Conto Amor de Clarice Lispector
Quase nada me comove; por qualquer coisa eu me abandono. É uma vontade de fugir de mim mesmo; do meu destino ser: senhor e dono. Um desejo de renascer noutro lugar; noutra realidade. Na verdade, eu desconfio que isso tudo tem a ver com a idade. Porque o tempo abre portas, liberta a alma das ilusões quando chega a maturidade. Agora já não há tanta coisa assim que me faça acreditar. É preciso viver; deixar de sonhar. O meu passado é tão pesado e sedutor, que só um oceano de amor, para afogá-lo dentro de mim e deixar o meu futuro velejar em paz.
De todos os pensamentos que se apossaram da minha mente e de todas as emoções que invadiram a minha alma, na noite que antecedeu o dia, na escuridão de mim sem o canto dos anjos para me embalar no sonho, escolhi a que sinto ser a melhor, porque é a que o meu coração pede, urgente na sua imensidão. Sei que vou ferir-me ainda mais. Ainda mais é pouco. Totalmente. Aceitação. Caminho sem preparação. Será uma outra tempestade longa – mas única pela sua intensidade – que tanto poderá durar um lapso de tempo ou toda uma eternidade. A minha eternidade. Não importa. Não faz mal. Só assim conseguirei amar-me ainda mais. E um pouco mais. Depois disso permitir-me-ei renascer completamente. Limpa de mim. Remanso em ti. Sabes? Eu sou corajosa. Nem imaginas como e o quanto. Enfrentaria o mundo por ti. Por ti lutaria com o diabo. A determinação pelo que sinto é o que me fortalece. Fortalece-me em Deus. O único que me escuta. O único que não me julga. O único que me ama como sou. Vou deixar-te em mim. Sei lidar contigo por dentro. E aprenderei a lidar contigo por fora. Não só o vou fazer, como serei eu a ir. Vou até ti. Não outra vez. Não mais uma vez. Pois… se eu nunca te deixei. Eu pertenço-te. Sou incapaz de não te amar. Amo o pior e o melhor que há em ti. Sempre segurei com ambas as mãos o caos que dentro de ti existe. Sempre o embalei com o coração. Eu irei. Até ti. Todas as vezes que o disser a mim. Todos os dias em que continuar a ser capaz. Serei sempre capaz. Ofereço-te o melhor que tenho de mim. Ofereço-te a vitória. Quero ver-te. Quero ver-te a tentares destruir-me. Quero que me vejas. Quero que me vejas a amar-te. Depois disso, viverás de novo. Ficarás em paz. E eu, eu adormecerei em Deus. Quero que me inundes com todas as mágoas do teu passado. Quero que passes para mim todas as iras que ainda te assolam. Quero que grites alto e ressoes dentro de mim com mágoa e com estrondo. Quero que me culpes por todos os erros que não fui eu que cometi. Quero a verdade de ti em mim. No final, será o meu abraço que te abraçara. No final, será o meu sorriso de lábios trémulos que te beijará. No final, será o meu olhar que te envolverá. Talvez marejado, mas será o meu, tão profundo como sempre foi contigo. É que, sabes. Não te posso sentir a sofrer assim. Fico em dor por dentro. E eu amo-te.
Roubou-lhe um beijo e os seus olhos transformaram-se, profundos. Estendeu os dedos longos e enterrou-os no cabelo, puxando-o para si. Acariciou-lhe a face e ele aconchegou a cabeça no seu pescoço. Tinha o cheiro da fruta da primavera misturado com o da chuva de verão. Abraçou-o. Abraçou-o durante muito tempo. Tão repleta de si. Perdida para o mundo. Silenciosamente chorando o vazio onde o corpo dele estivera. Até ali.
A vida é cheia de surpresas e nada acontece por acaso. Lindo é o seu sorriso, vejo sempre o brilho das estrelas em seu olhar. Igual a você, nunca vai existir. Com muito amor e caminho vou cultivando flores lindas para você. E a vida segue naturalmente o seu curso, assim como as flores, espalhando o seu perfume pelo ar e a beleza aos nossos olhos.
