Textos sobre a Passagem do Tempo

Cerca de 2545 textos sobre a Passagem do Tempo

⁠O envelhecimento é uma jornada que nos convida a contemplar a passagem do tempo e refletir sobre a natureza efêmera da vida.À medida que os anos avançam, nossas rugas contam histórias de experiências vividas, de desafios superados e de momentos preciosos compartilhados. É nessa fase que descobrimos a verdadeira sabedoria, aquela que só o tempo pode cultivar.Envelhecer nos permite reavaliar prioridades, deixar de lado as trivialidades e conferir o que realmente importa. É um convite para buscar a paz interior, a receber de nossas reservas e a gratidão por cada dia vivido.
Ao abraçar o envelhecimento com serenidade, podemos encontrar um novo senso de propósito, uma liberdade para sermos autênticos e uma arquitetura renovada pela beleza das pequenas coisas.O envelhecimento é uma jornada que nos revela a beleza da sabedoria e a preciosidade de cada momento vivido.

Inserida por adrianamatos_psi

⁠O envelhecimento é uma jornada que nos convida a contemplar a passagem do tempo e refletir sobre a natureza efêmera da vida.
À medida que os anos avançam, nossas rugas contam histórias de experiências vividas, de desafios superados e de momentos preciosos compartilhados. É nessa fase que descobrimos a verdadeira sabedoria, aquela que só o tempo pode cultivar.

Inserida por adrianamatos_psi

⁠Aproveite cada minuto. Não permita que a passagem do tempo seja desperdiçada. Abra-se para novas experiências, desafie-se, rompa barreiras. Deixe a vida te levar em direções inesperadas, explore diferentes perspectivas. Tenha coragem para enfrentar os obstáculos, aprender com eles e evoluir. Não se contente com uma existência monótona e sem graça. Lembre-se de que o fim, inevitavelmente, chegará. Então, faça valer cada momento e crie uma história digna de ser contada.

- Edna Andrade

Inserida por EdnadeAndrade

⁠Tenha em mente que estamos de passagem.
Cada tempo é tempo.
Cada momento é momento.
Aproveite todas as oportunidades para se desenvolver mentalmente -
intelectualmente e espiritualmente.
Isso lhe tornará seguro, confiante, autônomo...
Energeticamente bom! Equilibrado!
Pronto para pensar diferente e fazer diferente!
Preparado para a jornada chamada:
SUCESSO.

Como tudo começou, e continua resistindo à passagem do tempo, há mais de 60 anos, e vai continuar até quando nos for permitido...
Foi assim que começou o que é o namoro de toda uma vida...
A receita é simples: RESPEITO, COMPREENSÃO, DOAÇÃO, AMIZADE, MUITO AMOR E CARINHO E SINCERIDADE TOTAL...
Ósculos e amplexos,
Marcial

NAMORO DE TODA UMA VIDA
Marcial Salaverry

Tudo começou em um baile de formatura, dia 27/12/1958, no Clube Transatlântico em São Paulo.
Fôra a essa baile, muito a contragosto, apenas e tão somente para acompanhar um amigo, com a idéia de ficar algumas poucas horas, e me retirar. Estava cansado, pois chegara de viagem. Aborrecia-me naquele baile, tudo me parecia entediante. Estava disposto a afogar meu tédio em alguns Cuba-Libre.

De repente, vi aquela jovem loura, alta, esbelta... Com seu vestido rosa, seus lindos olhos azuis, seu sorriso angelical, compunha a mais linda figura feminina que jamais vira. Foi a primeira vez que senti aquele bater forte do coração, e naquele momento, pareceu-me ver um anjo descendo do céu. Pareceu-me que o salão se esvaziara, e os únicos que lá restavam, eram ela e eu. Nunca uma garota me houvera despertado tal impressão. Impressionou-me tanto, que comentei em voz alta com meu amigo:" Caramba... com essa eu me casaria amanhã mesmo." Quase cumpri a palavra... Casamo-nos alguns meses depois.

Há que se notar que sempre tivera extensa lista de namoradas, mas nunca houvera sentido a emoção do amor. Mas aquela moça, ela superava a todas. Jamais havia sentido algo parecido.

A música recomeçou. Despertei de meu enlevo, e tirei-a para dançar. Ao rodopiarmos pelo salão ao som de Fascinação, decretei que aquela seria a música de minha vida, e que aquela linda jovem iria acompanhar-me para sempre. Seu doce sorriso cativou-me ao primeiro momento. A primeira perguinta que me fez, foi:"Voce fuma?" Quando falei que não, e pelo contrário, tinha ojeriza pelo cigarro, ela disse: "Que bom..." De imediato, tratei de assegurar que o resto da noite, ela só dançaria comigo (como se fazia naquela época). A princípio relutante, terminou por concordar, e assim fizemos par constante o resto do baile.

Meu amigo, a quem dissera que iria embora cedo, quis se retirar. Disse-lhe que se fosse. Eu ficaria. Garanti que havia encontrado a garota de minha vida.
Ele debochou, lembrando que eu já havia me apaixonado um sem número de vezes. Rebati dizendo que desta vez não estava apaixonado, mas sim, que havia encontrado o Amor de minha vida. Que a paixão é fugaz, mas o amor é perene. Sempre fui um romantico incurável, em busca do amor...E encontrei...

Ao terminar o baile, quis acompanhá-la até sua casa, não me permitiu, pois afinal, acabáramos de nos conhecer. Eram outros tempos...
Marcamos encontro para o dia seguinte, para ir ao cinema. Lembro-me ainda, fomos ao Cine Marrocos, assistir Sayonara. Cometi a audácia de beijar-lhe a mão. Por pouco não se levantou a saiu do cinema. Imaginem só. Beijar a mão logo no primeiro encontro. Eram outros tempos...

Foi dessa maneira que tudo começou. Foi uma mudança radical em minha vida. Sempre fôra dado a aventuras, era boêmio por excelência. Houvera abandonado os estudos, para ter mais tempo, como dizia, para as garotas, mas esse encontro contudo, determinou novos rumos, afinal havia encontrado o amor...

Meus familiares apenas sorriam, acreditando ser mais uma de minhas loucuras. Ninguém acreditava quando eu dizia que o que havia sentido era para valer. Alguma coisa me dizia que fôra realmente "fisgado".

Começamos o namoro, como convinha na época, na sala de visitas de sua casa, sempre com a presença de algum familiar, "para manter o respeito". Quando saíamos, nunca era a sós. Ao cinema podíamos ir sem companhia, mas com hora marcada para voltar para casa. A bailes, nem pensar que poderíamos ir a sós. Sempre alguém "para segurar a vela". Eu sempre estivera habituado a sair com as chamadas "garotas fáceis", de repente sair com uma "de família" (essa era a diferenciação na época), era complicado, mas houvera decidido mudar de vida e assim fiz. O amor realmente é lindo... Rompi completamente com tudo que me ligava à vida noturna, às farras, às rodas de amigos. Ninguém acreditava no que estava acontecendo. Nem eu...

Devido uma série da circunstâncias, entre as quais uma briga familiar, decidimos antecipar nossos planos de casamento. Fiz com que, tanto ela, quanto sua família, entendessem que deveríamos nos casar logo, pois, como saíra de casa e estava morando em uma pensão, sempre havia o perigo de eu ter uma recaída, e começando a sair novamente, voltar para a boemia. Claro que houve resistência por parte da família. Todos acreditavam que estávamos sendo precipitados. Nada justificava a pressa.
Ainda como agravante, não tínhamos uma base financeira sólida para encarar uma vida conjugal, e mesmo assim decidimos. Resolvido o detalhe, marcamos a data do casamento.

Havia ainda outro problema. Uma ex-namorada grávida, ameaçando fazer escândalo na igreja. Felizmente havia contado tudo sobre minha vida anterior. Assim a ameaça da outra não surtiu efeito. Por fatos como esse, ninguém em minha família acreditava que o casamento durasse muito tempo, duvidavam da seriedade de meus propósitos. Meus irmãos fizeram um bolo esportivo, para ver quem acertava quanto tempo duraria o casamento. O mais otimista, palpitou 1 ano. Errou por pouco, pois já lá vão quase 61 anos.

