Carta de Saudade
"Saudade Que Fere"
Tá difícil esquecer,
Tirar você de mim,
Nos meus olhos posso ver
Seu adeus doendo assim.
Esse amor que me feriu,
Sem prometer machucar,
Deixou um vazio frio,
Que não sei como apagar.
Cada lembrança que invade,
Traz o seu riso em vão,
E essa saudade arde
No peito, feito prisão.
Lágrimas descem sozinhas,
No silêncio a soluçar,
E o adeus que me avinha,
Continua a me sangrar.
Eu não sabia, confesso,
Que um amor assim doía,
Agora em versos eu peço,
Que volte a minha alegria.
Saudade, ação que nos une.
A saudade não pede licença. Ela é como um hóspede inconveniente que aparece sem avisar e, mesmo sem ser chamada, se ajeita no sofá da sala. Vai se espalhando pelos cantos, invadindo os espaços, tirando o ar do peito. Ela chega numa tarde qualquer, quando o relógio insiste em te lembrar que o tempo está passando, mas você insiste em resistir. E, sem aviso, tudo o que parecia guardado, bem trancado, explode: uma conversa interrompida, um abraço que nunca aconteceu, e você fica ali, mudo, sem saber o que fazer com tanto.
A saudade não é só falta; ela é também sobra. Sobra de risos antigos, de momentos que o tempo tenta, em vão, desgastar. Mas quem disse que o tempo tem esse poder? A memória desafia o instante, mantém tatuados os gestos, as palavras, até o jeito de inclinar a cabeça. E aí está o truque: a saudade não é ausência, é a presença de quem ainda mora em nós. Deus gosta de histórias com linhas tortas, e talvez eu também, pois, no meu coração, quem se vai sempre fica.
Há dias em que a saudade bate com pressa, como se quisesse me dar um tapa na cara, gritando que a vida continua, mas o coração é teimoso e espera. O tempo passa, mas na mente ainda sobra aquele sorriso tímido, aquela piada boba que só nós entendemos e aquela conversa infinita sobre quem éramos e no que nos transformamos. É como sentir o hálito de hoje desejando o aroma de amanhãs.
Dizem que a saudade é um fardo, um peso que nos empurra sempre pra frente. Mas eu prefiro acreditar que ela é uma ponte. Penso assim como Rubem Alves dizia: "a saudade é nossa alma dizendo para onde quer voltar". A saudade diz muito sobre o ontem, mas é também uma inspiração para o que ainda está por vir. E enquanto estivermos vivos, sempre vem.
Enquanto o tempo corre, me pego rezando para que, onde quer que estejas, o ser desse meu saudosismo, estejas bem. A saudade, no fundo, é isso: uma oração muda para que quem está longe siga feliz. Tentamos visualizar boas realizações, mesmo que a distância doa e a falta aperte, porque é pelos olhos que florescemos. Também é por eles que recordamos.
Fecho os olhos para ver o tempo e ouço o sotaque da emoção da minha alma. Ela me lembra que, apesar da distância, ainda estamos conectados. Porque, se ainda sinto, é porque o amor ainda respira. E se o amor vive, vale a pena esperar. Quem sabe não habite aí a verdadeira função da saudade: conectar pessoas no presente para garantir futuros sorrisos.
Que o nosso hoje seja como um dia sonhamos, para que amanhã uma boa emoção nos acompanhe quando olharmos para o que agora estamos decidindo e fazendo.
Mensagem dedicada a minha mãe, Antonia M da Costa
Amanhecer de saudade
O amanhecer trouxe um silêncio frio,
A mensagem chegou sem aviso, sem alarde,
E o coração se partiu, fragmentado no vazio,
Naquela pausa, entre a estrada e a saudade.
Eu ia ao encontro, já sentindo a ausência,
Como se o tempo soubesse antes de mim,
Mas a notícia cortou o ar, sem clemência,
E o mundo parou, como num filme sem fim.
Três anos passaram, mas o eco persiste,
A dor não obedece ao calendário,
Ela volta, cruel, nos dias tristes,
E se instala no peito, solidário.
Ainda sinto sua presença, sua voz,
Mesmo que o tempo diga o contrário,
Mãe, em cada amanhecer, estamos nós,
Unidos, entre o amor e o imaginário.
Saudade que aperta, queima o peito,
Um sentir que nos faz vivos de um jeito,
Traz memórias que o tempo guardou,
De amores que a vida nos ensinou.
A saudade tem cheiro, tem cor, tem voz,
Ecoa no silêncio entre nós,
No sorriso que se perdeu no caminho,
E nos momentos que já foram carinho.
De noite, de tarde, pela manhã,
O coração chama o que se ama,
E no peito, o desejo floresce,
De trazer o passado que não se esquece.
Lutar para reviver o que se foi,
A busca incessante que nos reconstrói,
Porque a saudade é o fogo que aquece,
E o amor é o que sempre prevalece.
**Saudade**
Penso em você, noite e manhã,
Nos sonhos, a felicidade vem,
Adormeço leve, alma sã,
Mas ao amanhecer, tudo se vai também.
Um sonho doce, fugaz e sutil,
Que me faz lembrar como era amar.
Sozinha, me pego em um olhar febril,
Chorando, lembrando que não vai mais voltar.
Seu cabelo loiro brilha na memória,
O sarcasmo leve que eu tanto amei.
É uma pena que a vida não siga a história,
E leve embora quem sempre amei.
O hoje de antigamente
Sinto a presença da saudade.
Chega mansa,
Devagar me alcança,
Abraça-me.
Toma posse, instala-se.
Num repente, vislumbro todos os momentos:
*positivos
*negativos
*vida plena
Indo fundo em mim mesma.
Consciente X inconsciente
- "versus" da poesia -
Explode e aflora.
Como um vulcão "caliente",
Jorro para fora todos os meus ais.
Ai que saudades tenho:
*do mar
*do luar
*dos olhos fundos
*do bom manejo do afeto e das palavras.
Psicólogo leigo,
Aconchego pleno...
Plena estava como vim ao mundo...
Como voltar para o mundo?
__Como? indago!
Set/1991
Na meiguice daquele olhar, transmuta-se a saudade.
O suspiro de lembrança abraça o coração sensível.
Em meio a cortina da noite,
surgem imagens e medos gigantes,
bem no centro da escuridão.
Transmutando-se, o azul marinho dá lugar ao alaranjado das novas ideias...
A menina planta sorrisos tímidos
e corajosamente semeia amizade,
que germinam na infinita doçura do ser.
Saudade?
Perguntou-me:
- O que é saudade?
Retruquei:
-Soubestes o que é o amor ?
Ele vagamente respondeu com o olhar de pouco vivido:
-Não
Respondi-lhe então:
-"Se não sabes o que é o amor, certamente não saberá o que é saudade, só se sente saudade daquilo que se ama, ou daquilo que já se amou" -Wellyson Jesus
Eu me esforço, mas ninguém
percebe os meus artifícios
Sinto saudade de mim
ou em uma vida à dois
quando nem sei se
foi vivida;
Sei que não adianta ficar
a se lamentar...
O primeiro passo a se tomar
é ter atitude, evoluir e melhorar!
Mas nas minhas inspirações
Eu vivo como um poeta
Pinto os meus sonhos
escrevendo como seria
bom viver ao lado dela...
Só queria um dia,
Que eu não morresse de saudade,
Que meu copo sempre cheio não transbordasse,
Eu só queria ter freio nesse coração de bicicleta na ladeira,
Onde o chinelo tá só o resto,
De tanto que já carcomeu,
Não desiste, se arrasta,
Quase sem borracha com o resto que sobrou no asfalto.
O sorriso vem
Vem logo
Aqui tem saudade
E também tem vontades
Não desses que vem e vai, vai e vem
Desses que vem pra ficar
Te faz sorrir também
No meu mundo cão
Não sou pedra sabão
E nem sou poesia inexata
Sou ser humano
Mamífero
Fêmea e macho
Sou tudo e mais um pouquinho também
E no final é a mesma coisa
Nesse " bolerolero"
Vou chegando de mansinho
Bem devagarinho
(shiiiii, silêncio)
Que é pra ninguém perceber
Que meu sorriso largo
Encontrou o seu
E hoje me invadiu uma estranha saudade, talvez tenha sido o frio que chegou sorteiro a esta cidade, ou talvez seja a distância entre os mares.
Hoje me veio um devaneio ligeiro, era uma lembrança alimentada em meu peito, vazio leito sem um fio de esperança.
Hoje algo me abraçou forte, me levou em reviravoltas a momentos tão curtos, onde vi em relances o brilho infindo do teu sorriso espalhado em teu olhar, revelando a serenidade de uma vida encantada
Goiatuba
Estou com saudade da rua Maranhão
Onde meu coração caminhava alegre
Pela manhã e tambem à tarde pela rua
Só para contemplar o cheiro da doce lua.
Ela se movimenta bem macha lenta
Ela vem e arrebenta com sua inocência.
E meu coração forte finge que aguenta.
Toda emoção que ela provoca nas veias fomenta...
Uma bala de menta pra beijar o seu cheiro.
Aquele doce entre o cabelos liso e negro.
O meu olfato agradece da beleza a flor
o seu umbigo.
O paraíso que está no seu corpo escondido.
E um anjo perdido foi quem me revelou tudo isso...
Tire as roupas ali está o paraíso
uma delícia coisa louca
de deixar água na boca...
Quando bate a saudade, temos que saber curti-la,
para que não comece a doer...
Temos que saber transformar uma saudade
que seja doída, numa doida e gostosa saudade...
Ósculos e amplexos,
Marcial
A SEMPRE SENTIDA SAUDADE
Marcial Salaverry
Quando lembranças chegam à nossa memória, é que podemos saber o que é sentir saudade, e muita gente já falou que sente saudade. Saudade de alguém, saudade de algo, sente simplesmente saudade. E o que vem a ser essa tal de saudade? Segundo o dicionário, é: "Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoa ou coisa distinta ou extinta; Pesar pela ausência de alguém que nos é querido."
Assim, podemos dizer que sentir saudade é como sentir falta de alguma coisa que nos é muito cara, lembranças de uma pessoa, ou de algo de que muito gostamos, certamente pode ser saudade de uma pessoa a quem queremos muito bem e que não está ao nosso lado. O motivo da ausência pouco importa. O fato é que esse ente querido não está presente. Então, sentimos saudade, aquela falta que sua ausência provoca. Aquele aperto no coração, aquele nó na garganta que surge ao nos lembrarmos desse alguém, que era especial, e que nas lembranças, continua sendo.
Diz-se mesmo, que a saudade dói, e nesse caso, o que se pode fazer para amenizar essa dor? Apenas posso sugerir, à guisa de analgésico, uma receita muito simples, e que funciona sempre, ou quase sempre, que é buscar na lembrança, todos os momentos felizes vividos ao lado dessa pessoa, e assim quando a dor quiser se instalar, essa é uma maneira de afugentá-la, pois não há dor que resista às alegrias vividas, às boas lembranças que ficaram gravadas em nossa memória. Saudade de um amor que se foi, de alguém de quem um dia gostamos e que hoje já não está do nosso lado. Nesse caso, também a receita é a mesma. Não há nada melhor do lembrar sempre os bons momentos vividos juntos.
Sentimos saudade também de animais de estimação que perdemos, e até mesmo de objetos aos quais nos habituamos e que quebraram. Quem dentre nós pode dizer que nunca sentiu saudade de um brinquedo que quebrou? Ou do cachorrinho que morreu? Ou de um computador cujo HD queimou e levou nossos arquivos? Claro que é um sentimento diferente do que aquele produzido pela perda de um ente querido, mas não deixa de ser saudade...
Enfim, sentir saudade é sentir falta. Tudo aquilo a que nos habituamos e que por um motivo ou outro perdemos, sempre provoca essa sensação estranha, definida como saudade, e que na verdade, não deixa de ser um sentimento gostoso, pois só se sente saudade daquilo que deixa saudade e para tanto, deve também representar boas lembranças. Ninguém poderá sentir falta de alguém, ou de algo que provocou sofrimentos. Embora provoque aquele sentimento frustrante de algo ou de alguém que queríamos ter conosco e que não está junto, há que se convir que se não mais está conosco, pelo menos deixou boas recordações, e para elas podemos apelar para amenizar o sentimento de saudade.
Por exemplo, se por um motivo ou outro, vocês deixarem de receber estas mensagens, possivelmente sentirão saudade delas e, por tabela, de quem as escreve, mesmo considerando que muitos sequer me conhecem, mas como já se habituaram a recebe-las, fatalmente sentirão saudade. Tranquilizem-se, pois só estou usando como exemplo do que é SAUDADE que, afinal de contas, permanece indefinida, pois não pretendo parar tão cedo, dependendo é claro, da vontade de nosso Amigão...
Então, para que não sintam saudade de UM LINDO DIA, simplesmente, tenham-no, e procurem vive-lo em clima de luz, paz, amizade, amor, porque é assim o meu desejo para todos...
Às vezes , o para sempre é só dentro da gente . E a saudade é uma luz que eu não consigo apagar .
Hoje , eu assisto a distância . Você tendo novos planos e objetivos onde eu não faço parte de nenhum deles .
Pessoas entravam e saíam da minha vida o tempo todo e isso era completamente normal na minha vida .
Mas quando você foi embora . . .
Quando você foi embora eu reagi de uma forma diferente das outras pessoas que saíram da minha vida .
Você levou metade de mim quando foi embora .
Ter que ver você sendo feliz com outro alguém que não seja eu é algo doloroso .
Mas eu te amo o suficiente para te deixar ir .
Seja feliz .
Mesmo sem mim .
Olhos de Silêncio -
Nos meus olhos de silencio
há dois ecos de saudade
dois martírios consagrados
pelo peso da idade ...
Nos meus dedos levo a culpa
dos amores que não toquei
e se a culpa me matasse,
estava morto, eu bem sei ...
E porque fomos mal-amados,
nunca fomos bons amores,
só Poetas ilibados ...
Mas "ser Poeta é ser mais alto!"
É ser dono das minhas dores
quando aos versos nunca falto!
Este Livro -
Este Livro que vos deixo
é de mágoas e saudade
o que há em mim de sem vontade
que tantas vezes está por baixo!
Já não é nenhum segredo
vejam bem que triste sorte
nem me lembro que há a Morte
nem da vida tenho medo!
E às vezes ponho e minto
nestes versos que me dão
o que vivo mas não sinto ...
Pois os versos nunca são
mais que a hora que os pressinto
um travo amargo a solidão ...
Chorar alguém -
Quem morre ou vai embora
eis que nunca levará
a saudade de quem chora
e se arrasta em vão por cá.
A saudade é triste e sã
porque a morte é longa e fria
mas que loucura tão vã
chorar alguém dia-a-dia.
E já que a morte é nossa
e o silencio que ela traz
que a vida dê mais força
a quem fica só por cá.
Àquela quina -
Àquela quina da cidade
onde a mágoa se alevanta
moro eu, mora a saudade
e também Florbela Espanca.
É o nome da Praceta
ali de fronte à minha casa
que um dia foi eleita
pelo nome que hoje abraça.
E porque escuto a condenada
que tanto fala na Praceta?!
Tantos versos pela estrada.
Uma voz que não se deita.
Tempo sem tempo -
A saudade é inocente
face a toda a desgraça
e a dor é permanente
quando a vida a abraça ...
Se tudo me foi vedado
porque fica, não mingúa
a lembrança, o passado
que traz passos de Lua?!
E o que sou porque sou
nem eu sei d'onde vem
onde vou porque vou
nem o sei eu também!
E se vos canto esta dor
é p'ra que fiquem sabendo
que na verdade o amor
traz um Tempo sem Tempo ...
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp