Educação e Valores Morais
EDUCAÇÃO LIBERTA !
“Na Alegoria da Caverna de Platão consta que o único homem que conseguiu se livrar das correntes e viu luz, resolveu regressar para ajudar os companheiros que permaneciam na escuridão. Esse retorno é o que deveríamos chamar de política, na verdadeira concepção. Ajudar os nossos irmãos a verem também a luz e não mantê-los na escuridão da ignorância.
O livreco do MEC que preconiza que os erros de português tipo “nóis pesca” devem ser considerados como certos, tenta manter a maioria na mais profunda ignorância.
Entendam que a leitura de bons livros é uma das mais ricas atividades humanas, pois dá acesso a conhecimentos elevados e sublimes. É através da reflexão de boas leituras que elevamos a nossa compreensão, o nosso senso crítico e a nossa percepção de vida.
Ler não é somente uma atividade mecânica, mas envolve a compreensão profunda da vida, é um instrumento para a elevação da consciência.
Ler é um exercício de reflexão para acessar outras dimensões, outras verdades e outras liberdades.
Como alguém que não domina o vocabulário, os fundamentos básicos da gramática e concordância de sua língua poderá compreender um bom livro? Alguém responde? Não estamos mais na idade da pedra. Estamos na era da comunicação e do conhecimento, ou não?
A língua de um país tem como função maior a comunicação, mas o que se entende por comunicação, na concepção mais profunda da palavra. A comunicação se processa entre o “interior” e o “externo”, entre um adulto e uma criança, entre um adolescente e uma criança, entre ideologias contrárias, entre o racional e o irracional, entre o homem e a natureza, entre o homem e um livro, entre o homem e a mídia, etc.
Como desenvolver a habilidade da comunicação no sentido mais amplo, sem o instrumento da leitura? Como compreender um livro e se comunicar no sentido mais elevado no mundo atual, sem a compreensão do que se ler?
Manter as pessoas mais humildes sem acesso a literatura, aos textos filosóficos, técnicos, é uma das maiores violências que se faz a um ser humano.
Querer nivelar um humano por baixo, é mantê-lo na eterna escravidão. Todos já deviam saber que o CONHECIMENTO LIBERTA.
Não estou com essas palavras negando as diferenças regionais que de fato existem, mas não podemos diversificar o idioma. O idioma português tem uma história, uma tradição, que foi adotada pelos brasileiros como a língua oficial do país. Poderia ter sido a tupi-guarani, mas não foi.
A nossa língua tem uma estrutura básica que pode até ser alterada ao longo dos anos e dos costumes, mas não se pode passar por cima de sua estrutura fundamental.
Está na moda, atualmente, que tudo é preconceito contra os humildes, mas não querem que as pessoas humildes ampliem a inteligência para que possam desenvolver o que os humanos têm de mais sublime que são: A LIBERDADE E O SENSO CRÍTICO.
Vamos dar nossas mãos às crianças, aos jovens que são excluídos de boas escolas para que possam ler, escrever e falar de maneira compreensível, para que tenham acesso aos bons livros e que possam se comunicar das mais diversas maneiras, respeitando as diferenças.
Vamos educar nossas crianças e ensiná-las a pensar, somente assim não se submeterão aos enganadores de plantão que são muitos.
NÃO ESQUEÇAM: EDUCAÇÃO LIBERTA!
A polícia não educa, nem a justiça liberta. Educação é atribuição do lar, e a liberdade é fruto de uma mente consciente.
Crianças precisam de saúde, educação e segurança para crescerem saudáveis.
É nossa obrigação garantir essa base.
A natureza humana é ruim. Para ser aceitável, precisa ser modelada pela Educação, pela Religião e pela Legislação.
Muitos confundem sinceridade com falta de educação. O problema é que ser sincero com algumas pessoas, somente aparentando ser mal educado mesmo, pois nunca vão entender outra forma de se expressar. Não adianta dizer que não. Quantas vezes você simplesmente não escutou uma sinceridade e prestou atenção numa falta de educação? Seria mais simples se as pessoas acreditassem e vivessem que a sinceridade, por pior que possa parecer, é a única opção em certos casos.
A objetividade da educação deve estar centrada na formação de livre pensadores , e não meros profissionais para o mercado de trabalho . Antes de formar o profissional , deve-se primeiro formar o cidadão..cidadão q pensa e reflita sobre o meio em q esta inserido . Q não aceite ser enganado , manipulado e escravo de um sistema politico corrupto . Q exija seus direitos assim como são exigidos seus deveres . Q não se deixe influenciar facilmente por idéias , ideologias , crendices etc...
Educar.
Não preciso de atalho
condições o Brasil tem
eu não quero quebra galho
a educação faz muito bem
não me faça de paspalho
vou viver do meu trabalho
sem as bolsas de ninguém.
“Tacanhos convictos são tão resistentes em receber e aprimorar educação comportamental, (civilidade), quanto um alcoólatras resistente a anestesia local.”
"Se você acha que investir em sua educação custa caro, imagina pagar o preço de ser ignorante por toda vida."
(lexgrafia)
Os pais querem educação de qualidade, mas não qualificam seus filhos para que sejam respeitosos e receptivos a aprenderem e a evoluírem. Pois, os próprios pais já qualificaram os professores como incompententes na missão do educar e ensinar. Controverso, não?!
Medimos o nível de educação de um país pela capacidade que tem o seu povo de argumentação e de violência.
"O Maior símbolo de humanidade, a meu ver, é a educação social, ser cortês e mostrar empatia e respeito pelo semelhante."
Preconceito é falta de inteligencia... sem educação as pessoas estão fadadas ao emburrecimento... violência e empobrecimento. A verdadeira REVOLUÇÃO é a EDUCAÇÃO.
- Relacionados
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Mensagens de Educação
- Valores Morais
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- Pensamentos de família para refletir sobre os verdadeiros valores
