Cartas de Tristeza
Do passado se olha
as tristeza se lembram
a alegria se sente
vivendo na ansiedade nos perdemos.
Vivo olhando um passado, repleta de amargura e agónia lembrando das tristeza que vertigem a minha alegria.
Vivo sentido a alegria, do nascer dos sol, no amanhecer desesperado de dor e sofrimento.
Vivo perdendo
tudo que ansio...
Porque não compreendo o passado, não consigo viver o presente e me perco em ansiar o futuro melhor.
EM MEMÓRIA DE MARIA CHOCONDONA CHIPILICA
14.06.1993 à 13.02.2016
Quem és tu? Serás sempre a alegria de quem verdadeiramente te ama, sem dúvida serás, a tristeza para quem te odeia e provocas a ocupação para quem te inveja!
Mas acredita que quem pensa que te ama, poderá por vezes só pensar que sim...
Quem te odeia maior parte das vezes não te conhece..
E quem não te inveja?
Difícil...
Sérgio Soeiro
Textos fictícios
Nem sempre irei sorri, haverá dias em que a tristeza me visitará.
Nem sempre terei paciência de ouvir brincadeiras sem graça, sou limitada.
Nem sempre estarei disposta a dar força, pois em certos momentos quem precisa de uma força sou eu...
Mas uma coisa sempre farei, me afastar nesses momentos porque não tenho o direito de magoar ninguém com meus problemas.
São compartilhamentos
de alegria e de tristeza
rebeldias e atritos
Os que negam suas raizes
Os que batem orgulhosamente no peito
e que defendem as origens
Os que pouco dizem
É assim: familia é de um jeito
Os que parecem muito bons
Os que parecem ter apenas defeitos
Família é começo
Família é fim.
Ensaio
Na Tristeza destes versos,
Me encontro na Solidão de teus braços,
E fico ensurdecida pelo silêncio de tua Alma...
Pois você aqui já não mais está.
E perante tua ausência,
N'uma dor ou angústia de uma saudade insaciável,
Me vejo no impasse de apenas me agarrar à tua lembrança,
Ou de simplesmente, ir morar contigo...
Meu peito clama tua presença,
Mas nem o tempo ou Amor que regem a Vida,
Ou tampouco a lágrima que salgou a despedida,
São capazes de lhe trazer de volta.
Mas hão, de certo, me levar contigo...
Alba
Alba, no canteiro dos lírios estão caídas as pétalas de uma rosa cor de sangue
Que tristeza esta vida, minha amiga…
Lembras-te quando vínhamos na tarde roxa e eles jaziam puros
E houve um grande amor no nosso coração pela morte distante?
Ontem, Alba, sofri porque vi subitamente a nódoa rubra entre a carne pálida ferida
Eu vinha passando tão calmo, Alba, tão longe da angústia, tão suavizado
Quando a visão daquela flor gloriosa matando a serenidade dos lírios entrou em mim
E eu senti correr em meu corpo palpitações desordenadas de luxúria.
Eu sofri, minha amiga, porque aquela rosa me trouxe a lembrança do teu sexo que eu não via
Sob a lívida pureza da tua pele aveludada e calma
Eu sofri porque de repente senti o vento e vi que estava nu e ardente
E porque era teu corpo dormindo que existia diante de meus olhos.
Como poderias me perdoar, minha amiga, se soubesses que me aproximei da flor como um perdido
E a tive desfolhada entre minhas mãos nervosas e senti escorrer de mim o sêmen da minha volúpia?
Ela está lá, Alba, sobre o canteiro dos lírios, desfeita e cor de sangue
Que destino nas coisas, minha amiga!
Lembras-te, quando eram só os lírios altos e puros?
Hoje eles continuam misteriosamente vivendo, altos e trêmulos
Mas a pureza fugiu dos lírios como o último suspiro dos moribundos
Ficaram apenas as pétalas da rosa, vivas e rubras como a tua lembrança
Ficou o vento que soprou nas minhas faces e a terra que eu segurei nas minhas mãos.
Rio de Janeiro, 1935
Suprema Aspiração” Mensagem
Nos braços teu eterno pai...
Em horas de tristeza e dor...
A descansar, minha alma vai.
Confiando em ti meu redentor.
Doce e calma minha alma vai...
No terno abraço do teu constante amor.
Nas tentações e no amargor...
Que o mundo a mim vem dar.
Tu és meu Deus, meu protetor...
Em ti me vou refugiar.
Das minhas dores e meus terrores...
Sua presença me vem livrar
A sua sombra correrei, e aos seus pés repousarei.
Por Ti serão guardados.
Medo angustia dor e tristeza, não mais terão vigor.
Quando o mundo o mundo em fim passar...
Aos pés do trono irei cantar.
Agradecendo a TI o amor que deu...
A mim.
Eu sou a observação
Eu sou a sensibilidade
Sou a tristeza quando sofro
A alegria quando realizo
Sou a dor quando a ignorância grita
Sou a paz e a ausência
Sou a felicidade de alguém quando assim desejo
Sou o perdão quando não julgo
Sou a bondade quando a miséria se mostra
Sou a raiva se a humildade se afasta
Sou a Luz, quando o amor que quero
sou capaz de oferecer
Somos a alma em flor
Em dor
A alma em sangue
Somos a vida na alma
E nela também a morte
Na alma a calma
Angústia e euforia
Somos quem podemos ser
Na ânsia do Ser.
INFLUXO
A tristeza vil que não se esvai,
De certo que não se harmonizou,
O peito palpita e o fluxo atrai
Novamente a brasa que tocou:
Ao peito rígido a bomba-coração.
Que bombeia e segura a alma.
Se fosse chamá-lo seria de ação.
Porque o espirito ora se acalma.
Então em segundo chamá-lo-ia
De espirito, pois vibra toda alma.
Mas há dias que dói, dói e adia
A felicidade do pobre, e desalma;
O pobre que desanima e berra.
A felicidade do pobre e' atrasada;
Uma felicidade atrasada e aterra
O sonho no tempo da[ abrasada].
Os sonhos deveriam cumprir meta.
O sonho sempre chega atrasado
Para o pobre, mas não o "porreta",
O que tem espirito, mas o vasado.
O coração nada sabe das almas.
O coração e' um falseador tático.
Quando e' tristeza bate palmas.
O coração nunca será temático.
Pobre de espirito, espirito carece.
Precisa de animus de avivamento.
Ao coração pode fazer uma prece,
Mas a alma que flui renascimento.
poeta_sabedoro
CLAREANA
Um dia toda a tristeza vai cair como a chuva,
E toda a dor chorada vai sumir no esgoto,
E a solidão chegará como alívio
Abrindo portas e vidraças
Clareando e esclarecendo que esse mundo é teu...
Esses medos, um dia serão só segredos de um passado remoto,
Teus olhos brilharão mais que Vênus...
Mais que a rua quando passas na manhã ensolarada de verão,
Então o desejo guardado em teus lábios,
Beijará por paixão e amor
E o que foi dor será esquecimento...
E o pardal vai virar beija-flor...
NENHUM OLHAR
A primeira vez não percebi tristeza,
Não percebi alegria,
não percebi olhar,
não tinha o que se perceber...
estava sempre ali no ponto do ônibus
parecia esperar uma condução
que não chegava nunca...
sua roupa suja,
seus sapatos sujos,
sua pele suja...
e ali no ponto do ônibus, condomínio Belvedere,
Sargento Hermínio...
todos pegamos nossas conduções
para os nossos destinos e ele ficou ali...
no dia seguinte ele estava ali,
no ponto do ônibus e não tinha guarda-chuva,
não tinha chapeu, não tinha olhar...
não estava triste, não estava alegre,
nada percebia... todos partimos e ele ficou ali...
na manhã seguinte ele estava pálido...
e tinha um olhar, só um olhar,
um único olhar... um mísero olhar
ele partiu...no rabecão do I M L e ficamos ali,
a olhar, sem nenhum olhar...
Enfarta-me de rara beleza,
maravilha da criação divina!
Tirando-me toda tristeza,
quando olho teu singelo rosto de menina.
De este olhar que me anima,
Na visão sagrada do reino me conduz.
Vós sois a compreensão íntima da rima,
Segredo máximo da inspiração da luz.
Todo gesto teu,
Cada palavra em ação.
O teu carinho me envolveu,
O pulsar da tua respiração.
O teu beijo as estrelas me levou
Abraço consagrado!
O amor ele confirmou,
Sendo assim, deveras, abençoado.
Amor... Não fique triste.
Cê sabe que sorrir desarma a tristeza, aspereza, as dores que carregamos, faz desanuviar as tensões do dia a dia...
Amor... Saiba que és muito especial.
Tu és aquele que me emociona sem saber.
Tu és aquele que faz - me sorrir.
Rir.
Pensar.
Refletir.
Evoluir.
Ir...
Cê sabe que é uma gostosura né?
E nos meus sonhos, pensamentos, estou sempre á te namorar...
Então, vai, sorri pra mim.
Pra você.
Pra vida!
Amor...
Escreve um poema pra mim...
Daquele seu jeito encantador de escrever...
Que me fascina.
Deixa - me de pernas bambas e coração acelerado...
De prazer.
Amor, também tenho meus momentos de tristeza.
Desilusão.
Preocupação.
Mas é que a fé é mais teimosa.
Então, eu sorrio.
Pra mim.
Pra você.
Pra vida que vamos viver...
Já vai preparando a cama...
Viu?
Quando a gente imagina, a gente sorri.
O amor deixa a gente assim...
Mais feliz!
Ele ouve dia grito ao sussurro.
Ele conhece o íntimo do seu coração, a tristeza e alegria que pairam no teu olhar.
Ele nos quer tão bem!
Converse com Deus.
Por pensamento, louvando, fazendo o bem...
Deus nos ama muito, é só quer nos ver sorrir.
Às vezes aparece umas nuvens escuras pairando sobre nós, é inevitável.
Mas quando Deus nos faz uma promessa, o céu se abre num lindo tom de azul.
Aparece um sol brilhando e até o arco-íris vem nos encantando.
Deus é Pai.
Ele te segura no colo, se precisar.
Ele caminha ao nosso lado, segura as nossas dores e nos enche com o Seu amor.
Fique em paz.
Logo logo, os pássaros na sua janela estarão á cantar.
Já vejo até o sol no céu raiar.
Alegrias e tristeza
Temos coisas em comum.
Alegrias e tristezas,
riquezas e pobrezas,
paixões e compaixões,
amores e desamores,
e a pricipal,
mentiras e verdades.
Sei e sinto isso mas tem pessoas que não vejam
o que se sente quando sentimos.
Veja e aproveite a sua vida com coisas boas,
porque daqui a pouco não dará mais pra aproveitar,
já pensou nisso.
Pense,veja e raciocine...
Obras Sociais !
Me dá uma tristeza, mim causa um rancor,
em vê que às obras sociais, só são feitas
no período de eleição.
Os templos se abrem, para receberem às
comunidades carentes das periferias.
Com os serviços de pediatria, ondotologia, cabeleireiros, manicure e etc.
Seria ótimo, se esses elementos, realmente tivesse interesse em ajudar os povos carentes, não só de quatro, em quatro anos, como eles fazem ; embusca de votos.
Eles são eleitos com os votos delas, mas depois de eleitos ; eles esquecem, os direitos daqueles que os ajudaram a chegar no parlamento, e criam leis abusivas.
O salário mínimo, nunca pode deixar de ser mínimo ; porque se não quebra a Previdência Social.
Os povos se iludem, com a às falsas promessas, que se eles eleitos forem: Irão fazer e acontecer. Não fazem nada pelas famílias, que deixaram se levar, por um falso sorriso e um forte aperto de mão de homens hipócritas e sem coração.
Os infelizes tem sempre ao seu lado um cabo
eleitoral, nas periferias e dentro dos templos religiosos, fazendo a cabeça dos líderes comunitários e dos religiosos que por sua vez se deixam levar ; por troca de favores.
Muitos políticos aliançados com os poderes das trevas, esses inimigos de Deus, ainda são levando para o Altar Santo do Senhor. "Deus não se deixa escarnecer, aquilo que homem plantar, ele irá colher."
Se eu não tivesse te conhecido viveria em tristeza profunda por
te procurar e não encontrar
Se eu não tivesse te encontado
Me perderia no mundo, me perderia da vida , tornaria-me eremita por não poder te encontrar
Se eu não tivesse o seu amor
Acabaria tristonha , numa tristeza medonha , sem alegria risonha
Sem ar para respirar..
TRISTEZA
Ah uma tristeza profunda
oriunda que acaba com você lentamente,
derrepente te fazendo esquecer no tempo.
Comtenplo essa bendita ilusão
de esquecer sem perder o chão
diante da escuridão,
é como uma flor no deserto
morrendo aos poucos
sentindo calor de um sol profundo
que aquece o mundo de um frio derradeiro traiçoeiro de congelar o coração.
A vida continua e precisamos caminhar
sem rumo e direção nossos motivos são
de lutas para vencer e crer na vitória
sem limites para chegar num novo amanhã.[...]
AMOR INFINITO
Amar é sentir no coração
um amor infinito e sorrir.
Nem tudo é tristeza, no mundo!
Olha quanta beleza posso ver e sentir.
Um amor muito grande coração vibrante pulsando por ti.
Há, que tanta emoção, dentro do coração uma louça paixão querendo saí.
O meu amor.
O meu grande amor.
Por você é inteiro, simples mais é verdadeiro...
Arrepia o corpo e alma, isso não tem dimensão...
Isso eu posso sentir
A batida bem forte
o pulsar envolvente
meu sangue que corri nas veias,
é um sangue bem quemte de amor
adrenalina acelera meu coração
Estou apaixonado, sentimento envocado,
que louco é o coração...que louco.
DOR
Olhos murchos fraqueza no coração
e tristeza na alma
Abatido, cada vez mais derrotado
pela dor que arde.
Dentro de mim explode a sofrencia
e se espalha pelo corpo fraco e cansado
Não aguento mais de tanto sofrer
a uma dor insuportável que me incomoda até me deixar sem esperança...
Sem esperança.