Nossa vida é uma prova cabal da força do amor. Nestes 61 anos, cujo inicio foi contado acima, claro que tudo não foi um eterno mar de rosas, pois tivemos toda a sorte possível de problemas que poderiam ocorrer a um casal. Tivéramos tipo de vida completamente diferente. As engrenagens foram se ajustando a pouco e pouco. Cada qual cedeu em algo, e fomos nos acertando. Dificuldades financeiras foram uma constante, problemas de saúde com filhos nos custaram uma casa. Sempre um apoiava o outro. Quando um começava a desanimar, o outro o puxava pela mão do fundo do buraco, trazendo-o para a luz. Quando começávamos ambos a desanimar, apoiávamo-nos em nosso amor, e conseguíamos recuperar o ânimo, principalmente com a ajuda de nossa Fé em Deus, sempre inabalável. E como Ele sempre nos ajudou...

Um amor construído à base de muito respeito, muito diálogo, muito carinho, muito companheirismo, e, principalmente de uma amizade inquebrantável.
Acima de tudo, sempre fomos amigos um do outro. Essa é a base uma união completa, que já dura há 61 anos, e foi essa amizade que nos ajudou a suportar, primeiro uma mudança de cidade devido saúde de nossa filha. Viemos para Santos, sem apoio, sem base, só confiando em nosso amor.
Depois, devido a uma fase difícil que estávamos atravessando, decidimos tentar a sorte na África. Coisa de loucos? Claro... mas de loucos com uma fé inquebrantável no amor, que nos permitiria superar tudo, sempre com a ajuda de nosso Amigão...

Não posso dizer que nosso amor é o mesmo de quando começamos. Na verdade, agora é muito maior. Cresceu quando superamos nossas crises financeiras. Cresceu quando superamos nossas divergências pessoais. Cresceu quando superamos nossos problemas de saúde. Cresceu quando superamos as dificuldades de relacionamento que uma longa convivência traz. Hoje contudo, quando olhamos para trás, e vemos o longo caminho que percorremos juntos, agradecemos ao Amigão o fato de nos colocado no mesmo caminho, que nos levou àquele célebre e inesquecível baile do Clube Transatlântico, e que nos fez conhecer de fato, o que é a força do amor. Posso dizer com segurança, que nunca fomos apaixonados, nunca estivemos perdidamente apaixonados um pelo outro. Não é a paixão que determina a felicidade de uma união, mas sim o AMOR, a AMIZADE, o RESPEITO, o DIÁLOGO...

O amor que nos permite hoje, como sempre, desde o primeiro dia, olharmo-nos um dentro dos olhos do outro e dizer com absoluta segurança EU AMO VOCÊ, algo que nos permite fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA, desde a manhã do dia 28/12/1958 até hoje e sempre...

MARCIAL SALAVERRY

Inserida por Marcial1Salaverry

⁠Tempo de Passagem

Sobre o que a vida me levou
Ontem era eu, hoje não sei quem eu sou
Tive filhos, casamento, mas tudo isso já passou.

O que resta do pai, o que resta de um avô
O que ainda não passou
Tudo que estava pensando
Em poucos minutos se consumou.

Hoje perdi meu nome, perdi minha vida
Os anos passaram e aqui estou
Quanto à essa casa esperada
Que com muito esforço alcancei.

Eu achava que nunca via,
O que hoje eu já sei
Então os anos passam, as coisas mudam
Só vão restar lembranças
Daquele tempo que já passou.

Por isso vou continuar
Andando daqui para lá eu vou
Espero que um dia eu alcance
Felicidade que ansioso eu almejo encontrar.

Inserida por poeta_douglaspereira

⁠A Vida: Um Rito de Passagem

Vida, minha vida, que mistério és tu,
O que é a vida, neste tempo que flui?
Corremos toda a existência, em busca de mais,
Para a vida, para os anseios e os ideais.

Deixamos de proporcionar o melhor que ela nos dá,
O simples prazer que o momento traz.
Deixamos de sonhar, de permitir-nos voar,
Deixamos de sorrir, de amar em plena paz.

Deixamos de desfrutar, de sentir cada brisa,
Meu Deus, afinal, o que nós, simples carnais, procuramos,
Nesta corrida sem fim, que tanto nos pisa?
Onde a verdadeira essência da vida encontramos?

Vida minha, e por fim, acumulamos tanto e mais,
Mas a saúde se esvai, e a força nos trai.
Sem tempo para gozar, perdidos em um cais,
A vida nos lembra que o tempo não volta jamais.

Inserida por MISD

Passagem
Não quero lembrar o meu
Leito de morte, das dores
Perdida no tempo da escravidão
que se encontrava o meu ser.
Do mundo parado na solidão
Profunda do mar envenenado
onde as lágrimas que rolavam dos meus olhos
descarregava toda a dor do meu ser.
não quero lembrar o sofrimento agudo de
quando apago as luzes do meu quarto,
E chorando às vezes da lembrança
Que motivou essa eterna solidão,
Quebrada apenas pela passagem
Sublime da ternura do ser da fotografia.
Passagem de uma vida que busca
Na esperança, em que o tempo
Passa-se na embreagem do viver.
A solidão busca espaço contradizendo
O coração que esta querendo esquecer
o ser da fotografia, que insiste em permanecer,
No caminho do meu viver.
Mais tão contrario é o caminho
Dos que buscam acalentar o vazio
Do coração... E assim, querendo apagar
Da memória a inspiração que me fez
Sonhar, desenhar, pintar,
O conto de fada que não se
Realizou... E o amor... Ainda existe,
Apesar da dor... Dor... Do desconhecido... Há coração
Que conheces a dor... Dor da rejeição... Da luta, por
Um pouquinho desse amor que vive na passagem
do tempo de um coração sonhador.
Passagem talvez comprada no sonho
Naquela rodoviária onde os corações
Esperançosos fazem parada.
Um lugar do passado onde
Encontram-se belos motivos
Para não parar de sonhar.
E a lembrança do ser inspirador
Retratado com zelo e esplendor,
Surge por entre as estrelas na noite
Invernada nas montanhas desertas
Do coração que apela por um
Pouco do seu amor.

Inserida por poemasdeumavida

⁠Estamos aqui a passeio

A vida é apenas uma viagem. Passagem, mesmo que por um longo tempo, em uma cidade, um país. Aproveitamos para conhecer pessoas, lugares, mas que um dia deixaremos. Algumas vezes sem aviso prévio, outras vezes de forma decentemente planejada. O mais importante é o que deixamos de bom, nosso legado. Ao longo de nossa estadia aqui, muitos estarão conosco, mas pouquíssimos saberão quem fomos de verdade. Como foi nossa vida, o que vivemos, ensinamos, e o que justificou nossa presença.
Somos turistas da vida. A cada dia sentimos um pouco a angústia do fim desta viagem. Para muitos será o fim, outros apenas a volta para uma nova viagem. O que importa é que tenhamos sempre a certeza que fizemos o nosso melhor, aproveitamos ao máximo cada segundo, e principalmente amamos aqueles que nos acompanharam. Estamos aqui para buscarmos uma próxima viagem ainda melhor. Não importando se esta nos pareceu curta demais ou se precisou terminar repentinamente.

AB

Inserida por andreb

O tempo mescla, mistura, revolve
Enquanto existe a passagem do tempo
O Universo apenas se move
E, em havendo movimento no Universo
E sendo o Universo um todo
Tudo se mescla, se mistura e se revolve
Mas o tempo não cura nada
Nessa simples passagem
O tempo apenas move a tudo
Na medida em que a sua existência
Possibilita que o Universo
Tenha vida própria
E cada coisa viva
Vai vivendo a própria vida
As vidas palpáveis e as invisíveis
Hão de ser pra sempre
Simplesmente indivisíveis
Mas "pra sempre" é questão para o tempo
Que a tudo mescla e revolve
Sem depois pôr nada, nunca
No seu devido lugar
Pois o lugar de tudo é misturado
Revolvido e mesclado
Tem momentos que tenho a impressão
Que vão se purificar
Mas o constante movimento do todo
Novamente a tudo mistura
O que era mal, pareceu melhorar
Mas depois o mal se cura
E tudo volta a ser ruim
É assim que as coisas são
Pois, no aparente caos desse movimento
Nada acontece em vão.

Edson Ricardo Paiva.

Inserida por edsonricardopaiva

Nossa passagem por aqui é curta, nem adianta tentar fixar algum tempo ou sonhar viver ate os 90 anos, velhinho, gagá. Lembre-se que uns morrem antes mesmo de nascer.
Portanto, faça cada dia ser único, não aceite a monotonia e sempre tente surpreender a vida. Prometo que no fim, próximo ou longo, você partira pra melhor sem rancor no coração.

Inserida por RafaelRaniere

todos dias tem em comum,
uma passagem de tempo,
meramente traidora...
deixa como tempo,
passado de próprio...
nunca será o mesmo;
ate seja anunciado,
bem pouco coração;
tão belo somente passado,
belo dia clareado...
temperado tão perto...
tão distante,
improprio então passado,
tanto, tanto que seja um bom dia...
assim é o viver,
passado num continuo
deleite do qual se pode estar vivendo.
por celso roberto nadilo

Inserida por celsonadilo

a passagem do tempo denoto numa torre de solidão,
muitas vezes me pego pensando em você,
dai percebo o tanto que é tarde, mas, momentaneamente deixo minha imaginação voar sem limites a acordo na solidão dos meus pensamentos,
exclamo minhas lagrimas secaram diante ação da morbidez dessa vida,
passo dias olhando para o nada buscando uma resposta do qual nunca terei exito pois
a ferida que se abriu apagou qualquer chance de sucesso,
vagamente pingos de chuva cai sobre a ferida que são memorias perdida que ainda estão vivas,
e busco as magoas que deixei em espaço em branco que um dia foi minha vida meu amor.
e agora passou por uma transformação do qual sou apenas um distante pensamento jogado ao vento.

Inserida por celsonadilo

TEMPO
O tempo vai passando...
Parece me tomar os sonhos.
A passagem do tempo,
O silêncio dos dias,
O sussurro das madrugadas,
Os lamentos das noites intermináveis,
Ecoam o som do final dos tempos.
Do nosso tempo.
Um tempo sonhado, desejado,
Descrito em versos e pensamentos.
Um tempo de espera....
Sem saber se ainda é do que foi ou se já era.
Um tempo que será para sempre relembrado com ternura.
Eternizado nas páginas do livro do mundo incrível.
Nas lembranças do que foi poeticamente vivido.
Por ser tão intenso não coube no mundo real.
Por ser tão real ficará gravado em nossos corações.
Um desejo imenso, intenso, real,
Embora sonho permanece em um silêncio profundo,
De um momento mágico.
Um silêncio que resume o ápice do amor.

Inserida por Poetisamar

DESEJO EMPALHADO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Meu olhar nunca viu a passagem do tempo
em teus olhos, teus lábios e tua textura;
tua essência madura manteve o frescor
que alimenta o meu vício de ficar por perto...
Sei que os anos insistem até nos puir,
desbotar fantasias, desfazer costuras,
mas tomei esse glúten do eterno desuso
entre juras não feitas e nenhum desgaste...
O que nunca se tem não tem data vencida;
minha vida manteve o tempero em conserva,
preservou a miragem da primeira vista...
Uma chama te aquece num banho-maria,
suaviza esse dia que jamais virá
e renova o desejo que te plastifica...

Inserida por demetriosena

Sobre lembranças…

É tão incrível como reagimos a passagem dos dias, na maior parte do tempo os dias são todos iguais, inalterando qualquer coisa em nossa vida, tão imperceptível que acaba e mal nos damos conta. Mas existem aqueles dias, aqueles dias pelos quais se vale a pena viver, dias em que um simples Oi , um sorriso, qualquer coisa pode mudar na sua vida.

A questão é… esses dias passam despercebidos, disfarçados de dias comuns, e sua importância só será compreendia do futuro, quando tudo o que nos restar for fragmentos de lembranças de coisas que nos faziam seguir em frente, coisas das quais ainda não estávamos preparados para abandonar. E esses momentos deixam marcas eternas em nossos corações, lembranças que aos poucos se tornam saudade, de uma época talvez um pouco menos complicada. E essa saudade… (suspiro) é impossível de se explicar.

Inserida por jessicacrissoares

A vida

A vida é passagem,
O tempo é passageiro;
O cosmo uma miragem,
O vento é o mensageiro.

O rio caminha para o mar,
Os noivos para o altar;
Os artistas fazem o Show,
A torcida vibra com o gol.

Os poetas cantam em verso,
Voam alto em céu aberto;
Fazem do amor celebração,
Alegram a alma e coração.
Élciojosé

Inserida por elciojosemartins

Natureza

O ciclo da vida é algo divino, tudo se renova na passagem do tempo... como é bom ter sensibilidade, estando atento a detalhes...!

Se não fôssemos parte dela, como seria sentir o vento bater em nossos rostos... ouvir o som da cachoeira e o canto dos pássaros...!

Ver a floresta amazônica quase submersa A caatinga, a mata atlântica e o pantanal... o lindo arquipélago Fernando de Noronha e as belas praias mundo afora...!

Se não fôssemos parte dela, como veríamos o mundo animal que também fascina... veja os animais arriscando constantemente a vida...!

Quem não gostaria de estar numa savana africana? Assistir a caçada de um leão pela sua sobrevivência...!

Ou quem sabe ainda cruzar os grandes oceanos e ver as baleias caçando as focas... mergulhar nas profundezas dos oceanos e nos grandes mares, e ver de perto os seres viventes daquele lugar...!

Seria maravilhoso ver as águias passearem no céu do nosso grande continente... e os jacarés com os seus nados desengonçados nos belos rios do pantanal mato-grossense...!

Acompanhar o rastejar das cobras e seguir de perto os lagartos, vendo-os mudarem constantemente de cor na grande Amazônia...!

Mas, infelizmente a correria pelo progresso tem destruído o que há de mais belo no planeta, a natureza!

Inserida por 81024673

Olha ela!
O espelho revela
A passagem dos anos
A parada no tempo
o despertar de um sono

Sono profundo
do tempo de um cochilo
da cruel realidade de um longo inverno

Mas não ha o que fazer
nem lamentar

outros espelhos nos cerca
espelhos de todas
as espécies

mas espellhos
humanos ....
esses são difíceis de desviar

refletem
distorcem
ampliam
racham
quebram
machucam

má sorte por anos
assim diz a máxima
isso é o mínimo

Inserida por magmagvieira

Existem muitas coisas
Que marcam a passagem do tempo
Outras mais a podem simbolizar
Uma torneira que goteja
Um ponteiro lento e constante
O movimento do Sol
Mudando a sombra de lugar
a todo instante
E assim a vida passa
Sem que a gente a veja
A fogueira se apaga
e a fumaça se dissipa
Chega outra sexta-feira
Acontece o ano inteiro
E quando você olha pros lados,
distraído
Esse ano já tornou-se
Ano Passado
Os bons momentos que você recorda
São tempos idos
dias distantes
Cada dia que a gente recebe
sem perceber
Se dissipa
Qual fumaça da fogueira
A gente viveu cada momento
Minutos que passaram lentos
Numa vida galopante
Você foi seguindo
O tropel da cavalgada
Até que um dia se dá conta
Que o movimento lento e constante
dessa viagem
Teve sempre o mesmo sentido
E esse sentido é pra frente
Agora você tem
O tempo que não chegou
E o momento presente
Mas não existe no mundo
Estrada
Que possa te levar
novamente àqueles lugares
a vida sempre pode ser vivida
Mas não pode jamais
Ser revivida ou melhorada
Faça o seu melhor agora
Amanhã
Poderá não te restar
Mais nada

Edson Ricardo Paiva

Inserida por edsonricardopaiva

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp