Coisas Raras
Têm pessoas, embora raras, que somente plantam sementes de coisas boas. parece que aonde vão, plantam amores, faz dos corações jardins em flores.
Uma raça de coisas vastas e raras habita nos confins da minha alma;
A grandeza é o galardão dado aos homens mais voltados para si, os de maior compromisso consigo mesmo;
Não apetece-me o vinho, e tão pouco nada descompassado, senão apenas o sagrado silêncio;
In, O dias de inspiração tediosa
"[...] amizade é coisa rara. Não ocorre nem bem entre os que saíram do mesmo ventre. Como seria quando nem conhecer direito se conhecem?"
(trecho de "Parece Dezembro: romance inspirado nos versos de Chico Buarque")
Raras são as vezes que lembramos do ar que respiramos, assim como não lembramos de várias coisas importantes até que elas nos faltem..
O exercício da gratidão age de forma muito importante na valorização das coisas, nos torna mais cautelosos no trato com quem nos estende as mãos e que por um simples descuido nos acostumamos com elas como nos acostumamos com o ar
Eu encaro o sentimento como uma coisa rara, na verdade é um tesouro, mas muitas vezes às pessoas não sabem distinguir o seu real valor, apenas com palavras.
Algumas vezes às atitudes importam mais!
Hoje posso ver que o amor não é a coisa mais rara no ser humano,mas a fidelidade a compreensão e a honestidade,isso sim não se encontra em qualquer esquina
Reconhecer que errou é virtude rara, coisa dificil de empreender. Mas quem alcança essa graça, tem melhores dias em seu viver.
SIMPLESMENTE COMPLEXO
Não raras vezes, busca-se a solução de coisas simples alegando complexidade.
Onde está a complexidade afinal?
O homem, bem como seus inevitáveis relacionamentos – afinal seres gregários - adquire complexidade com o passar do tempo...
Quando crianças: sentem, falam, brigam e choram abertamente e, dificilmente, se ressentem.
Acredita-se que complexidade é um somatório de coisas simples que vão se acumulando.
Acumulando, por deixar de fazer ou fazer outras tantas...
Quando se deixa de fazer coisas ruins é sinal positivo. Quando se faz coisas boas a mão de direção é a mesma.
Entretanto, quando se deixa de lado a simplicidade e passa-se para uma complexidade com mão de direção contrária, comissiva ou omissivamente, aliás, um caminho natural na atual “modernidade”, envolve-se num emaranhado de situações que tornam pessoas produtos de um meio que nem sempre é o ideal.
Forjado mais pela matéria e menos pela alma.
As relações de família, de amor, de alegria, de tristeza, são “estados de espírito” que devem ultrapassar os chamados 5 (cinco) sentidos.
Devem ser “simplesmente” sentidas. Muito melhor que discutidas... Quem ama: sente...
A chamada “intuição”, já cantada pelo poeta Osvaldo Montenegro, é algo que supera os limites dos vulgares sentidos...
Aquela que grita, vê, ouve, é oxigenada pelo silêncio e degustada pela alma.
“Metade de mim é o que eu grito e a outra metade é o silêncio” (“Metade” – Osvaldo Montenegro).
A complexidade, criada por nós mesmos, é tão dissimulada que implica em buscar culpas quando os sons, paisagens e os ventos não são aprazíveis a todos.
Dentre essas culpas, temos “n” motivos para as dificuldades de trabalho, de família, de relacionamento, de tudo...
De comum, é que quase nunca conseguimos, socraticamente, voltarmos para nós mesmos e assumirmos algumas responsabilidades.
Abaixem-se ou aumentem-se os volumes, busquem-se novas paisagens, sintam-se o prazer da brisa e descubram-se belezas, até mesmo, das tempestades...
Os ritmos são vários: samba, pagode, mpb, funk, hip-hop, eletrônica, rock etc. Sem hipocrisia, busque-se algum sentido em todos, com raras exceções que aqui se permitem ao autor destas palavras, com relação aos ritmos que provém menos do homem e mais da máquina...
Ainda assim, respeite-se quem os “curte”...
Esse é o tempero da vida!
“Eu vou no ritmo da vida, eu vou no ritmo que a vida me levar”... (“No Ritmo da Vida” - Wander Wildner).
Isso mesmo, “ritmo”, do grego “Rhytmos”, que designa aquilo que flui, que se move...
Viva o camarão, viva o bife de fígado... Viva o respeito aos mais diversos gostos... É na diversidade e no respeito a ela que se pode crescer...
Sem disfarces: fluam-se as alegrias e também as tristezas... Busque-se mais aquelas, sem deixar de tentar compreender estas... Que graça teria se tivéssemos sempre o mesmo ritmo...
Embora não seja muito adepto das ciências frias, sempre é bom aferir em que mão de direção se está seguindo... Quais são nossos saldos?
Que “patrimônio”, verdadeiramente, temos? Dinheiro, carros, viagens, imóveis?
Tudo isso é salutar, nunca esquecendo que a segurança econômica está longe de ser a segurança de felicidade. O que, repita-se, não quer dizer que sejam “seguranças” contraditórias.
A solidariedade seria uma boa resposta, fazer mais ao outro do que se faz a si próprio... Pensamento interessante, mas, também, necessariamente, complexo! Fazer aos filhos, fazer à família, fazer ao trabalho, fazer...
Todos os “fazeres” são assertivas positivas, se é que se possa imaginar o contrário...
Porém, mantenha-se, constantemente, buscando racionalizar um pouco dessa complexidade e volte-se para os segredos da simplicidade. Nem que isso signifique a “árdua” tarefa de voltar-se a si mesmo e, não raramente, assumir uma vulgar pecha de egoísta.
Pode-se deslocar, rapidamente, para qualquer lugar do mundo sem que se vislumbre as suas belezas, caso se esteja, como diz a moda, com a visão monocromática sob “mesmo tom de cinza”!
Assim como culpamos, também seremos, constantemente, culpados...
Que isso não sirva de motivos para mitigar qualidades ou supervalorizar os defeitos – de quem quer que seja - mas que sirva de uma sincera reflexão...
Voltando às ciências frias, com seus resultados exatos, poder-se-ia ponderar que, em vários itens, as operações resultem no vermelho, mas, nunca, nunquinha, deixar dúvidas ou saldo negativo sobre a sinceridade de propósitos, especialmente, na busca de aperfeiçoamento humanístico.
Para isso, todavia, não, necessariamente, tenha-se que trilhar num sentido indicado por alguém, nem mesmo por aqueles que mais amamos.
As sentenças já devem estar prontas! Especialmente, as condenatórias, às quais, se acaba, paradoxal e indissociavelmente, como cúmplices, vez que somos sujeitos ativos e passivos de nossas próprias condenações.
Para encerramento, vai-se parafraseando, triplamente, o mestre Osvaldo Montenegro: “Hoje eu quero a rua cheia de sorrisos francos, de rostos serenos, de palavras soltas eu quero a rua toda parecendo louca, com gente gritando e se abraçando ao sol (“Sem Mandamentos”), “sem o compromisso estreito de falar perfeito, coerente ou não... sem o verso estilizado, o verso emocionado, bate o pé no chão...” (“Intuição”); “e que a minha loucura seja perdoada, porque metade de mim é amor, e a outra metade também” (“Metade”)!!!
O silêncio só raramente é vazio
diz alguma coisa
diz o que não é
Descartável amor.
Vivemos em um mundo
Onde tudo é desacatável,
até o Amor Tonou se
coisa rara.
Ricardo Mellen..
As coisas meticulosamente construídas raramente são belas. A beleza está no natural, no simples, o resto se limita ao impressionismo.
Faça-me sorrir, fala-me de amor
Há raras coisas imutáveis e poucas verdades absolutas, o resto são apenas crenças espalhada ao vento, como se fossem aquelas.
Há outras verdades que a desilusão pode extirpar, como se nunca tivessem existido e quando pronunciadas, nos soa aos ouvidos como poesia, como a beleza das flores que murchamda noite pro dia, entre elas está o amor que por, às vezes, não ser correspondido como um simples sorriso, nos faz pensar que não existe.
Talvez não exista, tão real quanto o ar, o sol ou a luamas, mais sutil, como asflores que precisam ser regadas, quase todos os dias.
Há tantas outras coisas que não existem e seguimos repetindo, falando, curtindo, como um intervalo entre um ano e outro e tantas datas que, se não fosse pelo calendário do comércio, já teriam sido ceifadas pelo esquecimento.
Na letra da música "Joana Francesa", de Chico Buarque diz "Mata-me de rir, fala-me de amor", como um desabafo de alguém que perdeu a fé ao fazer tantos votos ou promessas e não alcançar o seu pedido.
O amor é tão inexistente quanto todas as formas de fé e ainda existe, embora seja mais falado do que vivido.
O amor é tão real quanto a vida que flui como um rio, independente dos nossos desejos.
O amor existe e brota onde quer, o que o faz perecer é o gênero humano, ao permitir que a descrença e o egoísmo transforme o solo fértil num lugar árido, onde não germina coisa alguma.
Tu és uma coisa rara,
uma linda mulher
que alegra os meus olhos,
que aquece a minha alma
de um jeito intenso
e muito satisfatório,
quando as horas não passam,
pois o tempo contigo vale ouro,
portanto, que nada venha a atrapalhar
quando estivermos juntos.
Uma verdadeira rainha , joia rara ,extremamente vaidosa, ama coisas caras e exclusivas...gosta de causar aparecer , e muito criativa ..generosa e se expressa muito bem ..elemento fogo ..decidida ...essa felina é graciosa , discreta , altiva e majestosa ...ama estar rodeada de pessoas ...ama ser admirada ...gosta de uma vida agitada ..ela se ama demais da conta mas não é egoísta.. compreensiva, as vezes orgulhosa e vaidosa ..mas não gosta de gente arrogante e insuportável ela fala na lata..na cara ..detesta insenacoes, mi-mi-mi, gente chata...noamor é muito dedicada..ela gosta de ser desejada , observada , paquerada ...não curte ciúmes...felina de personalidade forte meio possessiva e mandona . Ama testar a relação..parceiro que tem que por limites nela..não aceita ser segundo plano ama criatividade e elogios ..ama que alimente seu ego..cuidado com essa fera. Vá com calma ..não a desagrade, não a contrarie..ou vai conhecer a sua especialidade..sua bravura
Nos dias em que vivemos
Honestidade
é uma coisa muito rara , então não espere isso de pessoas comuns.
Encontrei algo que vale a pena. Neste mundo, essas coisas são raras. Eu me encontrei. Eu encontrei o amor. Encontrei família. E, acima de tudo, encontrei um propósito.
✍️Tudo na vida tem preço e algumas coisas são bem caras, os escritos secretos, a flor rara, o vinho envelhecido e as que têm valor ninguém pode pagar, só conquistar, a amizade, a solidariedade e a mais preciosa energia existente, o Amor e a Vida.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
