Amor Coração
“Eu amo quando Deus me envia pequenos sinais para o meu coração, apenas para que eu saiba que Ele não esqueceu de mim.”
Se eu pudesse saber o quanto de mim ainda vive em você... Se seu coração ainda pulsa diferente quando escuta aquela música, se sua pele ainda lembra o toque que só existia entre nós. O amor que tivemos não foi desses que o tempo leva com o vento... foi daqueles que se cravam na alma, que doem mesmo depois de tanto silêncio. Às vezes me pergunto se você também fecha os olhos e se perde nos mesmos instantes que ainda moram em mim. Porque, mesmo longe, mesmo depois, há amores que nunca dizem adeus... apenas se escondem onde ninguém mais vê.
CORAÇÃO FERIDO (soneto)
A poesia geme e a saudade murmura
No verso. Tão impaciente que parece
Um cântico, árdua toada, uma prece
Atulhando o versejar com desventura
Largando a imprecisão como messe
Aonde nas rimas a cólera configura
Então, a inspiração ruge, ó amargura!
É um aperto que da tentação floresce
Soa tom túrbido, convulsivamente
Trêmulos versos saem ferozmente
Por entre as mãos, sombria aurora
Roga o sentido nestes versos feridos
Com lastimas, sentimentos partidos
De um coração que pulsa e chora!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
18 junho, 2025, 18’23” – Araguari, MG
"Em meio às palavras que escolhi, você se tornou uma aula de
conhecimento. Um pensamento que nunca antes habitou minha mente. A vida, percebi, não se resume apenas a conhecer alguém, mas sim a envolver coração, corpo e mente."
(Publicado em 21/06/2025)
Entre as Montanhas de Minas
Entre os veios de pedra e sonhos,
Nos caminhos serenos de Minas,
Ergue-se Sucanga, joia escondida,
De entardecer cinzento e alma aquecida.
Vales que dançam ao som do vento,
Campos que abraçam o tempo bom,
Ali, onde a ternura é sustento,
Habita o povo de coração bom.
Um café fumegante em tarde suave,
E um pássaro livre no céu a cantar,
Chilreio sem medo, voo sem trave,
Liberdade a se eternizar.
Gente humilde, educada, encantadora,
De palavras doces e gestos de flor,
Lhaneza que brota, pura e acolhedora,
Num abraço que semeia amor.
Um afago, um sorriso, um convite singelo,
Para que o regresso não tarde a chegar,
No campo de futebol, o verde mais belo,
Zelo que é prece sem precisar falar.
A era do romantismo acabou. Surge uma nova geração de corações frios e petrificados pela falta de amor.
CICATRIZES NA ALMA
Profª Lourdes Duarte
Na altura em que a razão é capaz de compreender
Os sucedidos ou os altos e baixos da vida,
As feridas no coração já são demasiadas, profundas
E a alma ensandecida, chora em prantos.
Precisamos resolver nossos monstros secretos,
Curar nossas feridas e amenizar a dor
A alma mais forte e mais bem constituída
É a que não se abate com os revezes e não foge da dor.
Mesmo deixando cicatrizes profundas
Tudo no mundo é frágil, tudo passa...
As cicatrizes da alma são como os ferimentos do corpo
Por mais que se cuide, de curá-los, ameaçam se reabrirem.
No fundo de cada alma há tesouros escondidos
Que somente o amor permite descobrir
Mas se o amor não for verdadeiro
Outras cicatrizes, na alma, irão surgir.
SAUDADE, SIMPLESMENTE SAUDADE.
Autora: Profª Lourdes Duarte
Guardo a tua lembrança em meu coração,
Como se guarda um pedaço de paraíso,
Uma pérola rara ou um cristal.
Trago tua lembrança como uma brisa mansa
Ou como um furacão a me atordoar.
Hh! Se em troca dessa saudade,
Que aperta meu peito e me faz sofrer,
A minha alma me transportasse para onde desejo ir
Porque saudade é solidão acompanhada
É sentimento de vazio que me tira o sono
É a ausência do que ainda não se foi ou deixou de existir.
Aos olhos da saudade, o mundo é pequeno,
Saudade que tento fugir para não sofrer
Se me esqueceres, uma coisa eu te peço
Esquece-me devagarzinho porque mesmo que o tempo passe
O teu lugar, no meu coração irá existir.
PURIFIQUE SEU CORAÇÃO
Profª Lourdes Duarte
Purifica o teu coração e tenha a doce realidade do amar.
Antes de permitires que o amor entre no teu coração suavize sua alma e adoce seu coração. A nobreza do amor, realça a nobreza do coração porque quem ama só deseja o bem e pratica o bem. Lembre-se que o mel mais doce depositado em um recipiente sujo ou azedo, apodrece ou azeda.
Ilumine e crie uma extensão longa e luminosa na sua áurea e transmita o brilho dessa luz a quem lhe rodeia, dando lhes uma tonalidade alegre e profunda.
Ame e faço o outro feliz!
LIMPE SEU CORAÇÃO AME MAIS E SEJA MAIS AMADO
Profª Lourdes Duarte
Somos todos donos do nosso destino, escolhemos a cada momento o caminho que vamos seguir. Os nossos sentimentos nos conduzem a direção que tomamos e disto depende ter paz interior, amor no coração ter uma vida feliz ou não.
Importante é como estamos nos sentindo em relação à nossa vida, quais sentimentos estamos alimentando, as nossas conquistas, pessoas das quais nos envolvemos, nossas atitudes e nossas ações.
Uma das infinitas possibilidades que a vida nos oferece para realização de nossos sonhos e sermos felizes, é amar e ser amado.
O amor é o sentimento mais belo que alguém pode ter. Para que ele cresça precisa encontrar um terreno propício, limpo. O amor não cresce em um coração amargurado, cheio de ódio.
Observe, mesmo sabendo que a casa ficou limpa, gostamos sempre de sentir o seu perfume de limpeza comprovando que de fato ela está limpa. Assim é a nossa vida, que se estamos com pensamentos e corações limpos nossa vida exala maravilhosos perfumes. No nosso coração limpo, o mais maravilhoso dos sentimentos , o amor, poderá crescer e se fortalecer.
Se a vida não lhe ofereceu coisas boas até hoje, ou se não está fácil, repense suas atitudes e sentimentos, trate de ficar mais forte, limpe seu coração, cultive coisas boas. O coração é um terreno fértil, próprio para cultivar o amor.
Lembre-se, O AMOR é a plenitude do sentimento e sem ele nenhum homem consegue sobreviver.
Limpe sua vida, limpando seu coração, ame mais e seja mais amado!
ESTÚPIDO CORAÇÃO
Autora: Profª Lourdes Duarte
Estúpido coração, pra que foste te apaixonar
Cansado e carente, não deu outra bastou te olhar
Perdido de amor ou ilusão de uma paixão ardente,
Quem dera! fosse mais prudente...
Pensasse antes de te amar.
Um devaneio de amor, sinto-me preso
Igual um Rouxinol na gaiola prisioneiro
Preso, por vontade própria, ou não!
Pois meu coração está preso na tua janela.
É gostoso imaginar Sonhar... Devanear...
Quando se tem um amor correspondido
Que meu devaneio seja por um sonho
E não um pesadelo por amar!
****************
O amor e a paixão deviam trazer avisos bem visíveis dizendo: cuidado, pode causar estupidez.
Sabe qual é a maior estupidez do amor?
é fazer de quem ama um ser possessivo de uma pessoa que ele se quer é dono.
CORAÇÃO INGRATO
Autora: Prof Lourdes Duarte
Oh! Coração ingrato que consome meus dias
Igual deserto que sorve com avidez a água do céu
Não acumula ou acresce, nem produz coisa alguma,
Permanecendo a sequidão dos meus dias.
Coração ingrato que marca a ausência da minha alma
Prolonga a hora da inconsciência da beleza,
Deixa a vida como deixa o tédio, descolorida,
Do deserto, o poento andarilho do destino.
Rompo barreiras visíveis e invisíveis
Até mesmo o Olimpo é um deserto sem amor,
Sofro por ti mesmo sem querer sofrer,
Esperançoso de amor vou morrer.
Olho para longe e não vejo o que passa perto
Coração ingrato venda meus olhos e afoga meus sentidos
Meu coração é puro deserto de areia escaldante
A espera de ti, amor não correspondido.
VIVER A DOIS NÃO É FÁCIL
Autora: Profª Lourdes Duarte
Ao contrário das outras, não te prendi,
Não te amarrei, não te sufoquei...
Apostei te deixar livre para escolher,
Você me escolheu e eu te ganhei como uma joia
O amor é um ninho, e não uma gaiola.
Quem ama confia, quem ama espera
Quem ama dar chance de olhar a sua volta,
Pra perceber que existe um outro mundo...
E mesmo assim fazer sua escolha
Ficar com a pessoa amada.
Um novo alguém, um outro amor,
Um mundo ainda melhor...
Ao lado de quem se ama,
Sem cobranças ou esperar algo em troca.
Viver a vida a dois, não é fácil,
Exige compreensão, abnegação...
Jamais ser prisioneiro, um do outro,
Ou desse ou daquele coração.
Ser livre para amar e ser feliz
E fazer feliz a quem se ama.
O QUE É TER FÉ
Lourdes Duarte
Ter fé é ter o poder de Deus dentro do coração. É saber esperar e confiar. É atravessar tribulações com um sorriso no rosto; é nunca desistir mesmo quando tudo parece impossível. Para aqueles que caminham pela vida com o coração cheio de fé, não há tempestade que consiga derrubar, pois, para Deus, não há impossíveis.
A fé nos levanta quando caímos, nos empurra quando paramos, e nos eleva acima das nossas capacidades quando julgamos não conseguir mais. Pois Deus está sempre conosco, nos amparando e nos guiando.
Ter fé é enxergar a luz onde outros apenas veem escuridão. É acreditar e ter esperança, e, de forma positiva, atravessar e superar as dificuldades, com perseverança e não desistir diante das tempestades.
Ter fé e entregar-se a Deus e confiar que Ele está sempre no comando de tudo em nossa vida. Ele nunca nos abandona e tem um plano para cada um de nós.
Li um autor desconhecido que dizia: “ É fácil desistir e perder a fé quando o caminho fica muito difícil. Mas aqueles que acreditam e têm o coração cheio do amor de Deus, nem as maiores tempestades conseguem derrubar. Pois a fé é a mão invisível de Deus nos levantando e fazendo atravessar rios de dificuldades”. Basta acreditar e confiar, e Deus conduzirá seus passos até à felicidade.
Abrindo o champagne!
Vou abrir o champagne para brindar o teu sorriso.
Percebeu como o cachorrinho passou te admirando?
Olha como o mar está mais azul, veja o céu sem nuvens, o teu semblante muda a paisagem, o teu sorriso ilumina a minha alma.
Um viva a magia que tu carregas nos teus sorrisos! Mais um viva ao meu coração que pulsa feliz por ti meu amor!
O que machuca não é a queda, mas quem lhe dá a rasteira. Dói. Principalmente quando logo esse alguém é tão importante para ti. Dói mais ainda inclusive quando esse alguém decide friamente, com as mais sólidas convicções e sem sombras de dúvidas de que não estender a mão para te levantar, seria uma atitude saudável para ambos. Sim, ambos. A dupla condição tem explicação: Esse alguém já te magoou no passado, mas logo por amor, ele foi perdoado. Todos erramos, mas um erro não justifica o outro. No entanto, nem todo erro é digno de severa condenação. Por conta disso, esse alguém, nos momentos de aflição com você, opta por se mutilar com as lâminas da culpa que um dia causou. Na tentativa de fugir dessa dor, esse alguém decide ir para longe e torce para que a distância e o tempo seja capaz de criar uma cicatriz... Quando na real, ao invés disso, se abre mais a ferida que ainda não totalmente se fechou. É como se esse alguém sentisse que tem um impagável débito com você e então prefere acreditar que é melhor deixar a dívida cair em esquecimento ou ficar com o nome negativo do que negociar de maneira justa. O efeito pode ser reverso ou mais doloroso.
É angustiante. Logo alguém quem sempre jurou te querer tão bem. Te larga de mão estirado ao chão. Te dá as costas sem lhe dar respostas. Pois, você não é capaz. Você não é capaz mais de lhe trazer felicidade. Mesmo que esse alguém acredite não ser autossuficiente. Então o que lhe resta é agir como se ao te largar ao chão, fosse a solução viável; o ideal a ser feito, independentemente de quaisquer boas considerações que esse alguém uma vez prometera ter com você. Sim, isso mesmo, diante de qualquer consideração, a mais viável foi não te estender a mão e crer que a plenitude é impossível com você por perto. Afinal é mais fácil.
É mais fácil agir mal do que tentar ser justo. Na hipótese de esse alguém optar pela opção justa, ele causaria outro tombo. Mas dessa vez, naquele que fez por merecer, naquele que agiu mal e por justa consequência deveria ter levado uma queda. Mas uma queda exclusivamente por esse alguém tão importante para ti. Dói... Pois sei que até mesmo medidas absolutas são interpretadas como relativas para alguns. Não é um clamor por vingança e sim a tristeza de um injustiçado e fatalmente esperançoso: caiu quem não deveria cair e ficou de pé, sólido e bem postado ao lado desse alguém, quem de fato merecia ter caído.
- Relacionados
- Frases de Amor que Tocam o Coração
- Vou Ser Feliz e Já Volto
- 43 frases sobre rosas para inspirar corações apaixonados
- Frases românticas para buquê de flores que vão surpreender quem você ama
- Frases bíblicas sobre amor que tocam o coração
- Reflexões sobre o amor para tentar entender o coração
- Versos de amor: poemas curtos para aquecer o coração
