Coleção pessoal de RosangelaCalza

101 - 120 do total de 1415 pensamentos na coleção de RosangelaCalza

⁠"Encosta tua cabecinha no meu ombro e chora...", canta Sater... e digo eu.

Chora, amiguinh@, chora... deixa toda a sua tristeza ir embora... um mar de lágrimas, se preciso for, você pode chorar, se isso acabar com sua dor.
'Ah! mas homem não chora...", você (se for um homem que estiver lendo este post) pensa aí com seus botões, segurando as lágrimas, que, no
momento que você permitir, sairão aos borbotões.

Uai, my friend... por que homem chora não?

Estou aqui eu a defender o direito de homem chorar. Punto e basta!! Então, com toda a minha autoridade (que não é muita, mas isso não vem ao caso), digo: homem que é homem chora... e fim.

Não fim do post... fim da discussão. Não importa o que tenham lhe dito sobre homem não chorar... tem validade nenhuma... porque seja lá quem foi que lhe disse que homem não chora, tem a mínima ideia do que passa dentro de você. Então, você tem o direito de dar a mínima pro que lhe foi dito...
Chora... deixa escorrer no seu rosto aquelas gotinhas sentimentais... deixa. Elas são sentimentais sim, mas são mágicas também, sabia?
Nãããoo!! Não sabia. Pois é...mi amigo... o povo e a pova que têm o prazer em dividir frases de efeito... e saem por aí espalhando-as sem sequer pensar nos seus efeitos... deveriam compartilhar também esse tipo de sabedoria que faz bem, que acalma, que enche de paz a alma.
Ah! e não... seu choro não vai despertar em mim piedade, nem dó...
Nãããõoo!?

Não... porque, como já muito chorei, sei que fiquei bem melhor depois que da garganta o nó tirei.

Então, cry baby cry... e be happy!!

⁠O dia em que morri...

Não que morri um pouquinho mais (porque todo dia a gente morre um pouquinho), mas que morri definitivamente....

Você acha estranho eu escrever sobre o dia em que morri... se já estou morta? Não, não ache estranho... pra mim, a coisa mais natural do mundo é escrever sobre esse dia... e se você é um bom leitor vai lembrar de Memórias Póstumas, de Brás Cubas, o defunto mortinho da Silva contou sua história... e, se ele contou toda a sua história, posso contar pelo menos o que aconteceu em um dia de minha morte: o dia em que morri.

Sabe o que foi mais difícil pra mim nesse dia? Abandonar meu projeto de vida. Cara, vou te contar... foi uma dificuldade imensa... porque eu tinha tantos projetos, mas tantos projetos pro meu futuro, que nunca me fixei no meu presente... eu vivi um presente sempre ausente... porque o que eu queria mesmo ainda estava por vir. E me desapegar de algo tão valioso - pra mim - foi supermegahiperdifícil.

No dia em que eu morri... o problema maior não foi a minha morte... foi sim a morte de tudo o que eu havia planejado, sonhado, projetado. E o meu pobre coração bateu forte dentro de mim... completamente desolado, descontrolado... quando se deu conta de que era realmente o fim... de que não haveria mais esperança de bater feliz por mim.

Porque eu morrer... isso era coisa certa, não foi nenhuma surpresa - dado que todo ser que respira um dia deixa de respirar... não é bem assim?

Mas ver morrerem junto comigo meus sonhos, meus 'farei isso, e farei isso, e farei isso... amanhã, e amanhã, e amanhã'... meu, vou te contar, doeu... doeu por demais da conta ver a morte de tantos amanhãs que não chegariam jamais.

Morri... morri e tirei uma grande lição: ninguém garante a existência do amanhã, ninguém.

Ainda bem que acordei - foi um sonho, viu... isso do dia em que morri...
Alguns diriam: um pesadelo isso sim.... mas eu digo: um sonho sim... a melhor lição da vida nele aprendi.

Sei que o post é sobre a morte... mas só encontrei figuras macabras sobre a morte... então)

⁠E se você olhar bem de perto vai perceber detalhes invisíveis para a maioria dos que nos cercam... só você mesmo conseguirá ver esses detalhes, estão nos entalhes de nossas vidas... foi vida em nossas vida finamente esculpida.

Era um tão grande amor... mas tão grande... que não cabia num espaço do infinito. E era um amor tão bonito... mas tão bonito que nenhum poeta jamais teria conseguido ter em versos escrito. E era um amor tão forte mas tão forte que nem a força da morte poderia pôr fim. E era um amor forte, bonito, infinito... por que teve de terminar assim?

E... só pra você saber... eu já sei o que Irene Peter disse uma vez... agora só falta você saber: “Só porque tudo está diferente não significa que alguma coisa mudou”.

E agora que você já sabe... acho que nem vai precisar chegar bem perto pra perceber que nunca amou como me amou... nunca quis como me quis... e não vai entender por que me deixou.

É Natal! Que dia lindo!!

Qual o sentimento que impera em você nestes dias de festas!? Não, não estou a lhe perguntar se em você há esse sentimento de festa, de alegria, de luzes e cores... embrulhado em presentes... que respira Natal. Não... o que eu quero mesmo é saber o que você sente... de verdade? Claro que eu torço pra que haja em você todas essas coisas alegres que aparecem estampadas por aí... afinal, desejo o melhor pra você. Mas...

Às vezes ouço coisas do tipo: 'não vejo a hora que isso tudo passe'... 'não gosto dessa aura de festas'... 'sinto uma tremenda melancolia em épocas de Natal'...

Pois é... muitos estampam um sorriso na cara - afinal é Natal - mas no peito impera a tristeza.

Qual o verdadeiro sentido do Natal? É a comemoração do nascimento de Jesus... sim, sim.. você já sabe muito bem... então não preciso repetir aqui toda a história...

Quero falar de outro personagem dessa história (que apareceu quando Jesus nasceu) ou melhor, quero lembrar aqui as palavras do anjo quando do nascimento de Jesus: "Glória a Deus nas maiores alturas e paz na terra entre os homens, a quem Ele quer bem" (Lc. 2:14).

Paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem... a vírgulazinha aí depois de 'homens' restringe a humanidade... essa paz prometida não é uma paz generalizada, dada universalmente a todos os homens que viveram, vivem e viverão nesta terra. Esta virgulazinha aí diz que a paz é dada, é concedida, a alguns, não a todos... Esta virgulazinha aí faz toda a diferença... a paz é outorgada in-di-vi-du-al-men-te a homens que recebem o favor, a graça de Deus... recebem, ganham... de graça...- toda minha redundância é proposital ;)


Então, diga-me, my sweet friend, esta atmofesra natalina desperta o que em você? Pense bem antes de responder... você sabe que sem o nascimento não haveria a morte... e sem a morte - de Jesus neste caso - só haveria morte... pra mim, pra você e pra todo o resto da humanidade.

Daí sim justificaria (ou justifica, quem sabe? Afinal a paz não é pra todos) dizer 'em mim esta época desperta uma tristeza adormecida nos outros onze meses do ano'.

A virgula está a seu favor? Ou não? É Natal!! Que dia lindo!? Ou não?

⁠Você acredita em Papai-Noel?

Ontem, um amigo, pela mais da milionésima vez, me questionou: 'Ro, como você pode dizer que a vida tem sentido neste mundo tão sem sentido?'
Porque sim... respondi. "Porque sim não é resposta'... ouvi.

Sim, sim... eu sei que não é resposta... mas acho que esgotei todos os meus argumentos e resolvi não procurar mais algum sobre o qual ainda não havia me apoiado. Na boa... às vezes o silêncio é o melhor que se tem a dizer.

Mas, como não me aguento... lá vai o que eu não falei, mas pensei rsrsr
O mundo tem sentido... tem sim. Por mais que para algumas pessoas não faça sentido nenhum - e eu entendo, porque houve eras em que pra mim também nada fazia sentido - o mundo faz todo o sentido do mundo. Estou certa produção!? Estou sim.

Olha só... se pra você faz sentido, não há necessidade de nenhuma explicação, concorda?

Agora, se pra você não faz sentido nenhum, nenhuma explicação é possível... parafraseando Inácio do Loyola... que alguns chamam de santo - um dia quero escrever sobre essa palavrinha aí... tradução da palavra hebraica “kadosh”.

Bem, meu bem, meu mal... ou você está no grupo dos crentes - just como me -, ou no grupo dos descrentes - como my friend.
Sabe o que é triste!? Não é estar no grupo dos descrentes, não... o triste é, apesar de ter ouvido falar que faz sentido um milhão setecentas e trinta e três vezes... continuar sem acreditar.

Mais uma coisinha pra você que ainda duvida... se duvida é porque pode ser que faça sentido, ou não? Ou você duvida que existe Papai-Noel!? Não... não duvida... você tem certeza de que não existe... então

⁠"Mais bem-aventurado é dar que receber" (At. 20:35).

Sim, porque o que dá só pode dar o que tem... quem não tem dinheiro, precisa receber dinheiro... não pode dar um dinheirinho que não tem. Simples assim.

Mas é difícil dar dinheiro... pra muita gente é... muito difícil. Não, não estou sugerindo aqui que você, eu... devemos sair por aí distribuindo adoidadamente, inconsequentemente nosso dinheirinho a quem quer que topemos pela frente... com cara (ou sem cara) de indigente... qualquer pobre, miserável, necessitado... coitado... sair da nossa frente com o bolso recheado... não é isso, não.

Na verdade, nem é de dinheiro que quero falar (apenas toquei no assunto pra lembrar que você, se não está na condição de quem precisa ganhar deseperadamente um dinheiro pra viver, é um bem-aventurado - então, fique feliz!!)... estou mesmo aqui a pensar em outras necessidades que todos - eu disse todos - nós temos (uns um pouquinho mais do que outros, talvez): carinho, atenção, cuidado, ombro amigo, palavra amiga... essas necessidades do coração.

Estamos em um período que, quer você goste ou não, tudo respira a presente... todos esperam um presentinho... época de Natal é assim (minha opinião sobre o comércio natalino não vem ao caso agora... há exageros de marketing? sim há... mas vamos deixar isso pra lá, beleza, brother!?).

Quem está precisando de você? Quem aí pertinho... ou um pouco mais longinho... está carente de atenção, de consideração, respeito, cortesia, urbanidade? Quem está pedindo com os olhos: 'olhe pra mim, por favor'! ??

Li em lugar que não há atenção pra todo o mundo... choquei!! Como assim!? Basta cada um dar atenção pra um... não sobra ninguém e não falta ninguém... medida certa... exata.

É Natal!! Que seja um Natal especial... pra todos nós - com muitos presentes, comida deliciosa, muito gostosa... um Natal recheado de gente que gosta da gente!!

Ah! não esqueci o lance do dinheirinho não... li esta frase na internet:

"Se uma pessoa está com a mão fechada para dar, não receberá. Para que Deus coloque algo na sua mão ela tem que estar aberta" (não encontrei o autor da frase, sorry)... serve pra qualquer coisa, inclusive pra dinheiro hehehe ou hohoho.

⁠Se há um lugar por onde não transito muito bem é na política... quem me conhece bem sabe muito bem do que estou a falar: o máximo que sei... e sei muito bem... é que tenho o direito de votar. E exerço esse meu direito.. e o exerço muito bem. Punto e basta!

Mas, por aqui... por aí... fico sabendo a quantas anda o nosso país no que diz respeito à política... sei que, coitado, não é muito bem governado... sei que há muito dinheiro desviado... lavado... de mão em mão - alheias - passado.

Dinheiro... pois é! Dinheiro que sai do meu... do seu... trabalho suado... muito... mas muito mal usado. bem mal empregado... indo pra todo tipo de bolsa... desviado... usado errado...

Tanto buraco pra ser tapado.

Sou contra as tais bolsas que andam espalhando por aí!? Contra a maioria delas... sou sim. Sou contra porque sei que é dinheiro mal empregado. Se o cara que recebe estivesse bem empregado, caso solucionado! Pois quem está bem empregado de bolsa não é necessitado... não precisa ser ajudado... beleza... tudo arrumado. Não, nem tudo não.. porque o empregado, coitado, rala, rala e, ainda, tem um monte descontado... que vai pra outro 'coitado'...

Um triste espetáculo estou eu a assistir neste país... e, como todo espetáculo, há alguém nos bastidores a comandar, a orquestrar, a mandar e a desmandar... Ou estou a me enganar? Não há ninguém a governar?
Estamos num barco à deriva... prestes a afundar?

Sim... porque do jeito que a coisa vai, coitado por coitado é melhor um coitado que é ajudado.

Sei que este post não será lido por quem dever teria... se fosse, muita cabeça rolar iria...
Mas só que não...

⁠ "Eu tenho pressa, eu tenho pressa, ai ai meu Deus! Alô e adeus!"

Tenho pressa também... igualzinho ao coelhinho da Alice... estou... sou apressada... vivo num total apressamento... queria ter a força e a rapidez do vento... queria conseguir mover tudo o que me atrapalha... fugir do que não me convém... e viver bem... apressada, em total disparada... não ser por nada atrapalhada... ai ai meu Deus... o futuro me parece tão brilhante... só queria chegar lá neste instante... "tudo está tão tarde que até arde"... e o pior, quanto mais corro, mais parada me sinto... neste tão imenso labirinto... mas estou viciada em ser apressada... então, não posso fazer nada.

Re-fle-xão... o que é isso!? Não conheço, nunca sofri dessa grave doença... na minha vida é a pressa quem marca presença. Perfeição!? Perfeição que nada... minha prioridade é a rapidez... estou pra ganhar nesta competição...

Que estupidez...

E quando o lá na frente chegar... eu... eu que joguei pra ganhar... vou de vez a cara quebrar... ganhar o quê, criatura!? Ganhar pra quê, se nada vai conseguir levar!?

Meu amigo... ouça o que eu digo: "não faça o que eu faço, faça o que eu digo"... 'quem tem pressa tropeça'....

Você está caindo!? Usufrua da queda... porque pra baixo 'todo santo ajuda'...
Você está subindo!? Pare pra descansar, a paisagem admirar... quando este post de ler você acabar,.. feche os olhos por alguns segundos e sinta este mundo... fantasioso... maravilhoso... e único... se você deveria estar em algum lugar lá... onde queria estar... e não aqui onde está e onde não gostaria de estar... fique parado, faça greve de fome, de sede, de sono... de qualquer coisa... grite, xingue... mas fique onde está...

Eu!? Bem, eu tenho pressa à beça...não. não me impeça de correr... até morrer... e daí se nada eu levar!? Eu quero mesmo é chegar. E daí se no fim eu morrer? Eu quero mesmo é cumprir com a minha função de viver... e daí!??

Daí... FIM!

⁠E ele sentou-se solitário à beira do caminho e chorou... chorou todas as lágrimas guardadas a sete chaves desde sempre... aprendera a disfarçar seus sentimentos, vivia um tormento... por dentro... só por dentro... por fora, bem... por fora havia costurado um sorriso tão sorridente que sorria pra toda gente - mesmo na hora de lágrimas, ele estava a sorrir... era só o que sabia: fingir.

As palavras dançavam diante de seus olhos... 'malditas palavras!!' porque elas decidiram aparecer diante de seus olhos!? Antes fosse um analfabeto... aquelas palavras permaneceriam apenas o que eram: simples palavras... não teriam encontrado o caminho pro seu coração...
...mas encontraram e agora as nuvens negras no céu mais negro sob sua cabeça faziam todo o sentido... era assim que sempre havia se sentido: triste e na solidão... era tão só seu coração.

"Há de chegar o dia em que não serás feliz"... malditas palavras apareceram pra escancar que a felicidade existe... existe e ele era sempre tão triste... tão destituído de ser feliz...

O que lhe doía mais!? Descobrir que a tristeza era seu capataz!? Que um dia de ser feliz não seria mais capaz?

Não, não... o que lhe doía era não ter percebido muito tempo atrás de que havia sido enganado... há no mundo sim alguém que de ser feliz é capaz...

⁠A cigana leu a minha mão...

Como será o amanhã!? Fico aqui a me descabelar... tentando adivinhar... o que está a me esperar na próxima curva do caminho – e, se não me engano, não estou sozinha nessa história de antecipar... e... pior... normalmente, antecipamos o mal.... eita que somos uns negativistas de plantão... ou não?

"Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? ou: Com que nos vestiremos? ... não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal." Este texto está lá em Mateus no capítulo 6, no versículo 31... e foi Jesus quem falou... e ele disse mais uma porção de coisa... olha lá que você fica sabendo tudinho.

E a oração que Jesus nos ensinou - que eu sei... você sabe de cor... 'o pão nosso de cada dia nos dai hoje [...]'. Ele não falou o pão da semana que vem... do ano que vem... da aposentadoria... Jesus estava se referindo ao hoje... ao agora, ao agorinha mesmo...

E há mais... há a parte que Ele fala da erva do campo - que Deus veste maravilhosamente bem... sem que elas façam coisita nenhuma...
O que me levou a escrever este post? Esta foto aí... a florzinha amarela... é do meu microjardim... é linda, não é? Pois é... ela aparece de manhãzinha e puf à tardinha... acaba - no dia seguinte aparece outra... e outra... mas cada uma delas dura menos de 12 horas... e olha que supermaravilhosa que é...

Pois é! Entendeu, não é!? Basta a cada dia os seus problemas... que juntos trarão a solução... ou não? Tá bom... ela pode demorar um pouquinho pra aparecer, mas sempre aparece... não dá o cano, não ;)
Que cigana que nada !! ;)

⁠Loucura cômica... mais um D. Quixote... com a lança na mão... ops... com um teclado e uma conexão...

