Carta a um Amigo Detento
A Paz está dentro de cada um de nós, basta sintonizar a frequência certa e deixar fluir.
Eu amo essa sensação, de que tudo vai ficar bem, de que existe sempre uma luz no fim do túnel. Isso reacende nossa chama de esperança na vida!
Nem todos os dias serão bons, mas que façamos o máximo possível para sempre sintonizar a frequência da Paz.
À Rosa
A Rosa mulher quer ser bela
Toda rosa é única e bela
Sustentada por um caule espinhoso
E é isso que deseja a Rosa?
Desejar é um direito ao encanto da beleza
Então Rosa mulher, que se cumpram os seus caprichos
Cuide bem dos seus olhos claros
Eles são as suas rosas
Que é a essência única da sua beleza
Produzindo uma viva impressão de deleite e admiração
Sustentados por um caule que, mesmo adubado com esmero
O tempo não perdoa
BEM-TE-VI (II)
Cantante, galante e saudável, em voos mirabolantes, vivia um bem-te-vi na cidade a coletar insetos no ar,na comunidade dos pássaros. Depois de degustar tais iguarias,pousava em galhos de árvores e fios de luz pelas ruas e cantava alegremente seus louvores, feliz da vida. - Batendo numa tecla só: bem-te-vi,bem-te-vi.... - Apesar de repetidos cânticos, o bem que me desejava não lhe cansava; eu também amava ouvir, sobre o bem que carecia e careço. Seu cantar, me transmitia uma mensagem de esperança e vida... - Parecia dizer, na letra da canção, que “bem me via”. E, em doce vivência me sentia. Pudera eu ainda ouvir por muito tempo, seu cantar em mesmo repertório melódico de sempre: - “bem-te-vi”, pois, o bem que preciso, ei de deseja-lo, ao próximo. Senti bastante pelo ocorrido que vitimou esse pássaro livre!...Provável que, na correria louca que se vive, ao trânsitar pelas vias, um condutor desatento, daquele veículo,não te viu, e ceifou tão de repente, sua vida, naquele acidente. Hoje,quando o vi caído, aderido ao asfalto quente, pelos muitos pneus a lhes esmagarem doeu em mim. Interroguei-me: pode haver poesia num pássaro morto,atropelado por várias vezes? Pode sim. - Foi a respota mais urgente e aceita, que me veio à mente, naquele instante. Poesia não morre como um ser vivente... A poesia vive eternizada em tudo. Não desintegra-se, nem se desgruda de nada. - Também não se limita. Vive explícita nas palavras que engenhamos, e expomos ao mundo.E na natureza viva ou morta. Dinâmica, vive saltitando, se mostrando. - Até num corpo desfalecido,dilacerado,moído... ama ser vista, sentida,amada; compreendida com os olhos da alma. - Compartilhada com a vida. Então,sendo esta, a percepção... Não devemos deixar de dizer, que está "tudo bem" conosco, - quando nos for perguntado. Graças a Deus, estamos bem,mesmo havendo perdas irreparáveis! e a dor das circunstâncias maltratem corpo e alma. O que mais me acalenta bem-ti-vi, é saber que teus remanescentes ainda viverão por ti, o representando na terra dos mortais; falando a tua língua e cantando suas canções de esperança. - Elevando o nosso ânimo,grandemente, ao repetir a letra melódica de teu cantar. Desejo a esse bem-te-vi, da eternidade das aves: um merecido descanso! Quanto a mim,nesta vida efêmera,bem-te-vi, continuarei ouvindo teu cântico animador. Pois, a letra, a poesia e a graça do teu cantar me faz bem!
(16.07.19)
Plantei amor
no coração de
um pássaro de
rara plumagem,
É por ele que
aguardo acima
dos séculos,
para dar
o sobrevoo
e o mergulho
no oceano
da paixão.
Mantenho
a alma
recatada
em secreto
para não
dar pistas
do nome dele,
Porque no fundo
sinto que sou
respondida
mesmo sem
estar ao lado
porque no peito
ocupo espaço.
De Alotaiba
os mais lindos
versos peguei
emprestados,
Consagrarei
os nossos mais
augustos passos;
Não buscarei
o porquê do destino
ter pregado a peça
de desejar viver
entre os nossos
futuros abraços.
