Caverna
A caverna que o Profeta Elias ficou, mostra a fragilidade humana, e também nos ensina que lá não é local de moradia para a vida toda, e sim, um abrigo temporário que ensina a discernir e ouvir a voz de Deus.
Além de presos na caverna, estamos cegos, o que impossibilita a chegada de uma luz prestes a iluminar nossas mentes. Isso é o que chocaria Platão.
Nas telas digitais da pós-modernidade, o "Mito da Caverna" ressurge, onde sombras "pixeladas" projetam uma realidade, mas é na luz da reflexão que encontramos a verdadeira conexão.
Após brigar com a vida, mudou para uma caverna, logo batizada como Matrix, em uma montanha no Himalaia ao lado do Everest. Passou a ser fiel testemunha da passagem do tempo, sendo o clima o único a quebrar a rotina, ou seja, vivendo por viver. Um belo dia, do nada, surge alguém subindo a montanha na direção da Matrix, coração acelera, lembra como é sorrir, ressuscita a esperança, mas, sempre famigerado “mas”, já próxima, vê a esperança desistir e ir embora. Lembre-se, caverna é bom mesmo pra ursos, seus parentes e nunca brigue com a vida.
Do macaco ao homem
Da caverna ao espaço
A ignorância perpetuou um vácuo em que a inteligência do homem deixou de ser uma prioridade.Ou seja, a evolução existe mas não serve pra nada !
A menina e a caverna
Essa história que vou contar
É da menina que vive na caverna
Não precisa se preocupar
Ela está bem onde está
Pois lá é o seu refúgio
Um subterfúgio
Lá ela se sente segura
Não há o que temer
Ela quer se proteger
Admira o céu pela janela
Com as cores de aquarela
Ela gosta de apreciar
Você vai se perguntar se caverna tem janela
Mas não se preocupe!
Essa história tem figura de linguagem
E também tem personagem
Ela tem medo de sair
E não sabe aonde ir
É que lá fora tem gigantes
Mas é importante
Saber enfrentar
Mas medo ainda há
Mas a menina ainda sonha
Da caverna um dia sair
E ver o que tem lá fora
E poder se distrair
Mas enquanto isso
Na caverna ela está
Olhando pela fresta
Para ver o que que há
Mas ela tem super poder
E ela vai vencer
E não terá mais o que temer
Ela tem muita esperança
Que assim como criança
Terá muita confiança
De sair e achar o seu caminho
Escrevo nas paredes da caverna para que, no futuro, civilizações mais desenvolvidas entendam o porque da sua decadência.
Quando um tirano passa dos limites, nenhum comparsa da caverna vai defender o “pirão perdido”, pois o extinto de preservação é maior que um jantar concedido.
Pensamento do Livro “O Pântano” do autor (Editora UICLAP).
Há muito tempo me prendi em uma caverna... me isolei do mundo, das pessoas e de mim mesma.
Agora tudo mudou, eu não quero mais me contentar com esse teto escuro, quero crescer, quero sair, mas ela diz que não é seguro… Que tem coisas horríveis lá fora… Pessoas más… Pessoas que vão querer meu mal… Lugares sombrios… Mais sombrios que minha caverna…
Mas… É claro que tem coisas ruins lá fora… Mas eu fico pensando…
Tem coisas boas também, não é?
Onde tem sombras tem luz, não é?
Quero viver… Quero sair…
Ela não deixa eu sair…
Ela tem medo…
Assim como eu tive…
Parábola da Caverna - Platão
"Ainda que se tente salvar alguém, alguns ou todos, com conhecimento à liberdade, a luz arde nos olhos de quem acostumou-se com a escuridão, e poucos, ou por vezes, nenhum assim no costume aceitará sair da rotina que lhe é suficiente causa de prazer, conforto e estilo de vida. Porém, todavia, problema mesmo seria sair desta prisão, voltar à ela e deixar-se convencer que ali, assim é realmente melhor. Certeza o fardo da morte seria mais leve."
"Quando li 'A Caverna' de José Saramago, onde ele reconta o mito de Platão, resolvi que não iria me prender às ficções da vida. A virtualidade é uma dessas ficções. A virtualidade é uma caverna."
(Do livro "Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser")
"Só porque não moro em uma caverna não quer dizer que eu não seja pré-histórico."
Evoluir é estar além do ano em que se vive.
"O homem da caverna é considerado pré-histórico porque descobriu faísca e fogo com duas pedras e caçava sem arma e hoje as pessoas são consideradas inteligentes."
"Quando olho para o futuro, vejo-me na pré-história como um homem da caverna, sonhado com um esqueiro e luz elétrica."