Uma única e simplisinha conexão e é possível alcançar qualquer pontinho deste mundo imenso... intenso... repleto de informação.
O que pode um escritor!? Ou melhor, qual o poder de um escritor!?

Nenhum.... nenhunzinho da Silva... o escritor apenas pode ter fé de mover o riso... fazer bater mais forte o coração... levar às lágrimas... levar à reflexão... só pode ter fé...
e se não for o amad@ leitor se dispor a parar sua vida... a deixar de lado o que está a fazer com seu precioso tempo e direcionar sua atenção por estas ... ou outras quaisquer mal traçadas linhas... a fala do escritor é uma fala só... bem sozinha.

Loucura cômica... e deliciosa...prazerosa.... ou não é um louco o que escreve como um louco sem garantia nenhuma de que as palavras cumprirão seu papel de transmissoras?? Nenhuma garantia há de que consigam deixar de ser palavras sem sentido... mera sequência de letrinhas... uma sopa de letrinhas deliciosa...
cômico... pois não é cômico quem fala sozinho!?
e deliciosa... porque... bem porque...
tal resposta só você, amad@ pode dar... e ainda lhe dou o direito de se deliciar a pensar aí com seus botões sobre o que eu tinha em mente ao postar este post... pelo simples prazer de postar...

⁠Como vai você!?

Como está sua vida? Você está feliz com o rumo que ela tomou? Você consegue olhar pro seu dia e ver nele mais coisas a agradecer do que coisas por se lastimar... coisas que na sua vida estão a faltar?

Sabe de uma frase que não gosto!? "Sempre há gente pior... então agradeça pelo que tem." Beleza, concordo que há gente pior... eu consigo escolher a roupa que quero vestir, eu consigo optar pelo que vou comer ou deixar de comer... eu consigo ver, entender, caminhar, sorrir... eu tenho vida pela frente... eu sou uma privilegiada em um montão de coisa... e, de verdade, agradeço por tudo o que tenho... às vezes, até acho que tenho coisas demais... sou uma pessoa superminimalista... só quero mesmo o suficiente... mas tenho mais, bem mais do que muita gente... e bem, bem mais do que o suficiente... às vezes.

Como não ser grata!!?

E acredito que com você também seja assim: você pode fazer escolhas - algumas mais limitadas que outras... é bem verdade... mas mesmo assim são escolhas... enquanto, ao redor deste nosso mundão há quem nem saiba da existência da possibilidade de escolher... tem que viver com o que tem pra viver. Punto e basta!!

Mas... voltando pra frase "Sempre há gente pior... então agradeça pelo que tem."... quando me dizem, imediatamente respondo: "Sempre há gente melhor... então posso querer ir mais além." E vou... ou, pelo menos, me esfoço pra ir - às vezes consigo... beleza... e às vezes não... beleza também (já falei que me adapto como ninguém?).

Mas... cá estou eu a falar de mim... quando meu objetivo inicial era falar de você...com você... sobre você. Como vai você? O que você está desejando do fundo de seu coração e não está vendo acontecer? Vai ficar parad@... de braços cruzados... sentadinh@ num banquinho vendo o tempo passar e passar... e nenhuma atitude vai tomar?

Olha só... mesmo que muita coisa já esteja bem... há bastantes bens pra além do que você pode ver... até mesmo pra além do que você pode querer... bens, meu bem, só esperando você se levantar e um passo dar... bens pra fazer parte de sua vida também ;)

⁠Aos trancos e barrancos... do jeito que dá - ou, às vezes, nem dá - levo a vida sem me desesperar... ou a deixo me levar até ela não mais me aguentar e me largar em qualquer lugar... sacudo a poeira, dou a volta por cima, ou mudo a direção... pergunto pro coração, deixo a resposta com a razão... engulo as lágrimas... não permito à desesperança se instalar... e continuo a continuar... do jeito que dá... nem que tenha de me arraaaastaaaaar...

Nem tudo sai como planejado, sonhado, arquitetado... desilusão, escuridão... contramão... ou total falta de direção... com firmeza me equilibro... tantas rasteiras e eu nem ligo.... sigo, e sigo...

Já percebi há muito que a teoria é boa... mas acaba quase sempre assassinada pela prática... e eu sou uma pessoa superprática, flexível... amargo, azedo, sem sabor... enfio goela abaixo... e me encaixo... aos trancos e barrancos... meus passos ninguém para... vou pendurada na janela... quando a vida fecha a porta na minha cara...

