Textos sobre como Curtir a Vida
Tell me how!
Como ouvir o clamor por misericórdia de um pássaro, quando, para se proteger de palavras humilhantes, você se privou de todos os mais belos sons da natureza?
Como alcança-lo se, para se proteger de visões que contrariem seus desejos, você se isolou em um mundo sem cores, onde reina a escuridão?
Como oferecer a ele o amor necessário para que se cure ou palavras de motivação para que prossiga com
sua jornada se você nem ao menos sabe o que é amor?
Devemos conhecer e reconhecer nossas limitações, mas sempre buscando reduzi-las ao máximo, pois, mesmo que não sejamos capazes de perceber, nossas escolhas e ações não refletem consequências exclusivamente em nós, mas também em todos ao nosso redor.
Acho impressionante como os políticos mudam em tempos de eleição, e como os eleitores os idolatram com toda força possível sem conseguir enxergar quem eles realmente eram antes da campanha eleitoral.
Uns tentam assumir identidade de outros, fora da campanha os eleitores são esquecidos, passam por você nem te cumprimenta, praticamente não sabe nem que são, da realidade que passa. No período eleitoral, são fotos tentando disfarçar carismas que não existem, vive no meio do povo, tentar ser como nos, viver nossas rotinas.
Sem falar nos que vem de fora, que não sabem nem ao menos a realidade do município, com propostas de "novo", mas como podemos acreditar que nosso município seria bem administrado por pessoas que nunca souberam a realidade, e com passados que vamos falar a verdade, passados e presentes duvidosos.
E por isso que temos que abrir nossos olhos, temos que ver a verdade e pensar bem no que temos que fazer, voto vendido é você perdendo o seu direito de exercer seu papel de cidadão, de poder cobrar as promessas feitas em campanha, voto é questão de consciência, é questão de saber o que é melhor para todo o seu município não somente para o seu bolso.
Vote Certo, Vote com compromisso, Vote no candidato com boas propostas e com seriedade para cumpri-las.
O MELHOR QUE PUDE SER
É verdade que eu não sou você, assim como também é verdade que eu não me enquadro em muitos aspectos seus. Talvez seja bobo, romântico, brincalhão, aquele que te buscaria quando precisasse sair mesmo que fosse para a praça do lado, ou, o que te levaria flores depois de uma briga reconhecendo um erro que não foi meu passando por cima de meu orgulho para não te perder. Talvez eu fosse aquele que ia te fazer feliz... isso mesmo: TALVEZ FOSSE! Aquele que te mostraria que você não precisa da aprovação de muitos pois eu te aceito como você é...talvez....talvez. O que te levasse café na cama, cuidasse de você... Mas não fui, e acredite quando digo que não fui ótimo, porqque não fui. Mas fui o melhor que pude dentro do que você me permitiu ser pra você.
Inesquecível mamãe.
Nem sei como começar. Não tenho prática.
Nestes quarenta anos nunca te escrevi. A senhora sabe como é: correria, muito trabalho, compromissos diversos e afinal, ninguém é de ferro né mãe.
Mas hoje, parei de encontrar desculpas e resolvi te escrever. Talvez eu tenha algumas novidades pra te contar.
Saiba a senhora que já não sou mais aquele menino que tinha vergonha de te beijar, de te abraçar, que não sabia o quanto é maravilhoso dizer e ouvir um “eu te amo”. Cresci mãe, passei e passo meus momentos de dificuldades. Não só eu, os irmãos também.
Pena que não te abracei mais, que não te beijei mais, que não demonstrei mais o meu amor por você. Eu não sabia que você partiria tão rápido. Talvez se soubesse teria feito diferente ou morreria antes para não sofrer esta perda.
Mas estou sobrevivendo, lutando, buscando sempre acertar. Você sabe o quanto é difícil tocar em frente. Eu tento facilitar, pode acreditar, mas ás vezes desabo. Não vou negar que tenho minhas fraquezas e culpas, mas também vivo momentos ótimos, inesquecíveis e lindos.
Puxa!
Estou escrevendo e me dou conta que até meus cabelos estão parcialmente brancos.
Lembro como se fosse hoje o dia que você teve que ir. Nossa. Tanto tempo, mas a memória não se esquece de nada. Todos me deram uma especial atenção, tentaram me distrair. Eu era tão menino, tão inocente, mas sabia o que significava aquele momento.
Eu sabia que meu melhor pedaço de doce ficava ali. Por muitos anos não consegui falar em você sem chorar. Agora também estou em lágrimas. De saudades, de vontade de te ver, de saber que se você estivesse comigo poderia ser mais fácil. De saber que no caminho, por vezes, encontramos mais espinhos do que flores.
Naquele inicio de ano de setenta e dois, nos afastamos para nunca mais eu ver teu rosto. Não sei se, em algum momento, viste o meu.
Estou diferente agora. Perdi aquele sorriso, perdi parte do brilho dos olhos desde aquele dia e agora ainda mais.
Acho que pra aliviar um pouco comecei a escrever. Assim, despretensiosamente. Nos anos 80 fiz algumas crônicas para jornais. Depois fui escrevendo algumas poesias. Em 87 participei da primeira antologia. Hoje são várias participações.
Participo de um site literário, tenho recebido até elogios. Acredita mãe? Verdade. Pena que você não pode ver.
Este ano tenho um projeto mais ousado, conto com teu apoio materno para que dê tudo certo.
Confio no teu amor. Confio na tua intercessão.
A parte triste é que não poderei te enviar, sequer, esta cata.
Você promete me ajudar mesmo assim?
Saiba que eu escrevo com o coração, com a sensibilidade e a saudade de um filho que não te esquecerá jamais. Quem sabe você, com teus poderes de mãe consiga ler. Tomara. Tomara mesmo.
Se não for possível me deixa, ao menos, sonhar que lerá.
Por hoje era isso mãezinha. Beijos.
Ainda amo você muito mais do que a mim mesmo.
Feliz ano novo pra você.
Feliz ano novo para todos.
*Mamãe faleceu em 03/01/1972. Completaria 52 anos em 01/03/1972
O Espiritismo
O Espiritismo, partindo das próprias palavras do Cristo, como este partiu das de Moisés, é consequência direta da sua doutrina.
À ideia vaga da vida futura, acrescenta a revelação da existência do mundo invisível que nos rodeia e povoa o espaço, e com isso precisa a crença, dá-lhe um corpo, uma consistência, uma realidade à ideia.
Define os laços que unem a alma ao corpo e levanta o véu que ocultava aos homens os mistérios do nascimento e da morte.
Pelo Espiritismo, o homem sabe donde vem, para onde vai, por que está na Terra, por que sofre temporariamente e vê por toda parte a justiça de Deus.
Sabe que a alma progride incessantemente, através de uma série de existências sucessivas, até atingir o grau de perfeição que a aproxima de Deus.
Sabe que todas as almas, tendo um mesmo ponto de origem, são criadas iguais, com idêntica aptidão para progredir, em virtude do seu livre-arbítrio.
Que todas são da mesma essência e que não há entre elas diferença, senão quanto ao progresso realizado.
Que todas têm o mesmo destino e alcançarão a mesma meta, mais ou menos rapidamente, pelo trabalho e boa vontade.
Sabe que não há criaturas deserdadas, nem mais favorecidas umas do que outras.
Que Deus a nenhuma criou privilegiada e dispensada do trabalho imposto às outras para progredirem.
Sabe que não há seres perpetuamente voltados ao mal e ao sofrimento.
Que os que se designam pelo nome de demônios são Espíritos ainda atrasados e imperfeitos, que praticam o mal no espaço, como o praticavam na Terra, mas que se adiantarão e aperfeiçoarão.
Sabe que os anjos ou Espíritos puros não são seres à parte na criação, mas Espíritos que chegaram à meta, depois de terem percorrido a estrada do progresso.
