Cartas de Tristeza
Com a face temperada de choro ele se despede enquanto abre a porta.
Não quer demonstrar tristeza ou fraqueza já que este era o último adeus.
Ele a ama e sabia que precisava abrir a porta para seu amor poder ir embora.
Ato mais nobre não conheço, abrir mão do objeto de seu amor para demostrar ao mesmo que continua amando...
Mal sabia que durante o próximo semestre praticamente deixaria de existir.
É mais fácil quando não sabemos a dor que podemos causar.
É mais fácil continuar quando é a gente quem vai embora.
A canção de quem fica é sempre a mais triste.
As memórias são mais difíceis de esquecer.
Ele ainda ama, por isso a porta continua aberta.”
Eu olhei a tristeza nos olhos e acolhi a sua presença.
Quem sabe ela só precisasse de um ouvido generoso.
Eu olhei a tristeza nos olhos e a abracei demoradamente.
Quem sabe ela me abraçasse também.
Sentir um pouco de tristeza é fundamental para provarmos nossa humana capacidade de reinvenção.
Seria ela um sopro de felicidade em fase de germinação?
Eu olhei a tristeza nos olhos e encarei-a com esperança.
Dei-lhe um ombro macio e pedaços novos de velhos sentimentos.
Despedimo-nos. De mim, nada levou.
Eu olhei a tristeza nos olhos e a deixei ir.
Até a tristeza precisa de um adeus para partir...
Eu olhei a tristeza nos olhos e sorri.
Na verdade todos somos feitos de tristeza, choro, vários lutos e dores, mas também somos feitos de resiliência, esperança, recomeços e curas… todos vivemos uma vida interna a qual pertence somente à nós mesmos, onde construímos e desconstruímos expectativas e planos que são sagrados para nós. Onde passamos por lutos intensos disfarçados com sorrisos e aprendemos a curar feridas antigas que submergem trazendo limpeza e dando espaço à coragem de ter amor próprio e acabar com as dependências que ao longo da vida ou das vidas fomos arrastando. Cada um está passando por um processo intenso nesse momento, pode ser qualquer pessoa ao nosso lado, incluindo nossos filhos, cônjuges, pais, irmãos… sem que ninguém saiba!!! Apenas tentando lidar com seus processos interiores sem ser julgados… porque acredite, ja estão se julgando e isso dói também…
''A vida é uma caminhada repleta de altos e baixos, de momentos de alegria e tristeza, de encontros e despedidas. Portanto, cada experiência, seja ela boa ou ruim, molda quem somos e nos conduz ao longo do caminho da autodescoberta. Valorize cada instante, aprenda com as adversidades e celebre as pequenas vitórias.''
Raphael Denizart
Homem expressa raiva = Tóxico.
Homem expressa tristeza = Fraco.
Homem expressa felicidade = Simples.
Homem expressa emoções = Trouxa.
Homem expressa medo = Covarde.
Homem expressa entusiasmo = Estranho.
Homem pede ajuda = Necessitado.
Homem não expressa nenhuma emoção = Insensível.
O que eu esqueci?
Em meio a essa pandemia um beijo inocente pode causar tanta tristeza, por culpa de um vírus maldito todo afeto e carinho perde sua beleza. A bravura dos profissionais de saúde que junto com Deus nos ajude. Estão sempre em riscos, mas nunca faltam com seus compromissos.
A bravura provém do sangue, literalmente na enfermagem tudo é feito com atenção, prudência e ponderação...
" TRISTEZA "
Não consigo ser diferente da pessoa que fui habituado a ser
Até parece que o meu sofrimento no tempo está a entreter
Odeio este sentimento de pensar em vir-a-ser
O fracasso habita na minha pessoa não consigo rejuvenescer
Nunca confiei nos meus cinco sentidos
Preciso de um outro me sinto mulher
Comprei inúmeros quereres da vida com delitos
Hoje em dia só penso em devolver
A infinidade do céu só sabe me deixar de rastos
Suas cores vagas me tratam como seu enteado
Nele só enxergo nuvens que trazem tempestades, parecem o meu passado
É como se a vida quisesse que Eu presenceasse algum holocausto
Estou deitado no cansaço de nada ter
O quem me dera nos meus pensamentos só sabe corromper
O silêncio me guia num caminho de embrulhos para me conter
Ideias minhas não alcançam o estatuto para constar no paper
Adoptei os princípios dos santos
Não quero ver-me preso em prantos
Minha vida foi sempre uma história e tanto
Nunca colhi das plantas que planto
O horizonte ofereceu a esperança para as estrelas
Deixando a distância visibilizar todas as minhas sequelas
Sou apenas polém ao vento desejando se tornar uma pétala
Nunca fui bom com as palavras, não fui feito para ser tagarela
Como as ondas do mar
Meus sentimentos apenas criam turbulências
Que caminho rumar?
Quando as trilhas só dão as inconveniências
Sorriso nasce em rios de más vivências que leva
Lágrimas secam em goladas molhadas de cerveja
A solidão me seduz diante da saudade que me beija
Que romance o meu, no dia dos namorados em mim só amanhece a inveja
Saudade...
Saudade é uma mistura de sentimentos e sensações: Amor, Ausência, Tristeza e Vontade de estar junto...
Amor: pois só sentimos saudades de quem amamos, quem representa algo nas nossas vidas, quem nos faz feliz pelo simples fato de existir.
Ausência: que eu considero como sendo o “combustível” da saudade. A saudade só existe quando a pessoa amada está longe e distante de nós!
Tristeza: é muito triste querer abraçar que a gente ama e não poder, é triste e faz doer o coração querer os carinhos, as palavras e toda a cumplicidade da pessoa amada, é triste ter que esperar dias, meses e em alguns casos , anos para ter tudo isso!
Vontade de estar junto: essa é uma das coisas que só aumenta a medida que os dias passam e a saudade aperta.
Mas o que é saudade além de mistura de sentimentos?
Ela é um dos sentimentos mais duros e cruéis que existe... Quem vive de saudade sabe bem como é conviver com esse sentimento!
Você que estar junto mas não pode, você deseja segurar as mãos da pessoa amada e não tem jeito, você sente falta dessa pessoa, quer estar perto dela mas é impossível!
Você pode chorar, gritar, fazer greve de fome, mas nada adianta! A pessoa amada esta longe e cabe a você esperar pela volta dela e pelo reencontro de vocês dois!
Apesar de toda a dor que a saudade causa, ela também traz benefícios para a vida das pessoas e em alguns casos, pode proporcionar a mudança de vida!
Quem convive com a saudade acredita no amor e na sua verdade, se fortalece na oração e nos bons pensamentos, começa a ser mais paciente, pois sabe que terá que esperar – não tem outra solução –, tira forças não sei “donde” e consegue acordar a cada manha com um sorriso no rosto (mesmo que por dentro o coração esteja todo apertado), começa enfim a ter confiança em si próprio, no seu sentimento, na vida e no amor! Começa a crer que os sonhos se tornam SIM realidade, basta a gente correr atrás e NUNCA desanimar!
A saudade pode causar dor, mas jamais pode causar o esquecimento de um grande amor! Se você ama de verdade, passe por cima de qualquer obstáculo, tenha confiança no amor e aprenda a esperar com paciência e alegria!
Por mais que seja dolorido, evite passar dias de melancolia, choro e tristeza, seu amado não ficaria nada bem sabendo que você, de longe, esta sofrendo por ausência dele! Encare a saudade como uma fase de fortalecimento e a distância como um dos muitos obstáculos que a vida nos apresenta e a gente salta sem maiores problemas!
Tenha certeza que ao final de toda a saudade, vocês vão estar juntos, vão “provar” que se amam de verdade e que esse período apenas serviu para fortalecer e unir mais e mais vocês...
Sejamos Fortes e Viva a Saudade!
“Saudade não mata, apenas fortalece os verdadeiros sentimentos”!
Nao existe uma definiçao para a vida: ora temos momentos de ALEGRIA, ora de TRISTEZA... ora estamos SAUDAVEIS, ora estamos DOENTES... ora estamos AMANDO, ora estamos ODIANDO!
Penso que a vida é um caminho, estou no meio dele, posso ir para o lado das coisas BOAS e que vao me fazer bem, ou posso escolher o caminho ERRADO que irá me fazer sofrer no fim do percurso...
A vida é SURPRESA: hoje estou aqui, amanha posso nao estar!
A vida é AMOR: nao se passa pelo caminho sem o AMOR
A vida é UNICA: nunca passarei pelo mesmo caminho duas vezes e NUNCA poderei voltar pelo mesmo caminho
A vida é APRENDIZAGEM: de tudo, está é a coisa mais certa a se dizer da vida: caminhada de aprendizagem!
Caminhando para aprender
Caminhando pra sonhar
Caminhando com muito amor
Caminhando pra ganhar
Caminhando sem cansar
Caminhando sem desanimar
Caminhando... simplesmente porque a vida, ah a vida ... é um grande caminhar!
Amante
Não seja amante do pecado
Consequências e tristeza
São muitos que pregam o perdão
Mas poucos que perdoam traição
Seja amante das coisas boas da vida
Das pessoas que carregam a verdade como única certeza
Dos momentos que podem virar uma canção
Viajar nos pensamentos ou contemplando a natureza
De tudo que faz bem e alegra o coração.
Não quero causar polêmicas... nem levar tristeza... mas é necessário a conscientização!
Esta é a praia de Copacabana no Río de Janeiro após a festa da virada do ano 2020... uma das praias mais famosa do Brasil! Triste 😞 fico imaginando outras praias não tão famosa assim como ficou!
Falta amor... sobra hipocrisia!!!
Pedem para salvar o mundo, reclamam, fala mal da administração pública e não fazem a própria parte. Agora resta saber... quem recolheu todo este lixo e para onde ele foi levado!
Penso que a praia Poderia estar repleta de flor e amor ... e as pessoas deveriam estar vestidas de branco na alma, honrando a Grande Mãe! Poderiam estar vestidos de pureza de espírito!
"...Jamais duvide
Ainda que pareça impossível
Quando o frio e a tristeza bater
Ultrapasse, supere como sempre fez
Em dias nublados e sombrio
Levante a cabeça, siga em frente
Ilumine a vida de alguém com sorriso teu
Nunca se esqueça de fazer florescer
Encanto no olhar de quem te admirar..."
TRAGA-ME DE VOLTA
Alegro-me ao ver sua alegria,
Entristeço-me ao ver sua tristeza
E, assim, eu caminho,
Seguindo incessantemente o seu caminhar,
Buscando um dia de reencontrar,
Mas, até lá,
O meu respirar é vazio,
O meu olhar inexpressivo,
E o meu falar, por vezes, repulsivo.
Por favor, traga-me de volta!
Traga minha de volta
O seu sorriso a brilhar,
O seu olhar para me iluminar,
O seu corpo para me esquentar...
Já me sinto sozinho o suficiente.
Traga junto a mim a sua mente
Para que eu possa reviver novamente.
Tristeza
A minha alma chora
Estou presa em mim
Não consigo a liberdade
E isso dói no fundo
O pensamento voa
E eu peço perdão
Sinto-me sozinha
No fundo da escuridão
Meu corpo desfalece
Os olhos molham minha face
Estou no fundo não com sigo sair
Perdoe-me o Deus
Por não ser forte
E não conseguir ter forças
Pra me libertar dessa prisão
Afundo-me cada fez mais nessa solidão
Sem alguém para advogado
Para defesa de meus pensamentos
Só encontro juizes que me acusam
Quero ser livre de ti pensamento em vam
Que me leva cada vez mais fundo na escuridão
Onde esta você para me salvar
Não com sigo ver mais nada
Apenas uma pequena
Janela que impede a luz
Da vida e alegria entrar
Desisto de lutar
Por só ter juizes a me julgar
Deus é minha fortaleza,
Transformou o meu viver.
Tirou de mim a tristeza
E me deu força pra vencer.
Tirou de mim o pecado,
Transformou meu coração.
Aquietou minha alma,
Trazendo consigo o perdão.
A minha família quem deu
Foi Jesus, o meu Senhor.
Agora vivo feliz,
Pois Ele me deu seu amor.
A causa da tristeza é o desejo do Um para os Muitos, ou dos Muitos para o Um.
Esta também pode ser a causa do prazer.
Mas o desejo de um para outro é todo tristeza; seu nascimento é fome, e sua morte, saciedade.
O desejo da mariposa pela estrela ao menos salva sua saciedade.
Esfomeado sê tu, Oh homem, pelo infinito: sê insaciável mesmo pelo finito; assim, n’O Fim tu devorarás o finito e te tornarás o infinito.
Sê tu mais voraz que o tubarão, mais cheio de ânsia que o vento entre os pinheiros.
O peregrino cansado combate; o peregrino saciado para.
A estrada termina acima: toda lei, toda natureza tem de ser conquistada.
Faze-o pela virtude d’AQUELE em ti mesmo, diante do qual lei e natureza são apenas sombras.
Funesto acontecimento, tristeza profunda assolado a minha alma, nunca sonhará que um dia partisse e me deixará uma profunda solidão e sofrimento.
Foi no sabado 13, que se transformou numa Sexta feira 13; para de muito azar; onde soube da prematura e triste partida, deixando os nossos corações entenebrecido, a ser transpassado por uma espada de dor, angustia...
Inundaste o meu rosto de dor, o meu coração de sofrimento.
Inundaste a minha alma de assaz lembrança.
Como seria bom deste mundo partir e bem ao vosso lado estar!
Não acredito que se foste; o que será das nossas promessas? O que será dos nossos sonhos? O que será dos projectos que ousamos realizar? O que será do meu vivenciar agora sem ti?
Sem a sua companhia, sem os seus conselhos, sem as suas advertência, sem a sua alegria jovial. Não se cale responda-ma Chocondona. Uma vida traumatizada pela dor, uma vida repleta de saudade, uma vida cheia de amargura, uma vida condenada a se abrir um rosto repleta de lágrima é isto que me proporciona e não só
Do passado se olha
as tristeza se lembram
a alegria se sente
vivendo na ansiedade nos perdemos.
Vivo olhando um passado, repleta de amargura e agónia lembrando das tristeza que vertigem a minha alegria.
Vivo sentido a alegria, do nascer dos sol, no amanhecer desesperado de dor e sofrimento.
Vivo perdendo
tudo que ansio...
Porque não compreendo o passado, não consigo viver o presente e me perco em ansiar o futuro melhor.
EM MEMÓRIA DE MARIA CHOCONDONA CHIPILICA
14.06.1993 à 13.02.2016
Quem és tu? Serás sempre a alegria de quem verdadeiramente te ama, sem dúvida serás, a tristeza para quem te odeia e provocas a ocupação para quem te inveja!
Mas acredita que quem pensa que te ama, poderá por vezes só pensar que sim...
Quem te odeia maior parte das vezes não te conhece..
E quem não te inveja?
Difícil...
Sérgio Soeiro
Textos fictícios
Nem sempre irei sorri, haverá dias em que a tristeza me visitará.
Nem sempre terei paciência de ouvir brincadeiras sem graça, sou limitada.
Nem sempre estarei disposta a dar força, pois em certos momentos quem precisa de uma força sou eu...
Mas uma coisa sempre farei, me afastar nesses momentos porque não tenho o direito de magoar ninguém com meus problemas.
