Cartas e Prosa de Fernando Pessoa
Se falarem que eu sou uma péssima pessoa, eu sou. Que eu sou uma pessoa estranha ou espontânea, eu sou. Eu posso ser vista pelo outro como irritante, humilde, cordata, teimosa, arrogante, inteligente, bondosa, disciplinada, estúpida, indiferente, atenciosa, feia, bela, egoísta, generosa... Eu posso receber todos os adjetivos e ser tudo aquilo que o outro acha que eu sou na perspectiva dele, nas vivências dele. Eu posso ser um fragmento na mente dele. E eu não tenho controle sobre isso. Portanto eu sou o que penso ser, sou o que dizem que sou e sou o que realmente sou.
Eu preciso orar muito, suplicar a Deus, sem cessar, para perceber, reconhecer "quem é uma pessoa de valor", quando eu estiver diante dela, a conhecendo. Tendo a certeza, que será uma benção divina, uma cobertura espiritual, um abrigo acolhedor; alguém muito dileto, precioso, um exemplo de vida.
Na administração, em qualquer área, pública ou privada, quando uma pessoa de bem lidera e escolhe pessoas certas e pelos motivos certos, as coisas tendem a dar certo. Quando o líder não é uma pessoa de bem, geralmente não escolhe pessoas de bem e os motivos pelos quais escolhe seus auxiliares imediatos são os mais vis. Consequentemente, as coisas tendem a não dar certo!
Nós costumamos ouvir por ai: fuja de pessoas tóxicas. E há quem diga que isso é impossível já que todos somos tóxicos. Nem todas as pessoas são tóxicas. Estar tóxica é diferente de ser tóxica. Estar tóxica é uma condição passageira e todos nós estamos sujeitos a ela, mas ser tóxico é permanente. Mesmo assim, continue fugindo de pessoas tóxicas.
Algumas pessoas em geral reclama das suas condições de vida mas não fazem nada pra mudar a suas realidades acabam se acomodando e levando uma vida que não desejam ao em vez de sair da sua zona de conforto e ir atrás de algo melhor decretam fracasso antes até mesmo de tentar. Reclamar da vida e não agir não vai ajudar em nada..
Na verdade, somos todos tão profundos quanto o ponto mais profundo em alto mar; a maioria das outras pessoas até nada com certa tranquilidade próximo à superfície; outros, mais corajosos, pegariam seus trajes de mergulho e se arriscariam um pouco mais para o fundo, até um certo limite. No entanto, ninguém sobreviveria se tentasse alcançar o fundo de fato.
Empatia não é si colocar no lugar de outra pessoa, provavelmente você não terá competência para tal, mas é sim acolher com respeito o que ela lhe diz. Assim, procurar compreender ao máximo o sentimento ou o problema dela, para tentar ajudá-la,caso não seja habilitado, delegue à quem o é...
Entenda de uma vez por todas: quando alguém utiliza linguagem ofensiva, o problema reside na pessoa que possui uma mente e palavras desrespeitosas. Não leve para o pessoal, ela está apenas projetando suas sombras. Apenas faça sua parte, ouça educadamente, pois pessoas mal-educadas nem sempre têm consciência disso.
Uma pessoa resiliente percebe os acontecimentos como uma forma de aprendizado e oportunidade de autodesenvolvimento e aprimoramento. Obviamente, que na condição de seres humanos, mesmo as pessoas mais resilientes tem suas angústias e questões existenciais, mas estes sentimentos servem como trampolim para transformarem situações adversas em oportunidades únicas que somente os momentos difíceis reportam.
Acho hipocrisia assistir BBB (e similares). Falamos o tempo todo para as pessoas cuidarem da própria vida, criticamos vizinhos fofoqueiros e quando criam um programa para ESPIAR a vida/casa/intimidade de outros nos deparamos com uma massa viciada. Assistem de camarote a vida alheia como entretenimento e aos poucos deixam de enxergar o outro como ser humano!!!
O fato de eu acreditar em uma pessoa, não significa que eu me iludo com ela, o fato de eu respeita-la, não significa que eu tenho que aceita-la, a divergência sempre haverá por causa de minha opinião, mas isso não significa que eu devo me calar. Construir uma opinião, nada mais é do que divergir o que não se aceita por hora, mas que se deve respeitar a opinião do outro, mesmo estando errada ou contraditória.
Triste mesmo é quando queremos que as coisas acontecem do jeito que a gente quer e elas não acontecem. Triste é quando vemos uma pessoa escapando de nós e a nossa maior vontade é de amarrar aquela pessoa em um quarto e fazer com que ela fique sempre alí. Triste é quando gostamos muito de alguém e aquela pessoa simplesmente não gosta da gente tanto assim.
Quando ouvir de alguém 'as pessoas são todas ruins', quem fala já desistiu até de si, pois para essa pessoa nem ela mesmo é uma diferença frente às outras no quesito maldade. Não só generalizar tudo pelo mal, mas ficar reclamando o tempo todo, não enxergando nada de bom possível, torna quem reclama uma enorme falta de diferença.
Você não é a primeira pessoa a me beijar, nem a primeira pessoa a me abraçar e nem a primeira pessoa que disse que me amava, mas você é a pessoa que faz eu me sentir bem. É a pessoa que me tirou da tempestade, um lugar calmo onde eu sei que sempre posso voltar. Você é a pessoa pela qual me apaixonei. Você, minha grande pessoa especial. É você! Meu lugar calmo, o lugar que eu sempre sonhei encontrar.
Torne-se uma pessoa de um altruísmo elevado, dotada de uma grande facilidade de comunicação, de simpatia, de riquezas e sentimentos nobres de um coração altamente acolhedor, influentes por natureza e aptas para corresponderem alegria, considerações pessoais e com um apurado respeito pelo próximo.
Na medida certa, a calmaria é sempre bem vinda e merece ser amada, aquela que é trazida por um abraço acolhedor, um amor genuíno, a que se encontra nos lugares com sabor de lar, nos beijos de um querer forte e recíproco, em cada pessoa singular, cuja presença traz sentido, daquela também alcançada na arte, na natureza, floras e bichos e, principalmente, a calmaria quando se percebe que vale à pena sonhar, que tudo acontece por um motivo e que Deus não vai mudar e será constantemente um amável abrigo.
Fases, facetas, façanhas em seus momentos de simplicidade, de descobertas, diversos sentimentos, verdades, também algumas contrariedades necessárias, provocando o pulsar do seu coração intenso, grandes vitórias, perdas e aprendizados, risos e choros que não foram vistos, ocasiões de instabilidades, então, o seu ânimo e a sua fé foram testados várias vezes e renovados em outras oportunidades, graças ao Senhor, tem conseguido ser uma pessoa resiliente, de tudo que passou felizmente pôde tirar algum proveito, a arte se manteve presente assim como o grandioso amor de Deus e daqueles que lhe amam e demonstram constantemente, portanto, o seu entusiasmo não pereceu, continuará seguindo em frente.
Querido Coração: Te desejo sorte, pois você sempre se apaixona pela pessoa “errada”, alguém que não reconhece o seu devido valor. Mas mesmo assim eu te admiro, pois mesmo partido, você sempre está disposto a encontrar um novo amor.
Querido Cérebro: Desculpa se eu não seguir seus conselhos, na maioria das vezes você tinha razão, eu sabia que iria me machucar, mas te ignorava e seguia meu coração.
Querido Amor: Foi muito bom te conhecer. Mas com as decepções, desilusões, cansei de te procurar, quem sabe um dia você me encontra.
Pois estou a tua espera!
Você foi uma pessoa que chegou em minha vida no memento em que mais precisei.
Você chegou, se aproximo e me conquistou de uma forma que eu não sei explicar.
Você se tornou muito importante pra mim e que eu jamais irei esquecer. E se for de Deus, um dia agente ter algo alem da amizade, vai ser eterno porque Ele não falha !
Se Ele colocou você na minha vida, foi com algum proposito. E colocou num momento em que mais precisava de um alguém .. Você mim incentivou a seguir em frente e hoje sou muito grato por te-la em minha vida, por ter você aqui comigo.
Obrigado por estar sempre comigo, me ouvir e mim entender!
Se você está com alguém e tem um propósito junto com essa pessoa, é preciso muito mais do que romance e palavras de amor. É preciso parceria, companheirismo, apoio, confiança, amizade, atitude, compreensão e muita dedicação, é preciso ter fé em quem caminha ao seu lado.
Você não pode ser certeza hoje e talvez amanhã.
Não se pode se quer esquecer que relacionamento é caminho de duas mãos, não é só aceitação, na verdade, quase nunca é aceitação é muito mais entendimento. Amizade, amor, parceria, tudo depende de pelo menos dois.
Relacionar-se não é fácil, não tem ensinamento exato e não tem conhecimento sem prática.
Quase não existe mais laços eternos, hoje as pessoas são "para sempre", semana que vem não mais.
Definitivamente não basta só o amor, relacionar-se é objetivo em comum, é trato feito, não há espaço para dúvidas, são muitos momentos de diálogos e decisão.