⁠Ninguém jamais viu a Deus... Deus é espírito e, em assim sendo, é impossível a homem qualquer vê-lO em sua essência... em seu ser-Espírito.

E o mundo anda carente de Deus... mas o mundo nunca viu Deus... como pode isso então?
Seres objetivos que somos, cremos no que vemos... ou tu acreditas em Papai-Noel... Bicho-papão... no Fantasminha Camarada... Saci-Pererê... claro, claro... sei que alguns acreditam - engraçado isso de acreditar... e de não acreditar também.

Normalmente, acreditamos naquilo que nos convém... não, não acho que seja simples assim... há muito, mas muito mais - no ato de acreditar e no de desacreditar - do que nossa vã filosofia... sabes do que estou falando.. bem... não é bem sobre nossas crenças e descrenças que quero falar...

Quero falar de Deus... hoje fiquei pensando no seguinte: Deus pode tudo... é dono de tudo... um soprinho e lá se vai o que Deus quer que se vá... posso usar todos os superlativos existentes... jamais conseguirei chegar pertinho do que Deus é... expressar o que Deus é.

Pois bem, e Deus se importa contigo também!!! Isso não é demais!? E não é demais Deus encontrar uma forma de se fazer entender - porque muita gente olha pra tudo o que Deus criou e não se dá conta de que foi Deus quem criou... então, Deus encontrou várias e várias maneiras de se fazer 'ver' por esses que de modo mais natural não O percebem. Até escreveu pro caso de quem tem memória curta...

Deus se importa contigo também... Ele, na Sua majestade.... onipotência... não é indiferente à tua dor...
não, não, não... não diga que Deus não te respondeu quando tu o procuraste... o que eu acho mesmo é que foste tu quem não o achaste... não soubeste procurar... e o procurar não vale nada se não se acha o que se procura... concordas?

Lá em Jeremias 29:13 há as seguintes palavras: "E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração".... o problema está em único lugar... 'todo... coração'... se tu saíres à procura de Deus só com uma parte do teu coração... tempo perdido... não ias encontrar mesmo... se estás dividido... nem tente...

Que tal de coração inteiro diante Deus daqui pra frente?

⁠Incerteza zero!!

As surpresas fazem parte da vida, não é!? Imagine se você antes mesmo de começar a ler este texto já soubesse o que nele escrito há!? Perderia a graça!? Talvez sim... talvez não... mas não espere nenhuma surpresa aqui... você certamente irá se decepcionar... é tudo bem óbvio o que vou falar...

O que irá acontecer no próximo minuto? Se você já soubesse, você daria um jeito de dele escapar? Tentaria o já destinado mudar?

Se você soubesse qual o fim da trilha que você está a trilhar? Sentaria à beira da estrada e se recusaria a continuar?

Se você soubesse... tivesse todas as certezas... desconhecesse as imprevisibilidades... nenhuma dúvida... viveria uma vida de total felicidade?
Talvez sim... talvez não... quem sabe,.. pode ser... o que será que iria realmente acontecer? Se junto com a vida você ganhasse um tablet e nele pudesse a tudo ver antes de realidade vir a ser... você deixaria isso acontecer?

Incerteza zero... não é exatamente o que quero, mas também não gostaria de saber de antemão com tudo o que nesta vida cruzaria...

Difícil, não!? Sim... alguma solução: mindfulness.... isto é, mente alerta no momento presente... deixa pra lá o que está ausente...

Como eu queria me convencer a mim mesma e viver o aqui e agora... deixando o passado ir embora e não querendo viver o futuro agora.... - mas, é como sempre digo: falar é fácil... ;)

Mas uma coisa posso dizer: graças a Deus pela vida que em Jesus me deu... ainda bem... se não... aiaiaiai - porque eu penso demais... ah! penso...

⁠Ser positivo...

Positivo... de acordo com o dicionário da ABL é "revelar otimismo, confiança"...

E o que é otimismo!? Ainda conforme o dicionário, otimismo é o "estado de espírito daquele que sempre vê as coisas da melhor maneira possível... caráter daquele que em geral está sempre esperançoso e confiante"...

E o que significa ter confiança!? É "sentimento de quem confia"... tautologias.... tststs

Gosto de saber a etimologia das palavras... é uma coisa que ajuda a entender um bocado de coisa...

Confiança - do latim confidentia = confiança... vem de confidere = 'acreditar plenamente, com firmeza' COM + FIDERE = com (intensificativo) e fidere (acreditar, crer)... fidere deriva de fides = fé

Fé... palavrinha pequinhinha hem!? Mas sem ela... viver a vida não seria bom pra ninguém... só imaginar um mundo sem fé... seria estranho, né!?
Mas... vamos deixar de lado as origens... e vamos direto pra o que interessa...

Você pode se considerar um ser positivo se acha que se vive a vida a nadar em um mar de rosas... de que tudo é cor-de-rosa (mesmo na mais negra escuridão da noite mais noite... ai de você se não perceber uma luzinha - cor-de-rosa de preferência - no fim do túnel)... ou tudo azul... de Norte a Sul... mesmo nos dias cinzas - quinhentos tons de cinza.

Amiguinh@, se você não se encaixa... então, lamento... sua vida é um verdadeiro tormento.

"Um momento!? Como assim um eterno sorrir? Como assim jamais desistir!? Como assim feliz do início ao fim!? Uma planície só... problemas nenhum só!?"

Sim, sim... amiguinh@... a vida é assim. Ou você é positivo, ou você é positivo. Ou você acha possível ser positivo e negativo ao mesmo tempo!?

Da dó... realmente da dó pensar que a vida é de um lado só.... ser positivo não quer dizer ser ingênuo a ponto de achar que nunca de seus olhos uma lágrima vai rolar... rola sim... e deixa rolar... ser positivo, my friend, é saber com toda e qualquer situação saber lidar...
há hora de sorrir... e há hora de chorar... qual é a sua hora agora!?

Ah! e não é porque eu falei que pode chorar que a sua vida vai ser como as carinhas da imagem - quanto à quantidade

⁠Sobre a vida... e a vida...

E a vida segue seu rumo... mais um dia do lado de cá... o Sol no céu a brilhar... já mais uma noite do lado de lá... a lua e as estrelas num brilho bruxuleante a escuridão a afastar.

Um dia a menos... ou um dia a mais... uma noite a menos... ou a mais.. tanto faz... Mas, ao menos, você ainda está aí pra ver o tempo passar... e ele passa apressado, não importa o lado...

Você anda tão calad@... no seu próprio caminho concentrad@... tantos passos já dados... tantos passos por vir (bem, meu bem, se muitos... nunca se sabe)... e você, meio perdid@, já nem sabe muito bem o que vale a pena seguir.

Algumas dores, alguns desamores, decepções, ladrões de ilusões... por tudo isso você cruzou... e de tudo isso você provou... e de tudo o que sobrou? O que foi que o vento não levou? Alguma coisa de bom ficou?

Siga... sim, siga... ou fique parad@.

Tanto faz... na realidade se tudo o que o vento traz é só o que seus olhos carnais conseguem ver... tanto faz... porque tudo, no fim, vai mesmo é com o vento se desfazer... você pode atrás correr, entre os dedos querer prender... se nada há mais do que você pode ver... no que se resume todo um viver?

Em morrer... camarada... em morrer... e mais nada. Se tudo o que existe é só nesta vida é que há pra se viver... resta mesmo é o morrer.
E fim!!!

Diz pra mim: quem foi que convenceu você de que é só assim!? Simples assim! Vai, diz pra mim...

⁠Um mundo de todas as cores... um arco-íris... um mundo em que não haja distinção de cor, por favor!!

╭✿ ԑ̮̑♦̮̑ɜܓ❤ ╭✿ ԑ̮̑♦̮̑ɜܓ❤ ╭✿ ԑ̮̑♦̮̑ɜܓ❤ ╭✿ ԑ̮̑♦̮̑ɜܓ❤ ╭✿ ԑ̮̑♦̮̑ɜܓ❤ ╭✿ ԑ̮̑♦̮̑ɜܓ❤

O mesmo ar a respirar... os mesmos raios de sol em todo lugar... nos cabelos meus, nos seus a brincar... o mesmo vento a soprar... o mesmo tempo a passar... o mesmo dia a chegar.... a mesma noite a escuridão abraçar... a mesma lua... as mesmas estrelas no céu a brilhar... e um mundo cheio de um mundo de gente... e alguém resolveu classificar... separar... selecionar... e a cor ser o critério dessa separação... que sujeitinho mais sem noção...

A mesma gente... tudo igual e diferente - a-pe-nas... em sua in-di-vi-du-a-li-da-de... - gente que é gente não pensa diferente quando o assunto é gente. Não há raça superior, muito menos inferior... todos da mesma mão... todos o mesmo Criador.

Direitos iguais... igualdade... isso deveria ser assim desde sempre... pra todo o sempre... de eternidade a eternidade...

E eu fico aqui me perguntando: por que foi necessário marcar no calendário o Dia da Consciência Negra? Instituir por Lei um dia "dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira"? Por quê!? (Wikipédia)

"Não precisamos de um dia da consciência negra, branca, parda, amarela, albina... Precisamos de 365 dias de consciência humana"... concordo com você Thiago Saraiva...

⁠O passado... ah! o passado... não está passado, pronto e acabado?

Claro, definitivamente morto... foi o que tinha de ser... foi e fim. Morto e enterrado.
But...

O passado nos tortura (e o futuro também... mas não é ele o objeto deste post... fica pro futuro falar do futuro, blz!?). O passado é um lugar que deveria aprender a ficar no seu lugar... não ficar nos seguindo, desesperadamente querendo virar presente... agarrado aos nossos pés como bola de ferro... acorrentando-nos... impedindo-nos de correr levemente... ou andar lentamente... desfrutando o presente.

Caríssim@ amiguinh@... não preciso lhe dizer o óbvio, não é!? But... vou dizer: o que existe é só o presente.... o passado é um lugar ausente - tá bom... algumas coisinhas você pode rememorar... mas só as que lhe fazem bem... coisinhas que lhe dão esperança... coisinhas que lhe façam feliz... tá bem!? O resto deixa pra lá - eu sei, eu sei... é fácil falar... O passado é forte demais e não há como contra ele lutar..

Tudo bem... se você quer pensar e continuar assim... continue... vá olhando sua vida pelo retrovisor, banhando-se em autocomiseração... curtindo sua dor... blz... a vida é sua... se perder algumas coisinhas boas, paciência... são suas mesmo... e eu não tenho nada com isso.

Sabe o que Goethe escreveu em seu livro Os sofrimentos do jovem Werther? Escreveu isto: '[...] nesse mundo haveria menos sofrimento, se os homens [...] não se ocupassem, com tanta imaginação, em fazer voltar a lembrança das dores passadas, em vez de suportar um presente tolerável'.
Imaginação... isso mesmo... i-ma-gi-na-ção. E você fica trazendo pro seu presente coisas ausentes, remoendo seus males, lamentando o leite derramado... chorando por tudo ter dado errado - do seu ponto de vista, claro. Criando imagens bem presentes de um tempo ausente... e você também já sabe que a mente mente... sabe... né!?

Você sabe um monte de coisas... sabe que o lugar do passado deve ficar no lugar que lhe é de direito... que ele não tem o direito de lhe tirar energia e não lhe deixar viver bem seu dia - o dia é seu, não do seu passado... não o deixe, portanto, ficar ao seu lado.

Faça, sim, o passado ficar do seu lado!

⁠"Quem és, Senhor?" (Atos, 9:6)

E a resposta que Saulo imediatamente ouviu foi: "Eu Sou Jesus a quem tu persegues.

Perseguimos nossos inimigos, somos assim... perseguimos e, quando os alcançamos, nós os esmagamos entre nossos dedos até que não sobre um pedacinho deles... fazemos com que paguem por todo o mal que nos causaram, nos causam e imaginamos possam vir a nos causar.

O inimigo tem um rosto feio pra nós... um rosto deformado... um olhar pesado, mau... um olhar que nem vale a pena encarar... Aniquilamos o inimigo... punto e basta.

E Saulo tinha Jesus como inimigo... e era o que Saulo fazia: perseguia, e perseguia, e perseguia...

E de tanto perseguir encontrou... ficou frente a frente com o perseguido. E em vez de reduzir a nada seu inimigo, caiu de joelhos - não, não foi ele próprio aniquilado... pois o que se pensa é que Jesus poderia era ter se vingado da injusta perseguição... mas Jesus tem seu jeito próprio de agir
Saulo foi encontrado. E foi esse encontro que mudou toda a terrível situação em que Saulo - que virou Paulo - vivia e sequer sabia. Saulo achava que ele era o certo...

Eu, aqui, fico só pensando... como foi para Saulo olhar o olhar de ternura que havia nos olhos de Jesus, depois de tÊ-lo tanto perseguido... e... para nós... como será não ter nEle crido, não ter Sua soberania admitido... ter tanto mentido!?

O olhar de Jesus... que possamos compreender e nos arrepender. Enquanto há tempo.