Cartas de Despedida de Clarice Lispector
São Paulo diz em suas cartas, que o Misticismo judaico são práticas, apenas para satisfação da carne. Exemplos disso temos assim: "Não proves, não toques, não manuseis". São realidades que em nada contribuem para a salvação da alma do homem. As mesmas podem ter alguma ação na disciplina do corpo. O Misticismo judaico era precisamente a lei, sendo mal usada pelo homem. Exemplos disso temos: Os sábados, os dias de festa, as luas novas e o culto aos anjos.
“As crianças escrevem cartas para papai noel, mulheres jovem escrevem cartas de amor aos seus namorados, alguns homens jovens e velhos falam com Deus, cada um à sua maneira, outros fazem pacto com diabo. Já outros poucos não escrevem cartas de amor, não creem em mitos bons ou maus, estes não fazem porque são conscientes de sua própria divindade!!!”
Sim, amo cartas escritas a mão, boquê de flores sem datas especiais, jantar a luz de vela sendo só vinho e macarrão, e aquele desenho bobo passando na tv, respiração sobre meu peito, meus dedos entre cabelos, e um sorriso de canto pra agradecer aos céus, isso me faria tão imensamente feliz, e tão igualmente idiota por querer.
A evolução de cartas práticas, elas sugerem que, enquanto continuarmos presos a essas atitudes primitivas, o "inferno" continuará a ser uma realidade criada por nós mesmos, em nossas interações diárias e na maneira como tratamos aqueles que são diferentes de nós. O inferno é aqui e o diabo são os outros com seus demônios interiores, estando fazendo a demonização ou endemonizações dos contrários.
Acho que a pandemia trouxe de volta o velho romantismo tão esquecido. A época áurea das cartas está de volta. Em tempos de conversas em tempo real, mensagens instantâneas e vendas online eu tenho recebido cartas: semana passada foram duas - uma da internet e outra da padaria; essa semana foram mais duas - energia elétrica e água.
O motivo de quase todos nós lermos as cartas de Paulo como se fossem tratados doutrinários é o fato de termos sido apresentados a elas dessa maneira ao longo de toda a vida. Nos capítulos a seguir, analisaremos os teólogos cristãos que, ao longo dos séculos, se apossaram do cristianismo. Sendo teólogos cultos, começaram a infiltrar o próprio conceito do cristianismo nas Escrituras. Como imaginavam que a teologia é a essência do cristianismo, transformaram Paulo em um teólogo como eles próprios. Na verdade, fizeram dele o teólogo cristão supremo.
É mais do mesmo... As vazas combinadas nos triunfos, num jogo de três cartas e dez trunfos, e o ás que se não mostra para todos... É mais do mesmo... Os reis, as grandes senas, os infantes, as damas mais ariscas do que antes, os duques que se baldam com bons modos... É mais do mesmo... São ternos, fartas quadras, nobres quinas, manilhas à mercê das suas sinas, sujeitas às andanças de quem parte... É mais do mesmo... Baralha, parte à frente, bate ao escuro, um gesto sem passado, nem futuro, e a manga faz justiça à sua arte... É mais do mesmo... A sorte a submissão, o deus-dinheiro, um vício adulterado por inteiro, as manhas que se vendem a retalho... É mais do mesmo... Um jogo, a ilusão, cartas marcadas, com almas quase sempre depenadas, sempre que são excluídas do baralho.
Te conhecer foi como me encontrar, entende meu amor? Você foi a cura para todas as dores que eu estava sentindo. Você cuidou das minhas feridas e me fez feliz numa inexplicável intensidade. Com você eu pude aprender a amar, amar de uma forma que não imaginei que seria assim tão cedo. Você guardou os seus problemas no bolso só para me ajudar a cuidar dos meus. Isso me encantou, muito mesmo. E hoje, aqui estou eu u-u, tentando expressar em palavras (impossível) o que eu sinto por você. Não é fácil, pois esse sentimento é puro demais para caber em míseras frases. Só quero que saiba que eu sou feliz só por ter você em minha vida, muito. Sou feliz só por ter você ao meu lado (mesmo). "Você é aquela coisa boa que a gente gosta sempre de lembrar. Você é aquele tipo de pessoa que a gente quer ter ao lado, para viver todos os momentos". Eu vivo pra você, meu amor. E ambos vivemos para a glória de Deus. Foi bom ter orado com você, eu senti uma coisa muito boa á nossa volta. Senti Deus com a gente ali, do nosso lado... Dizendo que tudo iria dar certo e que não deveríamos nos preocupar com nada. Vamos seguir o caminho dEle e nunca falhar com nossas obrigações cristãs. E assim ele continuará nos abençoando. Quero muito viver por muito tempo com você, quero mesmo. Quero ser um só contigo. Eu te amo, minha princesa. Você é perfeita.
Eu ainda te amo querido. Pois em todo lugar que eu olho vejo seus olhos,e cada passo que ouço penso que é você entrando de volta na minha vida. E até naquelas musicas clichês que eu ouço no radio,eu lembro de você. Ai eu me pergunto,se você está em tudo. Porque nao larga de marra e volta pra mim?
Não sei porque minha vida e tão complicada , relacionamento ruim e estressantes, não poder ter a liberdade, cara sò queria ser uma pessoa normal para depois ser uma pessoa fantástica mas o que eu consigo? só ser um fracasso tanto no estudos quanto em relacionamentos nas amizades ...... porque logo eu fui escolhida para ser uma merda?
Não idealize muito, ou todos os dias serão motivo para eternas frustrações. Sonhar é bom, mas ser feliz com o que se tem e principalmente com o que se é já é o suficiente. Vencer é bom, mas dormir consciente de que lutou também já é o suficiente. Viver não é conquistar, pois a vida em sí já é uma grande conquista.
Ás vezes, o que me consola, é saber que sou uma poeira no universo (e que não sei o que é o universo). Que desconheço os mistérios do espaço e do tempo. Que mal sei onde estou, quanto mais em que velocidade anda a luz. Que não faço idéia se estamos ou não sozinhos nisso tudo, e nem ao menos imagino o que seja isso tudo... E aí começo a me desconsiderar. E desconsiderar meus problemas de mortal. E olhar com desconfiança essa jabuticabeira no meu quintal, considerando que ela estava aqui antes de eu nascer e que vai continuar quando eu me for. A esta altura, eu percebo que queria dizer apenas que diante de tudo, (perceba que quando digo tudo, quero dizer TUDO) , não temos nada a fazer além de agradecer a Deus por viver, mesmo sem nada saber, e aprender a perceber que mesmo onde muitos consideram “o nada”, algo maravilhoso sempre, sempre está acontecendo. E de todas as coisas que acontecem, nenhuma é assim, tão significante. Nem tão banal.
Ao contrário dos cenários, a vida não é de papel. Os cantos da vida não ressoam ensaiados, seus batuques não são ritmados, suas cores não brilham por sí só. A vida apenas é. Sem forma, cores desconhecidas mesclam-se o tempo todo diante de nossos olhos que enxergam distorcidamente e nossos pés que andam cambaleantes e muitas vezes sem rumo. Não sabemos quando se abrirão as cortinas, quando entrará a atriz e dançará os dançarinos. Não sabemos que música tocará. Se haverá aplausos. Mas estamos ali. Ás vezes assustados, com a cabeça entre as mãos, desejando que tudo termine. Ás vezes com um sorriso debochado, por alguma coisa ou outra, os olhos brilhando sob a pouca luz. Não se pode fugir da vida. Deve-se enfrenta-la. Temos o direito de teme-la. Mas nunca deixa-la sozinha. Devemos seguir com ela. Fortes ou não. Até que se fechem as cortinas.
Ainda me falta crescer. Ainda me falta ter coragem para matar um leão a cada dia. Ainda me falta ousadia, compreensão, humildade. A vida tem me ensinado uma lição a cada instante, preciso absorver cada coisa boa que passar por mim. Preciso esquecer que fracassei no passado, deixar de lado as ofensas, preciso esquecer as mágoas. Preciso pensar pra agir, mas nem sempre... Preciso aproveitar cada momento para aprender, crescer como pessoa. Preciso me perdoar, e muito. E perdoar muita gente também. Preciso aprender a fazer dos desafios a hora perfeita pra voar. E farei.
Queria muito entender a sua força, tantos anos se passaram e você continua assim, plena, forte e sorridente, a onde passa é admirada, você passou por momentos ruins na vida e continua passando, quieta, calada, olhar firme, mente inteligente e sorrindo., você sempre pensa: é só uma fase, vai passar. Sei que você ás vezes tem vontade de sair correndo, largar tudo, começar do zero, mas algo maior lhe segura aqui, e você sente isso, então você se cala e consente. Sei também das suas crises de ansiedade que você passa sozinha, os seus pensamentos vão longe, a sua mente não para de pensar e quando você percebe que vai perder o controle da sua mente, você respira, respira e respira, e o coração começa a desacelerar, então você fica bem, às vezes te bate um desespero e você pensa assim: eu estou no controle disso, então você se aquieta. Você quer abraçar o mundo, mas você sabe que o mundo não pode ser abraçado, então você vai abraçando os momentos, as pessoas simples e boas, e até mesmo aquelas que nunca mereceu a sua atenção, você é assim. Sinta se abraçada por mim, porque um abraço pode curar a alma ou o dia de alguém. Você é espetacular, maravilhosa, sensata, não julga ninguém, você só quer viver a sua vida e cuidar de si. Meu inconsciente aprende com você todos os dias.
No dia seguinte fui trabalhar, pegava o mesmo ônibus todos os dias, com o mesmo motorista e o mesmo cobrador, quando fui dar o dinheiro da passagem para o cobrador, ele me elogiou, o elogio veio porque o esmalte vermelho combinava comigo, naquele momento aprendi que os elogios salvam, transformam a nossa vida, e mais uma vez me calei, agradeci ao cobrador, sentei no banco e fiquei refletindo sobre a minha vida e sobre aquele elogio, e a partir daquele momento tomei a decisão mais importante da minha vida, a separação.
Os anos foram se passando e o Sérgio se envolveu sério com outra pessoa, e essa pessoa fazia bem para ele, e com muita dor na alma aprendi que quem ama também deixa o outro ir, você não é egoísta, você só quer ver a pessoa bem e feliz, acho que amar é isso, o outro ter a liberdade de ir ou ficar, o Sérgio preferiu ir.
Aila era apaixonada pela arte, tinha o dom de escrever, escrevia poema e poesia, Aila também admirava as cantigas compostas por melodias harmoniosas que os trovadores cantavam nas vielas tocando seus alaúdes, suas flautas e os seus tambores, ela fabricava cerveja, vendia sua cerveja aos comerciantes e aos muitos viajantes que iam até a casa de pedra comprar a cerveja, a moça apreciava e admirava a natureza, ficava horas sentada na beira do riacho contemplando cada detalhe das plantas, das árvores e dos bichos que ali habitavam.
Em uma casa simples de pedra, na costa de um rio, onde a grama verde parecia um tapete macio, o vento ecoava e batia a janela, de longe se ouvia o barulho da correnteza do rio, nessa casa de pedra rústica morava uma mulher, com seus cabelos castanhos escuros na cintura, cacheados, a pele branca e macia, os olhos combinavam com a cor dos seus cabelos, corpo esbelto, uma mulher inteligente e sagaz, dominava a arte da cura com as ervas, sentia a sua calmaria na grandeza da natureza, o seu nome era Aila.
Amis era um trovador, um rapaz alto e atrapalhado, de cabelos lisos e compridos, olhos escuros como uma jaboticaba e com o sorriso farto, dominava os cavalos, o arco e flecha e tocava flauta, o rapaz mantinha uma paixão por Aila, mas nunca teve coragem de se declarar, Amis sempre agradecia em suas rezas o fato de Aila ter passado da fase de se casar.
- Relacionados
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Cartas de Amizade
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Poemas de Clarice Lispector
- Frases para cartas de amor que encantam corações
- Frases de Clarice Lispector