Era
A meta era chegar na assistência social, que ficava no centro.
Mas, não tínhamos nenhum dinheiro.
E, era torcer para não estar fechada.
Retornamos, ao outro lado da avenida, pedimos carona no ônibus até certa distância.
Um motorista muito legal, entendeu a situação e pediu para que a gente entrasse.
Entramos, ele deixou a gente há pelo menos umas 2 horas de onde queríamos estar.
Mas, ao dar meio dia, perguntando todos que apareciam pela frente onde ficava o local, conseguimos chegar...
Avistei o segurança...
Na escola, eu era chamada de bruxinha, simplesmente porque eu não tinha recursos financeiros para ir bonita para a escola, era tudo doado pelas colegas da minha mãe. Então, eu ia vestida de menino, anos 90. Tudo muito difícil, era o que tinha. Raider do Seninha, blusa regata com carrinho da hot Wheels!! Bom, na adolescência, meu uniforme era camisa de vereador, com um número e um nome bem grandão!! Escrito NATAN! Era o que tinha pra usar. Quando fiquei jovem... Todos viraram meus amigos.
Nenhum ressentimento. Um dia era prova de português, na esquina da escola, a tal raider que eu usava, quebrou. Eu fui descalça mesmo assim. Enfrentei a fila do pátio, para entrar na classe, todos me olhavam e riam. Eu não voltei para casa, lá não tinha nenhuma outra sandália para eu calçar. Nem minha mãe tinha dinheiro para comprar. Ela quebrava pedra brita o dia inteiro, para ganhar 0,50 centavos por lata. Mal dava pra comprar arroz que era também na época, 0,50 centavos o quilo. Eu nunca reclamei, eu sentia vergonha? sentia. Mas desde aquela época, sempre soube que nunca seria fácil.
Não era falta de amor próprio. Era a história pesando nos ombros.
Disseram que o problema estava nelas, mas nunca falaram das portas fechadas, dos corpos controlados, do medo herdado das que foram silenciadas antes. O sistema mudou o discurso, não a intenção: afastar, culpar, punir.
Quando o amparo falha, a violência aparece, e depois perguntam por que ela não saiu.
O feminismo nasce desse cansaço antigo, não como moda, mas como sobrevivência.
Enquanto tentarem calar as mulheres, cada voz erguida seguirá sendo resistência.
Me abandonou
Quando você estava com a mamãe você era um pai
Cuidava de mim
Olhava pra mim
Era o que eu precisava naquele momento
Depois que as coisas com a mamãe não estavam dando certo...
Você sumiu devagarinho e para outra mulher foi atrás
E agora eu fico pensando
Se não fosse essa mulher você ainda me amaria?
Não não.. não amaria
Você agora vive seu mundo
Sem mim e sem mim
Do jeito que você queria.
Eu só queria que você me amasse
Me amasse
Mais do que ela
Cuidasse de mim como um pai
Agora você foi embora
Está vivendo
Era o que você sonhava?
Viver sem mim
Pai ausente
Pai distante
Que não olha para mim
E....
Espero que você esteja feliz com sua escolha..
...
Você de repente apareceu após minha mãe falecer...
Pensei que tinha decidido ser um pai
Eu estava feliz
Fiquei feliz
Criei esperança que você voltaria
Mas você mostrou sua verdadeira face
Deixou a decisão de ser pai na mão daquela mulher
Ela só olhava para as minhas coisas
Queria que eu dormisse num quarto do fundo
Queria me colocar na linha como se eu fosse um animal...
Eu percebi o que vocês queriam
Eu me afastei não quero nunca mais te ver
Agora eu tenho um pai
Agora eu tenho um pai que não me abandona
Por nenhuma mulher
Por nenhuma mulher
Ele tem uma caveira no rosto
E faz o que você não fez.
Não me procure.
"O Poeta Calado Pela Própria Poesia"
Era deveras Forte, a Real Saída para Qualquer Sofrimento...
O socorro Vindo de onde não Se Esperava...
Todos ouviam brados de Paz...
Águas calmas, céu límpido...
Paz, Fidelidade, Alegres momentos que Pareciam Eternos...
Não se guarda pra Si coisas Tão Belas, então em alto e bom som, Bradou o poeta, Suas Juras, A Mudança de certos Predicados..
Pois o Girassol precisava de Água, de luz, mas Principalmente de Amor...
E em uma Fonte inesgotável Se Tornou, para que Jamais Esse Belo Girassol Sofresse as faltas e perdas da Vida...
Mas o Céu se Tornou Nublado, a Noite Preta Tomou Lugar...
Coração que Outrora Batia fora de Cadência Cheio de Amor, hoje Apenas Bate para Bombear o Sangue apenas Necessário à Sobre Vida...
Se Tiram a Luz do Sol, de Nada lhe Adianta Existir...
Se Tiram a Beleza da Lua, de nada Lhe adianta ser Observada no Céu Escuro...
Assim é com Os Poetas, Se Lhe Tiram o Amor, esse Encara o Vazio, Esse Vê na Perda do Amor, a Perda de Todo e Qualquer Sentindo...
E é Assim que se Cala um Poeta, é Lhe Tirando o Amor...
Quando chega o Natal e a passagem do ano novo, fico recordando da minha infância, tudo era tão poético, tanta inocência!
Hoje é só consumismo, tanta competição, tem que mostrar o carro novo, o celular top, etc...!!!!
Na passagem do ano é aquela loucura, parece que o mundo vai acabar, no dia seguinte nada mudou, tudo continua igual!!!
Na década de 50, quando ainda eu era criança, quando eu saía na rua com meu pai que era deficiente auditivo me deixava muito triste ao ver os outros chamá-lo de SURDINHO, ele tinha um nome, chamava-se ANTONIO!
Em algum momento da consciência, o ser humano percebe que muitas das verdades que o sustentavam eram apenas estruturas herdadas— e é nesse instante que surge uma espécie de vertigem interior: a compreensão de que, se aquelas bases não eram tão sólidas quanto pareciam, então a responsabilidade de reconstruir o próprio sentido da existência talvez sempre tenha sido sua.
Era uma vez
Um lindo lugar
Na arte e na escrita
Buscar ensinar
Seu nome é escola
Com carinho vem motivar
Educando com amor
Para cidadãos formar
Na escola eu exploro
O meu aprender
Incluo empatia
Na construção do meu ser
Com meus amiguinhos
Eu busco brincar
Respeito as diferenças
Para a paz reinar
Criança pequenina
Com bracinhos no ar
A leitura diária
Quer abraçar
Professora querida
És minha estrada do saber
Com paciência explica
O meu direito e meu dever
Já amei um amor que eu jurava ser para sempre. Já chorei por um amor que achava que era o fim do mundo. Mas hoje, encontrei o mais essencial de todos: o amor-próprio. Aquele que nasce quando nos descobrimos, nos permitimos ser... e esperamos, com calma, o grande amor que virá.
Frustrei-me demais ao procurar apenas de mim no outro. Não enxerquei a ele. Não enxerguei que era outro. Não enxerguei que a verdadeira beleza da relação é apreciar suas diferenças mais profundas e acolhê-las por inteiro.
Ainda ontem, menino, eu era porreta. Arremessava pedra no infinito, certo de que acertaria o impossível. Me encantava por qualquer menina que cruzasse meu olhar.Tocava campainha e voava, sem jamais olhar para trás.Rasgava o dedão ao chutar bola descalço,chorava o desprezo do dia,perdia o sono por causa do “não” da menina que eu gostava.Hoje, me cobro por não ser e por não poder mais ser “aquele menino” que outro fui!
Meu pai cantava essa música quando eu era criança. Me sentia tão amada e orgulhosa de ouvir ele cantando para mim:
"Quero uma mulher
Que saiba lavar e cozinhar
Que de manhã cedo
Me acorde na hora de trabalhar
Só existe uma
E sem ela eu não vivo em paz
Emília, Emília, Emília
Não posso mais
Ninguém sabe igual a ela
Preparar o meu café
Não desfazendo das outras
Emília é mulher
Papai do Céu é quem sabe
A falta que ela me faz
Emília, Emília, Emília
Não posso mais." (canção de Vassourinha)
Estamos vivendo a era da alienação política, onde a grande mídia se submete a um sistema corrupto que atua incessantemente para aprisionar os analfabetos funcionais que ela própria formou, mantendo corruptos no poder e conduzindo a nação ao caos.
"Era a última noite daquele carnaval,
nosso encontro foi especial.
Meu Pierrô tomou - me pela mão,
dançamos a noite inteira, acima de nós
um chão de estrelas.
Eu sua Colombina,
o admirava pela desenvoltura.
Encantada estava,
diante de tamanha formosura.
Com ternura me abraçou,
com doçura me beijou...
Desde aquela noite mágica,
juntos estamos.
A idade avançou,
o amor somente aumentou...
Multiplicou!
Para sempre serei sua Colombina,
e ele sempre será o meu amado Pierrô.
A cada dia vivenciamos,o
Nosso Eterno Carnaval de Amor... "
"Sonhei com uma maquete que o fundo inteiro era azul, como se representasse a água! Em cima dela havia 4 símbolos, 1 símbolo que era um gênio, em seguida após ele, um símbolo que era a IA, na parte de baixo um par de chinelos, eles eram azuis, dentro era colorido como arco-íris, depois desse par de chinelos havia um monte, no sonho ele era o monte Roraima, porém ele era todo branco, como se tivesse gelo nele."
Agosto de 2024