Na vida podemos acreditar em muitas coisas, acreditar no que idealizamos e queremos, e com isso Viver muitas coisas. Mas o mérito maior que se alcança, é; Viver dentro do Coração de quem nos Ama, quem se importa conosco no dia a dia. Ou seja: a quem Importamos. No coração de Familiares, Amigos, Amores.
É bom sentir saudades quando sabemos que o sujeito causador e responsável irá acabar com esse sentimento, sendo assim capaz de preencher cada espaço deixado. Ruim é quando se plantam sementes saudosas e esta cresce como ervas daninhas e sufoca todo o trigo plantado de modo que a terra torna-se árida, seca e vazia.
Costumo achar que não sou o tudo de alguém, na verdade acho que sou nada e que simplesmente passo por aí apenas para ser superficial, mas em algumas vezes, em algumas raríssimas vezes, naquelas vezes que vem como uma surpresa de um lugar que não esperamos, em alguma dessas vezes, aparece alguém, que faz a gente sentir-se especiais e úteis, essas raridades nem sabem o quanto nos fazem bem, não sabem o quanto são importantes. Tenho pra mim que o mundo pode cair e que tudo que eu acredite possa estar errado mas se essas pessoas nas quais me refiro estiverem me observando de forma positiva ainda sim me sentirei bem, é obvio que meu exterior pode dizer o contrário, mas eu sei, dentro de mim o quanto eu estaria pior sem esse sentimento de conforto.
A água não nasce. A água existente no planeta é a mesma desde o início, ela só muda de lugar. Hoje em uma poça e depois numa nuvem para ser chuva. Nos mares, nos rios, dentro de nós. Sempre reciclada, doce, salgada é a água há bilhões de anos. A mesma água que hoje bebi, pode ter sido usada por um dinossauro ou até mesmo por Jesus. Esta água que agora sustenta minha vida logo irá para outro lugar, a se renovar para sempre. A mesma água que hoje bebi já pode ter estado em você.
A loucura no sentido figurado pode ser talvez interessante e até divertida. Mas... a partir do momento que ela passa para o sentido literal... pode por tudo a perder! Há pessoas que não sabe separar as coisas e acaba levando a brincadeira da loucura sério demais! Bem melhor que a loucura é a responsabilidade de ser feliz e proporcionar felicidade a quem verdadeiramente nos ama. É, O AMOR EXIGE RESPONSABILIDADES E PÉS NO CHÃO!
Existem pessoas que por ter pensamentos e saberes além do seu tempo, se acha mais inteligente do que aqueles que supostamente não tem as mesmas ideias... Ora, querer correr e zombar de quem caminha não me parece ser assim tão inteligente... Geralmente o caminhante aprecia a paisagem e chega mais descansado.
Hoje é um daqueles dias que sinto poeta novamente, mas me vem o seguinte questionamento, será que eu ainda sei o que é amar? Hoje eu sinto uma dor tão grande, essa dor se chama escolha, são nossas escolhas que nos conduzem ao futuro e hoje eu vi que uma escolha que eu fiz talvez tenha deixado de lado o que eu mais venero nesse mundo, o amor, talvez o que eu tenha em mim não seja o suficiente para o mundo, não tanto quanto eu pensei que tinha, me perdoe, eu não fiz por mal, só fui um eloquente tentando acertar mas hoje vejo que errei.
Você some! Mas, volta e eu insisto nesta dor, que me alimentada a cada visita na sua casa. Naquela casa onde tenho data e hora de chegada e destino direto para seu quarto. Sim, seu quarto nada mais que seu quarto. E este ciclo nunca se romperá que por mais que você só queria me levar pro quarto. Eu infelizmente te levo no meu coraçao.
Nós somos moradores do planeta terra e não de um território, País ou estado!!! Estamos aqui humanos e somos todos Um! Somos energia, alma espírito,- Não somos "só" um pedaço de carne! Porque fazer guerra? Porque desejar a guerra? Porque brigar por um pedaço de terra? Não faz nenhum sentido! Estamos (somos) todos terráqueos! Que a paz invada os corações daqueles que ainda não sabem o que fazem! Daqueles que tem olhos mas não enxergam! Orando pelo planeta , vamos gente?! Vamos emanar amor para o planeta que estamos habitando agora?! Porque é isso que nós somos... HABITANTES! Apenas isso, HABITANTES!
Chegamos à um ponto crítico, onde as pessoas desatam os laços afetivos e alimentam sentimentos estáticos dentro de si. Um certame infundado para aferir quem demonstra menos as suas verdadeiras emoções, quem dá menos préstimo às qualidades do outro ou aquele que delonga cada vez mais o tempo para responder uma mensagem, retribuir o afeto e, resumidamente, quem ignora em maior número de vezes ou período de tempo. Se não regares uma planta, por mais beleza e vitalidade que ela externamente asseverar possuir, ela perderá suas características apolíneas e perfarás sua existência. Assim é o amor ou qualquer outro tipo de sentimento, estando em seu precioso início, deve ser alimentado com pequenos detalhes que passam-nos despercebidos e tornam-se cada vez mais descartados e inapreciáveis. Não deixem que torne-sem sucintas as grandiosas histórias de amor que podem germinar, mas somente quando o orgulho sufocante for então fenecido. Viva o momento, deixe-se mergulhar nos encantos do olhar de alguém. Não sinta-se amedrontado perante o amor, e sim, permita-se crescer ao lado dele. A vida é excessivamente curta para que tantas palavras doces sejam amarguradas pelo desinteresse. Viva, ame e demonstre o infinito de amor que guarda em sua alma.
O fato é que podemos fazer do mundo uma canção. Escolha a melodia, faça a letra, toque um instrumento e se emocione. Não deixe que a rigidez dos dias invada a sua vida. Ainda vale a pena sorrir. Ainda vale a pena cantar através do toque suave do amor. Porque é o único som que merece ser ouvido.
Não sei se isso é saudades, mas, é, querer saber como você está, o que tem feito, como anda sua vida, e o trabalho, o que você tem feito ultimamente? Não sei se isso é saudade, mas os espaços que fica entre nós dois, faz com que eu me aproxime mais de você, de maneiras diferentes, não no sentido de querer estar vinte e quatro horas juntos, mas, sim, no querer te ver feliz, realizado, com um sorriso estampado no rosto, me dói muito que nesses grandes espaços eu encontre o “nós” mas quando estamos juntos eu apenas me vejo, lutando para que, de alguma forme, que o que eu sinto por você, você também sinta na mesma intensidade por mim, para que nossos corpos se encontrem, e conectados por uma energia superior a nós, consigamos enfrentar as turbulências deste mundo e carregar um pouco um ao outro nos braços, eu não sei se isso é saudades, mas, talvez seja apenas um querer saber como você está.
Uma disparidade de situações e momentos formam um resultado final. Talvez suas metas não tenham se concretizado como acreditava. As pessoas ao seu redor adentram conquistas, realizam amores, decretam e solidificam seus sonham. Embora, nesse exato momento, você possa estar desacreditado, trago boas novas. Digo que até a tirania dos desejos descumpridos tem um fim. E em algum momento, muito próximo, você passará pela porta que atravanca seu caminho. A uniformidade da sua vida está ali ao alcance das mãos. Grandioso amor por vir, poderosas conquistas se farão presentes. A aurora dos sonhos vem a todos que fecham os olhos em desespero e os abrem em esperança.
A internet possibilita que, pela primeira vez, a história seja contada pela maioria e não apenas pelos vencedores. É uma revolução que muitos ainda não perceberam. Por ser sem dúvida uma ferramenta poderosa, é normal que se pense que futuramente os donos do mundo possam querer controlar a rede. A informação sem manipulação da grande mídia deve representar um perigo para os governos, pois os donos da informação são também os donos do poder.
Quando não é mau o querer, deve-se fazer o que bem entender. O que vão pensar não importa muito, porque cada um terá uma opinião diferente, o que torna impossível agradar a todos, ainda que se quisesse. Também há um fato a se considerar, mais um pouco e toda essa geração terá morrido e os mortos não dão parecer.
Queria que ela estivesse aqui para olharmos as estrelas juntos, fazer planos para o futuro, um futuro de paz e sorrir um pouco, ainda sinto falta dela. Aqueles planos já se foram, procuro por um plano definitivo, um lugar onde aterrissar, um lugar onde eu possa me erguer. Espero que eu possa voltar no tempo para fazer tudo certo, tudo certo para nós, eu prometo construir um mundo novo para nós dois, com você no meio.
