Um Amor Amigo Companheiro
Uma amizade verdadeira é símbolo de confiança, é irmão de coração. Se você tem um amigo que é mais que um irmão, cuide bem, pois, nos tempos em que vivemos, é raro de se ver.
Entregue-se
Fiel são as feridas de um amigo. - Provérbios 27: 6
A frase que soa espiritual “sou responsável apenas por Deus” pode ser uma desculpa sutil para não responder a ninguém, inclusive a Deus!
Charles Colson, um dos assessores mais próximos do presidente Nixon durante o encobrimento de Watergate, tornou-se cristão. Em um artigo intitulado “O problema do poder”, ele escreveu, “os cristãos precisam se responsabilizar mutuamente. Embora eu saiba intelectualmente como sou vulnerável ao orgulho e poder, sou o último a saber quando sucumbir à sua sedução. É por isso que os guardiões solitários são tão perigosos - e por que devemos confiar em irmãos e irmãs de confiança que nos amam o suficiente para nos dizer a verdade ”.
Paulo confrontou Pedro face a face por sua hipocrisia (Gálatas 2: 11-14). Que vergonha para o Peter! Mas ele precisava da repreensão. Pedro sabia de sua ostentação anterior e negação de Cristo que ele não podia confiar em sua própria estimativa de si mesmo.
Todos nós devemos chegar a essa conclusão mais cedo ou mais tarde. Uma maneira de se certificar de que você não é o último a saber quando está pecando é “entregar-se a si mesmo”. Peça a um irmão ou irmã cristão que lhe mostre onde precisa melhorar. Eles podem ajudar a manter você responsável.
Não seja um solitário espiritual. Entregue-se.
Verificação de prestação de contas
Será que nos tornamos imediatamente defensivos quando criticados?
As críticas que damos a outras pessoas são amorosas e úteis?
De que maneiras podemos nos tornar mais responsáveis?
Verdadeiros amigos falam a verdade em amor. Dennis J. DeHaan
Eu tenho um amigo de infância que eu admiro muito, é o único que não mudou em nada, sempre me chama pra fazer coisas simples, eu deveria ir mais a praia com ele, afinal é o único que não quebra na altinha.
Um amigo verdadeiro
Um amigo ama em todos os momentos, e um irmão nasceu para a adversidade .. - Provérbios 17:17
Eu tenho um amigo chamado Nelson. Trabalhamos juntos, brincamos juntos, choramos juntos e geralmente rimos juntos. Nossa amizade continua crescendo.
Recentemente Nelson disse que queria que eu conduzisse seu funeral se ele morresse antes de mim. Eu disse: “Aguarde esse pedido por alguns anos. Eu posso desapontá-lo, e você pode mudar de idéia. ”“ Ah, não ”, ele brincou,“ isso não vai acontecer. Você não pode me desapontar mais do que você já tem.
Demos boas risadas, mas comecei a refletir sobre o comentário dele. Não é isso que significa ser um amigo verdadeiro - conhecer o lado decepcionante da vida de uma pessoa e continuar a aceitá-lo? Salomão descreveu tal amigo como alguém que “fica mais próximo do que um irmão”, aquele que “ama em todos os momentos” (Provérbios 18:24; 17:17). Todos nós precisamos de alguém assim em nossas vidas.
Jesus quer ser esse tipo de amigo para nós. Quando admitimos nossa desobediência pecaminosa, pedimos o Seu perdão e nos submetemos a Ele, Ele se torna nosso Salvador e Amigo. Porque Ele tomou a penalidade de nossos pecados sobre si mesmo na cruz, nada que tenhamos feito, ou venhamos a fazer, O afastará.
Jesus é um amigo que você não pode se dar ao luxo de ficar sem. Ele é seu amigo?
Temos um amigo que fica ao nosso lado,
que está mais perto do que um irmão;
E mesmo que Ele conheça nossas falhas,
Seu amor é como nenhum outro. —Sesper
Cristo é o amigo mais verdadeiro que você pode ter. Dennis J. DeHaan
"Um cão é o nosso melhor exemplo para uma melhor sociedade. Ele é bom, leal, amigo, não é interesseiro, não tem religião e desconhece leis, doutrinas e adorações."
NOSSA HERANÇA
Herança do
Senhor são os filhos...
—Salmo 127:3
Um amigo meu recentemente escreveu: “Se morrêssemos amanhã a empresa para a qual trabalhamos nos substituiria em questão de dias. Mas a família que deixaríamos para trás sentiria a nossa perda pelo resto de suas vidas. Então, porque investimos tanto em nosso trabalho e tão pouco na vida dos nossos filhos?”
Porque algumas vezes nos exaurimos acordando cedo e dormindo tarde, “comer o pão que penosamente granjeastes” (Salmo 127:1-2), nos ocupamos para deixar nossa marca no mundo e negligenciamos o único investimento relevante, que está acima de qualquer outra coisa — nossos filhos?
Salomão declarou: “Herança do Senhor são os filhos…” — um legado inestimável que Ele nos deixou. “Como flechas na mão do guerreiro, assim são os filhos da mocidade” (Salmo 127:4) é a sua espantosa comparação. Nada merece mais do nosso tempo e energia.
Não há necessidade de “comer o pão que penosamente granjeastes” trabalhando dia e noite, declarou o sábio Salomão, pois o Senhor cuida de nós (Salmo 127:2). Podemos arranjar tempo para os nossos filhos e confiar que o Senhor vai suprir todas as nossas necessidades físicas. Sejam nossos próprios filhos ou aqueles que discipulamos, eles são o nosso legado eterno — um investimento do qual jamais nos arrependeremos. —DHR
O tempo investido com os filhos
é um sábio investimento. David H. Roper
LAMENTO POR UM AMIGO
Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; tu eras amabilíssimo para comigo! —2 Samuel 1:26
Sendo eu um pastor, sempre me pediram para dirigir pregações fúnebres. O coordenador do culto me entregava um cartão contendo informações a respeito da pessoa falecida, para fornecer detalhes sobre ele ou ela. Todavia, jamais me acostumei com isso. Por mais prático e necessário que fosse, me parecia um tanto banal transformar a vida dessa pessoa em informações escritas num cartão. A vida é muito mais que isso.
Depois de Davi ter recebido a notícia da morte de Jônatas, ele relembrou a vida de seu amigo — e escreveu um lamento para que outros pudessem cantar como homenagem a Jônatas (2 Samuel 1:17-27).
Davi relembrou a coragem e as habilidades de seu amigo, e falou sobre a tristeza que motivou tanto lamento. Ele prestou homenagens por uma vida rica, honrosa e heróica. Para Davi, foi um tempo de intensos lamentos e recordações.
Quando nos entristecemos por um ente querido, é vital trazermos à memória os momentos e experiências que passamos juntos, e, foram tão importantes para nós. Essas memórias enchem nosso coração mais do que um simples cartão. O dia em que a tristeza nos visita não é o momento somente para rápidos pensamentos ou para rever fatos e lembranças de nossos amados. É um tempo de profundas lembranças e de agradecimento ao Senhor pelos detalhes, pelas histórias e pelo impacto que causaram durante a vida. É um tempo para parar, refletir e homenagear. —WEC
As preciosas memórias da vida podem acalmar as profundas tristezas da morte. Bill Crowder
Um Amigo em comum
…tenho-vos chamado amigos. —João 15:15
Imagine-se como um visitante em uma terra estranha, comparecendo sem anúncio prévio a uma reunião de pessoas a quem você nunca viu anteriormente e que também nunca ouviram falar de você — e você recebendo permissão para se dirigir a esse grupo apenas alguns minutos após sua chegada. Isso só poderá acontecer se houver algo que quebre as barreiras — como amigos em comum, por exemplo.
Isso aconteceu quando levei um grupo missionário a um culto em Discovery Bay, na Jamaica. Antes de deixar os EUA, meu amigo Dorant Brown, um pastor jamaicano, recomendou uma igreja para visitarmos. Ao chegarmos à igreja, mencionei o nome do pastor Brown. Fomos bem recebidos, fui solicitado a compartilhar uma palavra, e nosso grupo apresentou músicas.
Embora compartilhar o nome do pastor Dorant foi importante, não foi esse amigo em comum que nos garantiu uma recepção tão calorosa. Foi o Amigo e Salvador Jesus, que ambos já conhecemos, quem abriu os corações de nossos amigos jamaicanos à nossa visita.
Você já experimentou uma proximidade com alguém que acabou de conhecer, ao lhe contar que você também conhece Jesus? Ele é um amigo que entregou Sua vida por nós (João 15:13), e Ele transforma em irmãos e irmãs todos os que creem nele (1 Pedro 2:17).
Jesus. Nosso Salvador. Nosso Amigo em comum, une corações ao redor do mundo sob a bandeira do Seu amor.
Aqueles que se aproximam de Cristo, aproximam-se dos outros. Dave Branon
Eu vi você caído,
me compareci no íntimo,
vim te ajudar !
Não despreze um amigo
Nem vire as costas para quem quer levantar
Todo bom amigo é simplesmente, um outro irmão, nascido de uma outra mãe, com a mesma magia e respeito de um irmão sanguíneo, as vezes até mais.
Um dia, perguntei ao meu filho de oito anos (na época), de qual amigo ele gostava mais, e ele me respondeu dizendo: "Eu gosto de todos, porque quando um amigo não pode brincar, o outro pode." Foi depois disso que eu aprendí que todos os amigos têm a sua importância, e não somente aquele que consideramos como nosso melhor amigo. Pra mim, é quase impossível viver sem amigos. Agora me digam: Vocês conseguiriam viver sem amigos?
Quer perder um amigo falso ?
Pede ele para te pagar algo que te deve. Aí a máscara cai,ele não te deve e você segue sua vida, porque pessoas vem e vão,umas verdadeiras ficam,graças a Deus as falsas se revelam dando oportunidade para outras chegarem.
