Versos de Escola
O neoliberalismo transformou a escola
em uma empresa que produz ensino,
onde o aluno é um cliente
para a instituição privada
e um número para a pública.
Enquanto que na primeira
o foco no cliente tem o propósito
de garantir o acúmulo de riqueza,
na segunda o uso do número
é o recurso estatistico utilizado
para sinalizar que estão no caminho certo,
capaz de garantir a ideia falseada
de uma qualidade que não se traduz em
uma verdadeira aprendizagem significativa.
Amor - tema pra escola de samba!
Esquecer de vez
quem dera
Uma corda bamba
Nó que aperta e dói
(Des)feito
Saudade
E a gente só quer apostar
mais uma vez
Na ilusão de que tudo será diferente:
Promete
Inventa
Tenta
Depois lamenta!
A escola precisa ser o lugar das gentilezas, das experiências e da
reflexividade.
A escola precisa ser o lugar dos encontros e da esperança reflexiva.
A escola tem que funcionar
como uma extensão da realidade
que o aluno encontra no meio em que vive,
para que ele encontre significação
no que aprende.
Enquanto a escola estiver
assumindo como seu foco
as exigências de um sistema de ensino,
para o qual ela está subordinada,
bem como, atribuindo ao currículo,
o norte de suas ações,
a formação integral de seus alunos,
continuará se perpetuando
como uma utopia,
oriunda de um discurso
desagregado de sua prática.
Escola
Matérias difíceis!
Aulas chatas!
Que difícil é aprender!
O jeito é a videoaula
Mas nem com isso aprendi a escrever.
O que é escola para mim?
Um lugar sagrado,
Onde tem árvores e jardim,
E a professora cheira a jasmim!
O mundo... um caos,
Mas a escola... um ninho,
Acolhedor e cheio de carinho!
Às vezes, a matemática pode trazer dor de cabeça,
Mas não importa o que aconteça,
A professora explica outra vez.
E nessa ciranda dos conhecimentos,
Seja matemática, português e geografia,
Qualquer que seja a matéria sinto alegria.
E alçando voos nas galáxias
Das palavras, dos números e dos mapas,
Descubro que minha maior professora é
A imaginação, grande libertadora!
Sabem a diferença entre a vida e a escola, não? Então aqui vos direi:
Na escola aprendemos uma lição e temos um teste para testarmos os conhecimentos.
Na vida temos um teste que nos ensinará uma lição.
Perceberam agora?
tudo nessa vida passa a acontecer para nos ensinar o quanto a vida e uma escola,tomamos nossas escolhas mas so com o passar do tempo,se damos conta que essas escolhas foram erradas,mas nao se decpcione,esse apredizagem,serviu para o seu amadurecimemto.
Tenha a certeza que vc nunca mas sera a mesma pessoa,
Você se sente tão importante quando um aluno recém mudado de turma, lhe diz na chegada à escola de manhã: Estou com tanta saudade de você!
... E logo à tarde, outro diz: Tchau, amor da minha vida!
A vida éum caminho longo e o planeta Terra é escola, ondevocê ensina o que aprende. Por tanto, se ocupe de conteúdo e não de aparências, a realidade é que se perde ou ganha tempo, com algo ou pessoas que podem acelerar ou atrasar sua evolução.
De qualquer forma o tempo segue e quem tiver o máximo de noção do que estiver fazendo, saberá o preço de cada decisão tomada.
O importante é a vontade de querer aprender. Se não houver essa vontade, ir para a escola é uma perda de tempo.
(Rudeus Greyrat)
Eu só quero uma felicidade comum. Um lugar para dormir, comida para comer, uma escola pra ir, um trabalho… e estar junto da pessoa que eu amo e criar uma família juntos. A família que foi tirada de mim.
(Mirai Kakehashi)
Quero que todos nesta escola reconheçam que esses alunos problemáticos são demônios excepcionais.
(Iruma Suzuki)
A vida prática como escola é formidável, porém tomá-la como um fim em si mesma, é manifestamente absurdo.
Aqueles que tomam a vida em si mesma, tal como se vive diariamente, não compreenderam a necessidade de trabalhar sobre si mesmos para lograr uma “Transformação Radical”.
Sou a escola
Autor e compositor: Jorge Domingues
Música aqui: https://www.youtube.com/watch?v=cb_-LCyqw3U
FORMA: A B C D B C C
A
Nesta escola vou ficar, alguns anos a aprender
A crescer como pessoa, poder dar p’ra receber.
Construir o meu futuro, na minha segunda casa
Aprender e ensinar, saber ser e saber estar.
B
Nesta minha caminhada, no sentido do saber
Lado a lado com os amigos
Eu sei que poderei vencer!
C
Sou o futuro, sou a esperança
Sou o melhor que há no mundo
Sou uma criança
Sou a alegria, sou a paixão
Sou a história que muitos de vós recordarão!
D
Vou fazer novos amigos, reencontrar os conhecidos
Com eles em meu redor, terei um mundo melhor.
Da minha escola querida, ainda vou ter saudades
Dos recreios e das aulas, das muitas amizades.
Sucesso!
Escola da vida, escola do tempo.
Aprendemos com um processo de dias anos vividos num grande tempo, com desilusões, perdas até um certo tempo e finalmente chegamos ao resultado, com um grande aprendizado que durou tanto tempo.
PRELÚDIO E FINALIDADE.
Por falar em saudade
Lembro-me de muitas coisas,
Escola, primeiras paixões…
Quando criança, tal liberdade,
Rir-se de qualquer coisa boba,
Nas boas lembranças faço visitações…
Crescemos em prol da felicidade,
Felicidade é aonde corpo e alma repousa,
Independentemente do Sol dos verões…
Em tudo há prelúdio e finalidade,
Tempo longínquo, vida que é curta, lave sua louça,
Pois, a vida em si tem suas razões.
03/08/2020.