Que, por essa forma, não há criações múltiplas, nem diferentes categorias entre os seres inteligentes, mas que toda a criação deriva da grande lei de unidade que rege o Universo e que todos os seres gravitam para um fim comum que é a perfeição, sem que uns sejam favorecidos à custa de outros, visto serem todos filhos das suas próprias obras.
O Amor não é um sentimento, é uma decisão!!! Bem assim como o perdão!
Você não passa amar porque sentiu que era a hora, você simplesmente decide amar, investir e ver os defeitos do outro pela ótica do amor!!
Então ao invés de apontar os defeitos você vê neles uma oportunidade de crescer e passa a olhar as qualidades!!
Amamos uma pessoa não pelo que ela pode oferecer, mas sim pelo que ela é de fato!!!
Ame sem medo, vejo nos pequenos detalhes uma oportunidade de crescer e ser feliz!!!
Decida amar!!!!
Palavreando
O que são palavras?
Como são formadas?
São apenas letras embaralhadas?
Ou meras sílabas ajuntadas?
Palavras...palavras?
Gostaria de saber explicar
Mas como não sei o que são
Apenas posso falar
Gosto de expressar
O que sinto com palavras
Palavras para expressar a dor
Mas também para o amor
Paz é o que queremos
Amor é o que desejamos
Liberdade é o que sonhamos
Ah como é bom sonhar!
Viver é uma arte
Rir é o melhor remédio
A vida é mais colorida
Se você estiver por perto!
N.2
"Assim como até no anoitecer, há a Lua no céu para iluminar... Que o amor em todo tempo, mesmo nos momentos obscuros, esteja sempre a brilhar..."
#amémigreja #LaineSantos #JamilleSuellen #KetlinCarmo #TalitaSchuindt #NerisonRonick #LuisFelipe #NalissonRower #GeovaniRodrigues #Vagner #DantasDantinhas
Ele me queria com todas as letras mas jogava a responsabilidade em cima de mim. Eu não sabia como agir, o que fazer, eu negava, dizia que aquilo não tinha fundamento, eu nunca quebrei a confiança do meu relacionamento, mas ele tinha o direito de se manter inseguro.
Eu gostava de algo simples, uma conversa, um sorvete, uma praia, mar, sol, lua, ele gostava de toda a tecnologia de ponta, enquanto eu queria passear de charrete, ele queria andar de nave espacial. Porém nos respeitávamos e numa hora eu cedia e na outra ele.
Gostávamos de dormir, éramos dois dorminhocos para sempre, ele achava lindo o meu pior defeito, meu jeito mandão o cativava, quanto mais feliz eu estava menos papo eu tinha com o pai das crianças, ficou cada vez mais desnecessário criar vínculos, bastava que criássemos respeito.
Eu me concentrei em mim, as crianças poderiam, amar e paparicar o papai e não precisava amar e paparicar o namorado da mamãe, bastava respeitá-lo.
Ontem à noite foi um paraíso, jantamos ao ar livre, saímos para tomar sorvete, brincamos de banco imobiliário e relaxamos do estresse diário.
Eu não posso responder ou generalizar que amizade com o ex não dar certo. Dá certo sim! Só precisa administrar os ressentimentos. Uma coisa que aprendi é que ninguém tem ressentimento de cachorro morto, o perdão flui automaticamente com a morte dos sentimentos. Não dá para ser rancorosa com quem você nem ama mais.
Amiga (para Leila)
Amiga do coração
Te quero como uma irmã
Sua companhia gosto de ter
E a ti só tenho a agradecer
Nos bons e nos maus momentos
Você está sempre presente
Quando estou contente
Ou quando estou doente
Apesar de estar distante
Me sinto feliz em te conhecer
Por que quem disse que na amizade
Precisa estar perto para se viver?
Apaixonada ou enraivecida
Sempre vem me alegrar
Tudo o que posso dizer
Ter sua amizade,
Pra mim é um prazer!
Espero tê-la pra sempre
Até quando envelhecer
Pois alguém como você
É impossível de esquecer
Tive um momento pequeno de Lucidez
Esses poucos momentos vi tudo como é
Tudo que de muito parecia muito
Mas de nada era nada
Tive que acordar percebendo que já estava acordado
Tive que observar algo novo
Refletir novamente, o que era
Quem sou eu?
Perdoa-me vida, acordei de vez
Percebi quem era você
Na verdade eu percebia
Só não sabia que estava lúcido
Tive que andar, sem caminhar
Que louco não?
Não, não é louco
Eu simplesmente me tornava lúcido.
-diários de um louco
Cortesia de Vidro
A finalidade de uma dor momentânea
vem como um pedaço de vidro
É um sinal cortejante a lapidar
na particularidade do sentido.
Apenas em mim uma ponta nítida
de uma mera visão similar
Pontiagudos são os cortes desprovidos
na profundidade de uma dor a suplantar.
Não há prestígio que se preze
olhando o grau da obscuridade
Mas a cada pedaço de vidro que constrói
são visíveis lampejos de felicidade.
E hoje escutei algo estranho, 3 batidas na porta suave como uma brisa, era ela, a PAIXÃO.
Com aquele jeito manso de chegar, me amedrontando, me fazendo pirar, querendo e conseguindo me conquistar. Que ingratidão você me pegar assim de surpresa, mas que delicia de sentir você me abraçar. Alguns chamariam de estupidez, eu diria que é um momento certo de interpretar a loucura fogosa entre 2 corpos. Tenho medo desse sentimento me deixar cego, surdo e mudo, mas porque não aplicar um pouco de adrenalina na veia, deixar o medo de lado e brincar de amores ardentes ?
Tão inútil seria a vida se não tivesse o sabor de uma paixão, ele sempre chega despercebido, sem pedir autorização. É, sentimento, é algo que temos que saber lhe dar é gostoso de sentir é difícil de segurar. Mas quando chega, sempre bom aproveitar, mesmo sabendo que de um dia, semana, mês não passará.
Venha, flutue até minha cama essa noite, entre no meu quarto como um ladrão, deite ao meu lado me abrace e suspire em meu ouvido que fui infectado por esse sentimentozinho, isso mesmo esse que me faz perder total equilíbrio do meu ser.
O Vento da Noite
À meia-noite de verão, mole como um fruto maduro,
A lua sem véus lançou a sua luz
Pela janela aberta do parlatório,
Através dos rosais onde o orvalho chovia.
Sentada e perseguindo o meu sonho de silencio,
A doce mão do vento brincava em meus cabelos
E sua voz me contava as maravilhas do céu.
E a terra era loura e bela de sono.
Eu não tinha necessidade do seu hálito
Para me elevar a tais pensamentos,
Mas um outro suspiro em voz baixa me disse
Que os negros bosques são povoados pelas trevas.
A folha pesada, nas aguas da minha canção,
Escorre e rumoreja como um sonho de seda;
E ligeira, sua voz miriápode caminha,
Dir-se-ia levada por uma alma fagueira.
E eu lhe dizia: "Vai-te, doce encantador.
Tua amavel canção me enaltece e me acaricia,
Mas não creio que a melodia desta voz
Possa jamais atingir o meu espírito.
Vai encontrar as flores, as tuas companheiras,
Os perfumes, a árvore tenra e os galhos debeis;
Deixa meu coração mortal com suas penas humanas,
Permite-lhe escorrer seguindo o próprio curso".
Mas ele, o Vagabundo, não me queria ouvir,
E fazia seus beijos ainda mais ternos,
Mais ternos ainda os seus suspiros: "Oh, vem,
Saberei conquistar-te apesar de ti mesma!
Dize-me, não sou o teu amigo de infância?
Não te concedi sempre o meu amor?
E tu o inutilizavas com a noite solene,
Cujo morno silencio desperta minha canção.
E quando o teu coração achar enfim repouso,
Enterrado na igreja sob a lousa profunda,
Então terei tempo para gemer à vontade,
E te deixarei todas as horas para ficar sozinha"...
Se deixar dominar por sentimentos é como sentar numa gangorra... uma hora em cima.. outra embaixo...
O equilíbrio vem de estar na presença Dele, é Ele quem abraça o coração da gente , te pega no colo quando você não está mais conseguindo andar, te traz aquela palavra que soa como uma doce melodia no momento em que os problemas fazem tanto barulho...
Sim é Nele que a gente pode confiar...
... Débora Aggio
Falando da alma...
Seja amoroso como sempre foi comigo... Sei que não posso me apaixonar por um sonho e não te importe com o que sinto, talvez não entenda e por não entender tenha medo...
Eu entendo o quanto teu jeito de ser me preenche e sei , os amores de amizade ficam para sempre...me deixa então ser tua amiga...” p’rá” sempre.
Tu me faz feliz com tudo o que tem em tua alma...e ela não é déspota porque se queres ser dono absoluto e senhor, já o é ,de meu coração ...todo o restante não passa de tua auto-proteção.
Não existem respostas... mas já não me chama de amor...
Existem emoções expostas e se tu fosse presente, seria o toque!
O olhar, o afago.
O sorriso e o silencio...
E assim sentimos a imensidão... E tudo isso seria nada se não fosse o teu encanto.
Não fosse o teu talento em aproximar-se de mim... E os toques...
O toque que te dou feito em versos de amor vem daquilo que acredito.
Vem das coisas que sonhamos e desejamos, mesmo que não existam, mas que gostaríamos de acreditar que sim.
Gostei sim... Gostei de teu toque. Gostei de tua busca. Gostei de teu encontro...nosso encontro...
Gostei de tua boca e foi tão pouco... E creio na tua promessa de mais...
Gostei! Sim, eu gostei. E fiquei ali pensando se recebesse tuas palavras, se fosse eu a fazer minha as tuas palavras... ditas e não ditas...O meu amor te faria insistir em viver o sonho...
Porque não entendo o silencio que pode significar escudo contra o amor.
As emoções são indescritíveis...
É!
O ser humano se fecha demais para a simplicidade do amor por medo do sofrimento, perda da liberdade...suposta liberdade... e condena-se a uma “solidão” na ilusão dos amores fugazes e sem raízes...
Ouviu meus sussurros, leu meu olhar? Às vezes perco-me... Mas perco-me na fascinação de ti...Tu provocas a minha fênix , revirando minhas cinzas...Dela renascendo eu... Tu provocas o encanto profano te deu corpo junto ao meu ... Que seja eu a saciar tua sede e tu, a minha...no oásis de nossas bocas profundas e quentes...
Grácia Monte
Hablando del alma ...
Sea tan amoroso como siempre ha estado conmigo ... Yo sé que no puedo caer en el amor con un sueño y que no me importa cómo me siento, no puedo entender y no entiendo el miedo ...
Entiendo cómo su forma de ser llena me haga saber y le encanta la amistad son para siempre ... así que déjame ser tu amigo ... " Para " para siempre .
Me haces feliz con todo lo que tiene en su alma ... y no es porque quieren ser un señor absoluto déspota y señor, ahora está en mi corazón ... todo lo demás no es más que su auto- protección.
No hay respuestas ... pero nunca nadie me llama amor ...
Se exponen y las emociones si estuviera presente , no la tocarían!
La mirada , caricias .
La sonrisa y el silencio ...
Y así nos sentimos la inmensidad ... Y todo esto no sería nada si no fuera de su encanto.
Si no fuera por su talento en acercarse a mí ... Y los toques ...
El toque que le hizo ceder versos de amor es lo que yo creo .
De las cosas que soñamos y deseamos, incluso si no lo son, sino que nos gustaría creer que sí.
Más bien le gustaba ... Me gusta su tacto. Disfruté de su búsqueda . Me gustó mucho nuestra reunión de su fecha ......
Me gustó la boca y era tan poco ... Y creo en su promesa de más ...
Lo disfrutamos ! Sí , me gustó . Y yo que pensaba si me dieron sus palabras , si hago mis tus palabras ... hablado y no hablado ... Mi amor qué insistes en vivir el sueño ...
Porque ellos no entienden el silencio puede significar escudo contra el amor .
Las emociones son indescriptibles ...
¡Lo es!
Estar demasiado cerca de la simplicidad del amor El humano por miedo al sufrimiento , la pérdida de la libertad ... libertad ... supuestamente y condena a sí mismo a una " soledad " en la ilusión de amores fugaces y sin raíces ...
Oí mis susurros , leer mis ojos? A veces me pierdo ... Pero me pierdo en ti ... Usted fascinación provocas mi fénix , rodando mis cenizas renace De ellas ... yo ... tú provocas, profanarás el encanto le dio tu cuerpo junto al mío ... Cualquier cosa que saciar tu sed y tú, la mía ... el oasis de nuestras bocas profundas y calientes ...
Gracia Monte ( tradução de David Zolozabal)
"Mantenha-te firme, face as difiiculdades, barreiras ou quedas que o tempo pregar-te. Tal como muitos procura crer que as dificuldades sao ingredientes para a vitoria.
Mantenha o risso no rosto, a mente erguida e consciente de que o amanha faz-se hoje.
Lembra-te que a felicidade consiste em ser,em amar e em partilhar... Mas nao perca o tempo lutando pr'a agradar simultaneamente Gregos Troyanos."
A sua voz era como um som estridente querendo me salvar. Com um barulho quase ensurdecedor ela queria salvar-me não do mundo enem das decepções, mas de minhas escolhas. Pois por meio delas decidi me afastar. Não atentei, pois estava sempre ocupado ou tinha outras prioridades, que so agora vejo, que não eram tão prioritárias ou urgentes assim.cansada de gritar por mim a voz se calou. E eu estou aqui até não sei quando. Sinto falta daquele berro melodioso gritando pelo meu nome e agora entendo; que não eram criticas que me fazia, era uma simples forma de dizer: eu acredito em você! Não quero que você se perca por tão pouco. A voz era uma motivação e só que não entendi. Olhei tanto pra mim que esqueci de olhar tudo de bom que tinha ao meu lado.
Um dia vi o portador da voz abraçar uma outra pessoa senti um vazio sem par.
Numa ocasião a voz me perguntou: por que você odeia esta pessoa que nunca te fez mal? Respondi não a odeio e sim a mim mesmo, por deixar que ela usufrua de um bem querer que era meu, e que por pura vaidade desprezei.
Nem todos funcionamos da mesma maneira, assim como uns são mais racionais, outros mais emocionais. Já se sabe de que lado me encontro. As pessoas racionais são mais prudentes e precavidas, conseguem reflectir sempre antes de agir, são mais comedidas, conduzem a sua vida e imagem de forma cautelosa. E conseguem assim que um ou outro estado de demência ou loucura não seja desvendado e desmascarado perante a sociedade. Logo aos olhos dessa mesma sociedade são declaradas pessoas mais ajuizadas.
As pessoas em que a balança tende para o lado emocional, são impetuosas, mais velozes nas suas acções, muito mais descuidadas na forma como gerem as suas emoções, exaltam-se com o mundo e para o mundo. E conseguem com isso que o mundo as julgue e apelide de altivas ou descontroladas, porque declaram ao mundo um pouco de ousadia e orgulho.
Eu tenho quase nada de racional, por vezes até me sinto num mundo um pouco platónico, e a minha sanidade mental é automaticamente sentenciada e apontada.
Não sei se admiro essas pessoas detentoras de uma lucidez majestosa e ilustre. Talvez admire. Provavelmente são essas as pessoas que menos sofrem. Mas por outro lado essa lucidez tão invejável aos olhos da sociedade não as deixa errar tão facilmente, logo a meu entender, não as deixa aprender tanto como as pessoas menos lúcidas. Afinal são os erros a fonte de grandes lições.
- Relacionados
- Textos de Amor
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Textos de Fernando Pessoa
