Conto Amor de Clarice Lispector
Era ele, mas quase não era. Ou não era mesmo. As pessoas íntimas quando passam a estranhas adquirem um novo formato aos nossos olhos. O cabelo estava menos liso, ou era a camisa muito largada. O olhar e o aceno da mesa à curta distância tinham um quê nervoso, uma falsa naturalidade que não lhe era comum (ou já era eu não percebia), e deixavam claro que não nos levantaríamos dos nossos lugares para um cumprimento mais próximo. Não que temêssemos uma recaída, mas porque não sabíamos lidar com tamanho esfacelamento da intimidade; nós, que já dormíramos e acordáramos juntos durante tantos anos, não sabíamos ser senão desconhecidos. Ambos tentamos uma alegria, mas ela veio descalça e tão desamparada que não convenceu nem a nós mesmos. Estávamos demais um pro outro ali, ou de menos. Apressei-me em ir embora e saí com um sorriso congelado, desconcertada como uma criança diante de um presente que não fora o pedido, as mãos crispadas a amassar o passado e um pensamento cruel que imaginei passar também pela cabeça dele: como se tornam desinteressantes as pessoas que deixamos de amar!
Eles se olhavam sempre como na primeira vez, sem se importarem com as ameaças do vento que dizia levar muitos sonhos misturados à poeira. Olhavam-se a despeito de todas as intempéries e desesperanças e plantavam na alma do outro a certeza de que nunca se separariam. HAVIA AMOR, por isso venceram os tornados e os redemoinhos; por isso atravessaram o deserto sem jamais sentirem sede ou soltarem as suas mãos. HAVIA AMOR e nenhuma justificativa mais precisaria ser dada pra explicar tão improvável sobrevivência!
A respeito da Cura: ninguém se cura de uma doença sem passar por ela. A gripe, por exemplo, permanece no seu corpo por 7 dias, até que você se livra dela. Muitas vezes, para nos livrarmos de um sentimento,é necessário tê-lo por perto,é necessário ter a certeza de que ele existiu em sua vida, mas ali não poderá permanecer. Fechar portas, fazer novas escolhas é necessário, por mais que seja doloroso, injeções também doem, mas servem para curar."
Em teologia, simplicidade divina é o atributo segundo o qual Deus não é constituído de partes. O conceito de simplicidade divina pode ser descrito da seguinte forma: o ser de Deus é idêntico aos seus atributos. Em outras palavras, características como onipresença, bondade, amor, eternidade, e outras, são idênticas ao ser divino e não qualidades que o definem.
Quero ser a razão do seu mais sincero sorriso, do seu caminhar alegre, seu olhar intrigante. Quero ser mais do que sou, mais do que um simples ser humano. Quero não errar todos os dias, e sim só de vez em quando, pois humanos erram, mas um coração apaixonado é sincero de verdade, mesmo errando.
Eu sou a favor da felicidade, seja ela tendo cabelo verde, usando zebra, cheia de piercing, tatuagem ou ate os dois! Seja um padre que se dedicou ao que achou certo ou monges que se isolam em busca de conhecimento interno. Seja viciado em estudar ou ate em cigarros. Seja hippie ou viciado em dinheiro, seja trabalhador honesto ou quem nasceu em meio a tanto dinheiro. Que seja sincero e não agrida os outros, uma pessoa feliz não deseja mal a ninguém.
Sé sincero en cada gesto de bondad, olvidándote de las recompensas, verás que ellas te llegarán cuando menos las esperas. Tal vez, ya te estás sintiendo cansado de dar amor al prójimo, ¿y sabes por qué esto ocurre? ¡Porque esperamos demasiado por las recompensas de nuestras buenas acciones! ¡No se puede dar con una mano y extender la otra para recibir de vuelta la recompensa! Esa no es una buena acción, es un intercambio de favores.
Uma coisa é certa; não sabemos como será o nosso amanhã, não temos nenhuma garantia de nada, porque a vida é um mistério impenetrável, por isso é necessário mostrar às pessoas que amamos, o melhor de nós. E ninguém jamais disse que seria fácil, amar sem machucar, falar sem ferir, e perdoar quando se sentir ferido por alguém. Porém, outra coisa também é certa; temos que aceitar com resignação as coisas que não podemos mudar com as nossas próprias forças, temos que ter a serenidade de esperar pela ação da natureza que a tudo rege, e sorver o cálice de esperança, que é vitamina que fortalece a alma.
Viver definitivamente não se resume em sofrer para evoluir. Há um objetivo maior, a que o Criador nos submeteu, e que consiste justamente em estarmos aqui em busca da prosperidade espiritual, atingida não apenas pelo sofrimento que purifica o espírito, mas principalmente pela realização do amor em sua plenitude.
AS vezes penso que sofre quem quer , colocamos a musica que não deveríamos ouvir , tudo bem que a cabeça puxa lembranças o tempo toda mais podíamos muito bem tentar fazer diferente . insistimos naquilo que nós faz sofrer . parece que temos que sentir tudo o que precisa ser sentido , chorar por tudo que tem que ser chorado ,entrar em uma fossa sem fundo, para só depois então pensarmos em nós reerguer .
Temos tanto medo do futuro que as vezes não arriscamos, não lutamos por alguém ou por algo com medo de nos arrepender no futuro, mas uma coisa aprendi, não se "prenda" ao medo do futuro, o passado passou, o tombo que levou no passado passou, virou a página, é hora de viver o hoje, o agora, pois o futuro não existe, não sabemos se teremos ou não o amanhã, o futuro só a Deus pertence...
Minha alma sente, o que minha boca não fala, meus olhos veem o que a "realidade" não pode enxergar. Meu corpo sente aquilo que não se descreve, e os ouvidos ignoram o que corpo tende a desejar. Seria fácil abraçar, beijar de olhos fechados. Mais o dificil é sentir essa energia que é transmitida. Aquela que toma conta de todo nosso corpo, como uma corrente elétrica quando tocamos o que sabemos que é a pessoa certa.
Muitas vezes acabamos dando importância demais para problemas que no fim, não deviam afetar nossa vida em nenhum sentido. Muitas vezes ficamos intimidados com o que vai acontecer amanhã, e acabamos nos esquecendo que nem o amanhã, nem o ontem realmente importam. O que importa é o presente, é você viver, é você aproveitar, é você amar. Eu sei que é difícil, mas apesar de todos os problemas, de todas as confusões, não deixe seu presente de ser abalado. Tenta, retenta, recomece, reacredite, quantas vezes for necessário. E lembre-se que só você pode fazer a mudança que você tanto sonha na sua vida. Basta uma atitude sua. Basta um ato seu. Deixe as bobeiras, os problemas, as confusões de lado e tenha somente um foco: você. Foque-se em você. Foque-se nas coisas boas. Foque-se no que vale a pena. Foque-se na felicidade.
Uma hora com carinho e com afeto, a gente consegue a tal da superação, a tal volta por cima. Em algum momento as lágrimas cansam de cair, e o sorriso retorna outra vez para nossa alma. Uma hora o amargo torna-se doce, o frio torna-se quente, o sofrimento torna-se amor. Uma hora o coração quieta, a respiração acalma, a alma se renova. Uma hora a gente encontra um abraço conforta, um olhar que nos entende e alguém que nos compreende. Uma hora as feridas cicatrizam. O que passou, passou. O que ficou pra trás já não importa mais. Parece, mas não é tão complicado. É só ter paciência, é só ter fé. Uma hora os problemas se resolvem, as dificuldades são vencida, os obstáculos são superados. Uma hora o sorriso retorna, o equilíbrio reaparece, o amor ressurge. E a paz volta para o seu coração, para o lugar de onde nunca devia ter saído. Com carinho, com afeto, com amor.
E quando se ama as coisas ficam diferentes, quando se ama de verdade você vai ficar mais sencivel a coisas que antes não importavem, vai ficar mais crítico quanto a coisas que antes não ligava, vai se tornar mais feliz mesmo sem perceber, seu sorriso vai ganhar mais brilho e mesmo que você não note todos vão te achar mais bonito, por que quando amamos nossa aura espiritual vai se tornar tão pura e tão leve que dara asas aos nossos pés, levesa as nossas atitudes, cuidado as nossas palavras e paciencia a nossos atos... A felicidade vai ser algo presente e independente de concordar ou não com as atitudes de seu amor, se ver que isso o faz feliz conseguirá com esforço aceitar a felicidade independente dela ser a sua ou não, por que a felicidade do outro será a sua, não é redenção a conceitos que não se acredita ou não se gosta, mas uma espécie de mudança sobrenatural que você passa a aceitar, por que isso é amor, é acima de tudo entender que a sua opinião nem sempre vai ser aquela aceita, é entender que o outro também quer falar, é deixar-se permitir... Por que amor, amor de verdade a gente não encontra em vitrines, em presentes, em formatos ou gosto de bombons, isto é supérfulo, amor de verdade a gente vai encontrar em cada sensação, em cada momento, em cada situação...
Se tivessem estrelas no céu, eu falaria com elas. Não há estrelas, logo me sinto muito só. Então penso em você. E é tão bom pensar em você. Quando eu penso em você eu fecho meus olhos e imagino ver em seus olhos o mesmo brilho das estrelas. Quero resgatar em mim o desejo de mergulhar no espaço e me sentir flutuar, segurar suas mãos e sentir o silêncio profundo que vem de dentro de nós. Deseje tudo sem esperar por nada e receba a verdadeira razão de se estar com alguém. Olho sua foto no perfil e posso sentir nascer em mim todos os desejos sublimes que me fazem querer estar com você.
Para ser feliz não se precisa depender de outra pessoa, para estar feliz basta se olhar no espelho e ver a pessoa q mataria e morreria por vc,que depende de vc,que realmente te ama, e que te conhece, que conhece tuas qualidades e teus defeito, mas que te ama de qualquer jeito. Se vc não se ama, quem vai querer te amar? eu vivo por mi, para mim, não para te agradar!!!!!
Ei você! Você mesmo, aí, começando a ler isso. Pense em alguém. Esse alguém é com quem você quer passar o resto dos teus dias não é mesmo? Agora pense como vocês seriam felizes se essa pessoa que você gosta, gostasse da mesma forma de você. Imagine uma história para vocês dois. Isso não seria nada demais para as outras pessoas acredito eu... Mas e para você, seria "apenas" o ideal não é?
Quando temos alguém para dividir momentos de tristeza e de alegria, alguém para rir de nossas piadas sem graça, quando este alguém consegue se divertir mesmo quando tudo dá errado e mesmo você estando cansada esta pessoa consegue te convencer que você ainda tem energia para continuar, pode ter certeza que está pessoa pode se chamar amiga.
“ E eu sempre vou ser um assunto inacabado, uma historia mal contada, uma novela sem desfecho, um livro pela metade no conto da sua vida. A gente sempre vai voltar atrás porque o fim nunca chega, e eu vou embora dizendo que não quero nada, nunca, e volto querendo mais um pouquinho.Você se cansa dessa minha indecisão e eu acho que você é o pior erro que eu insisto em cometer. Só que ninguém dá um ponto final nessa comédia meio romantica porque nunca encontrei outra pessoa que entendesse essa minha vontade de ter o mundo nas mãos ,e me deixa triste saber que não dá nem no corpo inteiro… E nenhuma outra garota jamais te quis do meu jeito intenso porque sabia, só pela música que você estava escutando, que esse mundo tão grande, te deixou pequeno.
