Ética Empresarial
"O respeito é a pedra angular da ética, pois reconhece a dignidade intrínseca do outro e a necessidade de tratá-lo com justiça e consideração."
A ética e a moralidade são como bússolas que nos guiam em direção ao que é correto e justo, mas a base da moralidade não está apenas em regras e normas, mas sim em valores que se enraízam na nossa humanidade. Viver de forma ética requer coragem, compaixão e honestidade, e é através da prática constante desses valores que podemos alcançar a plenitude da existência.
Quanto mais normas há numa determinada sociedade, menos ética ela é, e mais perversa ela tende a se tornar.
Nossas crises antes de mais nada são ética, moral e civilizatória.
Quando analisamos com um pouco mais de profundidade, nos deparamos com a triste realidade.
Não é uma questão ideológica e sim de lógica racional.
A palavra ética vem do grego ETHOS, que quer dizer o MODO DE SER, o CARÁTER. O discernimento está intrinsicamente ligado ao caráter do indivíduo! Caráter: define a índole da pessoa e como ela rege as suas atitudes, dentro dos parâmetros da honestidade e do respeito ao próximo.
Nada contra a FÉ, porém a FÉ sem a MORAL e sem a ÉTICA é altamente DESTRUTIVA para si e para outrem.
Moral = costumes.
Ética = é um comportamento moral individualizado racionalizado!
💮 "Trabalhar pra elevar minha vida moral e ética, uma consciência limpa e serena, e só para esclarecer "eu não estou acima de ninguém e muito menos em baixo" tenho o direito de viver bem independente das situações e quero uma vida de honra, paz e respeito" 💮
Denomino de "abusadores da ética", aqueles que gostam de se aproveitar da mansidão de alguém, apenas para levar algum tipo de vantagem. Algum tempo atrás, seria meio difícil disso acontecer. Se acontecesse, com Deus, esse, provavelmente, iria para o Paraíso. Com o Diabo, iria sem dúvidas, para o INFERNO.
Rs
nem sempre é por meio das palavras que aprendemos. Ética, generosidade, amizade e humildade são atitudes e qualidades que se veem nas ações, e que ficam de exemplo e inspiração.
A ética discursiva recorre à razão para fundamentação. Enquanto o juízo categórico funda-se no sujeito e supõe a razão monológica, o sujeito é decentrado, porque a razão comunicativa apoia-se no diálogo, na interação entre os indivíduos do grupo, mediada pela linguagem, pelo discurso.
FILÓSOFO NILO DEYSON MONTEIRO
CORTA VENTOS:
Faça o que é certo, não o que é fácil. O nome disto é Ética! Para realizar coisas Grandes, comece pequeno. O nome disto é planejamento! Aprenda dizer não. O nome disto é foco! Não tenha medo de errar, nem de rir dos seus erros. O nome disto é criatividade! Desafie-se um pouco mais a cada dia. O nome disto é superação! Para todo "Game Over" existe "play again" o nome disto é vida.
