Um Homeme duas Paixoes
Uma brisa leve tocou os meus cabelos...
Gostei, permiti mais um pouco.
Então, um forte vento começou...
Diverti, estava descabelada!
Quando percebi, o violento ar envolvia-me...
Relaxei, estava voando!!
Agora, não mais envolvia, esmagava...
Tudo bem, vai passar.
Mas tudo foi fortemente sugado...
Socorro, estou presa!
Não conseguia respirar com tanto ar...
Por favor!!
Porém, com intenso clarão, tudo se foi...
Olhe! Minha alma passando pelo ar.
'REALIDADE'
ainda bem que esse tal de amor não é um vírus mortal e que ainda existe gente que ama de verdade.
Mas fez me abrir para realidade
Onde o amor não é um ser...
Apenas um sentimento sem humanidade
Hoje está ao seu lado
Em pouco tempo está
Em outro país estado província ou cidade .
Maria Francisca Leite
Direitos autorais reservados sob a lei Federal- 9.610/98
'AGUAS PROFUNDAS'
Era um amor tão vasto , imenso, superava qualquer barreira
Mas de repente
Não sei porque
Não consigo entender
Esse amor sem fronteiras
Fez uma brecha na barreira e voou.
Eu que era alegre e festeira
Me encontro incompleta numa grande tristeza que escorre pela face
Numa enorme solidão.
Um sentimento tão doce suave e manso
Se foi para nunca mais voltar
Que se se arriscou numa aventura louca e ao voar, caiu e se afogou para sempre
nas águas profundas do um bravo mar .
Maria Francisca Leite
Direitos autorais reservados sob a lei Federal - 9.610/98
Sinto, choro um milhão de coisa em minha mente, mas não consigo passar para o papel, tantas vezes forte, mil outras inexistente...
Um Resumo de Uma História de Natal Que Poucos Conhecem
O Natal está chegando e com ele surgem os canceladores, os mal-humorados, carrancudos, os achologos, mal intencionados e um tanto de teorias bizarras acerca do tema. Há muitas versões, fake news e desconhecimento sobre a origem da utilização da árvore de Natal. A lenda do paganismo circula como se fosse verdadeira sobre o tema. Ledo engano, sem nenhuma fundamentação histórica, mas apenas uma guerra de fake news iniciada por católicos no século 15, após a reforma protestante e na era pós-moderna pelo marxismo cultural, com claros objetivos de destruir as tradições cristãs.
A primeira árvore de natal, com o significado atual, foi decorada por Martinho Lutero, na Alemanha. Isso é ponto pacificado entre historiadores e estudiosos de crenças cristãs. É importante saber que Martinho Lutero, antes de ser um homem que ensinava assuntos da espiritualidade, era um professor conhecedor de filosofia e mitologia.
Tudo começa quando Lutero numa noite de inverno vislumbrou o céu estrelado entre as copas dos pinheiros, na Alemanha. Ao perceber o céu intensamente estrelado pareceu-lhe este, um colar de diamantes encima da copa das árvores. Contam que ele ficou tão extasiado com o espetáculo natural que decidiu arrancar um galho do pinheiro e levou para sua casa, na qual, tentou reproduzir o que viu ao ar livre. Ele colocou o pequeno pinheiro em um vaso com terra e chamou sua esposa e filhos e decorou a pequena árvore com pequenas velas acesas presas nas pontas dos ramos. Para a árvore ficar mais bonita e alegre, arrumou papéis coloridos para enfeitar seus ramos. Sobre a copa, representou a estrela cadente, que segundo a história, guiou os reis Magos ao local onde estava o menino Jesus, na cidade de Belém.
A família de Lutero ficou maravilhada com a árvore acesa, o que lhes parecia ter adquirido vida. Lutero quis reproduzir a noite de natal dentro de sua casa e mostrar aos seus filhos, como deveria ser o céu na noite do nascimento do Menino Jesus. Este é um dos motivos, pelos quais, muitos países católicos não aceitavam a árvore de natal e somente o presépio natalino - motivos religiosos.
"Os católicos zombavam do culto de Lutero da mesma forma que do costume da árvore de Natal", explica Döring. Aliás, uma das expressões sarcásticas com que denominavam o protestantismo era "a religião da árvore de Natal". Alois Döring - Etnólogo de Bonn.
A partir desse fato, como estratégia, passaram a associar o costume de Lutero e dos protestantes comemorarem o natal com o paganismo. Poucos sabem, mais esse foi um dos temas mais acalorados de discórdia entre católicos e protestantes. Durante séculos, o símbolo natalino foi distintivo entre católicos e protestantes. Mas a celebração protestante acabou viralizando na Alemanha por volta de 1800, se tornando uma tradição. Já no fim do século 19 a tradição protestante conquistou as salas de estar católicas.
A primeira árvore pública, exposta numa praça e enfeitada com guirlandas, foi registrada no Natal de 1910, em Nova York. Com a propagação do símbolo para além dos limites confessionais, foi desaparecendo gradualmente a tradição protestante e cristã de comemorar o natal. No século 19 criou-se o Papai Noel comercial, isso praticamente sepultou a tradição protestante e cristã do natal.
Portanto, nesse natal permita que essa tradição cristã permeie sua casa. Deixe Cristo nascer dentro de você todos os dias. Não perca a chance de misturar pernil com frutas doces e peru com pêssego; não deixe de comer um bacalhau; e de também comer muitas castanhas regadas ao vinho. Ore com todos e para todos; e agradeça a benção de estarem juntos e em paz!
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Bibliografia:
Fascinanting Facts about Jesus (by Robert Strand) New Leaf Press.
Natal - Os Cristãos Podem Celebrá-lo? (by Christian Apologetics & Research Ministry).
SE LIGA!
Sair um pouco de cena,abastecer a vida de
esperança. Entender que nem todo mundo está no problema com você.Eles apenas te usam, pois sabem que você é fechamento,
e no final, estará lá nos problemas deles. Um
conselho: ficar ao lado de quem não nos deixa para depois. Ao lado de quem te quer bem de verdade, de quem é grato por sua companhia,grato por te conhecer, grato por seus feitos, grato pelo seu apoio, dar espaço e tempo ao coração para respirar, para aceitar, para(no tempo certo) recomeçar.
Focar no lado bom das coisas. em caso de urgência,repetir para dentro: a minha
paz vale mais. Daqui pra frente eles que lutem!
Nunca foi amor, só foi um conjunto de ilusões, onde só eu me doei, só eu acreditei e só eu precisei superar!
Ensinar é um processo de METAMORFOSE
Do casulo a borboleta
Respeitando o tempo
Considerando o ritmo
Possibilitando o processo
Incentivando o voo.
Palavra'rt's
A palavra tem poder!
É um tiro concreto de
invenções ao tempo:
ruídos, artes, ecos, códigos,
comunicações, alegrias, risos, cânticos, rimas, amor, poesia e prosa... circo, povo e pão...
Vida, elementar!
Terra, fogo, água,
ar, religação, respiração, domínio, conquistas, imposição, submissão, dor,perdas... lágrimas, fome e morte!
SAUDOSISMO
Do modo em que se vive tão diferente
A emoção em um sentir a todos iguais
Em que o afeto palpita e pouco sente
E a corte, e respeito não se veem mais
E tudo se ressalta num tolo egoísmo
Onde a arrogância corrói tal a traça
E o pudor se acha a beira do abismo
Vai-se o amor em nuvens de fumaça
Hoje que, do poético, a boa sedução
Não se percebe mais numa sensação
É o fugaz olhar e o volúvel presente
E eu, cá ando num espectador à parte
Resguardado na paixão da clássica arte
Doo, prezo e agrado como antigamente
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
22, novembro, 2021, 13’24” – Araguari, MG
Aládiando
A carta ao conforto
Oi! sou seu passado tenho um futuro incerto, mas você sempre irá lembrar de mim. Hoje com muito anseio vou seguir o meu caminho estou com medo, espero que possa me confortar e tranquilizar-me mostrando como você esta atualmente. Acredito que possa estar bem, e se não estiver lembre-se que eu sempre estarei com você, lembrando-o de quem é e de quão longe nós poderemos chegar. Amo você, com lembranças o seu passado.
Seja completo e permita que o outro te transborde
A princípio pensei em escrever um texto que falasse sobre amor próprio mas, refletindo, preferir discorrer sobre auto responsabilidade e o quanto isso é importante para nossas vidas.
Devemos nos amar sim, e isto implica dizer que somos responsáveis por nossa felicidade, desejos e aspirações.
Não cabe ao outro conhecer e assumir a responsabilidade daquilo que nos compete. Devemos ter o discernimento necessário para admitir que ninguém nos salvará, nem cuidará de nós por uma imposição. Se isto acontecer deve ser algo espontâneo e natural, que tem muito mais a ver com um sentimento livre e original do que com uma dívida preestabelecida. O autocuidado que devemos adotar como conduta proeminente em todas as relações, sejam elas no campo profissional, familiar ou social, deve servir de base para nossa satisfação pessoal, levando-se em conta tudo aquilo que almejamos para nossa vida e o quanto nos empenhamos na conquista de nossa felicidade.
Lembre-se: Ninguém te conhece tão bem quanto você mesmo, portanto, cuide-se, ame-se, valorize-se.
Quando você faz isso está ensinando os outros como devem te tratar.
Seja a essência que busca atrair para sua vida e adote comportamentos de empatia e justiça, consigo e com o próximo.
A vida te devolve aquilo que você oferece.
Ana Silva.
Nunca deixe um dia ruim te fazer esquecer de todos os dias bons que você já viveu e tem para viver.
Continuaremos co-criando e realizando, porque o impossível é só um ponto de vista. Sonho que se sonha só, é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade!
O amor é como um diamante, raro e precioso, que quanto mais é lapidado, mais resplandece o seu brilho.
A vida é um teatro
A vida é uma graça
Parece criança na praça
Um sobe e desce danado
Que deixa a gente cansado
A escada da vida mais parece um tobogã
Gritos, gargalhadas, euforia
A respiraçāo falha
E caímos na malha da alegria
A tristeza faz parte
Mas podemos também compartilhar
Com quem se pode confiar.
Maria A. S. AVILA
- Relacionados
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Perda de um Ente Querido
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
- 20 anos de casados: mensagens que celebram duas décadas de união
- 31 mensagens de aniversário para a melhor amiga ter um dia incrível
