Vinho: textos e poesias que celebram sua essência
Anfitriã
Convite assim tão doce e recatado
Merece vinho velho e lindas flores
Matarás meu desejo há muito esperado
E eu te cobrirei com milhões de amores.
Os finais cheiram a vinho e cigarro. Os finais são madrugadas silenciosas com filmes entediantes e comidas de micro-ondas. Os finais têm olhos vazios no espelho e a voz áspera no bom dia obrigatório para porteiros e secretárias. Os finais se drogam em casas noturnas obscuras e voltam para casa sozinhos, mais melancólicos do que quando saíram. Finais são blasé, tomam ansiolíticos e não atendem ao telefone. Finais gostam de cafés fortes, banhos longos, conversas curtas. Escutam a rádio, comem pouco, têm passos lentos. Eles estão por toda a parte com barbas por fazer, roupas amassadas, sorrisos fechados, pouca maquiagem. É sábado, meio dia, o sol mostra seu melhor sorriso e eles fecham as cortinas para a luz não entrar no quarto.
Da poesia embriagada estou
parece que é um vinho especial
sempre em goles que a mente bebe
numa tênue taça de cristal...
Vinho ruim em garrafa boa impressiona até ser degustado. Assim como bons exercícios em alguns métodos engarrafados que impressionam até serem investigados.
Livro que leio
Livro que lê
Saboreia as palavras
Das que vê
Desgustando um texto
Com vinho a acompanhar
Junto as palavras
Para nelas contemplar
História e suspense
O texto terá
Para nele mergulhar
Companhia ele me fará
Tendo mais que um livro
Sozinho não estou
Aprendendo sempre
O livro que sou
(Adonis Silva)09-2018)
MEU AMOR CONVIDO-TE 💕
Meu amor convido-te a beber um copo de vinho
Para viver esta fugaz harmonia poética
Fazer da nossa eternidade um sublime amor
Navegando no silêncio subtil do teu corpo
Acariciar o teu rosto, sentir o teu coração bater
Vibrar ao lado do meu, onde o meu olhar penetra
Viajando pelo teu corpo nas palavras que envolvem a alma
Somos dois mortais enrolados num vento implacável
Como um mar impulsivo nas estrelas de poeira
Pão e vinho para desfrutar na fragrância suave das rosas
Quanto altivo elas abrem as suas pétalas para a vida
Que esplêndidas são, iluminam uma noite de paixão
Pois estamos unidos pelo canto dos pássaros, num belo pôr do sol 💕
"Do vinho a embriaguez, da água a saciedade, dos campos a verdura, da comida a fartura,do peito o coração, do dia as horas, da noite as estrelas, da estrada o caminho, do escuro o incerto,da cultura o conhecimento, da vida o doce,do amanhã a esperança, da montanha o cume,do rio o percurso, da mata a trilha,do momento o agora,da compra o troco,do medo o cuidado,do erro o aprendizado,da possibilidade a escolha,da alegria o sorriso,pra viver escolhi você..."
Nunca misture um bom vinho com um ruim achando que a mistura vai tornar uma bebida boa, a parte ruim vai sempre prevalecer...(Patife)
Se um dia eu puder viajar pela Europa, ficar três dias em cada país, tomar aquele vinho ou um cappuccino na sacada de um hotel, enquanto olho as ruas alagadas de Veneza, tudo bem. Se um dia eu puder visitar todos os meus amigos e dar todos aqueles abraços que tenho vontade e que sempre ficaram guardados no “eu te prometo algum dia”, vai ser bom demais! Se algum dia puder comprar um carro do ano, daquele tipo que a gente tem até dó de tirar o plástico do banco, ah... eu vou fazer isso com gosto, igual a um gato arranhando o sofá da sala. Se um dia puder me sentar contigo, te olhar tomar uma Coca Cola, de óculos escuros, em um daqueles dias de calor dos infernos, com sol à pino, sentada numa mesa de madeira de frente pro mar, ouvindo o barulhos das ondas, eu tenho certeza, vai ser um dos dias mais lindos da minha vida. Mas se um dia eu olhar pra trás e descobrir que não pude fazer nada disso, tudo bem também. A vida da gente é feita de sonhos que alimentamos todos os dias, e são eles que dão tempero a tanta coisa que nos ligam. Se um dia eu não conseguir nada disso, já vai ter valido a pena ter vivido até aqui. O problema da vida são os caminhos que não andamos, aqueles que sempre ficamos na dúvida: e se tivesse feito outro trajeto? A vida nos ensina a abortar sonhos, mutilar missões, cortar asas de nós mesmos, mas a gente nunca desiste, sempre espera tudo isso amanhã. Estes “e ses” que tanto nos atropelam, é preciso serem esquecidos, e apenas viver com um sorriso estampado na cara, e a gratidão dentro de cada bolso. No fundo, acho que a gente sempre fica no lucro, por tudo que temos. O resto, são vontades que vão nos acompanhar até o dia que não acordarmos mais, mas enquanto ainda abrirmos os olhos, tudo é possível. Quem sabe amanhã, né?
Ricardo F.
Tudo começa com um vinho de cor rúbeo e paladar acentuado. Conforme os passos cruzam as linhas do semblante utópico, transparente é o vácuo que se revela. Não há diferenças, não há exceções.
O vinho que em ti derrama
lava os arrebatados sonhos
e embriaga os teus desejos!
O corpo absorve esses profanos pensamentos
sem tempo para a mordida na maçã...
O dia já amanheceu!
Estávamos ali,
conversando,
com vinho
indo e vindo...
Ela me olhou
e disse:
Mais uma taça!
Eu fingi que ouvi:
Me abraça.
...e transamos.
Vela, veleiro, vinho...
Vela, vida, veleiro, vinho...
A vida é feita, daquilo que escolhemos acreditar
Desde a infância até a decrepitude da velhice!
Alguns são "velhos jovens" outros são "jovens velhos";
Muitos outros se tornam...
Vela, veleiro, vinho...
Vela, vida, veleiro, vinho...
A vida é feita, daquilo que escolhemos acreditar...
Me lembro bem daquele dia,sim eu me lembro,um portao pintado de cor vinho minha voz ecoando no seu portao a te chamar e passado ali um ou dois minutos aparace voce,tao linda e perfeita nunca vi nada tao belo como voce naquele dia,seus olhos brilhavam como uma estrela a noite e olha que era dia.. um cheiro de amor voce exalava,olhos castanhos claros iluminados pelo sol que estava naquele dia,seu vestido azul com pequenas flores te vestia muito bem,sua pele como uma nuvem macia e sem nenhuma imperfeiçao.Quando me viu confesso que um pouco vermelha te vi ficar,mas meu coraçao batia tao forte que parecia que dentro do peito ia estourar,uma alegria que eu nunca havia sentido antes em um simples encontro que se tornou um sonho a se realizar.Eu nunca vou esquecer esse dia nem quando for pra eternidade,e como se em meio a morte a vida começasse a brotar.
CHEIRO DE HOMEM AO VINHO
Hoje senti teu cheiro de homem no vento
Pensava em você a um tempo me tendo por inteira .
Eu te procurei e só me perdi loucamente no teu templo.
Vivo perdida a te desejar de qualquer jeito.
Hoje o teu cheiro tinha sabor de vinho.
E me alinho aos deuses do que der e vier.
Eu usava um decote ousado, imaginando provocar teu cajado.
Sou mulher de pinta atrevida.
Hoje vou invadir teu mundo cavernoso
E guiar os desatinos de meus caminhos absintos.
Quero que prove meu sabor jambú Madagáscar.
E sinta a deliciosa ação anestésica na tua mucosa bucal a te abençoar por beijar os grandes lábios meus.
Divide comigo a minha loucura
De te amar assim sem me atinar
A insanidade é uma menina
Sozinha, querendo brincar com você.
__________ Norma Baker
