse todo for considerável, concorde com um absurdo. Não, a finalidade do Estado não é fazer os homens passarem da condição de seres razoáveis à de animais grotescos ou de autômatos, mas, pelo contrário, é instituído para que a sua alma e o seu corpo se desobriguem com segurança de todas as suas funções, para que eles próprios usem uma Razão, para que não lutem mais por ódio ou artifício, para que se suportem sem arrojo uns aos outros. A finalidade do Estado é portanto, na realidade, a liberdade.
Ouse movimentos inéditos, pois a platéia tem estado terrivelmente entediada. Se cair, levante com graça. Passe a ditar o ritmo se não quiser ir no embalo. A música está tocando... Você não consegue ouvir? É o seu momento e as luzes estão sobre você. É a dança da vida.
Ser feliz; é um magnífico estado de espírito.
Faz transbordar da própria alma; uma grande jovialidade.
Transmitida por meio, de uma espontaneidade; por meio de energias sutis e igualmente, renovadoras.
Ser feliz; é o mesmo, do que sentir-se bem com a vida e de igual modo, com tudo que estiver ao redor.
Mantendo o equilíbrio; através de uma constante paz interior.
Estar bem para consigo próprio; é um importantíssimo estado de espírito e deste, como resultado principal, uma grande alegria de viver. Desta proporcionalmente, um bem maior é espontaneamente externado; ao fazer brotar uma jovialidade que é oriunda, da própria alma. E o coração fica bem mais leve e rejuvenescido, por meio de um grande bem-estar físico e espiritual.
E lá no alto ressurge o guerreiro, por dentro em estado permanentemente debilitado, porém, por fora blindado.
Começar não é apenas um tipo de ação. É também um estado de espírito, um tipo de trabalho, uma atitude, uma consciência.
Nunca havia pensado por esse lado.
Morte nunca havia estado na minha pauta.
Até agora,
até anteontem.
Talvez daqui por diante eu aprenda a valorizar mais
o que realmente importa.
Ou talvez tudo volte a ser como antes
com o cotidiano me engolindo até que ela,
a morte,
me espreite (ou me leve) de novo.
Que as velas se encham com os ventos da mudança
e me levem a um incerto indefinido
mais leve de ser vivido.
