Democracia
Festa da Democracia.
Cada eleição, um novo santinho no chão,
Mas me pergunto: será que é santinho, ou não?
Santo quem suja a cidade e contamina a população?
Ou é só mais um milagre da nossa civilização?
Essa é a democracia, um verdadeiro festival,
De desrespeito, cadeirada e gritaria infernal.
Uma grande barbárie, mascarada de moral,
Pra no fim, alguém corromper o que é "nacional".
Quatro anos de bajulação e riso forçado,
Aí começa o circo, quando o voto está do lado.
Será que isso é mesmo democracia?
Ou um grande hospício com ingresso de cortesia?
"A verdadeira democracia não se mede pelo número de votos, mas pela dignidade com que um governo trata seu povo. Quando a política se torna um jogo de interesses, a justiça se esconde, a liberdade se cala e a esperança do povo se transforma em desilusão." – Yan Tosta
QUE PAÍS É ESSE.
Democracia prostituída.
Governo fascista.
Regime comunista.
Economia capitalista.
Cultura do bem.
Educação duvidosa.
De um povo sofrido.
Democracia é o sistema político em que os cidadãos elegem os seus dirigentes. Perfeito! Contudo, vale fazer saber que se alguém deu exemplo ruim de gestão: falsificado assinaturas, atrasando e fatiando salários, perseguindo servidores do povo, acusando de mercenários os profissionais que buscam direitos... Vale te alertar que a democracia não pode levar a culpa por sua escolha irresponsável.
A democracia, apesar dos suas falhas, ainda é o mehor regime político para conduzir uma sociedade.
A sua falha maior não é a permissão para que os eleitores tenham, como opção, candidatos ditadores e fascistas, mas, sim, a extrema paciência com eles.
Democracia combina com decisões judiciais em detrimento do cumprimento das Leis estabelecidas pelas Casas Legislativas? Que vale mais: os interesses governamentais ou os do povo, a quem as autoridades servem?
Democracia em nossa boca é incoerência: na deles é o mais belo ideal. Nacionalismo, em nossa boca, é fascismo, é cópia de estrangeiros; na deles, é patriotismo. Brasilidade em nossa boca é jacobinismo; na deles é legítimo sentimento nacional.
A democracia liberal tem falhado em quase todo o mundo, e, mais que em qualquer outro lugar, isso se tem verificado entre nós
Na democracia em que estamos, o silêncio é a única liberdade de expressão imune de insultos.
Se calar é berrar por um partido sem professar sua sigla.
Quase impossível optar por preservar as relações em detrimento de divergências ideológicas e políticas.
É uma guerra que já te colocam num lado sem ter escolhido onde quer estar.
Não há diferenças, insustentável tal convívio.
O pluralismo político é um irrelevante jurídico, com mesma força normativa, e até inferior, que o preâmbulo da constituição.
A liberdade de pensar já não condiciona a existência, como apregoado por Renê Descartes.
Há igualdades, e o que escapa disso não merece existir no seu círculo social.
Que minhas críticas sejam lidas politicamente, cada qual me vendo mais partidário que os próprios concorrentes.
Que a acidez interpretada de tudo escrito seja mais ardente que o próprio inferno de Dante, reservado pra mim, no pior lugar, para os aderentes da neutralidade. Lá, Gregório de Matos me aguarda para juntos nos embebedarmos e rir dessa sociedade desolada e acanhada.
A esquerda carrega de maneira destra sua foice comunista, e a direita com sua canhota empunha o fuzil para combater a criminalidade.
DEMOCRACIA E JUSTIÇA SOCIAL À LUZ DA BÍBLIA
Existe democracia num país onde o Congresso Nacional se esquiva de cumprir suas atribuições constitucionais? E por quê? O Congresso brasileiro hoje é livre, ou existe um poder que lhe subjuga? Que poder é este? Se isto for verdade, a pergunta é: É o Congresso hoje um legítimo representante do povo, seja na elaboração de leis que expressem fielmente sua vontade, seja no cumprimento fiel destas leis?
A aplicação das leis no Brasil hoje segue, de fato, o devido processo legal, como expressão real da justiça tal qual ela é, ou existe um "devido processo legal" apenas do discurso, quando na verdade o que está sendo praticado é um "indevido processo ilegal"?
BASE BÍBLICA
A justiça engrandece a nação, mas o pecado é uma vergonha para qualquer povo. (Provérbios 14.34)
Ó vós, que transformais o juízo em algo amargo e lançais por terra a justiça! (...) Pois sei que as vossas transgressões são muitas, e os vossos pecados são graves; afligis o justo, aceitais suborno e negais o direito aos necessitados na porta. (Amós 5.7,12)
"Não cometam injustiça num julgamento; não favoreçam os pobres nem procurem agradar os grandes, mas julguem o seu próximo com justiça. (Levítico 19.15)
Não pervertam a justiça nem mostrem parcialidade. Não aceitem suborno, pois o suborno cega até os sábios e prejudica a causa dos justos. (Deuteronômio 16.19)
Os justos detestam os desonestos, já os ímpios detestam os íntegros. (Provérbios 29.27)
Tu não és um Deus que tenha prazer na injustiça; contigo o mal não pode habitar. (Salmos 5.4)
Quem cometer injustiça receberá de volta injustiça, e não haverá exceção para ninguém. (Colossenses 3.25)
Ai dos juízes injustos e dos que decretam leis injustas! (Isaías 10.1)
Como são felizes os que perseveram na retidão, que sempre praticam a justiça! (Salmos 106.3)
A democracia é uma característica humana incontida na morte, pois ela faz o indivíduo defender seu ponto de vista, baseando sua influência em grandes pensadores que já se foram, e movendo ao seu favor a opinião dos vivos.
A luta pela Democracia e pela manutenção do Poder Constituinte até pode ser discutida nas redes sociais, nos palácios e nos parlamentos, mas a verdadeira luta sempre foi travada dentro dos sindicatos, instituições, comissões sociais, conselhos comunitários, movimentos “sociais, desportivos, artísticos e culturais”, escolas e universidades..., quem não reconhece essas batalhas, nunca poderá ganhar a guerra.
Se no passado estados totalitários suprimiam a democracia.
Agora, são multimilionários que vem ameaçando as democracias dentro da lógica neoliberal.
