Amigos Antigos
Mentes jovens nem sempre são aceitas pelos antigos, por causa do conservadorismo. Pois infelizmente, ele conserva as crenças antigas estagnadas em jarras de formol.
Na maioria das vezes, as historias contadas são muito mais importantes e valiosas que os objetos antigos.
Cabe ao verdadeiro marchand buscar, promover, valorizar, resgatar novos e antigos artistas de qualidade que ficaram ou estão esquecidos pelo insólito mercado de arte. Longe disto, só ávidos comerciantes vendedores de quadros.
Por mais que fomos educados por valores, éticas e trocas afetuosas e amorosas com todos indiscriminadamente pelos caminhos. Os novos tempos das informalidades nas relações interpessoais e egoísmos latentes individuais da geração celular, tudo mudou. E isto envolve uma migração necessária sobrevivente, para um comportamento menos dolorido e não revoltante, diante os novos valores que só persistem de forma abstrata por conveniência. Hoje independente dos lugares e das pessoas, amigos, parentes e conhecidos, só devemos ser amorosos fortuitamente com os poucos que nos tem generosamente por prioridades e com os outros que ainda conhecemos, vida que segue, devemos ser indiferentes como dita a nova lei...e que sejamos felizes novamente com todos que se sentem felizes com nossa convivência. Obrigado vida, por me mostrar claramente está nova lição.
Ser obsediado é para quem quer e pode, porque é um momento de reencontro com antigos parceiros de caminhada
TEMPOS ANTIGOS
Em uma época em que a mudança ainda era requerida, recebi palavras de perdão e culpa. O tronco foi sincero ao dizer-me que seria ferida, num tempo em que a lei Áurea ainda não havia sido estabelecida e a escravização era um sinal de nobreza para os seus feudos.
Onde comer era motivo de criação e ideias para um hoje moderno, onde a cor era motivo de risos e risos.
Nossas traças são narrativas, nossa fala é história, nosso alimento é história e a nossa cor é história.
~Safira souza
A educação dos antigos era pela sintonia dos olhares, onde pai e filho se comunicavão em silêncio (pelo temor e respeito); logo depois, através das décadas, pai e mãe lutam verbalmente e disciplinarmente para parcialmente manter ou resgatar a educação que tiveram no passado (pela pressão e chantagem) hoje em dia, só é necessário privá-los das mídias tecnológicas e acesso à internet! No futuro, talvez seja necessário desconectá-los literalmente!
Tempos antigos, um olhar de menina, é isso que me vem a cabeça quando olho fotos minhas antigas. Como o tempo passa rápido e quanta coisa já mudou.
E todas as histórias antigas de amor realmente deveriam ser esquecidas assim que um novo relacionamento se iniciasse! De que adianta mantê-las na memória se, na maioria das vezes, cometemos os mesmos erros nos relacionamentos futuros???? Então diga-me: qual á a serventia de ex????
Não Remova os Marcos Antigos.
Provérbios 22.28: Não removas os marcos antigos que puseram teus pais.
Para nascer precisamos de: 02 Pais; 04 Avós; 08 Bisavós; 16 Trisavós; 32 Tetravós; 64 Pentavós; 128 Hexavós; 256 Heptavós; 512 Oitavós; 1024 Eneavós; 2048 Decavós. Somando as últimas 11 gerações foram necessários 4.094 ANCESTRAIS, tudo isso em aproximadamente 300 anos antes que eu ou você nascermos!
Pare e reflita por um instante... De onde eles vieram? Quantas dificuldades passaram? Quantas guerras viveram? Quantas instabilidades sobreviveram os nossos antepassados? Eles nos deixaram um legado, pois toda estrutura que estamos nos movendo hoje foram deixadas por eles. Se estamos aqui, bem ou mal é graças a tudo o que cada um deles passou e construiu.
Os marcos são referências para as futuras gerações; um marco antigo não deve ser levado para próxima geração, mas ele também não pode ser arrancado pela próxima geração. O marco antigo fica fincado para orientar a próxima geração. O marco serve como aferidor de novidades, um filtro para que as próximas gerações façam comparações com as novidades que estão chegando.
Qualquer novidade que rompe com a história, rompe com a tradição e faz com que a nova geração fique desconectada com a geração passada, perdendo a identidade histórica não é de Deus! Você gostaria que alguém apagasse os nomes de seus pais ou da sua família? Que alguém acabasse com seu sobrenome?
Juízes 2.8-12: Faleceu Josué, filho de Num, servo do Senhor, com a idade de cento e dez anos; sepultaram-no no limite da sua herança, em Timnate-Heres, na região montanhosa de Efraim, ao norte do monte Gaás. Foi também congregada a seus pais toda aquela geração; e outra geração após eles se levantou, que não conhecia o Senhor, nem tampouco as obras que fizera a Israel. Então, fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o Senhor; pois serviram aos baalins. Deixaram o Senhor, Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito...
Isso é o que acontece com uma geração desconectada com sua história e antepassados. Um povo sem marcos antigos, sem referenciais, sem antepassados, sem memoria e sem tradição é um povo sem identidade.
Se nós estamos aqui hoje é porque alguém antes de nós trabalhou, pregou, evangelizou, estudou, fabricou, construiu, pagou um preço.
1º Reis 4.24 diz que Salomão tinha paz por todos os lados; mas porque ele teve paz por todos os lados? Porque seu reinado foi de paz e prosperidade?
1º Reis 5.3-4 diz que Davi venceu todas as guerras e entregou o reino em paz para Salomão.
Salomão só teve tempo para fazer tudo que fez porque seu pai Davi venceu todos os inimigos!
Êxodo 3.6: Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó...
Deus não é Deus de um homem e nem de um tempo, mas um Deus de gerações. O que Deus estava dizendo para Moisés nessa passagem era: “Moisés, antes de falar ou fazer alguma coisa por meio de você eu já falava e fazia com Abraão, Isaque e Jacó”. O problema de algumas pessoas dessa geração é achar que Deus só começou a falar agora, se mover agora, fazer agora, revelar agora. Deus já falava e fazia antes de nascermos, Ele já falava e fazia com a geração passada e vai ser assim até o grande dia.
As gerações passadas não devem impedir as novas gerações de estabelecer marcos novos, e as novas gerações não devem remover os marcos antigos. Elas são elos uma da outra. Se removermos os marcos antigos corremos o risco de perder a nossa história passada, e um povo sem passado é um povo sem história. Se também impedirmos os marcos novos de fazerem história, corremos o risco de sermos um povo sem futuro, sem descendência, sem filhos.
Qual a solução? Joel 2.28: E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
Os anciões tem que sonhar com os jovens e os jovens precisam ter visões com os anciões. Um dos grandes erros hoje na igreja é que os jovens que estão chegando querem arrancar os anciões do púlpito com a desculpa que Deus está levantando uma nova geração; Mas é a geração dos anciões que deve passar o bastão para a próxima geração. Os anciões não podem impedir os jovens de terem visões, de subirem no púlpito, porque a obra que Deus começou não pode parar nos anciões; como Moises e Elias o bastão precisa ser passado para os jovens, para a nova geração. Anciões precisam sonhar com os jovens, a próxima geração; e os jovens precisam ter visões, honrar os anciões.
A nova geração deve respeitar os anciões da igreja e a geração antiga deve motivar os jovens, pois marcos antigos e marcos novos devem andar juntos.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Não quero um novo amor, não quero novas dores, prefiro recorrer aos amores antigos, os quais eu já não espero mais nada mesmo. Pelo menos assim não dói, preciso recarregar minhas forças.
Eu preciso parar de me prender a datas, o calendário só me faz lembrar de sofrimentos antigos que eu ainda não superei.
Estou fazendo faxina no meu coração jogando fora amores antigos namoros desfeitos promessas quebradas porque afinal de contas coisas velhas e usadas só servem mesmo pra ocupar espaço.
Sera que vou acabar como os antigos poetas? Mortos por depressão em uma mesa de bar, esquecido com o tempo por tudo e por todos deixando apenas lindas palavras para o coração.
Bicicleta
Pedalar... Pedalar... Pedalar...
Dos buracos novos e antigos desviar...
Olhar o mar... E se encantar...
Pedalar... Pedalar... Pedalar...
O Sol, mesmo miúdo, esta a esquentar...
Tomar cuidado para não se queimar...
Pedalar... Pedalar... Pedalar...
Para no final do percurso relaxar...
Uma água de coco tomar...
E voltar para o meu lar...
Mas...
Aonde és o teu lar???
Pela beleza que tens... Começo a pensar que seja o fundo do mar...
Pedalar... Pedalar... Pedalar...
Para a sereia encantar...
Com o seu canto, sorriso e pedaladas...
VELHO GOIÁS
Olha os ipês no cerrado, mais belos
Do que as da estação da chuvarada
Tão antigos, tanto mais belos, nada
mais magnificante... e tão singelos!
Os brancos, os rosas e os amarelos
Nos galhos, a cantiga da passarada
E o frágil das flores no chão arriada
É o velho Goiás nos seus paralelos
Toca o berrante, boiadeiro e boiada
Carro de boi, os seus causos e viola
Assim, assim vão todos pela estrada
No suor da terra a mão do capataz
Cidade grande e também a aldeola
É o espírito do chão do velho Goiás...
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
Outubro de 2018
Cerrado goiano
Ao acordar limpe sua mente com acontecimentos antigos,amores que se foi,decepções,tristeza,ódio e tudo aquilo que não te faz bem.
Tudo isso é lixo tóxico para a alma,portanto elimine e se abra para o novo, pois se o passado não foi bom,a vida vai se encarregar de fazer o futuro ser maravilhoso,pois são suas experiências que te dará conhecimento para construir um futuro perfeito.
"Nos tempos antigos, a mulher era calma, submissa, pacífica e retraída; mas seria tudo isso por ter mais bom senso, mais felicidade e menos ambição? Não me parece. O motivo devia ser outro; o motivo devia de estar na atmosfera que a envolvia e em que não existia nenhum elemento agitador. Não somos nós que mudamos os dias, são os dias que nos mudam a nós. Tudo se transforma, tudo acaba, tudo recomeça, criado pelo mesmo princípio, destinado para o mesmo fim. Nascemos, morremos e no intervalo de uma outra ação, vivemos a vida que nosso tempo nos impõe.
O que ele impõe hodiernamente à mulher é o desprendimento dos preconceitos, a luta, sempre dolorosa, pela existência, o assalto às culminâncias em que os homens dominam e de onde a repelem. Mas, seja qual for a guerra que lhe façam, o feminismo vencerá, por que não nasceu da vaidade, mas da necessidade que obriga a triunfar."
Vocês ouviram também o que foi dito aos antigos: ‘Não jure falso’, mas ‘cumpra os seus juramentos para com o Senhor’. / Eu, porém, lhes digo: não jurem de modo algum: nem pelo Céu, porque é o trono de Deus; / nem pela terra, porque é o suporte onde ele apóia os pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. / Não jure nem mesmo pela sua própria cabeça, porque você não pode fazer um só fio de cabelo ficar branco ou preto. / Diga apenas ‘sim’, quando é ‘sim’; e ‘não’, quando é ‘não’. O que você disser além disso, vem do Maligno.
A palavra Páscoa vem do hebraico, Pessach, que significa “passagem”. Os antigos hebreus foram os primeiros a comemorar a Páscoa. Para eles, historicamente, celebram a libertação do povo hebreu da escravidão do Egito. É com o sentido de libertação que, até hoje, os judeus celebram esta festa. A fé no Deus único que os tirou do Egito e os conduziu para a terra prometida ainda ressoa nas celebrações da pascoa judaica. Os cristãos também celebram a Páscoa. Foi no contexto pascal do Antigo Testamento que Jesus, ao celebrar sua Última Ceia antes de entregar Sua Vida por nós, instituiu a Eucaristia. Ele já anuncia a sua entrega e morte, com seu corpo dado e seu sangue derramado para a vida de muitos. Ela tem sentido por que o Senhor ressuscitou e está presente cada vez que nos reunimos em Seu nome.
É a principal festa do ano litúrgico cristão e a mais antiga, pois surgiu no início do cristianismo. Ainda que todos os domingos do ano sejam destinados, pelas igrejas cristãs no mundo, à celebração do mistério pascal, vida, morte e ressurreição de Jesus, o Cristo (o que na igreja católica é culminado na celebração da Eucaristia, nas missas), no Domingo de Páscoa esse acontecimento ganha um destaque festivo especial.
A Páscoa é uma data móvel que acontece anualmente entre os dias 22 de março e 25 de abril. Como no Hemisfério Norte esse período coincide com a chegada da Primavera, o Pessach, também, é a festa do início da colheita dos cereais e da chegada da nova estação. É comemorada no primeiro domingo após a lua cheia do equinócio de março, ponto da órbita da Terra em que se registra uma igual duração do dia e da noite. Para marcar a data da Páscoa segue-se o calendário lunar judaico e, por isso, em nosso calendário a data é móvel porque seguimos o calendário solar.
A nossa Páscoa é passagem da morte para a vida em Jesus Cristo, nosso Senhor, cabeça da Igreja, que nos libertou da tirania de Satanás e nos introduziu na verdadeira Pátria, o Reino dos Céus. A Páscoa é o grande momento do batismo dos novos cristãos; é uma noite batismal no decurso da qual os pecadores, mergulhados na água em que deveriam ter encontrado a morte, saíam da piscina batismal como novas criaturas. O cordeiro pascal que os israelitas compartilham num repasto sagrado, em ação de graças pela sua libertação passada, não era senão a figura do verdadeiro Cordeiro, cujo sangue nos redimiu e que tomamos como alimento na Eucaristia, sacramento da nossa redenção.
Páscoa é a passagem para a nova vida, baseada não em nossas forças, mas na fé em Jesus Cristo. A Páscoa deve acontecer em cada instante da vida do homem em busca da terra prometida. Nas leituras bíblicas deste tempo, a Palavra vai nos revelando o grande mistério pascal e nos introduzindo nas consequências do nova dia, para que, como ressuscitados, sejamos testemunhas d’Ele. Podemos dizer: anunciamos a ressurreição onde se vive o Novo Mandamento da Caridade.
