Era uma vez um jovem chamado Ali Babá, que viajava pelo reino da Pérsia levando notícias para o rei. Esta era a sua principal missão.

Em uma de suas viagens, enquanto descansava, ouviu vozes distantes. Ali Babá subiu em uma árvore e viu quarenta ladrões diante de uma enorme pedra. Um deles gritou de repente: ''Abre-te Sésamo!''

A enorme pedra se moveu, revelando a entrada de uma caverna. Os ladrões entraram e a pedra se fechou. Quando os ladrões saíram, Ali Babá resolveu experimentar e gritou para a pedra: ''Abre-te Sésamo!''

A enorme pedra se abriu e Ali Babá entrou na caverna. Ele viu um imenso tesouro e carregou o que pôde no seu cavalo e partiu direto em direção ao palácio para pedir a filha do sultão em casamento. Quando o sultão viu o dote, aceitou imediatamente.

Ali Babá ficou muito feliz e resolveu contar para todos que ia se casar. Mas para isso precisava comprar um palácio para a sua princesa. Voltou ao local onde tinha avistados os ladrões e falou: ''Abre-te Sésamo!''

Um dos ladrões estava escondido nos arredores e viu Ali Babá sair da caverna carregando o tesouro. O ladrão foi contar aos outros o que viu e decidiram pegá-lo. Com as joias, Ali Babá comprou um palácio para sua amada e avisou a todos que daria uma festa no dia do seu casamento.

Os ladrões, sabendo da festa, se esconderam em barris de vinho vazios para atacar Ali Babá à meia-noite, quando estivesse dormindo. A festa foi tão alegre que o vinho acabou. Ali Babá então, foi à adega verificar se havia mais e, sem querer, escutou um sussurro: ''Já deu meia-noite?'' perguntou um dos ladrões.

''Já, mas esperem a festa acabar! Aí vamos pegar aquele que está roubando o nosso tesouro.''

Voltando à festa, Ali Babá disse: ''O vinho estragou e preciso de ajuda para tirá-lo daqui.''

Alguns guardas ajudaram a levar os tonéis até um despenhadeiro. ''Vamos jogá-los lá em baixo'', disse Ali Babá.

Ao perceber que seriam jogados, os quarenta ladrões estregaram-se aos guardas. Com os ladrões presos, Ali Babá ficou com o tesouro. A princesa e ele viveram felizes para sempre com a fortuna encontrada.

Explicação da história

Na versão reduzida da história de Ali Babá e os 40 Ladrões, acompanhamos uma rápida aventura de um homem pobre que acaba se deparando com uma fortuna inesperada. A fortuna em questão, era fruto do roubo de quarenta ladrões.

O personagem principal se aproveita da situação para roubar o tesouro furtado pelos ladrões e conseguir mudar de vida, se casando com a filha de um poderoso sultão. Ao final da história, assim como na versão estendida, Ali Babá consegue escapar das consequências de ter roubado o tesouro e os ladrões são os únicos personagens que não possuem um final feliz.

Veja também: