Textos sobre Felicidade
DICAS DO REFLEXOESEDICAS
Viver plenamente: cantar,sorrir,amar,se descontrair um pouco, bater papo,sair a noite uma vez por mês e por aí vai...
não impede você de continuar sua trajetória para um futuro melhor,principalmente se Deus te fez perfeito(a) e sadio(a).
(Título e texto são de autoria de Isa Soares-reflexoesdicas)
A Emoção do viver!
Quem dera a vida viesse com bula ou manual de instrução,
Que viesse descrito o que podemos e não podemos fazer,
Quais as contraindicações nas tomadas de decisões,
E principalmente as indicações de como levar uma vida sossegada,
Encontrar o sucesso profissional, encontrar uma pessoa e passar o resto da vida com ela.
Mas felizmente a vida não é assim, pois se fosse não teria emoção, graça, tristeza,
Amores, choros de alegria, pois o que nos torna singulares são nossas conquistas e derrotas.
Com elas aprendemos a nos valorizar, a nos reconhecer, a apreender e a reaprender,
Apaixonar, amar, rir das menores e das maiores coisas, viver é um privilegio divino
E ingrato, pois a vida é muito curta, curta demais, para fazer tudo o que queremos.
Podemos nos dar ou não o privilégio de errar, mas até que ponto pode errar?
No erro devemos ser humildes, reconhecer e recomeçar, ou deixar o orgulho falar mais alto?
Tantas questões, poucas respostas, mas enfim como o tempo é curto, não podemos parar
E analisar tudo ao nosso redor, senão não vivemos, e viver é mágico, portanto,
Vamos viver intensamente cada dia, cada amor, paixão, profissão, para que no futuro não venhamos
Cair no limbo do que poderíamos ou não ter feito se era certo ou errado, mas sim apenas viver. - Flávio Soares
'Andar por aí e ver os sorrisos, as gargalhadas, os bons momentos, observar o brilho do dia mesmo que não tenha sol, viver com humildade, simpatia e não esquecer da ousadia de compartilhar sua alegria.
Esperar é preciso, viver é essencial, observar é um dom, entender é saber, viver com fé é o caminho de tudo."
Eu quero viver.
Quero o dia, o pôr do sol,
A praia, o mar, o camarão,
O suco de abacaxi com hortelã.
Quero o avião, as nuvens, as luzes da cidade ao aterrizar, a noite, a lua cheia,
Novas paisagens, novos cheiros, novos sabores, novas risadas.
Quero a estrada, o acelerador, cabelos ao vento, a música.
Quero o gramado, o cheiro de terra molhada, o milho verde, o bolo de fubá,
A serra e o frio.
A loucura de São Paulo,
A alegria do Pará,
A intensidade de Brasília,
A extravagância de Las Vegas,
O luxo de Dubai,
O capitalismo da China,
O bom gosto francês,
A astúcia italiana,
A responsabilidade japonesa,
A inovação coreana,
A boemia artística.
Eu quero o tudo e o nada,
O luxo e o simples.
Quero viver.
Quero estar aqui e ali,
Fazer isso e acolá,
Depende do momento,
De como me sinto.
Só quero ser inteira em fragmentos.
É pedir muito? Só quero o direito de escolher.
Tenho tanto medo de não viver bem.
Medo de estar fazendo tudo errado, de estar perdendo um tempo que nunca mais vai voltar.
Crio inúmeras coisas na minha cabeça, metas, objetivos, listas, etapas. Mas dificilmente cumpro, dificilmente consigo.
Penso que deve haver um porquê, de ser quem somos.
Deve haver uma explicação pra tudo, uma explicação que não temos acesso ainda, e que talvez esteja fragmentada ao longo da nossa vida.
Deve haver. Ainda está por vir.
O Caminho
Uma pessoa que ama viajar e conhecer o mundo.
Em uma das minhas viagens, encontrei um sábio homem.
Ele olhou bem dentro dos meus olhos, sorriu e me disse:
"O importante não é para onde você vai, mas sim quem estará com você e percorrerá o caminho ao seu lado."
Na época, eu não entendi muito bem o que o sábio queria me dizer.
Depois de vários anos, finalmente compreendi suas palavras.
Afinal, o caminho se faz com o coração. De que adianta encontrar o caminho sozinho?
O verdadeiro valor está em apreciar a jornada ao lado de quem realmente gosta de você e encontrar a pessoa certa para caminhar junto.
O que dizer da vida...o que falar dessa oportunidade de estarmosvivendo... É maravilhoso!!!É nossa riqueza, mas encaramos nossas dificuldadescomo entraves inimigos, que existem para nos destruir.Quando na verdade, passam por nós para nos fortalecer.Para nos ensinar a viver de verdade. Sem passar portudo, saimos da vida capengas. É como entrar na
faculdade sem a riqueza do ensino médio.Não são só ensinamentos, são as experiências.
No crepúsculo dos desejos,
Nasce a paixão em seu olhar,
Um obsceno fogo que arde,
Entre o amor e o encantar.
Encontro de almas perdidas,
Que buscam viver e reviver,
Curar as feridas antigas,
Num abraço que vem do querer.
Despedida é só um momento,
Orgulho que se esvai na ilusão,
Esquecer é um ato lento,
Desamar é a duração.
Consolar é a luz da aurora,
Que apaga a sombra do medo,
Acender o fogo que chora,
Em cada passo, em cada enredo.
No palco dessa vida incerta,
Há o desejo de caminhar,
Entre o crepúsculo e a aurora,
No eterno ciclo de amar.
O comum não me basta,
A zona de conforto me desconforta,
E é assim que eu vivo, de tentativa em tentativa. As vezes mergulho numa queda que parece não ter fim, mas então, me levanto ainda mais forte, com ainda mais vontade de vencer e vou atrás do que quero! Mergulho, mas agora nas minhas intenções, me arrisco nas minhas idéias e faço de tudo para que de certo. O medo me faz por os pés no chão, mas minha vontade de fazer acontecer, aaah... essa me leva ao ponto mais alto do céu! E assim que tenho vivido.
A vida para mim, é uma pausa pra outra vida. Se eu for viver pra ela, eu só vou viver em vão.
A vida pra minha vida, é mais que uma despedida. Acendo um cigarro essa vida é ilusão.
Eu passo o ano todo acrescentando várias vidas, quando os dias acabarem, o que fazer! Se eles vão.
Em quase todas as noites, eu me lembro das sofridas.
Assim a vida é sofrimento, eu não quero apego não..
Guerrilha da vida
Ei! menino...
Você está aí carcomido?
Está precisado de uma semideusa?
Por afugentar seus pensamentos
Necessita de um Deus para a sua semiologia?
Por que?
Desapegou o seu olhar aflito das estrelas...
Desdenhou da única possível certeza...
Amesquinhou a lógica da natureza...
Abominou o coquetel molotov que criou...
Ei! menino...
Tem de dar conta da rosa
E não esquecer dos espinhos.
O vergel é lindo mas têm daninhas
Pisoteie somente o que for preciso
Mesmo sendo no pomar do agreste
A escolha não pode ser antagônica.
A bomba cai e, muitas vezes acerta o alvo
Nenhum movimento é sempre preciso
Mas não subestime os pressupostos
Que pode ser o míssil direcionado
Ao não contestável.
Ei! menino...
Acertaram precisamente no seu coração?
E nem se importaram?
Sentiu o sangue na garganta?
E você não morreu?
Então, porque não levanta?
Sabe menino...
Não se ergue por não saber que foi atingido
A arma está em sua mão.
Não treinou o suficiente
Seu aprendizado foi apenas disfarçado
A sua escolha é ficar amotinado
Protegendo os que estão em seu patamar ideologizado.
Ei! menino...
Engole esse sangue amargo
Ajude a alguém a carregar as pesadas armas
Mostre o seu ânimo mais aguerrido
Ao menos assim, poderá não ser um alvo surpreendido.
Aí num dado momento o cara se põe a observar a sequência das coisas, final de ano chegando, aquela nostalgia... Olha pra trás e contempla a própria história, percebe os altos e baixos e as lições que se destacaram na trajetória, sente aquela calma na alma, o senso de que fez o melhor possível aqui, que até poderia, talvez, ter feito um pouco melhor ali... Mas num insight se convence que tudo foi exatamente como tinha que ser.
Respira, oxigena o cérebro, as idéias e prioridades, aquieta a mente e permite encher o peito de uma paz profunda. Descobre que a força esteve o tempo todo em si, como sempre vai estar.
É quando surge aquele sorriso no rosto, a sensação estranha que tudo é possível daqui pra frente, que a estrada ainda guarda a melhor parte da história e a experiência é justamente o que dá a medida pra se curtir cada passo com toda gama de prazer que se tem direito.
A vida é uma roda gigante. Num clarão na mente tudo volta ao seu lugar e aí, irmão, deixa correr que o que cabe a ti e a quem merece caminhar do teu lado tá muito bem guardado.
Autorretrato
Faço apologia do inútil,
fomento as desimportâncias.
Não vivo sobrevivo apenas com o indispensável.
O sonho e a loucura são essenciais.
Faço oposição ao não amor.
O oposto do amor não é ódio, é indiferença.
Numa sociedade indiferente,
prefiro ser o antônimo.
Minhas palavras descalçam-se
em chão fértil de miudezas,
onde o desimportante vira raiz.
Sem pressa, sem aprisionar o tempo,
sigo plantando o improvável.
Combato o óbvio,
a pobreza da descrição cheia de certezas turvas,
com um segundo olhar.
Troco o fato pela frase,
para abortar extremistas e ditadores.
Economizo a informação,
aumentando o encantamento.
É o jeito que encontrei
de revisitar o Éden.
Utopia ajuizada não é utopia.
Penso que, melhor do que uma verdade escrita,
é uma beleza bem contada.
Timoneiro
Se me fosse imposto optar
Entre a pedra do chão que sangra
E o céu que engole o dia,
Eu ficaria com o mar,
Onde o tempo se desfaz em ondas
E a eternidade é apenas um sopro.
Nos braços do meu barco
— solidão que navega —
Paro em portos de ausência
E parto levando memórias
Que ainda não gestaram.
Longe do ruído do mundo,
Sou um vulto que vaga e sonha.
O balanço do mar é um relógio,
E remo, rezo e remo até que a noite
Cante em meu braço cansado.
Quando não puder mais suportar,
Soltarei os remos,
Redirecionarei a rota dos silêncios.
E se não souber o que fazer,
O vento, antigo mestre, saberá,
Pois ele é voz do que em mim nunca cessa.
Deságua
Sou rio, mas não mando em mim.
Nasço tímido entre pedras,
um fio d’água sem dono.
Aprendo cedo a correr,
a buscar o mar sem perguntar.
As pedras me ensinam desvios.
As margens me lembram limites.
Aceito ser água que passa,
que abraça, que perde e que segue.
Se um dia seco, o barro me guarda.
Se transbordo, o mundo me teme.
Mas a vida não me espera—
ela deságua mesmo quando eu já não estou.
Viver por vezes parece ser apenas adiantar o trabalho do dia seguinte. No domingo, já estamos pensando na segunda-feira, na terça-feira, já estamos de olho na quarta-feira, e assim por diante, sempre um passo à frente do dia presente. Com tanta antecipação, acabaremos vivendo um mês a menos.
Nossa mente, assim como a vida, é uma tecelã desatenta que não distingue entre fios de ouro e fios de sombra. Ela não seleciona memórias como boas ou más; simplesmente as deixa dançar ao sabor do vento da lembrança. Daí o perigo de se viver de amanhã.
O tempo, esse trapaceiro imprevisível, teima em desafiar nossas noções de permanência, sempre nos lembrando de sua natureza efêmera. No entanto, no meio desse emaranhado de efemeridades, o amor emerge como um oásis de eternidade. É nele que residem todas as histórias que o tempo já arrastou consigo, como conchas preciosas depositadas na praia do coração.
Sempre que puder desperdice simpatia, pois é o amor que empregamos no cotidiano dos nossos dias que nos fará celebrar não apenas o tempo que já vivemos, mas também o tempo que ainda teremos para tecer novas memórias e se encantar com suas infinitas possibilidades.
Feitos mostarda
"Somos sementes esperando eclosão,
sementes na palma da mão.
Ninguém quer ser o primeiro a ser plantado.
Queremos a vida sem nunca realmente tê-la usado.
Ainda reclamamos dum fruto não dado.
Não existe fruto sem raízes em terra e um pouco de sorte.
Não nascem flores sem algum tipo de morte.
Quem preservou sua vida nunca realmente nasceu.
Bem aventurado quem por alguma causa morreu.
Todo nosso legado pode caber na palma da mão,
ou talvez não."
Fora dele
Num dia chuvoso
À espera de um feixe de luz
Meu coração.
Que cambaleava inquieto
Em pura aguaça de emoção.
Pelas ruas em que fora
Enxovalhado por olhos cristãos.
Que em lama de caos
Atiraram sua esperança
E deixaram-lhe a desilusão.
De quem ama.
De quem sofre.
De quem vive
Em solo pagão.
Dimensão
O instante não volta jamais.
O tempo é algo precioso,
Tão precioso que não pode esperar,
Impossível fazê-lo parar.
A vida é algo tão frágil,
Essencial e incrivelmente linda...
Viver é algo encantador.
O instante, O tempo.
A vida e o viver...
O poema, a poesia,
Eu e você.
Sentimento,
Momento,
Tempo,
.
Edson Luiz ELO
Dez de 2017
Batalhas: que nunca deixem de existir;
Derrotas: que sempre me aprimorem;
Vitórias: que sejam mais que derrotas;
Inimigos: que me ensinem e aprendam comigo o valor das batalhas;
Amigos: que sejam verdadeiros e estejam comigo custe o que custar;
A Morte: que não me alcance tão fácil;
A Vida: que seja uma constante de tudo isso que é viver.
- Relacionados
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Frases de alegria para inspirar e tornar o seu dia mais feliz
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
