Existencial
Tanto o vazio existencial, quanto o desejo, antes preenchidos pela fé dogmática, cederam espaço, nesta era de pragmatismo tecnológico neoliberal, ao prazer compulsivo, e ainda assim, continuamos perplexos, insatisfeitos e vazios.
A arma mais perigosa para a plenitude existencial da humanidade é que esta se torne refém de uma razão incoerente.
CONSCIÊNCIA EXISTENCIAL
Aproveito minha vida a cada segundo
Pois sei - tudo isso acabará.
Assim como criado, em mero instante poderei nem aqui estar.
Nada depende de mim, de você, de nós.
Tudo está predestinado - não sabemos à que.
Viro-me, reviro-me - sinto-me apático.
Sem entender, na indagação persistente - o que mais transcender?
Porém o fim até pode estar próximo
Que assim mesmo me sinto satisfeito, realizado...
Por ser, hoje, humanamente espiritualizado.
Trilha sonora
Preenchendo as lacunas do vazio existencial
Oportunidades dispostas num mundo desigual
A realidade dividida entre o sério e o incrédulo
Na trilha do caminho que aponta para o certo
Nada cultivamos além de boas amizades
O resto perde-se ao vento e à trilha sonora
As sinfonias revelam uma outra condição
Acalmando os que jazem no clarão da aurora
Cumprimentes apenas de gesto suficiente
Sem mais delongas ou risos dissimulados
Estamos fadados a pensar como escravos
Vivendo como tal gente de toda a gente
Faças para ser recordado na história
Como alguém que marcou nos seus passos
Deixando um legado envolto em paz
O que é rico e nobre não se perde jamais!
Visão- O vazio moral, a angusita existencial que muitos parecem sentir hoje em dia e que é constantemente representada na arte moderna- pintura, teatro, literatura, cinema, televisão, etc- de onde vêm?
Rohden- Vêm da falta de auto conhecimento e da falta da verdadeira educação. Esses fatores sociais- rádio, teatro, televisão, etc- não podem educar porque, como já foi dito, a educação é um processo eminentemente individual. O que os citados fatores sociais poderiam e deveriam fazer é remover ou diminuir os obstáculos à verdadeira educação. Infelizmente, porém, quase todos os programas de cinema, rádio e televisão, são flagrantemente antieducativos. E isso acaba num vácuo ou numa frustração existencial, como repetimos sem cessar em nossos cursos da Alvorada e em nossos livros.
Definiria FELICIDADE: Momento existencial, onde a alegria de viver entra em você e invade a tua alma. JC
Não adianta auto-ajuda; é ajuda do alto que possibilitará tirar você dessa amargura existencial em que se meteu.
O amor existencial é uma pequena fração do amor imaginário. É como a rotura recente: traz uma falsa saudade.
Há um vazio que todo ser humano tem, que chamo de vazio existencial. Este só pode ser preenchido por JESUS. Todos os nossos esforços para preencher este vazio são em vão, até o dia que conhecemos a JESUS. Ande com ELE, fale com ELE, tenha compromisso com Ele. Entregue-se. (PLDD)
Julgar uma pessoa por fatos isolados, por sua conduta em determinado momento existencial é um grande engano, pois não conhecemos os pormenores que permeiam seus caminhos.
DIANTE DA IMENSIDADE UNIVERSAL, O SER EXISTÊNCIAL É A INSIGNIFICÂNCIA DO NADA. PORTANTO NÃO EXISTE INFERÊNCIA E NEM CORRELAÇÕES ENTRE AMBOS... SOMOS O MENOR GRÃO DE TODA POEIRA ESTRELAR QUE CONSTITUI SEU DESCARTE
Almany Sol - 07/08/2012
De onde vem esse vazio existencial incomensurável que faz tanta gente precisar da validação alheia para que sua própria vida tenha sentido???
A DOCE ILUSÃO
Para os intelectuais haverá sempre um paradoxo existencial: a caracterização da ilusão. Dotados dos meios suficientes e necessários na identificação desta possível armadilha, os afortunados doutos podem, por vezes, almejar a condição de vítimas consentidas dela, a doce ilusão.
A filosofia e o cienticifismo são implacáveis em refutar qualquer investida da ilusão. Por vezes, este rigor embota os sonhadores, prejudicando o desenvolvimento destas disciplinas. A ciência quer modelos formais que expliquem aquilo que pode ser observado. O artista, o poeta quer tornar belo o inexplicável, o imponderável. A desconfiança do óbvio é o pressuposto básico da filosofia. A fenomelogia dá o arcadouço necessário a ciência que a utiliza na descrição dos seus métodos de estudo.
A grande virtude dos afortunados doutos reside no poder da escolha entre ser feliz ou ter razão, quando esta condição conflitante se impuser. Sendo erudito ele pode optar. A maior das arrogâncias é querer ser feliz sempre ou ter razão sempre. “Afinal a vida é isso, e um pouco de fantasia não faz mal a ninguém”. Assim escreveu uma linda cientista, quem ousaria discordar dela?
Agostinho Lima-072200Set11
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp