Vaidade
Aos humildes Deus dá a sabedoria.
Quanto aos orgulhosos, a própria vida lhes dá o tropeço.
Humildade e orgulho não caminham de mãos dadas, porque trilham estradas diferentes.
O orgulhoso busca a glória e a sua contemplação diante de todos.
O humilde busca viver a sua vida com simplicidade e solidariedade.
Almas orgulhosas não se curvam nem para plantar seu próprio jardim.
Mas as Almas humildes plantam suas flores e ainda ajuda a regar o jardim do próximo.
Para amar de verdade é preciso, antes de tudo, amar a si mesmo, respeitar a si mesmo e não se render aos nossos orgulhos e vaidades. quando somos vencidos por nossos orgulhos e vaidades perdemos nossas liberdades de amar ao próximo sem esperar nada em troca. se somos felizes o mal não nos atinge
Muito é dito sobre não poder mudar o mundo, apenas a si mesmo. Vejo aqui um enorme paradoxo: concentra-se neste auto-aprimoramento contínuo e quando se vê, gastou-se uma vida inteira. Vida tão gasta que mudou a si mesmo, mas sem mais tempo para mudar o mundo. Logo, deve-se mudar o mundo enquanto se muda a si mesmo.
“Leno, o cara vital. Preocupado com a saúde, evita gordura animal e nunca abusa do sal. Acorda pro treino matinal e aos domingos, no geral, segue a turma do pedal. Dorme sempre antes das nove e desliga o celular quando chove. Não há cigarro que prove. Detesta carnaval e qualquer discussão banal. Faz check-up semestralmente, cuidando do corpo e da mente. Hoje pela manhã, caminhava pela região central, quando parou frente a um espelho pra conferir o peitoral. Caiu a placa da igreja pentecostal, golpeado-o na retro-orbital. Falecido, chegou ao hospital. Uns dizem que foi um chamado, inopinado, por escolha do imaculado. Outros dizem que ele estava em pecado, por si próprio apaixonado e seu fim foi decretado. Eis o defunto mais saudável da cidade, outra vítima da vaidade.”
Mundo de traição
Mundo de traição
E desconfiança,
Ser humano
Nem sempre é humano
- Desumano.
Racional que se torna
Irracional,
Consciente que não
Controla o impulso
Se torna inconsciente:
- Até onde o ser pode ir?
- Até onde vai a monstruosidade
Humana?
Gente se matando aos poucos,
Gente se esquecendo
Que também é gente,
Gente por entre o ego
- Sobe o nariz.
Gente vaidosa,
Humilha que muitas das vezes
Não percebe:
- Que pode ficar sozinha.
Gente que se esquece
De se olhar no espelho:
- Preconceituosa.
Gente que cria o próprio
Apocalipse.
Ainda há gente
Que soltaria Barrabás
E mandaria crucrificar
Cristo,
Em nome do pai
Do filho
Do espírito santo
Amém!
Difícil aceitar justificativas de maus resultados, quando o motivo de disputa tiver sido por pura vaidade!
A aranha tem patas delicadas e veneno mortal, assim são certas pessoas. Lindas e meigas mas perigosas.
As pessoas estão alimentando suas mentes e corações com tanta coisa vazia, que se não usarem máscaras, não tem mais identidade.
SER OU TER
Evitaríamos dores, decepções e amarguras se não criássemos expectativas e entregasse ao outro nossas esperanças . Se não fossemos ansiosos para ter . Se não nos esquecemos de ser. Se a gente se colocasse no lugar do outro, se a gente fosse apenas amor.
Mas, geralmente, a gente nao se satisfaz. Criamos sonhos em cima de pessoas, construimos muros entre pessoas, fazemos das pessoas alvos e atacamos pessoas de forma gratuita para nos satisfazer no eco do vazio que é inflamado a soberba do ter orgulho e vaidade. Não aceitamos e acabamos impondo o "ter".
Fazemos de tudo para alcançar, destacar e impor nosso eu. E quanto mais a gente consegue, mais queremos ter. Queremos ter a atenção de todos, queremos ganhar. Queremos ter o que não preenche a alma. Queremos ter tudo o que não vale moralmente, queremos tudo que não cabe na igualdade. A competição é a chave para os possíveis ganhadores do ter.
E no final o que temos? Pessoas falando de pessoas, julgando outras pessoas, apontando pessoas e esquecendo de ser àquelas pessoas.
Quando estendemos nossa mão, direcionamos nosso olhar, ou proferimos algo de alguém, devemos antes ter consciência de nós mesmos. Devemos ser o melhor que podemos ser para o outro.
É preciso ser amor para proliferar o "ter" que há dentro de nós. Não somos nada a mais do que os sentimentos que carregamos. Quando entregamos tudo que somos a alguém deixamos de ter primeiramente a nós mesmos, e deixamos de ser a nossa própria existência.
Cuida de semear o teu ser para ter o que florescer.
"Os enamorados são tolos ao deixar de se amar e abandonando uma linda história de amor por mera vaidade."
Ser
És alma cansada
É um grão na areia
É a peça na máquina
És tudo sozinho
É o reino nada
Ninguém na multidão
Vazio é o teu coração
Sonhas com tudo
Mas não consegue ser
Nem a metade de todo querer
Chamam-te Vaidade,
Talvez Egoísmo,
Por vez Solidão.
Todos tolos não sabem
Que é apenas bicho
O bicho chamado homem.
Não viva fingindo ser aquilo que não é para agradar pessoas que fingem gostar de você. Seja aquela pessoa que agrade ao Senhor e que é livre, leve e feliz com a simplicidade, se torne você mesmo, sem modismo e menos vaidade e mais perdão, se cerque de pessoas do bem e sua missão não terá tantos tropeços e angústias, pois a verdade lhe mostrará a luz...
A lei da burrice ávida: se quero lucrar de você, tenho de lhe seduzir antes que é mais útil para você, tal coisa, cevando sua sede pela vaidade.
Apesar dos transtornos e aprendizados... Não perdemos nossa fé e confiança em Deus, e continuamos a oferecer o que nosso coração está cheio...
Quer ser rico e feliz? Pare de viver o mundo dos outros e agradar e estar na moda da loucura alheia. Ame-se e viva.
Gastamos muito tempo cuidando do corpo com banhos, perfumes, cremes e enfeites, mas não temos tempo nem paciência para cuidar da grande confusão da nossa mente.
Competição na natureza: um come o outro só para matar a fome. Cá entre nós, entramos na competição para parecer melhores: vaidade.
Vai idade
Estava eu sentada de baixo de uma varandinha de amianto observando a chuva que começava a cair, faziam-me companhia alguns pneus, uma bicicleta, cadeiras, uma gaiola, todos abrigados da chuva naquela varandinha. Revivi ali um momento da minha infância.
Lembrei-me de uma casinha de madeira que meu pai havia feito do lado de casa para guardar suas ferramentas, lembrei-me de cada uma delas: uma enxada, uma pá, uma cavadeira articulada, uma peneira, um carrinho de mão e uma caixa de ferramentas verde.
Para mim, aquela era a melhor casa de madeira que alguém poderia ter. Na minha fantasia infantil, a cama eram três ripas de madeira alinhadas do lado direito do chão, o fogão era um tijolo cerâmico de seis furos virado pra cima, as panelas eram canecas de alumínio velhas que minha mãe não usava mais.
Cuidadosamente, naquela tarde que também chovia, eu preparava um bolo de chocolate, os ingredientes eram: areia, terra fina peneirada, água e algumas flores. Assim era preparado o bolo mais lindo e mais saboroso que não se comia. Naquele pequeno mundo, onde só existia eu e minha boneca, era tudo perfeitamente completo.
Acordando do meu devaneio, logo pensei em uma passagem bíblica onde Cristo disse aos discípulos que impediam as crianças de se aproximarem dele: “deixai as crianças virem a mim. Não as impeçais, pois é delas o reino de Deus." Quanta sabedoria! Cristo sabia que ali estavam seres puros, sem nenhuma vaidade, talvez os que mais se identificavam com ele. Penso que mais tarde, Rousseau tenha tentado dizer o mesmo, quando disse “O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe”.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
