Textos sobre Felicidade
Ela é linda, esbanja vitalidade,
disponhe de uma vontade insaciável
de vivenciar momentos, de manter amizades, de conhecer pessoas,
desbravar lugares, o que estiver ao alcance sem desperdiçar o seu tempo,
pois sabe que a vida é feita de brevidades,
assim, dever ser usufruída com fé, coragem eamor.
Pra ela, viver verdadeiramente
é está numa contínua viagem,
então, naturalmente, espera com fervor
continuar viajandograças ao Senhor.
Ôh, vida tão efêmera quanto expressiva, feita de suspiros, palavras, silêncio,
encontros e despedidas,
desapegos, afetos, desagrados,
atos impulsivos, calculados,
falsos e verdadeiros,
então, mesmo que não acompanhe
o ritmo do tempo, não pára um minuto sequer, está em constante movimento,
por isso que o viver deve ser intenso e contínuo, do contrário, será desperdiçado e a vida perderá seu sentido.
Há momentos que o meu íntimo é o cenário de um persistente conflito entre dois entes contrários
que, até agora, não conseguiram entrar num acordo definitivo,
no máximo, alguns instantes de trégua, um deles prefere o isolamento à interação,
gosta de desfrutar a companhia da sua solitude,
uma sensação pessoal de euforia
sem aquela necessidade de relações pessoais e interpessoais,
disso nem pensa em abrir mão,
não se importa se o tempo está passando,
já o outro entende que é necessário interagir com outras pessoas,
apreciar outras companhias,
não lhe basta apenas o seu amor próprio,
sente o receio de ficar na solidão
e tem consciência de que não faz bem ficar isolado e de que a vida não espera,
pois o viver nesta terra é temporário.
Infelizmente, é provável que ainda fiquem quase sempre ou, pelo menos,
muitas vezes em pé de guerra,
mesmo assim, espero que a paz
seja cada vez mais frequente
nesta situação tão complexa.
Aproveite o máximo que puder,
conheça lugares, pessoas,
satisfaça vontades,
só não aja com imprudência,
não se prenda a vaidades,
a vida é tão efêmera,
que precisa ser alimentada com simplicidade,
mas de uma maneira intensa
para trazer verdade para cada vivência
e não espere pelo momento perfeito,
saiba tirar proveito das situações imperfeitas, pois é o que temos
e se o aproveitamento for verdadeiro,
as imperfeições serão ignoradas,
assim, os bons momentos parecerão perfeitos,
portanto, viver é uma dádiva
concedida pelo Senhor,
que precisa ser usada
de uma maneira sábia
com fé, gratidão, fervor,
prazer, respeito e amor.
Nada como um banho de sobriedade,
nadando em águas transparentes
sem nenhuma adversidade.
Um nado tranquilo que deixa o corpo em movimento e refresca a mente,
assim, um precioso avivamento
com uma paz evidente.
É necessário nadar pra se acostumar com a vitalidade da superfície,
em seguida, mergulhar pra ver a vida abundante que há na profundidade.
Isso pode ser aplicado ao nosso viver
e a consideração que devemos prestar,
já que enquanto o nosso sentimento
e a nossa vontade forem rasos,
estaremos vivendo pela metade
e não amaremos alguém de fato.
Quando se tem uma percepção diligente voltada para a simplicidade que há em volta, é possível constatar que a vida é marcada por brevidades que nos enchem de entusiasmo com belezas e encantos por toda parte.
Veja por exemplo as primícias de um caminhar nos primeiros passos de uma criança, um aperto de mãos selando um compromisso, um beijo de despedida que dispensa palavras por já ser tão expressivo
graças a vivências partilhadas.
Alguns instantes se forem bem vividos, trazem um bem enorme
até mesmo contemplando
uma linda e simples paisagem
ao ver a chuva caindo,
o sol nascendo ou se pondo,
estrelas cativantes reluzindo
por serem ricos pormenores
que deslumbram os olhos
e vivificam o espírito.
Perceba que a borboleta
apesar de sua irracionalidade,
aparenta saber que a sua vida
é bastante efêmera,
tendo em vista que saboreia constantemente a conquista
de suas lindas asas,
voando graciosamente
num misto de encanto e liberdade
até seu último bater de asas.
Então, acredito que viver é saber somar aqueles breves momentos
que são grandiosos devido
ao grande significado que carregam,
sem reclamar que é por pouco tempo
pra que assim o viver seja avivado
em cada bom momento.
É um privilégio poder estar dentro de um momento simples e tão singular, daqueles que conseguem acender sorrisos preciosos e bastante autênticos, fazendo a vida transbordar de amor, lembrando que viver é amar, fazendo parar o tempo sem nenhum segundo para desperdiçar.
Muitas vezes este fato recebe desprezo, pois, graças a Deus, temos tanto, mas reclamamos com tanta facilidade, nunca estamos satisfeitos, sempre nos falta algo,
dessarte, focamos mais nas nossas necessidades.
Considerando este entendimento, quanto mais grato for o nosso espírito, mais será possível enxergarmos a valia dos simples momentos
com um viver intensamente amado, amando a vida e vivendo de fato.
Quando se consegue alcançar
uma forte conexão com a solitude,
tudo à volta começa a mudar,
o que outrora era apenas uma vida solitária,
agora passa a ser mais acolhedora
com uma convivência necessária.
Em breve, a solidão ficará desconfortável
e já não será mais presente com tanta frequência,
então, o tempo será melhor aproveitado
sem a sua notória inconveniência.
O viver é muito precioso e temporário,
sendo assim, deve ser contínuo
e intenso, não desperdiçado,
sim de fato usufruído, seja só
ou acompanhado.
Aparentemente, as fases mais deleitantes são as que passam mais depressa por deixarem evidente que o tempo é constante, persistente, não para um instante entre passado, presente e futuro, mudando mundos e mentes, sentimentos rasos ficam profundos, pensamentos inoportunos
e contundentes.
Seguindo nesta mudança frequente,
a infância se despede e a criança de antes cresce e passa a ser adulto
e logo os cabelos brancos aparecem,
portanto, tudo pode mudar em anos, minutos ou em frações de segundo,
não tem como evitar, o que pode ser feito é aproveitar o máximo precedendo as transições,pois não tem como voltar.
Apenas O Senhor tem o controle do tempo, humanamente não pode ser controlado, mas se for usado de forma prudente, será melhor aproveitado, a vida ficará mais consistente, terá mais valor,
um lembrete de que viver é temporário.
É muito raro fazer parte de um laço forte e duradouro, onde os lamentos não prevalecem, o amor recíproco é uma verdade, sentimentos são correspondidos, sorrisos são sinceros,
uma genuína complicidade que afugenta os conflitos de egos
graças a Deus e sua bondade.
Quando um casal se ama verdadeiramente, a simplicidade fica mais saborosa, momentos engraçados geram risos bobos e cativantes, passam a ser mais necessários, se a intensidade estiver presente num mútuo sentir,
aguçará a vontade de ficar, de não querer partir, de não deixar partir.
A vida não chega nem perto de ser perfeita, principalmente, juntos,
mas, graças a Deus, ainda pode haver beleza nesta imperfeição
assim como há numa ocasião simples
de um homem com a sua amada
que dançam usando passos imperfeitos e desordenados em uma varanda sem luxo numa noite muito memorável.
Este não é o meu caso, talvez, nunca venha a ser, deve se por isso que tenho tanto apreço por este tipo de laço, entretanto, não pretendo desperdiçaro meu viver lamentando, considerando que o tempo ficará cada vez mais escasso, um dia irei morrer
e não quero fazê-lo sem amar ao Senhor e sem ter amor por mim mesmo.
Filosofia do Viver
(Bartolomeu Assis Souza)
A filosofia da vida é viver
Não é com reflexões somente
É com a ação do dia a dia
A filosofia da vida é viver
Não devemos passar por ela
Ir a luta com determinação
A filosofia da vida é viver
O mundo pertence a quem se atreve
E a vida é muito para ser insignificante
A filosofia da vida é viver
Não se preocupe em entender
Viver ultrapassa qualquer entendimento
Obstáculos da Vida
No meio do meu caminho
Encontrei um obstáculo
Logo no meio do caminho
Achei que seria tranquilo
Nada acontece por acaso
Encontrei um obstáculo
No meio do meu caminho
Algumas possibilidades
Pular, contornar ou parar
De muita altura
Pular não dá
De grande extensão
Contornar também não
Será melhor parar?
Mas parar nem pensar
Sorte ser um sonhador
Livre de imaginação
Sei que asas surgirão
Com obstáculo ou não
No meio do caminho
Deixei meu recadinho
Acredite nisso sempre
Que o poder da nossa mente
Pode perfeitamente
Nos soltar do que nos prende
Pra vivermos livremente.
Já parou pra pensar que a vida é mais que um Feed organizado? Mais que uma história compartilhada? Que um Status de uma viagem?
Se você se preocupar tanto com essas coisas não vai te sobrar tempo para aproveitar os momentos da vida. Momentos bobos e divertidos que gera uma roda de amigos. Sorrisos, abraços... Pequenos encantos que não se sente verdadeiramente atrás de uma tela.
Contradições e Esperança
Eu tenho muitas contradições,
Mas a vida é essa: se aprende errando,
Corrigindo os erros, vivendo lições,
No exercício constante, vou me transformando.
Aproveito cada chance de crescer,
Em cada oportunidade, busco evoluir,
Nas lições que a vida insiste em trazer,
Encontro motivos para não desistir.
Aprendi que quase nada está no meu controle,
Mas preciso ser melhor a cada dia,
Mesmo na solidão, busco um farol,
Que ilumine meu caminho com sabedoria.
Sinto muita solidão no peito,
Mas não deixo de buscar a solução,
Quero Deus, anseio por Seu leito,
Pois sei que Nele encontro redenção.
Nas contradições, forjo meu ser,
Na busca incessante por paz e luz,
É em Deus que encontro o verdadeiro viver,
A resposta para o que minha alma conduz.
A vida é um contínuo aprender,
Errando, acertando, buscando o ideal,
Em Deus, encontro forças para não esmorecer,
E faço da minha jornada algo essencial.
E assim, nas contradições e na esperança,
Vou trilhando meu caminho, sempre a buscar,
Em Deus, a fé e a confiança,
Para, cada dia, mais alto voar.
Não seja carnal mas aproveite o bom
e semelhante que Deus viu na Sua Criação. Não seja frágil mas cuide das suas emoções e feridas. Não espiritualise tudo mas respeite e busque o espiritual. Lembre-se: Você é corpo, alma e espírito. Se cuidar de apenas um tripé da sua existência, verá que o caminho inevitável é o tombo.
#Somos #apenas #um #instante...
No tempo...
No espaço...
Um instante...
Para a gente ser feliz...
Sonhar...
Ter vontades e energia para tudo realizar...
Encantar-se com a vida...
Viver apaixonadamente...
Sorrir e cantar e brincar e dançar...
Vestir todas as cores...
Entregar-se a todos os amores...
Experimentar todos os sabores...
Tempo sem hora...
Luz que não deve se apagar...
Madrugada virá...
Agora é aurora...
A criação é um mistério profundo...
O tempo tudo demarca...
Estranha medida...
De uma jornada...
Ama-me...
E eu te direi que nosso tempo é agora...
Um dia...
Tudo muda...
Tudo acaba...
E o recomeço...
Não imagino se terá hora marcada...
Sandro Paschoal Nogueira
VIVER A VIDA
"Se você não se permite viver uma situação desconfortável, você também não se permite superá-la". Viver é conhecer os dois lados da vida, aquele que te projeta e aquele que te frustra, o segredo é vivenciar os dois e sair de pé, pois tudo na vida é transitório, o que importa mesmo é ter capacidade de superação, essa atitude te faz vencedor".
Lapidação [sem epitáfio]
Lápide!
O que escreverão sobre minha lápide?
Que legado deixarei?
Será que isso importa?
Quero viver mas sem desperdiçar a vida
Por isso dito meu anseio presente
Longe de mim a rudeza
Palavras sejam sem aspereza
Cicatrizes na memória de outrem
Não vale a pena guardar rancor
Veneno que definha o amor
Não quero perder tempo com trivialidades
Nem com belas e rudes mentiras
Invejas, brigas, intrigas
Prefiro olhar o pôr do sol
Contemplar os pássaros
Ouvir as flores
Cantar sem rubores
Plantar as sementes do amor
Vestir os calçados da paz
Viver no dia a dia a alegria
Momentos não monumentos
Vida!
Prefiro lapidar a vida!
Aos poucos
Dos meus poucos, junto meus grãos.
Dos poucos, monto meus tijolos.
Dos poucos, faço meus planos.
Dos poucos amigos, ficam os bons.
Dos poucos alimentos, ficam os nutritivos.
Das poucas caminhadas, fica a manutenção.
Aos poucos vou escrevendo uma história.
Das poucas peças, vou montando o quebra-cabeças.
Aos poucos vou cultivando minha carreira.
Aos poucos, vou vivendo na paz.
Das poucas economias, faço minha aposentadoria.
Sem pressa, tudo no seu tempo, aos poucos.
Sem você
Sombrias seriam as noites
Sem você nos meus pensamentos.
Vazio seria o tempo sem uma razão para viver.
Intensos seriam os dias
Se você estivesse ao meu alcance
No meu mundo
Na minha vida
No meu destino...
Quero motivos suficientes para sonhar
Quero tempo sobrando para buscar
Venha!
Acorde-me deste sono agitado
Leve-me com você
No seu sono leve
Quero voar
Como as águias que atingem o céu.
- Relacionados
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Frases de alegria para inspirar e tornar o seu dia mais feliz
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
