Textos de brincadeira de criança para estimular o brincar
As brincadeiras dão ao mundo da criança uma felicidade não existente ou encontrada em outras atividades. A satisfação do brincar está num contexto lúdico e de fantasias que reflete a própria realidade.
Se cada criança que iniciou uma brincadeira no âmbito das artes fosse incentivada verdadeiramente e num clima leve, descontraído e motivador, teríamos muito mais artistas e consequentemente mais adultos em melhor equilíbrio emocional.
As crianças criam seu próprio mundo através daquilo que aprenderam, portanto a cada brincadeira descobrem grandes maravilhas.
Se o dia não tem sol
Divirto-me com as nuvens
Como brincadeira de criança
Cada formato uma lembrança
E quando vem a chuva redescubro em cada pingo uma pequena porção da minha melhor versão
Assim cresço,
Assim permaneço
Agradeço
E quando o sol voltar cada raio vou
aproveitar
Me abastecendo da luz
Que a vida sabiamente nos dá
Apenas Criança
Pés descalços que sentiam o chão,
Brincadeiras de meninos, meninas e a pureza na mão.
A rua era o nosso reino, o lazer sem fim,
Onde a imaginação brotava como flor no jardim.
Lá, o nada virava tudo, o simples era invenção,
Brinquedos ganhavam forma no centro do coração.
Ganhar um presente era luxo, raridade de um dia,
No aniversário, a caixa aberta era pura euforia.
Vestíamos histórias em roupas de outros carnavais,
Passadas de mão em mão, heranças dos nossos pais.
Mas quando o tecido era novo, guardado com devoção,
Era para os momentos solenes, de grande celebração.
Lembro dos vestidos rodados, rendas e babados ao vento,
Costurados pela mãe, com carinho e sentimento.
Cabelos esvoaçantes, laços presos com cuidado,
Enquanto o joelho trazia o selo do tombo levado.
Marcas de bicicleta, do carrinho de rolimã na ladeira,
Cicatrizes de uma infância vivida inteira.
As pétalas de rosas eram unhas de rainha,
E o lençol no corpo, a mais nobre baianinha.
Eu descia a escada, princesa em meu castelo de pano,
Vivendo mil vidas num só dia, num só plano.
Tinha a amiga imaginária, segredo só meu,
E o cachorro fiel, o protetor que Deus me deu.
Ser criança era assim: um mundo criado do nada,
Onde a felicidade morava na estrada.
(Inspirado nas memórias de Roseli Ribeiro)
Pergunte o que quiser
Quando a gente era criança
E brincava de se esconder
E subia lá no alto, ia só de brincadeira...e ria
Ria, de incauto que era
E pulava de lá, por prazer
Pelo puro prazer de poder ouvir o ar que zunia
Uma vez fui encontrar lá em cima
Um pássaro que tinha desistido de voar
Daqueles, que quando dói, nunca se lastima
Não chora, não pede ajuda
Se recolhe no seu lamento. Finge morto, finge mudo
Se tinge de esquecimento
Enfim, nada escolhe na vida
E mesmo assim
Teve a escolha de sofrer calado
Eu conto essa passagem
Num poema bobo e sem rima
Porque desde pequeno
Eu também não podia chorar, nunca tive coragem
E jamais me ensinaram o jeito certo de falar com Deus
Pra dizer-me arrependido e nem pedir perdão
Nunca aprendi pedir nada pra Deus
Mas o certo era que o pobre pássaro
Pode ser que ele só fosse igual a esse que eu sou agora
Daqueles que quando chora...é só por dentro
Num lamento mudo
O pássaro caiu lá de cima
E nem me deve ter ouvido pedir perdão
Quedou-se no chão
Num tombo quase tão breve quanto uma vida
E ele também deve ter sentido
O ruido leve que zuni no ouvido
Que só ouve quem cai
Mas naquele momento
Como quase que tudo na vida
Não deu tempo pra nada
O pássaro mudo, morreu sem chorar, não deu tempo
Pode ser que eu, depois daquele dia, o tenha tido
Mas eu não chorei, nem naquele dia e nem nunca mais
Ajuntei todas as lágrimas que tinha pra chorar na vida
E quando vi que o pássaro ia subir pra Deus
Eu pedi pra ele levar.
Edson Ricardo Paiva.
O educador deve lembrar que foi criança e a partir daí deixar reviver em si a criança que foi um dia e restaurar o gosto pelo fazer lúdico, resgatando as brincadeiras de sua infância, reciclando com as atuais e contribuindo, assim, para uma aprendizagem diferenciada.
A criança em nós
Alguns vivem a infância como uma única fase
outros vivem a vida adulta uma única vez
e sentem a infância por toda a vida
e a criança que está dentro de nós nunca cresce
Um adulto definitivo esquece a brincadeira
que é viver e se alegrar com a lama nos pés
de sonhar cada sonho sem ter medo
de errar ou de não alcançar
Uma adulto criança tem a seriedade
mas não perde alguma inocência
e se alegra com toda a simplicidade
leva a vida com leveza e excelência.
Crianças brincam de roda, pique pega, e amarelinha. São ótimas no passa anel, morto vivo e cobra cega. Mas, só continuam criança as crescem e ainda lembram, que foi no jogo de esconde-esconde, que esconderam a meninice.
FANTASIA DE CRIANÇAS
A magia dos cinemas
Os deixa á imaginar
as crianças da cidade
Vivem a fantasiar
Pra molecada da fazenda
Aventura é o que há
E nos tempos de chuva
Não há mais o que inventar.
Na hora do pôr-do-sol
As brincadeiras na fadiga
Vamos nos preparar
Para a hora da cantiga.
Quando criança a alegria era banhar na chuva, correr descalço, apertar a campainha do vizinho, brincar na rua até o sono vir, lamber a vasilha com os restos do bolo, estourar plástico bolha e tantas outras brincadeiras que nos levava a felicidade. Quem dera se resgatássemos essa criança em nós e deixássemos as pequenas alegrias virar rotina e assim sermos felizes todos os dias.
Insta: @elidajeronimo
Quando crianças, queremos crescer logo. E depois de adultos percebemos que o melhor tempo foi aquele em que tudo era uma doce brincadeira.
O tempo roubou a nossa infância ou podemos resgatá-la sempre que dela precisarmos, para suavizar o caminho?
-Crianças virtualizadas-
"Ali, parado no banco da praça,
Vejo crianças a brincar,
Cabisbaixa elas vão passando.
Não vejo a pipa no ar,
Nem bolinhas de gude a rolar no chão,
Pique esconde não há, será medo da escuridão?
Nem mesmo o ligeiro peão fazem rodar,
Será que ele perdeu a graça em bailar?
Há como isso é estranho e mau!
Amarelinha e corda não querem pular,
A bola, há essa deixaram pra lá,
Só querem brincar no mundo virtual."
Vendo alguns videos de crianças brincando em comunidades indígenas e rurais, percebo o quanto nossas crianças aqui de São Paulo não dispõem de espaços adequados para soltar a imaginação e serem elas mesmas.
Se fosse bom ser criança, as crianças brincariam de... ser crianças. Do que elas brincam? De ser mãe das bonecas, de dirigir seus carrinhos. Gostar de ser criança é coisa de adulto.
"Você brincou com o meu coração como quando uma criança vai saltar pipa.
Sem ter medo de perdê-la
Todavia, ao perder para os parceiros da brincadeira,
Sai correndo depois pela rua pedindo dinheiro para o papai e mamãe,
No intuito de conseguir outra pipa.
- Mãe a senhora têm dois reais?
E ela diz para a alegria da criança: vai pedir do seu pai!
O pai quer ver o filho crescer brincando de pipa, pião, bola e peteca.
Por isso, faz sua alegria dando-lhe o dinheiro com o seguinte recado:
Se acostuma não, segunda-feira tem prova.
Contudo, os jovens cresceram e não receberam o devido conselho
Quando se fala em valorizar o que tinham,
Respeitar a opinião, a cor da pele, os jeitos, os defeitos,
Opinião política de cada um.
Esqueceram de nos dizer o que deveríamos fazer antes de qualquer coisa:
Ouvir, conversar, abraçar e dar carinho.
Aquele carinho de verdade, um "eu te amo" sincero.
Não importa se ficou guardado no peito,
Mas se colocar pra fora, arca com as consequências."
Autora: Maria Luiza Brasil de Medeiros
- Relacionados
- Frases sobre brincar que inspiram a levar a vida com leveza
- Frases sobre brincadeira de criança que valorizam o brincar
- Poema de brincadeira de criança para encantar grandes e pequenos
- Brincadeira de dizer a Verdade Chaplin
- Brincadeira tem Hora
- Frases de Brincadeira para os Amigos
- Frases de Brincadeira