POESIA
Poesia não morre como um ser vivente qualquer... ela vive eternizada. Não desintegra-se, nem se limita a coisa alguma. Está intronizada em todos os lugares e coisas; não se desgruda da gente: expõe nossos sentimentos e nos ajuda a falar de tudo que desejamos; quando nos permitimos a isso,recorrendo aos seus encantos. Se põe em segredo, nas palavras que pensamos e guardamos. Explicita-se nas que proferimos e revelamos ao mundo, nos textos que tecemos; nos livros que editamos. A poesia está nas letras e melodias das canções que cantamos; na lua cheia,nas galáxias,no firmamento. Nos elementos da natureza, no sussurro aos ouvidos de quem amamos; nas conversas em volta da mesa. Dinâmica como uma criança a poesia é travessa: saltitando, faz artes; nos encantos terrestres e nos espaços celestes. Até num corpo de um pássaro ferido, já sem vida, no chão... sendo comido pelas formigas.A poesia está onde estiver Deus: nas coisas mais simples. Basta ter olhos pra ver. Adora ser amada, sentida,acarinhada, compreendida. Pela sensibilidade de um poeta. O que mais a poesia quer, é ser compartilhada com a vida. Assim e muito mais, é a poesia.
Devemos a ela todo o respeito e amor.
(08.08.19)
Lembro bem do primeiro contato:
Um direct sem pretensão, mas no momento exato.
De lá até cá foram muitas histórias,
Muitos momentos felizes que ficaram na memória.
Incrível algo começar do nada e hoje você ser tudo pra mim...
Logo logo estaremos no altar dizendo sim.
Amo você e quero que nossa história jamais tenha fim.
Muitas das vezes fico pensando: e se eu sofresse um acidente no qual eu ficasse em coma por anos, ou se descobrissem que eu tenho uma doença gravíssima que em poucos meses eu morreria.
Enquanto tem pessoas tentando salvar suas vidas outras querem acabar com ela, só pra não sentir a horrível dor da depressão.
Alguém porventura precisa de um favor ou uma ajuda sua, se você ajudar estará sendo altruísta, e, é um pecado você dizer que uma pessoa que se presta a atender ao próximo mesmo sem conhece-lo, e dizer que há segundas intenções.
Segundas intenções está a sua mente carregada de micróbios!
Não é preciso
inventar história
para ter o quê para
o mundo escrever,
basta ter um
bom ouvido e falar.
A poesia da noite
também pertence
aos observadores
da cena que veem
a democracia desmaiada,
as lideranças retraídas
e a prisão a cada dia
com muros mais altos,
portas e janelas fechadas.
Não é possível que
não haja uma saída,
a justiça é um poder,
mas não uma ilha,
não me permito
acreditar na desdita.
Uma mulher
para impressionar
um homem
não precisa
de muito,
basta um
sorriso no rosto,
amor no coração
e seja qual for
a ocasião
estar vestida
de qualquer poesia.
Você me fez crer nisso...
E assim você me disse:
- O mundo é pequeno demais
para quem não desiste.
Se tenho inspiração
pelo corpo todo
eu não sei,
mas sei que o quê
faço bem é escrever,
e resto só conto
quando eu te ter.
Você me fez pensar em você...
Deslumbrantemente,
quem enxerga
beleza no caminho
merece me ter,
Pois é desse jeito
exato que você
irá me trazer.
Presente
no pensamento
Como o ondular
das dunas
Que acenam
um novo
caminho,
Um brinde
indescritível
E gamação
inefável,
Sem explicação
e nenhum fardo.
Não sei aonde
vamos parar,
Só sei que não
vamos parar.
Pressinto
que com você
Eu faço
uma festa,
Isso é sinal
que já sou tua.
Amada talvez
no momento,
Na poesia não
tenho dúvida.
Tuas armas
Não negas que és mulher, tens nas mãos
tudo que precisas para um homem fascinar.
Tuas armas são tantas, como se não bastasse
teu corpo e rosto, ainda usas o teu encanto,
que nos aprisiona.
A vontade de ali preso ficar é grande demais.
Essa doce maneira de falar teus segredos,
falar dessas carícias, do teu perfume que extasia
só de o sentir.
São os instrumentos que usas como queres, nos
tornando escravos da tua vontade.
Enfim, és mulher qual homem não busca uma
maneira de ficar preso a ti, pela eternidade?
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista.- RJ
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E
A INGRATIDÃO é algo que vibra no negativo. Muitos vibram dessa forma e é perceptível com um pouco mais de observação. O INGRATO consegue ver um minúsculo 'não-feito' dentro de um 'imenso-feito', esqueceu-se completamente do que possui, é cego fisicamente e espiritualmente e com isso procura te descredenciar, tomando tudo por sua própria incapacidade de visão, esquecendo-se de desenvolver olhos altruístas; toma tudo pela sua própria minúscula régua, pelo seu estreitamento FOCAL e seu egoísmo. O seu SER está no centro de tudo, obstruindo, criando um imenso muro a sua volta e muito maior do que ele mesmo, vê mas NÃO ENXERGA.
Inúmeras vezes não esperamos NADA em troca, mas será que conseguimos continuar doando-nos sem mesmo um obrigado como retribuição.
Não espere a morte
Para dizer um eu te amo,
Não espere uma tragédia para dizer a vida é curta
Não espere tanta dor para saber o que é vida,
Aproveite os segundos minutos e horas.
De nada vale orgulho
A vida é instantes tudo vai embora,
Então aproveite não espere a mídia lhe dizer isso não aprenda com a dor dos outros saiba abraçar sorrir e amar
Sem precisar perde
Para poder ganhar.
Quatro de Agosto, um dia mais que especial. Dia do padre, o nosso pai espiritual. Um sim, dado a algum tempo, para ser pai de muitos, de todos nós paroquianos. Para entendermos melhor estre sim, podemos meditar sobre a parábola do joio e o trigo. Quando Jesus Cristo citou esta parábola, deixou-nos uma mensagem. --- Através das dificuldades que nós católicos vivemos, que são as preocupações mundanas sufocadas por espinhos. Estas dificuldades dentro de nós e a você padre não é diferente.
O seu sim, faz parte da semeadura do bom trigo neste grande campo, que é o mundo, que Jesus semeou. Quem é trigo? Trigos são os membros verdadeiros da Igreja verdadeira de Cristo. Acontece que desde o começo, sempre houve cristãos só na aparência, a começar com Judas Iscariotes, o primeiro joio. Relembremos o primeiro trigo cristão neste vasto campo: Maria com sim ao Arcanjo Gabriel. O segundo trigo cristão: José com seu sim ao Anjo, para aceitar Maria grávida por obra do Espírito Santo.
Jesus escolheu os primeiros doze. Algum tempo depois, citou esta magnífica parábola, para mostrar que todos cristãos devem estar atentos às artimanhas do inimigo e que a partir de Judas muitos joios surgiriam, transformando muitos cristãos só na aparência..
Sabemos que há uma Igreja triunfante que está no céu e uma Igreja padecente que está no purgatório. Estes estão salvos. ---- E a Igreja que somos nós, que vivemos neste mundo? Quem é joio, quem é trigo? Mas, deixemos estas preocupações e ocupemo-nos em dar as mãos, numa grande corrente de oração, para crescermos firmes na fé e rezarmos sempre para os legítimos pastores crescerem na fé e na caridade. ----- Que você padre....., nós o estimamos e que continue sendo sempre este maravilhoso trigo, para conduzir estas ovelhas, que por vezes, ri, chora, canta e desencanta no caminho da salvação rumo à Jerusalém Celeste.
Você também ri, chora, canta e desencanta.
O caminho é curto ou longo como será?
Tremendo é aquele que encanta e canta,
Com o coração sereno a jubilar.
Feliz aquele que respeita a vida,
Tira forças das entranhas e ri no seu canto,
Tem a vida contagiante sua enamorada,
Tem a família que o protege com seu manto.
Feliz aquele que espeita vida,
Tem as lágrimas para as horas incertas,
Escuta e promove palavras destemidas.
Que encoraja os seus nas horas certas.
Feliz aquele que doa e envolve com seu braço,
Ao ente, um amigo, palavra que conforta,
Nas horas incertas, mais forte é o laço.
Se a vida é curta ou loga, não importa.
Você Padre, ..... é tudo isto, somos sua família.
O ser humano, é um livro ambulante, onde cada um escreve sua própria história. Nas páginas do passado foram escritas coisas boas e ruins. Nas páginas do presente, continuamos escrever e colhendo frutos do passado. As páginas do futuro estão todas em branco. Quantas páginas em branco não sabemos, mas uma coisa temos que ter certeza: Cada página futura será escrita com a permissão de Deus.
Obrigado padre, ----- por você existir.
Geraldo Quintão.
UM POUCO DE SUA ESSÊNCIA
(09/08/2019)
Vejo diante de mim,
As luzes da verdadeira lua!
No qual vem a iluminar os tempos,
Como também os meus sentidos.
Um pouco de sua essência,
Traz paciência na inspiração,
Fazendo-me entender de certa forma,
O que são os ventos a tocar seu rosto.
Confesso que sou parte,
Dos versos a encantar e,
Dos sonhos, exalarem perfumes,
Pois, arrancam constantemente o mundo.
Este mundo a mudar sempre,
Levar-me para outro caminho,
Desejando guiar os passos,
Para o lugar de onde te encontras.
Então, profundamente,
Quero ser seu!
Mas, ao mesmo tempo,
Revela-se dentro da alma: o medo.
Só de pensar em você,
qualquer lugar vira
Um doce paraíso,
mesmo sem tê-lo
De fato aqui comigo.
Só de ouvir tua voz,
prevejo o futuro,
o doce acordo,
Mesmo distante,
o radiante encontro.
Só de pensar em você,
revivi o quê devia,
A volta sem regresso,
mesmo sem tê-lo,
De fato aqui por perto.
Só de saber como és,
adivinho o destino,
A fortaleza e doçura,
mesmo de longe,
O soneto pressentido.
Só de pensar em você,
imagino mil cenários,
Já me proclamo sua,
mesmo sem você saber,
De fato tanta ternura.
Só de te admirar,
proclamo-me íntima,
Revisto cada detalhe,
mesmo em cada letra,
De fato além da poesia.
Já és realidade...
Como um bravo chacal
fez o meu peito sangrar,
Para ti convém dizer:
- Que tudo foi momento,
ferindo-me o sentimento.
Nos meus tristes olhos
você não quis olhar,
Talvez por medo,
De até mesmo sonhar.
Lágrimas de puro âmbar
saem dos meus olhos doidos,
Não tenho parado de chorar.
Vocação para se consumir?
Não tenho, tenho 'porquês'
na vida a embalar e seguir.
Cometa consumido sempre
traz uma prenda e regra,
Quando ele cai na Terra,
é capaz de marcar e virar
Campo de meteoritos.
O amor é caleidoscópio
nas mãos dos ingênuos,
O amor é mistério
nas mãos dos cientistas,
É algo que não se explica,
e nas mãos de quem crê,
É sempre pura mística.
Como o destino é irônico,
não exigirei mais nada,
Porque 'nada' tens a dar,
e mesmo se tivesse,
Nada vale a pena forçar.
O amor não se comanda
nem por um botão,
Quando chamado de idiota,
ele se recolhe e vai embora.
Cada um oferece somente
aquilo que tem para dar,
Creio que me fere
- duramente -
porque não tens coragem
De me escutar.
Não há quem permaneça
sem chance de dialogar,
Creio que me evita
- friamente -
porque não tens audácia
De me resgatar.
Mas a vida é assim:
desmistificando nas ausências
as tuas inconsequências;
Creio que me mostra
porque não há outra maneira;
De entender a tuas dolências.
Cada um seleciona o quê quer
aquilo que quer falar e escutar,
Creio que me provoca
porque não tem firmeza
De deixar no coração o amor entrar.
Há um enigma, há em nós um mistério,
- algo que sublima, algo etéreo
Algo escondido por debaixo dos lençóis,
- vejo-me com você
- abraçados -
Escutando o cantar dos rouxinóis.
Lindas flores que hão de ser
Apreciadas em tua companhia,
- sim, tenho muitas coisas para sonhar
Noites que não irei mais encontrar a cama vazia,
- sim, estou aqui a nos imaginar
Das poesias brotadas de você
- sim, estou pretendendo revelar...
Dos silêncios que hão muito de nos falar,
- nos teus suspiros eu hei de escutar
Sinto os sabores dos vinhos
Que você há de harmonizar e me servir;
- sinto que muitas coisas boas estão porvir.
Eu tenho desejado diariamente,
Que os nossos enigmas reunidos,
E mistérios não solucionados
Vinguem como um canteiro,
De amores-perfeitos,
Que eles sejam mais do que eternizados
E pelos céus sejam protegidos,
Estejam escritos os nossos destinos
- divinizados....
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Perda de um Ente Querido
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante